Aids faz 35 anos de História, Ignorância e Vítimas

“Celebridades, homossexuais, hemofílicos, viciados em drogas injetáveis, acidentados que precisaram de transfusão de sangue, rejeição familiar, sofrimento, coquetel de remédios, desemprego, milhões de mortes na África, e nada de vacina, mesmo 35 anos depois da descoberta do HIV. Quando teremos o controle?” Paul Sampaio

Vírus chega aos 35 anos envolto em preconceito

Pacientes enfrentam rejeição e medo mesmo com os novos tratamentos para a doença

Fonte da matéria: Estadão / Vídeo: TV SaúdeFotos: BOL

SÃO PAULO – Quando descobriu estar infectado pelo vírus da aids, o educador José Araújo Lima, de 57 anos, não temeu a morte, mas, sim, ver as pessoas que amava se afastarem. Só abriu o diagnóstico para o primo, com quem dividia um quarto. A partir de então, o parente não aceitou dormir no mesmo cômodo que ele. O resultado positivo para o exame de HIV também fez o professor Bruno, de 23 anos, sentir-se excluído. Os amigos se afastaram e ele foi demitido do emprego quando o chefe descobriu a doença.

4.jan.1988 - O cartunista mineiro Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil, herdou da mãe a hemofilia. Contraiu Aids em uma das transfusões de sangue.

4.jan.1988 – O cartunista mineiro Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil, herdou da mãe a hemofilia. Contraiu Aids em uma das transfusões de sangue.

Lima se infectou em 1985. Bruno, em 2014. O tratamento disponível para a doença passou por uma revolução durante as quase três décadas que separam as duas histórias. O preconceito, no entanto, continua quase o mesmo.

“Naquela época, quem descobria ser soropositivo vivia na sombra. O preconceito era tão violento que você preferia a morte do que ter de lidar com ele. O tratamento evoluiu, mas a pessoa que descobre hoje o vírus tem os mesmos medos e as mesmas dores que eu carreguei em 1985. A principal delas é o terror do preconceito”, conta Lima, hoje integrante do Movimento Paulistano de Luta contra a Aids (Mopaids).

20-jul-1989-o-ator-lauro-corona-morreu-aos-32-anos-vitima-da-aids-corona-que-na-foto-acima-aparece-contracenando-com-a-atriz-lidia-brondi-em-dancin-days

20.jul.1989 – O ator Lauro Corona morreu aos 32 anos vítima da Aids. Corona, que na foto acima aparece contracenando com a atriz Lidia Brondi em Dancin Days, foi uma das primeiras celebridades brasileiras a morrer por causa da doença CEDOC/TV Globo.

Também com medo da discriminação, Bruno enfrentou todos os efeitos colaterais dos medicamentos antirretrovirais sozinho, sem a ajuda de parentes nem de amigos, que se afastaram.

24-nov-1991-o-vocalista-da-banda-britanica-queen-freddie-mercury-morreu-aos-45-anos-de-idade-vitima-da-aids-um-dia-depois-de-se-assumir-publicamente-soropositivo

24.nov.1991 – O vocalista da banda britânica Queen, Freddie Mercury, morreu aos 45 anos de idade, vítima da Aids) um dia depois de se assumir, publicamente, soropositivo.

“Um dia fui a uma festa e percebi que algumas pessoas se afastavam, não conversavam direito. Um deles se aproximou e perguntou se era verdade o que estavam comentando. Até hoje, ninguém fala mais comigo”, conta ele, que encontrou apoio em uma entidade que dá auxílio a jovens soropositivos, a Fundação Poder Jovem.

11.out.1996 - Líder da banda Legião Urbana, o músico Renato Russo morreu aos 36 anos após complicações causadas pela Aids

11.out.1996 – Líder da banda Legião Urbana, o músico Renato Russo morreu aos 36 anos após complicações causadas pela Aids

A maior dificuldade deles é lidar com a segregação. Reunimos jovens com e sem o vírus para participarem juntos dos projetos. Eles fazem palestras em escolas e acolhimento a adolescentes que acabaram de descobrir o diagnóstico ou que estão internados”, conta Sandra Conceição dos Santos, de 48 anos, presidente da fundação.

11.out.1996 - Líder da banda Legião Urbana, o músico Renato Russo morreu aos 36 anos após complicações causadas pela Aids

Jan.1994 – Entre os famosos que partiram cedo demais está a atriz Claudia Magno, que morreu aos 35 anos de idade, logo no início de 1994, vítima da Aids.

É participando das atividades da entidade que Caliane Araújo da Silva, de 21 anos, tem tentado superar os traumas deixados pelo preconceito. Infectada pela mãe durante o nascimento, ela é uma das jovens que faz palestras e acolhimento.

HIV AIDS

Bullying. Caliane, de 21 anos, deixou a escola por sofrer preconceito e hoje faz palestras – Foto: MASAO GOTO FILHO/ESTADÃO

Cinco anos atrás, ela abandonou a escola justamente por sofrer bullying por causa da sua condição. “Quando vou para o acolhimento, temos uma troca de energia muito boa. Como eu já passei pelo que o jovem passa, tento mostrar que estamos juntos, que é possível conviver com isso de cabeça erguida.”

2.out.1985 - O ator de Hollywood Rock Hudson foi um dos grandes galãs dos anos 50 e 60. Rock é considerado um dos símbolos de combate a Aids.

2.out.1985 – O ator de Hollywood Rock Hudson foi um dos grandes galãs dos anos 50 e 60. Rock é considerado um dos símbolos de combate a Aids.

“Só tem uma alternativa ao preconceito: a informação. A falta dela abre espaço para qualquer pensamento e dificulta as ações de prevenção”, diz Luiz Carlos Pereira Junior, diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

7.jul.1990 - Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, morreu aos 32 anos vítima da Aids. Na imagem acima, o cantor com o pai João Araújo e a mãe Lucinha Araújo

7.jul.1990 – Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, morreu aos 32 anos vítima da Aids. Na imagem acima, o cantor com o pai João Araújo e a mãe Lucinha Araújo

Anúncios


Categorias:EDUCAÇÃO, SAÚDE HUMANA, TODOS, Tragédias

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: