Aprenda a ter controle sobre seu dinheiro em 2017

Ano que vem você vai emagrecer, ter mais dinheiro e ser mais tolerante.

Ano Novo é Vida Nova.

Mentira. Você disse isso ano passado e continua acima do peso, sem grana e briga com todo mundo.

No problema com a balança e as brigas eu não tenho como ajudar… já a falta de grana pode ser resolvida com esse vídeo da cigana abaixo. Hoje eu te conto as 5 táticas que eu uso e indico pra ter mais dinheiro e transformar promessas em metas de verdade.

Aprecie a modéstia e bora enriquecer juntinhos em 2017!

Nathalia Arcuri

blog Me Poupe

Me Poupe no Youtube

NATHALIA ARCURI (@Arcuri_N) | Twitter

Planejamento financeiro para 2017!

Com o final de ano chegando, costumamos fazer um balanço do que conseguimos no ano que passou e o que fica para o próximo.

Logo, é bastante útil fazer um planejamento financeiro para que em 2017 você tenha suas finanças bem organizadas para atingir seus objetivos? Mas como fazer isso?

planejamento-financeiro-para-2017

Como devo agir para fugir de dívidas?

Confira agora algumas dicas de planejamento financeiro pessoal para você levar para 2017 bem como colocá-las em prática.

Por Organizze

nathalia-arcurime-poupe

Para iniciar o planejamento você deve encontrar o maior número possível de informações sobre sua vida financeira, como extratos de conta corrente, investimentos, comprovantes de compra, de renda, etc.

Com isso você levanta o seu patrimônio e conhece sua real situação para fazer o melhor planejamento possível. Quando tiver dívidas analise as taxas de juros pagas para comparar as praticadas no mercado. Com essas informações talvez seja possível negociar.

maos-digital-dedos-luzes-azul-3

Por outro lado, se você tem investimentos dê uma olhada na rentabilidade dos ativos a fim de saber se o risco exposto está de acordo com o seu perfil de investidor.

Depois da análise vem o planejamento, faça uma lista de desejos do que quer adquirir a curto e longo prazo, atribuindo valor para cada um. Estipule também um prazo de acordo com o valor do item e com suas finanças.

planejamento

Dicas simples, mas que fazem a diferença.

1 – Compare preços:

Não compre o primeiro que vier pela frente. Analise os preços, veja o mercado que está em promoção ou o site que tem o item mais barato. No meio digital essa comparação é ainda mais fácil. Não compre nada por impulso, pois poderá gastar mais.

2 – Compre o necessário:

Ás vezes nos empolgamos com preços baixos ou não temos certeza se precisamos daquele item e acabamos comprando. É como ir ao supermercado com fome: sempre levamos itens a mais que o necessário.

3 – Use o crédito quando for vantajoso:

Use o cartão quando realmente tiver benefícios com ele, como descontos e milhas. Por outro lado se a intenção for apenas parcelar, fique atento para não se afundar em dívidas na fatura do cartão.

4 – Viva de acordo com o seu padrão:

Não dê o passo maior que a perna. Querer parecer o que não é com jantares que custam caro, ou carros que não pode pagar, apenas fará mal para sua saúde financeira. Por isso economize e poupe para posteriormente conseguir o bem que deseja.

5 – Acompanhe receitas e despesas:

Faça um acompanhamento mensal dos gastos e ganhos para saber onde o seu dinheiro de fato está indo. Assim você corta os gastos desnecessários e investe no que vale a pena.

mao-escrevendo-1200x630

Qual a importância do planejamento financeiro?

O planejamento faz com que você não tenha surpresas desagradáveis nas suas finanças e propicia uma agenda de quando poderá adquirir um bem de acordo com os ganhos.

Confira mais vantagens:

  • Proteção: planejar impede riscos financeiros e transtornos pela falta de dinheiro.
  • Sair do vermelho: você consegue priorizar metas e sair do endividamento.
  • Aposentadoria tranquila: trabalhando hoje para que suas finanças fiquem em dia, investimentos sejam feitos bem como contribuições, sua aposentadoria será muito mais proveitosa.

Investir é sempre a melhor forma de poupar e se organizar. O investimento precisa ser compatível com o retorno que você espera e o tempo que deseja deixar recursos aplicados. Claro que existem riscos no investimento, por isso é preciso avaliar tais itens.

picjumbo-com_hnck8991

Alguns erros comuns ao não fazer planejamento financeiro:

  • Não definir o que é necessário e o que supérfluo: o gasto por impulso faz com que o dinheiro que poderia ser investido vá para algo desnecessário. Por isso ao comprar tenha calma, e não adquira apenas achando que precisa do item.
  • Descontrole financeiro: nada de controle de cabeça. O ideal é colocar as finanças no papel e analisar as entradas e saídas todos os meses. Se o orçamento feito impor limites de gastos e despesas dificilmente você ficará em apuros.
  • Não pensar nos imprevistos: quem vive no limite orçamentário não se lembra que podem ter problemas de última hora. Nesse momento é crucial ter uma reserva para emergências para não precisar correr atrás de empréstimos e se endividar ainda mais.

Não é preciso bancar o pão-duro e economizar em tudo. Você pode gastar um pouco a mais de vez em quando, desde que não se torne rotina. Apenas repense o que realmente precisa e o que não. Será que você necessita de outro celular sendo que o seu está funcionando? O mesmo vale para o carro ou casa. Será que não é melhor esperar uma boa oportunidade para fazer essas trocas?

Você notará a diferença em pouco tempo de planejamento. O dinheiro renderá mais e você se sentirá mais tranquilo com a sua saúde financeira. Não é preciso criar uma neura em torno do dinheiro e anotar cada real gasto, mas ter uma organização bem feita para não passar por situações complicadas.

Quer melhorar a sua gestão financeira pessoal? Conheça o Organizze e veja muitas dicas no blog Finanças Pessoais.

VOCÊ TAMBÉM PODE CURTIR

5 METAS PRA COLOCAR EM PRÁTICA EM 2017

TEMPO É DINHEIRO! ORGANIZE A PAPELADA E ECONOMIZE UMA GRANA

Nathalia Arcuri

nathalia-arcuri

Sobre a Nath

Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

Minha história com o dinheiro começou precocemente, aos sete anos de idade.  Uma colega de escola apareceu dizendo que o pai tinha feito uma poupança pra ela comprar um carro aos 18 anos e aquilo me deu um click. “Poupança?”. Até então eu só conhecia aquela onde eu sentava todos os dias.  Fui perguntar ao Seo Luiz Arcuri sobre a minha poupança e qual foi a minha surpresa ao descobrir que só tinha aquela onde sentava todos os dias mesmo. A ideia de não ter o tal carro me assombrou. Parecia realmente bacana ter um carro e eu cheguei à conclusão de que que ter minha outra poupança dependia apenas de mim. Daquele dia em diante juntar dinheiro pra comprar o carro aos 18 virou o meu grande objetivo. Não recebia mesada, mas tinha o dinheiro do lanche da escola de vez em quando. Passei a pedir dinheiro em vez de brinquedos no natal, comecei a trabalhar com publicidade aos 14 anos pra ganhar um troco extra e guardava praticamente tudo. Só gastava quando realmente queria alguma coisa.

nathalia-arcurime-poupe-carteira-profissional
Nathalia Arcuri AO VIVO 1 ANO DEPOIS da DEMISSÃO da RECORD

Me tornei o caixa forte de casa e emprestava dinheiro até pra minha mãe, que generosamente me devolvia com acréscimos. Aos 18 anos o dinheiro para comprar meu carro estava garantido, mas graças à generosidade da minha madrinha, não precisei desembolsá-lo. Fui surpreendida com uma carta de crédito de um consórcio feito anos atrás em segredo. O que eu fiz com o dinheiro poupado ao longo de dez anos? Investi. Daquele momento até hoje identifico minhas metas, planejo minhas aquisições, faço do dinheiro um grande aliado na conquista dos meus sonhos e incentivo todo mundo a fazer o mesmo porque vale a pena.

Como só a minha vivência não era suficiente pra ensinar outras pessoas, fui aprender a teoria e a prática das finanças pessoais. Lí dezenas de livros referentes ao assunto, me tornei educadora financeira formada pelo Insituto Dsop, fiz extensão em planejamento financeiro pessoal pelo Insper, sou vencedora do Prêmio IBCPF de planejamento Financeiro 2014 e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching 2015.

Passar esse aprendizado adiante se tornou um objetivo de vida e compartilho aqui no me Poupe! tudo o que eu sei sobre ganhar, economizar e investir $.

Nada me motiva mais do que os relatos de leitoras que passaram a ver a vida e o dinheiro de uma nova maneira e hoje se sentem mais independentes com a ajuda do Me poupe!.

nathalia-arcurime-poupe-mercado

Porque Sara?

Ganhei esse apelido como uma espécie de homenagem em 2009. Sara é um nome típico Judeu e os judeus têm fama de cuidar muito bem do próprio dinheiro. Como todo apelido, este pegou. Quando lancei meu primeiro blog não tive dúvida: poupecomsara foi o nome escolhido e ainda me orgulho muito de ser Sara. O blog virou site, mas a Sara permanece e ninguém tira isso de mim. Ser “Sara”, no fim das contas, me garantiu uma série de realizações e é o que vai me levar a um futuro próspero e confortável.

Sejamos todas Saras então!

nathalia-arcurime-poupe-celular-foto-carro

Agradecimentos

Agradeço ao meu pai que me deu o primeiro “NÃO” e me forçou a ir em busca dos meus sonhos.

À minha mãe que me ensinou a estudar, ensinar, cozinhar, lavar, passar, comprar roupas lindas e baratas e a brigar pelo que eu acredito.

Aos professores Gustavo Cerbasi, Angela Nunes, Reinaldo Domingos, Marcos Silvestre, Dan Ariely e Gail Vaz-Oxlade,  que me inspiram todos os dias.

Ao Conrado Navarro do Dinheirama, o cara que acreditou no Me Poupe e mesmo depois de me conhecer pessoalmente continuou meu amigo.

Ao Érico Borgo, meu parceiro de jornada que mantém vivos os meus sonhos e a minha vontade de ser cada vez mais.
Ao Érico Borgo, meu parceiro de jornada que mantém vivos os meus sonhos e a minha vontade de ser cada vez mais.

Aos leitores do Me Poupe! que já fazem parte da minha vida e me motivam a crescer para educar.

Vocês são incríveis!

Muito obrigada.

Nathalia Arcuri

ELES MUDARAM DE VIDA EM 2016!

Especial depoimentos Me Poupe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s