Massa assina com Williams e continua na F1 em 2017

De volta à F1 pela Williams, Massa diz: “Não retornaria para outra equipe”

No seu regresso à categoria, pouco tempo depois de se aposentar, brasileiro se declara para time britânico e fala sobre como a aposentadoria de Rosberg agitou a categoria

Fonte: Globo Esporte

O caso de amor entre Felipe Massa e Williams não é novo. Felipe ajudou o time em um momento sensível de reestruturação, em 2014.

Além das três temporadas que passaram juntos, na sua (primeira) aposentadoria, no GP do Brasil e, posteriormente, em Abu Dhabi, a equipe realizou belas homenagens ao brasileiro para retribuir o trabalho realizado.

Agora, por uma série de eventos, o brasileiro teve a oportunidade de retornar à F1, após ser anunciado nesta segunda-feira, para novamente ajudar o time na temporada 2017, que terá mudanças radicais nos carros, e não hesitou. E mais: garantiu que não voltaria para qualquer time que não fosse a Williams.

massa-im-back

– Cheguei na Williams em 2014 encontrei um time – e uma família – do qual eu amei ser parte. Certamente não perdi o desejo de correr e lutar na pista. Minha intenção foi sempre correr em algum lugar, já que eu ainda tenho a paixão por correr e competir. Também tenho um forte amor pela Williams e aproveitei os últimos três anos com a equipe, e voltar para ajudar a dar estabilidade e experiência para levar as coisas adiante em 2017 foi algo que me pareceu certo fazer. Eu tenho uma paixão por correr, por competir e por lutar na pista. Meu retorno não é sobre ver a Fórmula 1 como a melhor opção, mas sobre ver o papel na Williams como a melhor opção. Eu não retornaria em nenhuma outra equipe.

Massa reconhece que a aposentadoria repentina de Nico Rosberg foi o pontapé inicial para que tudo se desenrolasse da forma como foi, com Bottas indo para a Mercedes e ele retornando à Williams. Mas ressalta que o carinho demonstrado pelos fãs foi fator fundamental para a sua volta à F1.

Massa e Lance Stroll serão companheiro de equipe na Williams em 2017 (Foto-Reprodução)

Massa e Lance Stroll serão companheiro de equipe na Williams em 2017 (Foto-Reprodução)

– Acho que o que aconteceu no fim da temporada, com Nico inesperadamente se aposentando, causou uma mudança única nos acontecimentos. Foi oferecida a Valtteri uma oportunidade fantástica e, como resultado, uma oportunidade surgiu para mim. Quando a mídia começou a noticiar que eu poderia retornar, fiquei tocado pela reação de muitos fãs que me queriam de volta ao esporte. Este foi um fator para a decisão, então gostaria de agradecer aos fãs pelo apoio. Mas, ao final do dia, quando eu recebi a ligação, era uma oferta que eu não podia recusar. Era a Williams!

Felipe também falou sobre os seus companheiros de equipe, tanto do ex, que agora disputará o campeonato com o carro que levou os três últimos títulos, quanto do novato, que chega a F1 na tentativa de provar que é mais do que um poço de dinheiro.

– Estar na equipe atual campeã mundial é uma grande oportunidade para Valteri. Ele é um piloto talentoso e foi um grande trabalho para ele ao longo de três anos. Desejo a ele tudo de melhor neste novo capítulo da carreira dele. Estou ansioso para trabalhar com Lance, tendo o conhecido por um longo período. Ele provou nos campeonatos que disputou que merece esta oportunidade, e é ótimo receber um novo talento na F1. Lance pode ser novo, mas a Williams tem uma história que trazer jovens pilotos para o esporte. Ele sabe que há uma curva íngreme de aprendizado à frente, mas o esporte a motor é um esporte coletivo e espero poder ajuda-lo de todas as formas que puder.

 Veja como foi o andamento das negociações:

Felipe Massa deixa aposentadoria e assina com Williams para 2017 na F1

Apesar de Valtteri Bottas não ter sido anunciado pela Mercedes, este é o caminho mais provável para o finlandês, já que Wehrlein, outra opção, fechou com Sauber na manhã desta segunda

Fonte: Globo Esporte

Dizem que onde tem fumaça tem fogo. E apesar de parecer louca a ideia de ver Felipe Massa em um carro de F1 poucas semanas depois de uma linda despedida no GP do Brasil, ela acaba de se concretizar. A Williams assinou, na manhã desta segunda-feira, com o brasileiro por mais uma temporada, para ser companheiro de Lance Stroll e ajudar no desenvolvimento dos carros de 2017, que sofrem uma mudança radical. Com isso, é natural que Valtteri Bottas seja anunciado pela Mercedes a qualquer momento, já que o outro candidato à vaga, Pascal Wehrlein, fechou com a Sauber também nesta segunda.

– Primeiramente, estou muito feliz de poder voltar para a Williams. Eu sempre pensei que correria em um lugar diferente em 2017, mas a Williams é um time que está no meu coração. Quando me deram a chance de ajudar o time nesta temporada, eu senti que era a coisa certa a fazer. Certamente, não perdi meu entusiasmo pelas corridas e estou muito motivado para guiar o FW40 (carro da temporada 2017). O apoio dos fãs nestas últimas semanas tem sido enorme, me deixando ainda mais motivado, e sou muito grato por isso. Também estou ansioso para trabalhar com o Lance.

Conheço ele há um tempo e acompanhei o seu desenvolvimento ao longo desse tempo. Então estou ansioso para ver o que podemos conquistar juntos – afirmou Massa.

felipe-massa-na-formula-1

No retorno de Felipe, Claire Williams, chefe do time, exaltou tanto o brasileiro, quanto Bottas e a oportunidade do finlandês de pilotar na equipe atual Campeã do Mundo de F1.

– Felipe sempre tem sido um membro muito amado da família Williams. Ter a oportunidade de trabalhar com ele novamente é algo eu todos nós esperamos. Estou muito contente de o Felipe ter aceitado largar a aposentadoria para fazer parte da temporada 2017 conosco. Com o Valtteri tendo uma oportunidade única de pilotar para os atuais Campeão do Mundo, temos trabalhado duro para garantir que chegássemos a um acordo com a Mercedes para dar ao Valtteri essa fantástica oportunidade. Quando o Felipe se junta a nós novamente, nos dá estabilidade, experiência e talento para nos ajudar a evoluir. Ter ele é uma grande conquista para nós – afirmou Claire.

A importância de Massa para a Williams em 2017

Com as revoluções que os carros sofrerão na próxima temporada, a ida de Bottas para Mercedes sacudiu a Williams, que precisa de um piloto experiente para entender as mudanças e ajudar o garoto Lance Stroll em seu primeiro ano na Fórmula 1. A Williams chegou a cogitar Jenson Button, mas Felipe já está adaptado ao time que faz parte desde o início de 2014. Além da parte técnica, o lado comercial também favorece o retorno do brasileiro, já que o contrato da Martini (marca de bebidas e principal patrocinadora da equipe), impõe que um dos pilotos seja maior de 25 anos para divulgação da marca – lei em diversos países da Europa.

Entrevista de Massa para Danilo Gentili em agosto de 2015.

O furacão causado pela saída de Nico Rosberg

A surpreendente decisão de Nico Rosberg de se aposentar logo após conquistar seu primeiro título mundial, aos 31 anos, no auge da carreira colocou fogo no mercado de pilotos da Fórmula 1 para 2017. Simplesmente abriu-se uma vaga na atual melhor equipe do grid, a Mercedes. Fernando Alonso estava na lista do time alemão, confirmou o chefe do time, Toto Wolff, mas, sob contrato com a McLaren – e depois de ter dito que queria ser campeão com a equipe de Woking -, sua vinda foi tida como impossível. Agora com o anúncio de Massa na Williams, a ida de Valtteri Bottas para a Mercedes fica praticamente certa, já que Pascal Wehrlein, o outro candidato, foi confirmado pela Sauber na manhã desta segunda.

Felipe Massa ficou em 10º em seu último treino classificatório na Fórmula 1 (Foto: Divulgação)

Felipe Massa ficou em 10º em seu último treino classificatório na Fórmula 1 (Foto: Divulgação)

Anúncios


Categorias:Automobilismo, Danilo Gentili, ENTREVISTAS, ESPORTE, MÍDIAS NACIONAIS, TODOS, TV Globo

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: