Executivas do Instituto Geena Davis estarão no país durante a semana para apresentar um trabalho sobre as desigualdades de gênero na mídia nacional.
Geena Davis é uma ativista pela causa da igualdade entre os gêneros masculino e feminino desde 2004.
FONTES de PESQUISA:
► Site do Instituto Geena Davis
► Matéria na Folha de São Paulo
Audiovisual do Brasil é sexista, diz pesquisa de ONG de Geena Davis
Geena Davis
21 de janeiro de 1956 (60 anos)
Wareham, Massachusetts
RESUMO BIOGRÁFICO
Geena Davis, pseudônimo de Virginia Elizabeth Davis é uma atriz de cinema estadunidensee fundadora do ‘Instituto Geena Davis de Gênero na Mídia’.
Ativismo
Em 2004, enquanto assistia a programas de televisão para crianças e vídeos com sua filha, Davis percebeu o que ela considerou um desequilíbrio na relação entre personagens masculinas e femininas. A partir de então, passou a patrocinar o maior projeto de pesquisa, já empreendido no gênero, em entretenimento infantil (resultando em quatro estudos distintos, incluindo um sobre televisão para crianças) no Annenberg School for Communication no University of Southern California
O estudo, dirigido pelo Dr. Stacy Smith, mostrou que havia quase 3 personagens masculinas para cada personagem feminina nos quase 400 G , PG, PG-13 e R-Melhores filmes analisados pela equipe de estudantes da escola de comunicação de Annenberg.
Em 2005, Davis se juntou ao grupo sem fins lucrativos Dads and daughters para lançar um empreendimento dedicado a equilibrar o número de personagens masculinas e femininas em TV e filmes [1] Em 2007, lançou o Instituto Geena Davis de Gênero na Mídia. [2]
O foco principal do instituto é um programa ativo que trabalha em colaboração com a indústria do entretenimento para aumentar drasticamente a presença de personagens femininas nos meios de comunicação dirigidos a crianças e reduzir os estereótipos de mulheres pela indústria dominada por homens.
FONTE: Wikipédia
VÍDEOS do INSTITUTO
DESCRIÇÃO do VÍDEO PRINCIPAL de GEENA DAVIS
Em setembro, o YouTube Kids (Crianças) e o Instituto Geena Davis se uniram para produzir uma série de playlists com curadoria da própria Geena Davis, com foco no ‘kid-friendly’ (criança-amiga), para falar sobre o preconceito de gênero e diversidade na mídia.
O primeiro da fila: ‘Girl Power’, que é com personagens femininas fortes, para dar confiança às crianças.
As Playlists iníciam com apresentações personalizadas de Geena sendo ela mesma, e gêneros de cobertura e interesses dos desenhos animados, para ler em voz alta, histórias com as heroínas.
YouTube Crianças mostra familiar que querem promover a exploração, narração genuína, diversas perspectivas novas e boas causas.
O objetivo da curadoria é mostrar nos vídeos, momentos e temas que trazem crianças e pais para explorar juntos, reagir e inspirar a mudanças, encorajados pelas vozes que reconhecem e amam.
original em inglês
In September, YouTube Kids and the Geena Davis Institute teamed up to produce a series of playlists curated by Geena Davis with a kid-friendly focus on gender bias and diversity in the media. First in line: Girl Power, featuring strong female characters for kids. Playlists kick off with custom introductions from Geena herself and cover genres and interests from animated cartoons to read-aloud stories with female heroines.
YouTube Kids Guest Curation spotlights popular personalities and voices in the kids and family community who want to promote exploration, genuine storytelling, diverse perspectives and good causes. The goal of guest curation is to showcase the videos, moments and topics that bring kids and parents together to explore, react and inspire change, encouraged by the voices they recognize and love.