Como será pousar em Plutão?
A NASA acaba de divulgar um vídeo, baseado em fotografias recolhidas pela sonda espacial New Horizon durante o seu encontro histórico com o planeta anão.
Fonte: Euronews – Portugal
As imagens mostram a simulação a cores do que poderia ser visto se descêssemos de uma grande altitude em direção a Plutão, onde nenhum engenho humano ainda conseguiu chegar.
O vídeo foi realizado com cem imagens de alta resolução, captadas ao longo de seis meses até à aproximação da sonda a Plutão, em julho de 2015.
Devido à distância de 5 mil milhões de quilômetros, que separa a Terra de Plutão foram precisos 16 meses até que a missão de controle em Terra pudesse começar a receber informações. A sonda New Horizon está agora a caminho de um pequeno objeto situado a 1,6 mil milhões de quilômetros para além de Plutão, no Kuiper Belt.
“A missão nunca teve por objetivo explorar apenas um corpo fora do sistema solar. De facto a missão foi desenhada para explorar o sistema de Plutão e Charon assim como os múltiplos objetos de Kuiper Belt “, explica Amy Shira Teitel, da equipa científica.
Depois da descoberta da maior lua de Plutão, Charon e outras mais pequenas, a sonda da NASA pretende descobrir segredos mais profundos.
“O objetivo da New Horizons chama-se 2014-MU69 e foi descoberto pelo telescópio espacial Hubble, em 2014. É um objetivo muito importante porque a equipa suspeita que é feita de numerosos blocos que formaram os planetas de Kuiper Belt, que incluem Plutão”, explica Amy Shira Teitel.
O Kuiper Belt é uma região circular para além da órbita de Neptuno de corpos gelados incluindo planetas anões e relíquias da formação do sistema solar. Plutão, que perdeu oficialmente o estatuto de planeta em 2006, pouco depois do lançamento da New Horizons, é o maior objeto de Kuiper Belt. A sua superfície mostra uma paisagem montanhosa e vulcões gelados.
O próximo grande momento da missão é esperado em janeiro de 2019, quando a sonda se aproximar do MU69.