Marighella – Amado e Odiado

Documentário – Carlos Marighella foi o maior inimigo da ditadura militar no Brasil. Líder comunista e parlamentar, foi preso e torturado, e tornou-se famoso por ter redigido o Manual do Guerrilheiro Urbano.

Devido à ditadura militar, muito sobre os bastidores da época foi mantido em sigilo ou, no máximo, pouco divulgado.

Natural, afinal de contas o país vivia um período onde a censura atuava com rigor, impedindo a publicação livre de notícias e opiniões.

Nos últimos anos, o cinema brasileiro tem recuperado um pouco desta história, seja devido à vivência dos diretores mais antigos ou pelo próprio interesse da nova geração.

Não há, por enquanto, um único filme que aborde a ditadura militar como um todo, ao menos não com a abrangência do ainda impactante Pra Frente, Brasil (1981). Mas há vários filmes que revelam trechos da época, como se pouco a pouco o cinema brasileiro fosse montando um quebra-cabeças sobre o assunto. Marighella é uma destas peças.

De Francisco Russo

Em família

A diretora e socióloga Isa Grinspum Ferraz é também a sobrinha de Carlos Marighella. Ela decidiu fazer este documentário para comemorar os cem anos do nascimento de seu tio.

Depoimentos diversos

O filme conta com 32 depoimentos de personalidades diferentes sobre Marighella. Dentre elas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ator Lazaro Ramos e o rapper Mano Brown, do grupo Racionais Mc’s.
Lançamento 10 de agosto de 2012 (1h40min)
Dirigido por Isa Grinspum Ferraz
Com Lázaro Ramos
Gênero Documentário
Nacionalidade Brasil
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s