Morre o último homem a pisar na Lua – Gene Cernan

Faleceu neste 16 de janeiro de 2017, Eugene Andrew Cernan (Chicago, 14 de março de 1934), ex-astronautanorte- americano, filho de mãe tcheca e pai eslovaco, que esteve no espaço por três vezes, na última delas como comandante da Apollo 17, a última das missões Apollo a pousar na Lua.

Em encontro no hotel Copacabana Palace, o ex-astronauta tirou dúvidas das crianças convidadas e deu conselhos sobre a profissão.

Cernan foi o 11º astronauta a pisar em solo lunar e seu co-piloto e geólogo Harrison Schmitt o 12º e último de todos os que exploraram o satélite, já que, como comandante, ele era o primeiro a descer da nave.

Entretanto, Cernan exibe até hoje o título — que é o nome do livro com as memórias de suas viagens espaciais — de “O Último Homem na Lua” — já que, também por ser o comandante, foi o último a reentrar no Módulo Lunar para a viagem de volta, sendo suas as últimas pegadas humanas feitas na superfície lunar em 1972.

Fontes dos Vídeos: AFP Brasil • Youtube ▒ Fontes das Informações: Wikiwand • O Que Ver No Céu – Astronomia

gene-cernan-apollo-10-oficial

O traje espacial de Eugene Cernan está e em exposição no Museu Nacional do Ar e do Espaço , em Washington, DC.

“Aqueles passos acima daquela escada, eles eram difíceis de fazer”, lembrou Cernan em um depoimento em 2007. “Eu não queria subir. Eu queria ficar um pouco. “

Cernan a chamou de “talvez o momento mais brilhante da minha vida. … É como se você quisesse congelar esse momento e levá-lo para casa com você. Mas você não pode.”

Eugene Cernan é um dos três humanos a ver a o lado Oculto da Lua duas vezes (Apollo 10 e 17), os outros foram Jim Lowell (Apollo 8 e 13) e John Young (Apollo 10 e 16). Somente 27 humanos tiveram o privilégio de ver de pertinho o Lado Oculto da Lua.

Gene Cernan junto com o geólogo Harrison Schimitt foram os humanos que mais tempo ficaram na superfície lunar, mais pesquisaram a Lua com o Jipe Lunar (35,74 km) e que mais coletaram amostras de rocha e solo lunar e descobriram o solo laranja na Lua !

Cernan também ficou conhecido por afirmar que a muralha da China é a única construção feita pelo homem que é visível da Lua.

Tal afirmação foi desmentida em 2003 pelo astronauta chinês Yang Liwei, que disse ter ficado decepcionado ao descobrir que não é possível ver a grande muralha da China do espaço.

gene-cernan-idoso

Integrante dos programas Gemini e Apollo, Gene Cernan viajou para a Lua em duas ocasiões diferentes, a primeira apenas sobrevoando o satélite na Apollo 10 e a segunda comandando a Apollo 17, pousando na região de Taurus-Littrow.

Nesta missão, ele e Harrison Schmitt passaram três períodos em atividades extraveiculares na superfície, cobrindo um total de 22 horas fora do módulo lunar Challenger, em comparação com as duas horas dos pioneiros Neil Armstrong e Edwin Aldrin, três anos antes.

gene-cernan-lua

Quando Cernan se preparava para subir a escada do módulo Challenger, de volta para casa, ele disse as palavras que se tornaram as últimas de um ser humano na face da Lua:

“No momento em que deixamos a Lua e Taurus-Littrow, partimos como chegamos, e se for a vontade de Deus voltaremos com paz e esperança para toda a Humanidade. Quando dou estes últimos passos para fora da superfície lunar, gostaria de lembrar que o desafio da América de hoje forjou o destino do homem do amanhã. Deus abençoe a tripulação da Apollo 17.”

Eugene Cernan

gene-cernan-oficial
Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 14 de março de 1934 (82 anos)
Chicago, EUA
Tempo no espaço 23d 14h 15m
Seleção 1963
Missões Gemini IX, Apollo 10, Apollo 17
Insígnia da missão

Anúncios


Categorias:AFP Brasil, Astronáutica, EDUCAÇÃO, Filosofia e Ciências, HISTÓRIA, MÍDIAS NACIONAIS, MEMORIAL VIVO, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: