O Sexto Sentido – 1999 – 107 min.

DUBLADO – O dom de ver e falar com os mortos, faz um menino de 8 anos viver sem amigos, apesar do apoio da mãe. Bruce Willis, um psicólogo, tenta ajudá-lo, mas um caso semelhante já o deixou muito abalado.

Vídeo em MP4 – Use como navegador Google Chrome para ver o vídeo

The Sixth Sense (O Sexto Sentido) é um filme estadunidense de horror psicológico de 1999, escrito e dirigido por M. Night Shyamalan.

o-sexto-sentido-5

A história é sobre Cole Sear (Haley Joel Osment), um menino incomodado e isolado que é capaz de ver e falar com os mortos, e um psicólogo infantil igualmente perturbado (Bruce Willis), que tenta ajudá-lo.

O filme estabeleceu Shyamalan como roteirista e diretor, e introduziu ao público de cinema seus filmes, mais notavelmente sua afinidade para o final surpreendente. O filme foi indicado a seis Óscares, incluindo o de Melhor Filme.

TRAILER

Vídeo em MP4 – Use como navegador Google Chrome para ver o vídeo

o-sexto-sentido-4

No outono seguinte, Malcom começa a trabalhar com outro paciente, Cole Sear (Haley Joel Osment), um garoto de nove anos, que passa por uma situação similar a de Vincent, um antigo paciente que Malcom não conseguiu entender, nem ‘curar’.

Malcom se dedica bastante a ajudar o menino, mas é assombrado por dúvidas sobre sua capacidade de ajudá-lo depois de seu fracasso com Vincent.

Enquanto isso, seu relacionamento com sua esposa se deteriorou ao ponto dela o ignorar e se recusar a falar com ele. Malcom passa a achar que ela possa estar tendo um romance com um colega de trabalho que fica sempre perto de sua casa, contudo isso causa a ele tristeza, não raiva.

o-sexto-sentido

Espiritismo

Com temática espírita, o filme foi um sucesso de bilheteria no Brasil, como outros do mesmo tema, devido a este país ter a maior comunidade espírita do planeta.

o-sexto-sentido-8

Premiações

  • O filme teve seis indicações ao Oscar (“Melhor Ator Coadjuvante” – Osment, “Melhor Atriz Coadjuvante” – Collette, “Melhor Diretor”, “Melhor Edição”, “Melhor Filme” e “Melhor Roteiro Original”), mas não ganhou nenhum;
  • Ganhou 2 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Ator Coadjuvante (Haley Joel Osment) e Melhor Roteiro.
  • O filme foi vencedor de 30 outros prêmios;
  • O filme teve mais 33 indicações para outros prêmios.

o-sexto-sentido-9

Bilheteria

O filme foi um sucesso de bilheteria arrecadando U$ 672.806.292 com um orçamento de U$ 40 milhões.

Nos Estados Unidos, o filme liderou o ranking semanal de público durante 6 semanas, sendo ainda a 2ª maior bilheteria de 1999 nos EUA, perdendo apenas para Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma.

o-sexto-sentido-2

No Brasil, o filme foi líder absoluto de público, tendo liderado o ranking semanal por mais de 2 meses e levando aos cinemas mais de 4 milhões de pessoas, tornando-se o filme que mais espectadores teve em 1999.

The Sixth Sense
O Sexto Sentido (PT/BR)
o-sexto-sentido-10
 Estados Unidos
1999 • cor • 107 min
Direção M. Night Shyamalan
Roteiro M. Night Shyamalan
Elenco Bruce Willis
Haley Joel Osment
Toni Collette
Gênero Terror psicológico
Suspense
Drama
Idioma inglês
Música James Newton Howard
Estúdio Spyglass Entertainment
The Kennedy/Marshall Company
Distribuição Hollywood Pictures
Lançamento Estados Unidos 2 de agosto de 1999
Orçamento US$ 40 milhões
Receita US$ 672.806.292

o-sexto-sentido-11

Curiosidades sobre “O Sexto Sentido”

Estrategicamente mais cedo

O filme inicialmente iria estrear em outubro de 1999. Entretanto, o resultado final animou tanto os executivos que sua estréia foi antecipada em mais de 2 meses, para a concorrida temporada do verão americano.

o-sexto-sentido-3

Sucesso de público

Nos Estados Unidos, o filme liderou o ranking semanal de público durante 6 semanas, sendo ainda a 2ª maior bilheteria de 1999 nos EUA, perdendo apenas para Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça-fantasma. No Brasil, o filme foi líder absoluto de público, tendo liderado o ranking semanal por mais de 2 meses e levando aos cinemas mais de 4 milhões de pessoas, tornando-se o filme que mais expectadores teve em 1999.

o-sexto-sentido-7

Mãe super protetora

O ator Haley Joel Osment foi impedido por sua mãe de assistir ao filme por um motivo simples, a censura era 14 anos.

Poderia ser que as cenas impressionassem o garoto, que na época tinha 11 anos de idade, por isso Haley não teve a oportunidade de se ver nas telas.

o-sexto-sentido-12

Por dois anos seguidos

O Sexto Sentido (1999) é o 1º de dois filmes em que o diretor M. Night Shyamalan e o ator Bruce Willis trabalharam juntos. O outro foi Corpo Fechado (2000).

o-sexto-sentido-6

2 comentários sobre “O Sexto Sentido – 1999 – 107 min.

  1. Por quê desejamos tanto ter filhos? É uma ousadia insensata, imerecida. Porquê desejamos tanto, procriar quando sabemos tão pouco. Com raríssimas excessões, não estamos preparados para educá-los, formá-los, e em grande parte das vezes os desapontamos profundamente…Na película a mãe tem sempre o cuidado de dizer ao garôto – “Eu jamais lhe chamaria de ‘doido’, tal era seu imenso empenho e nunca magoar seu rebento ou, o que seria pior, isto iria distorcer a identidade dele e dificultar muito sua relação consigo mesmo. Muito bom o filme. Obrigado pela postagem.

Deixe um comentário