José Luiz Datena no Roda Viva – 21/11/2011

O apresentador de TV fala sobre sua trajetória como jornalista, as trocas de emissora e as críticas que recebe pelo formato do programa.

José Luiz Datena [1] (Ribeirão Preto, 19 de maio de 1957) é um jornalista, político, locutor esportivo e apresentador de televisão brasileiro.[2][3]

Em julho de 2012, foi eleito um dos “100 maiores brasileiros de todos os tempos” em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres.

Troca de emissoras

Em 16 de junho de 2011, Datena assinou um contrato de cinco anos com a Rede Record[6] para apresentar o novo Cidade Alerta.[7]

Ele já esteve na Rede Record entre 1996 e 2003 (com uma passagem breve pela RedeTV!).

Na Band, ele apresentava o local SP Acontece e o nacional Brasil Urgente.[8] No dia 29 de julho, Datena encerra o Cidade Alerta com a seguinte frase: “Muito obrigado e até um dia!” É que ele entregara a carta de rescisão de contrato para a Record, apenas 43 dias após estrear o programa (seriam mais cinco anos pela frente e o atual compromisso só se encerraria em junho de 2016).

Depois de tornar públicas algumas das suas insatisfações, houve por parte da direção de jornalismo da referida rede de televisão uma solicitação ao apresentador para que não aceitasse mais pedidos de entrevistas. Isso só aumentou o desconforto entre as partes. As frequentes mudanças no horário do Cidade Alerta e a quebra da rede em meio a sua exibição foram outras causas que acabaram precipitando o desgaste das relações entre as partes.[9] Sua assessoria de imprensa, assim como a da Rede Record, não se pronunciaram até a atualização desta página.

Contudo, a TV Bandeirantes já havia admitido, por meio de seu departamento de comunicação, que as negociações para que Datena voltasse a integrar o quadro de funcionários da emissora estariam para acontecer.[10] Desde o momento em que resolveu trocar a Band pela Record, em junho de (2011), José Luiz Datena nunca deixou de conversar com diretores da sua antiga emissora. Entre trocas de telefonemas e encontros em restaurantes, também aconteceu uma reunião informal com Johnny Saad. O acerto definitivo, após se ter em mãos pareceres de advogados das partes interessadas (por causa da questão da multa), aconteceu na noite do dia 28 de julho (de 2011). Datena e José Emílio Ambrósio, então diretor de Jornalismo e Esporte da TV Bandeirantes, jantaram e conversaram por mais de três horas, quando tudo foi acertado.

O seu retorno ao Brasil Urgente aconteceu no dia 8 de agosto [11] e ele voltou a fazer o programa de todas as manhãs na Rádio Bandeirantes.[12]

jose-luiz-datena-21112011

Anúncios


Categorias:COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, POLÍTICA, Roda Viva, TODOS

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: