QUA 30 OUT 2013 | Blaise Pascal

|A filosofia de Pascal – com o prof. Andrei Venturini. |

blaise-pascal“A opinião é a rainha do mundo.”

 Blaise Pascal.

Descrição do Vídeo: Os filósofos Francielle e Paulo Ghiraldelli conversam com o filósofo Andrei Venturini, especialista em Pascal. Programa exibido no dia 16 de Abril de 2013. Programa Hora da Coruja, todas as terças-feira, às 22h, AO VIVO, na JustTV

.

Há épocas e lugares, em que não podemos abrir a boca.

O Brasil ficou assim por duas décadas, há pouco tempo, durante a ditadura.

E é horrível  a censura, em todos os sentidos.

Até mesmo em relação à Arte. Na verdade, não produzimos melhor em tempos de sofrimento, do que em tempos de paz e liberdade de expressão.

O problema não está na acomodação por causa da democracia.

O fato é que ainda não vivemos em uma verdadeira democracia.

Já podemos votar. Agora falta, podermos governar também.

Até agora, nossos representantes ainda não se desprenderam dos antigos vícios da política matreira, e continuam trabalhando mais para os grupos envolvidos na administração, do que para a população.

Contudo, a internet gerou uma democratização da opinião através das redes sociais. Novos agentes políticos e culturais aparecerão e mudarão bastante este cenário nos próximos anos. Graças a Deus. E com isso, estamos agora, participando desta fase embrionária do processo de total liberdade de opinião. E eu particularmente, acho isso sensacional. Adoro viver em minha própria época..

close com montiPaul Sampaio

editor da Bauru TV

Bauru

Quarta

30 OUT 2013

Temperatura  29/17º     agora, 29º 

5º dia  Lua Minguante  12%

13:36

citações

                                                          biografia e vídeo

Blaise Pascal (Clermont-Ferrand, 19 de Junho de 1623 — Paris, 19 de Agosto de 1662) foi um físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês.

Era filho de Étienne Pascal, professor de matemática, e de Antoinette Begon. Perdeu a sua mãe com três anos de idade.Seu pai tratou da sua educação por ele ser o único filho do sexo masculino, orientando-o com vistas ao desenvolvimento correto da sua razão e do seu juízo. O recurso aos jogos didáticos era parte integrante desse ensino que incluía disciplinas tão variadas como história, geografia e filosofia.

O talento precoce para as ciências físicas levou a família a Paris, onde ele se consagra ao estudo da matemática. Acompanha o pai quando este é transferido para Rouen e lá realiza as primeiras pesquisas no campo da Física. Suas experiências sobre sons resultaram em um pequeno tratado (1634). No ano seguinte chega à dedução de 32 proposições de geometria estabelecidas por Euclides. PublicaEssay pour les coniques (1640), obra na qual está formulado o célebre teorema de Pascal.

Blaise Pascal contribuiu decisivamente para a criação de dois novos ramos da matemática: a Geometria Projetiva e a Teoria das probabilidades. Em Física, estudou a mecânica dos fluidos, e esclareceu os conceitos de pressão e vácuo, ampliando o trabalho deEvangelista Torricelli. É ainda o autor de uma das primeiras calculadoras mecânicas, a Pascaline, e de estudos sobre o método científico.

Como matemático, interessou-se pelo cálculo infinitesimal, pelas sequências, tendo enunciado o princípio da recorrência matemática. Ocálculo diferencial e integral de Newton e Leibniz que seria a base da física moderna foi inspirado em um tratado publicado por Blaise Pascal sobre os senos num quadrante de um circulo onde buscou a integração da função seno, que também viria a ser a base da matemática moderna. 2 Criou um tipo de máquina de calcular que chamou de La pascaline (1642), uma das primeiras calculadoras mecânicas que se conhece, conservada no Museu de Artes e Ofícios de Paris. Anders Hald escreveu: “Para aliviar o trabalho do seu pai como agente fiscal, Pascal inventou uma máquina de calcular para adição e subtração assegurando sua construção e venda.” Seguindo o programa de Galileu e Torricelli, refutou o conceito de “horror ao vazio”. Os seus resultados geraram numerosas controvérsias entre os aristotélicos tradicionais.

Em 1646 a família converte-se ao Jansenismo.

De volta a Paris (1647), influenciado pelas experiências de Torricelli, enunciou os primeiros trabalhos sobre o vácuo e demonstrou as variações da pressão atmosférica. A partir de então, desenvolveu extensivas pesquisas utilizando sifões, seringas, foles e tubos de vários tamanhos e formas e com líquidos como água, mercúrio, óleo, vinho, ar, etc., no vácuo e sob pressão atmosférica.

Em 1651 morre seu pai.

Na sequência de uma experiência mística, em finais 1654, faz a sua “segunda conversão” e abandona as ciências para se dedicar exclusivamente à filosofia e à teologia, num período marcado pelo conflito entre jansenistas e jesuítas. No ano seguinte, recolhe-se à abadia de Port-Royal-des-Champs, centro do jansenismo. Só voltaria às ciências após “novo milagre” (1658). São desse período as suas principais contribuições no campo filosófico-religioso: Les Provinciales (1656-1657), conjunto de 18 cartas escritas em defesa do jansenista Antoine Arnauld – oponente dos jesuítas que estava em julgamento pelos teólogos de Paris – e Pensées fragmentos publicados postumamente (1670), nos quais estão formuladas suas ideias sobre a espiritualidade e a defesa do cristianismo. Entre os Pensées (Pensamentos) encontra-se também a sua frase mais citada: “O coração tem suas razões, que a própria razão desconhece”.

Como teólogo e escritor destacou-se como um dos mestres do racionalismo e irracionalismo modernos, e sua obra influenciou os ingleses Charles e John Wesley, fundadores da Igreja Metodista.

Pascal aperfeiçoou o barômetro de Torricelli e, na matemática, com o Traité du triangle arithmétique (“Tratado do triângulo aritmético”, mais conhecido como triângulo de Pascal), de 1654, estabeleceu, juntamente com Pierre de Fermat, as bases da teoria das probabilidades e da análise combinatória, que o holandês Huygens desenvolveria posteriormente (1657). Entre 1658 e 1659, escreveu sobre o ciclóide e a sua utilização no cálculo do volume de sólidos.6 Após obter resultado sobre os quadrados dos cicloides publicados em 1658, desafiou matemáticos da época a solucionarem problemas relacionados aos ciclóides e chegarem aos resultados Por ele já alcançados.

Um dos seus tratados sobre hidrostática, Traité de l’équilibre des liqueurs, só foi publicado um ano após sua morte (1663). Pascal também esclareceu os princípios barométricos, da prensa hidráulica e da transmissibilidade de pressões. Estabeleceu o princípio de Pascal que diz: em um líquido em repouso ou equilíbrio, as variações de pressão transmitem-se igualmente e sem perdas para todos os pontos da massa líquida. É o princípio de funcionamento do macaco hidráulico. Na Mecânica é homenageado com a unidade de tensão mecânica (ou pressão) Pascal (1Pa = 1 N/m²; 105 N/m² = 1 bar).

Pascal, que sempre teve uma saúde frágil, adoeceu gravemente em 1659. Morreu em 19 de agosto de 1662, dois meses após completar 39 anos. Seu corpo foi sepultado na Igreja de Saint-Étienne-du-Mont, Ilha de França, Paris na França.

blaise pascal

Deixe um comentário