A ‘Anistia Internacional’ e o ‘Live Aid’ são dois excelentes exemplos de iniciativas que ajudaram na compreensão e na promoção dos Direitos Humanos pelo mundo.
Manifestações artísticas como a música, possuem uma penetração na consciência humana que transcendem as barreiras políticas e culturais.
Anistia Internacional
A Anistia Internacional é um movimento global com mais de 7 milhões de apoiadores, que realiza ações e campanhas para que os direitos humanos internacionalmente reconhecidos sejam respeitados e protegidos. Está presente em mais de 150 países. Todos os dias, alguém, em algum lugar do mundo, recebe apoio da Anistia Internacional.
www.anistia.org.br

O compromisso da Anistia Internacional é com a justiça, a igualdade e a liberdade.
A organização é independente de qualquer governo, ideologia política, interesse econômico ou religião. É financeiramente autônoma. Suas atividades são financiadas principalmente por membros e apoiadores, além de doações públicas.
Qualquer cidadão do mundo pode se tornar membro da Anistia Internacional e ajudar a fazer uma diferença real no mundo. O trabalho de pesquisa desenvolvido permite a descoberta de fatos e leva à demanda por mudanças. Sua atuação visa mobilizar e pressionar governos, grupos armados e empresas para promover e proteger os direitos humanos.
Para a Anistia Internacional, quando o direito de uma pessoa é violado, o de todas as outras está em risco.
Live Aid
Live Aid foi um concerto de rock realizado em 13 de julho de 1985.
O evento foi organizado por Bob Geldof e Midge Ure com o objetivo de arrecadar fundos em prol dos famintos da Etiópia.
Os concertos foram realizados no Wembley Stadium em Londres (com uma plateia de aproximadamente 82 000 pessoas) e no John F. Kennedy Stadium na Filadélfia (aproximadamente 99,000 pessoas).
Alguns artistas apresentaram-se também em Sydney, Moscou e Japão. Foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos—estima-se que 1,5 bilhão de espectadores, em mais de 100 países, tenham assistido a apresentação ao vivo.