“Café com Letras” c/ Padre Beto – 17 OUT 2013

Bauru

Quinta

17 OUT 2013

Temperatura  27/20º     agora, 20º 

Lua Crescente 99% 

20:00 h

Café com Letras – com Padre Beto

Jalovi Altos

Rua Antonio Alves 22-75 Altos da Cidade

Telefone (14)3234-3600 Bauru-SP

Grande Animal

A filosofia como busca da liberdade

Sugestão bibliográfica:  “A Guerra”  –  Segundo Simone Weil  –  Editora: Ciranda Cultural

apresentação Padre Beto          imagens  e  edição  Paul Sampaio    imagens  Valdir Oliveira

www.padrebeto.com.br            www.baurutv.com

Palestra em 4 Vídeos

barra

barra

barra

16 comentários sobre ““Café com Letras” c/ Padre Beto – 17 OUT 2013

  1. muito interessante, descobriu que a igreja catolica é o animal de platao somente depois de anos de sacerdote catolico, sua semelhança com lutero é mera coincidencia nao, fez 3 anos de filosofia, por conta da igreja catolica sem pagar um centavo pela faculdade, mais 4 de teologia, comeu bebeu e dormiu, (hotel gratis) por conta dos dizimos dos fieis que sustentam o seminario e as vocações , ou seja cospé no prato que comeu, alem de tudo é um ingrato, pra depois de anos que foi excomungado dizer que descobriu a roda, meu caro amigo herege pe. beto, vc simplesmente joga toda a patristica pos apostolica no lixo, a autoridade magisterial dada por cristo a sua igreja no lixo, e diz que pelo simples ato particularizado e rebelde de pensar contemporaneo, se acha no direito do pensar patristico, e escolastico, universalizado indigno de credito, ah faça me um favor…a igreja catolica realmente nao precisa de infieis e sim de fieis….vai a dica…

    1. Fiz questão de aprovar seu comentário, caríssimo Fernando, só para tentar te fazer enxergar um lado que você talvez não queira virar o pescoço, mas este lado está lá. Ele existe quer você queira ou não.
      Vamos lá.
      Seu argumento em relação aos benefícios que a Igreja Católica fornece a seus sacerdotes, desde sua preparação até o momento em que começam o exercício sacerdotal, realmente existem. E de fato são dignos do posto de um Sacerdote. Acredito que não haja outra Igreja no planeta que os preparem tão bem.
      Contudo, terminado o aprendizado, eles se tornam servos da Igreja. Escolheram por isso, e logo, concordo com você, não devem mudar de opinião no meio do caminho. Mas não foi isso que aconteceu com o Padre Beto. Ele, na verdade, decidiu sair da Igreja, e ponto final.
      Ele já não aceitava receber salário da Igreja, por justamente discordar de toda a política que se faz dentro da Diocese daqui, e e de várias outras no mundo ainda. Apadrinham familiares por todos os lados, formam panelas e excluem Padres que discordam dessas pilantragens, enfim … você não sabe da Missa o Terço, querido Fernando.
      Um padre excomungado ou não, quando é colocado na geladeira por outros Padres, não têm direito a pensão, aposentadoria de qualquer tipo, e todos eles dão uma vida de serviços e trabalho pela instituição.
      A Igreja daqui de Bauru faz lobby político com Partidos. Qualquer um que interesse. Três vereadores foram cassados ano passado por causa disso.
      Perpetuam esses padres políticos, hipócritas e nepotistas na instituição, e abandonam os outros que estão ao serviço do Mestre.
      Talvez se você da classe, se fosse Padre, talvez entendesse melhor o Padre Beto. Talvez não tivesse coragem de apoiá-lo, mas entenderia.

      E quanto a seu paralelo teológico raivoso e descabido, dentro de um domínio filosófico, em uma palestra de Filosofia, cara … escancara seu total despreparo para qualquer coisa.

      Antes de ter uma postura agressiva, estude mais. Você ainda tá bem fraco para um embate de verdade. Simplesmente cale-se por hora. Escute minha orientação. Lhe poupará mais vergonha. Paul Sampaio

      1. meu caro paul sampaio, a confusão que desde a reforma protestante até nossos dias se faz é justamente nao saber discernir entre igreja instituição divina com a igreja humana composta por pessoas falhas e pecadoras, veja um exemplo historico disto, quando os protestantes dizem que a IGREJA como um todo vendia indulgencias no seculo XVI, nos deparamos com lutero na sua tese contra as indulgencias na tese 50 e 51 que contradiz o senso comum, diz a tese que se o papa leao X soubesse da venda das indulgencias ele proprio teria vendido o vaticano pra ressarcir os fieis lesados, ou seja se generalizou pessoas como o monge tetzel com a igreja como um todo, e isso é injusto e desonesto, é o mesmo que eu dizer que a policia como instituição nao prestasse por eu ser maltratado por um policial apenas… veja que o que vc menciona em bauru, nao é a realidade da igreja como um todo, mesmo porque cristo garantiu a esta igreja que estaria com ela todos os dias(doutrinariamente falando) até a consumação dos seculos, e vemos isso nos santos e santas de Deus desde a patristica pos apostolica, apologetas e gigantes da fé catolica durante 20 seculos de existencia…

  2. vejo que sua postura como comentarista é de um sujeito prepotente, pseudo dono da verdade particularizada e preconceituoso , ou seja, nao sabe nem a minha formação academica , nem me conhece e se julga apto para comentar que supostamente sou despreparado para qualquer dialogo…de sujeito assim o mundo ja esta cheio….assunto encerrado….

    1. a mágica toda está aí. Concordo inteiramente. O domínio da emoção … era a isso que eu me referi … realmente ainda sou péssimo com isso, principalmente quando o assunto me afeta particularmente.
      Então, como eu disse: ainda tô aprendendo a arte.
      Desculpa aí. Gostei da sua análise em alguns pontos, sim.

      1. todo mundo tem o direito de concordar ou discordar, isso faz parte da liberdade e da necessidade humana como disse tao claramente o pe. beto..(pois o sacramento da ordem é indelevel) , mas vejo uma ingratidão muito grande do padre em se formar atraves da igreja catolica(afinal se ele ministra aulas de filosofia , e é credenciado á isso, é graças a igreja catolica), entao o minimo que ele deveria se portar , é em agradecer a igreja pelos serviços prestados a ele, e nao supor…..ou se revoltar contra tudo e contra todos pelo seu fracasso sacerdotal e pessoal….

      2. Errado Fernando. Se o Padre Beto não lecionasse (é ele quem dá aula, e não a Igreja), ele estaria agora na rua da amargura, depois de servir a Igreja por 14 anos. Tendo que viver de favor, e pedindo para os outros ajudarem com as despesas médicas da mãe, ao invés de ele mesmo estar pagando isso, com a força de seu trabalho.
        Sua ideia de gratidão está associada a uma Instituição de sacerdotes subservientes ao desejo de Padres que estão no Poder, e não da vontade do Cristo.
        E isso é exploração de trabalho escravo, caso seja observado pelo ponto de vista civil.

        Enfim, será mesmo que são só os sacerdotes que devem mostrar gratidão à Instituição?

        Lembrando, vivemos hoje em 8 de janeiro do ano 2013 depois de Cristo.

    1. sua ideia de igreja como instituição meu caro paul sampaio é equivocada, alias nem sei se é cristao e muito menos catolico, mas enfim, quem fundou e instituiu a igreja catolica como necessaria como sacramento universal da salvação do genero humano foi cristo meu caro…se a igreja tem 2014 anos é porque alem de humana é tb divina, entao vamos nos contentar em sermos subservientes nao só a igreja de cristo como a cristo, pois se quer questionar a igreja está questionando tb a cristo….

    2. segundo o grande historiador thomas, e. wood, catedratico de harvard, a igreja catolica nao só salvou como berçou a civilização ocidental…entao se vc e eu falamos o portugues, estamos inseridos na cultura , temos as escrituras, temos a filosofia , as ciencias humanas. exatas e biologicas, agradeça sim a igreja catolica..pois foi a única instituição que saiu ilesa da derrocada total e irrestrita do imperio romano, sendo este imperio conquistado pelos barbaros, e que a mesma igreja cristianizou o barbarismo …ja sei vc nao sabe disso tb….sai da idade media meu caro paul sampaio…

Deixe um comentário