Documentário sobre ‘axé music’ vai estrear nos cinemas em 19 de janeiro.
Axé – Canto do povo de um lugar – Trailer Oficial
Festejados em 2015, os 30 anos da música afro-pop-baiana rotulada como axé music ainda vão ecoar neste ano de 2017.
Fonte: G1 – por Mauro Ferreira
Exibido em sessões de festivais ao longo de 2016, o documentário Axé – Canto do povo de um lugar tem estreia programada nos cinemas para 19 de janeiro.
No filme feito sob direção de Chico Kertész, artistas como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Luiz Caldas e Saulo Fernandes, entre outros, discorrem sobre a evolução da axé music ao longo das últimas décadas, relembram fatos marcantes na gênese do gênero e lembram o preconceito sofrido pelos artistas de axé na mídia, sobretudo no eixo Rio de Janeiro – São Paulo.
O subtítulo do documentário, Canto do povo de um lugar, reproduz o nome de uma música de Caetano Veloso, lançada em 1975 na voz do cantor e compositor baiano no álbum Joia.
CINEVITOR – 40ª MOSTRA SP
FILME AXÉ: CANTO DO POVO DE UM LUGAR com Daniela Mercury e Márcio Victor
Fonte: cinevitor.com.br
O documentário Axé: Canto do Povo de um Lugar, dirigido pelo baiano Chico Kertész, participa da Competição Novos Diretores da 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e foi exibido pela primeira vez no evento nesta segunda-feira, 24/10, com a presença do diretor e também de algumas estrelas do longa, como Daniela Mercury e Márcio Victor, da banda Psirico.
O filme, que percorre as origens e a evolução desse gênero musical brasileiro que ganhou o mundo inteiro, reúne entrevistas e imagens de arquivo para revelar detalhes dos elementos que determinaram o nascimento do mais globalizado movimento musical do país e como essa expressão se tornou referência para artistas do mundo todo.
Aperte o play e confira os melhores momentos da apresentação do filme e do debate, que aconteceu depois da exibição, com a presença de Daniela Mercury, Márcio Victor, do diretor e de alguns integrantes da equipe, como Piti Canella e James Martins.
FICHA TÉCNICA:
– Edição: Vitor Búrigo
– Agradecimento: Trombone Comunica
– Foto: Aline Arruda
http://www.cinevitor.com.br
Twitter e Instagram: @cinevitor
Facebook: /cinevitor.com.br