Mercado Municipal na cidade de Goiás é Restaurado

O mercado municipal é a quarta obra na Cidade de Goiás a ser restaurada com recursos do PAC Cidades Históricas.

A ponte da Cambaúba, o Arquivo Diocesano e Casarão da Escola de Artes Veiga Valle foram as outras obras de revitalização já entregues.

No caso do mercado, foram preservadas as principais características do espaço, ao manter aspectos que o aproximam da arquitetura neoclássica, que era tendência no início do século XX em Goiás. A restauração garantiu benefícios como a implantação de sistemas de proteção contra raios e contra incêndio, de gás canalizado e sanitários acessíveis.

O espaço, inaugurado em 1926, tem valor histórico e cultural para a cidade.

Contribuiu para desenvolvimento do cenário mercantil da região e, ainda hoje, funciona como ponto de encontro da população, atraindo moradores e turistas em busca de produtos da culinária típica local, como o empadão goiano, o bolo de arroz e os sucos das frutas típicas do Cerrado.

Saiba mais ► https://goo.gl/H7r7Ry

restaurado-mercado-municipal-e-entregue-na-cidade-de-goias

Goiás (também conhecida como Cidade de Goiás ou Goiás Velho) é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2010 era de 24.727 habitantes de acordo com o IBGE. O município foi reconhecido em 2001 pela UNESCO como sendo Patrimônio Histórico e Cultural Mundial por sua arquitetura barroca peculiar, por suas tradições culturais seculares e pela natureza exuberante que a circunda.

Ali, onde habitava a nação Goiá.

Cacique Caiapó Akiaboro

Cacique Caiapó Akiaboro

Bartolomeu Bueno da Silva fundaria, em 1727, o Arraial de Sant’Anna.

Pouco mais de uma década depois, em 1736, o local seria elevado à condição de vila administrativa, com o nome de Vila Boa de Goyaz (ortografia arcaica). Nesta época, ainda pertencia à Capitania de São Paulo. Em 1748, foi criada a Capitania de Goiás.

casa-de-cora-coralina

Casa de Cora Coralina

Nos anos trinta e quarenta, ocorre a transferência da capital estadual para Goiânia, coordenada pelo então interventor do Estado, Pedro Ludovico Teixeira. Com essa decisão, a singular e exclusiva arquitetura colonial da cidade de Goiás, acabou sendo preservada.

Fonte: Wikiwand

Anúncios


Categorias:Arte e Cultura, CULTURA, Patrimônio Histórico, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , ,

%d blogueiros gostam disto: