Projeto de Design colaborativo, música, artes plásticas e palhaçaria

Projeto de Design colaborativo, música, artes plásticas e palhaçaria

Na última edição do Artefato nós falamos sobre a importância do design inclusivo.

Hoje, a gente retoma este assunto para apresentar um projeto de design colaborativo da Unesp em parceria com uma universidade norueguesa, que tem como objetivo proporcionar às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, uma vida mais independente.

Com o título: Collaborative Design and Prototyping of Assistive Technologies and Products for Independent Living, o projeto terá a duração de quatro anos e deve receber um investimento internacional de aproximadamente 700 mil reais.

Essa parceria já começa a dar os primeiros passos, recentemente os pesquisadores da Oslo and Akershus University College of Applied Sciences – HiOA vieram até Bauru para uma visita à Unesp e também para conhecerem os trabalhos desenvolvidos na SORRI, entidade sem fins lucrativos que atende pessoas com diferentes deficiências e que é uma das colaboradoras deste projeto internacional.

  • Nós acompanhamos essa visita para saber quais as expectativas da entidade e dos pesquisadores brasileiros e noruegueses em torno dos produtos e estudos que serão desenvolvidas a partir deste projeto.
  • Além disso, você confere na entrevista, um bate papo sobre a arte do palhaço e conhece mais sobre a Cia da Bobagem. Recebemos para essa conversa boa os palhaços e produtores Marisa Riso e Rafael Marques. Conheça o trabalho dessa dupla de palhaços que desenvolve pesquisas e espetáculos voltadas para o crescimento artístico e humano através da experimentação de diversas linguagens!
  • E por falar em arte, nossa equipe foi até a Casa Amarela para acompanhar o processo produtivo do artista plástico Ailton Ribeiro, ele é o destaque do quadro “Mapeando”.
  • Já no ‘em cena’ você vai conhecer a música e o processo de composição de Manu Saggioro.
  • E nesta edição do ‘Vamos Viajar?’, nós vamos conhecer o Canadá através das experiências vividas pela psicóloga Patrícia Pereira!

Publicidade