Dia Mundial da Língua Portuguesa – 5 de Maio

ACIMA, PLAYLIST COM 6 VÍDEOS

A série de vídeos “O Tamanho da Língua” da Folha de São Paulo, fala sobre a origem do português e como ele se espalhou pelo mundo.

Cada um dos seis episódios apresenta um aspecto da língua portuguesa, como sotaque, gíria, reforma ortográfica e neologismo.

Fonte: folha.com/otamanhodalingua

Infográfico do especial feito pela Folha de São Paulo

Lusofonia é a comunidade formada pelos países que falam a língua portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste, países onde o português é língua oficial. O português também é falado em Goa, Damão e Diu, e Galiza. O Dia da Lusofonia é comemorado em 5 de maio, dia esse dedicado a todos estes países que possuem a língua portuguesa como elo de ligação, como motivo mais que suficiente, para unirem-se.

A Origem do 5 de Maio

Dia Mundial da Língua Portuguesa

Resolução do Conselho Executivo da UNESCO endossa proclamação do dia 5 de maio como a data comemorativa

Fonte: Embassy Por Portal Diplomático em 17 de outubro de 2019.

A Comissão do Programa e Relações Exteriores do Conselho Executivo da UNESCO aprovou hoje uma decisão que recomenda à próxima Conferência Geral da UNESCO a adoção de uma resolução proclamando o 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros congratula-se com esta aprovação. Muito mais do que apenas uma língua oficial, a Língua Portuguesa é uma das línguas mais faladas do mundo e deverá continuar a crescer, em número de falantes e com uma expressão cada vez mais forte na internet, nas organizações internacionais, no mundo dos negócios e artístico e em muitos outros domínios.

A decisão, que será formalmente adotada pelo plenário do Conselho Executivo no próximo dia 23, reconhece o papel e a contribuição da Língua Portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas, destacando ainda que o Português é a língua mais falada do hemisfério sul e a língua oficial de três organizações regionais e da Conferência Geral da UNESCO.

Esta proposta, submetida ao Conselho Executivo pelos nove países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, contou com o copatrocínio de mais vinte e quatro países de todos os continentes e regiões do mundo, e, agora, com o endosso dos cinquenta e oito membros do Conselho Executivo.

A deliberação final cabe ao órgão mais representativo da UNESCO, a Conferência Geral, que congrega os cento e noventa e três Estados-membros, na sua 40º sessão, que se realizará de 12 a 27 de novembro próximo.

A proclamação de dias internacionais é da competência da Assembleia Geral das Nações Unidas e, nas suas áreas de competência, das agências especializadas das Nações Unidas, como a UNESCO, nestes casos designando-se dias mundiais. O Dia Mundial da Língua Portuguesa, assim que oficialmente estabelecido, será integrado no calendário dos dias celebrados pela UNESCO e pelas Nações Unidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s