Clip 2 – Contra o Fim da Oficina – Bauru 2015

A OFICINA CULTURAL – GLAUCO PINTO de MORAES, em funcionamento desde 5 de junho de 1990, na cidade de Bauru, foi a primeira oficina do interior do estado de São Paulo, e atende atualmente, 46 cidades da região.

Devido à irresponsabilidade administrativa do Governo do Estado, na pessoa do senhor governador Geraldo Alckmin, a OFICINA terá sua coordenação transferida para Marília, por razões políticas, que beneficiam um simples ex-deputado, importante para as articulações do Governador nesse momento.

oficina glauco pinto de moraes

Além desta Oficina, outras no Estado também serão modificadas, extintas, transferidas, da mesma maneira, prejudicando ainda mais o setor mais esquecido pelo poder público, e menos beneficiado com recursos – a Cultura.

Até hoje, 3.520 pessoas já foram atendidas pela OFICINA, sendo que só o ano passado, em 2014, foram 90 atividades gratuitas para as populações de todas estas cidades.

Precisamos de mais espaços culturais, e não de perder os poucos que temos.

Participe dessa campanha. seja você também

CONTRA o FIM da OFICINA

e estenda seu apoio a nossa luta pela cultura nas cidades do interior de São Paulo.

veja o álbum de fotos da manifestação

madê corrêa, atriz, diretora, professora, contra o fim da oficina, bauru 2015, bauru tv - 11

Mais uma campanha popular da BAURU TV, pela melhora dos serviços públicos no Brasil.

CONTRA o FIM da OFICINA

INFORMATIVO

• o prédio próprio da Oficina (no cruzamento da rua Amazonas com a avenida Cruzeiro do Sul, Parque Paulistano), que é do Estado, está em reformas desde maio.
• atendimento na Rua Rio Branco, 18-40. Vila América – CEP: 17014-037 – Bauru-SP – Telefone: (14) 3281-3074 | (14) 3214 4256

HISTÓRICO

• Inaugurada em foi a primeira oficina do interior do estado. Leva o nome do artista plástico Glauco Pinto de Moraes. Está instalada em um imóvel pertencente ao Governo do Estado, com 10 salas de aulas, laboratório de fotografia e de serigrafia, auditório com piano, teatro-galpão e espaço para exposições

• Com essa estrutura, a Oficina mantém uma intensa programação de oficinas, workshops e palestras, além de possibilitar apoio ao meio cultural, por meio da cessão de espaço para a realização de ensaios, audições e estudos.

• Em agosto de 1998, foi aberta ao público a Sala de Memória Cultural “João Correia das Neves”, nela estão reunidos todos os projetos já desenvolvidos pela Oficina desde 1990. Além da instalação de hemeroteca com publicações da área cultural, acervo de fotografias e coleção de partituras musicais para bandas.

BIOGRAFIA de GLAUCO

• O artista plástico Glauco Pinto de Moraes nasceu em Passo Fundo-RS, em 1928. Começou a expor individualmente em 1968. A partir da década de 70 começou a integrar regularmente diversas exposições coletivas, entre as quais as Bienais de São Paulo de 1975 e 1979, e várias edições do Panorama da Arte Brasileira do MAM – SP, entre 1976 e 1986.

• No exterior, participou de mostras importantes no Uruguai, no Japão e na Bélgica, e recebeu Sala especial na II Bienal de Havana, em 1986. Artista sempre bem recebido pela crítica, sua série Locomotivas tornou-se o seu trabalho mais conhecido. Em fevereiro de 1989, começou a trabalhar na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, onde era responsável pela Assessoria Especial de Artes Plásticas. Foi também vice-presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado, presidente da Associação Profissional de Artes Plásticas de São Paulo e membro do Conselho Administrativo da Bienal Internacional de São Paulo. Faleceu no dia 5 de maio de 1990.

contra o fim da oficina, bauru 2015, bauru tv - 30

Anúncios


Categorias:Arte e Cultura, Campanhas Educativas, EDUCAÇÃO, Especiais, EVENTOS, HISTÓRIA, Madê Corrêa, MÚSICA, NOSSA PRODUÇÃO, Paul Sampaio, TODOS

Tags:, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: