A Concentração de Riqueza – José Mujica

Consciência Sul (DW Brasil) – Em sua videocoluna para a Deutsche Welle, o ex-presidente do Uruguai José Mujica comenta os efeitos da concentração de riquezas no mundo. “Isto passa pelo sequestro das decisões políticas às quais se veem submetidos muitos governos e organismos internacionais.”

José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica, é um agricultor e político uruguaio tendo sido Presidente da República Oriental do Uruguai entre 2010 e 2015.

http://www.dw.com/brasil
http://www.facebook.com/dw.brasil
http://www.twitter.com/dw_brasil

a-concentracao-de-riqueza-jose-mujica

“Consciência Sul: o mundo por Pepe Mujica”

Desde setembro de 2016, o ex-presidente e senador do Uruguai José “Pepe” Mujica publica na Deutsche Welle uma videocoluna quinzenal.

Sob o título “Consciência Sul: o mundo por Pepe Mujica”, o uruguaio comenta temas internacionais da atualidade.

No primeiro capítulo, Mujica traça um panorama sombrio do mundo moderno e lamenta “o fanatismo, a corrupção, o afã de acumular dinheiro, a crise fiscal, a debilidade do mundo em estabelecer um imposto para a concentração excessiva de riqueza e a incapacidade dos acordos mundiais que permitam cuidar da natureza e da vida”.

Ao mesmo tempo, o ex-presidente do Uruguai confia que as futuras gerações serão capazes de encontrar soluções sustentáveis para os principais desafios do nosso tempo.

“Nunca o ser humano teve tantos recursos, tanto conhecimento científico, tanto capital e tantas possibilidades para mudar a sorte do planeta”.

José Alberto Mujica Cordano, nascido en 1935, passou 14 anos na prisão como um dos líderes da guerrilha do Movimento de Liberação Nacional-Tupamaros durante a ditadura uruguaia. Ganhou a liberdade com a anistia decretada em março de 1985. Quatro anos mais tarde, os tupamaros fundaram o partido Movimento de Participação Popular (MPP). De 2010 a 2015, Mujica foi presidente do Uruguai. Pelo fato de ter declarado precisar de apenas 10% de seu salário e ter doado o restante, Mujica ficou conhecido como “o presidente mais pobre do mundo”.

consciencia-su-jose-mujica-capa-da-serie

Anúncios


Categorias:AULAS, COMÉRCIO e SERVIÇOS, COMUNICAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, DW Brasil, EDUCAÇÃO, GEO HUMANA, Gestão Pública, MÍDIAS INTERNACIONAIS, Negócios, Pepe Mujica, POLÍTICA, Relacões Internacionais, SÉRIES ESPECIAIS, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: