Faustão no Programa do Jô em 02/09/16

Uma entrevista ímpar do Faustão no Jô Soares.

Como o programa do Jô está em seu último ano, ele tem chamado seus grandes e ilustres amigos para comemorar suas últimas entrevistas.

Nesse vídeo, Faustão fala com muita espontaneidade e humor sobre sua carreira. Fausto Silva, também apresentador da Globo em 2016, já foi radialista, repórter e humorista.

Fausto Corrêa da Silva (Porto Ferreira, 2 de maio de 1950), mais conhecido como Faustão, é um apresentador brasileiro que atualmente apresenta o programa de auditório Domingão do Faustão, da Rede Globo.

Biografia

Fonte: Wikiwand

Iniciou sua carreira aos quatorze anos, como repórter da rádio Centenário de Araras, no interior de São Paulo. Logo depois, mudou-se para Campinas e trabalhou durante cinco anos na Rádio Cultura,[1] na qual comandou o musical New Pop International.[2].

Em 1970, foi contratado pela Rádio Record,[3] na capital paulista, para apresentar o jornal da noite, do qual era também redator, e se iniciou no mundo do esporte, passando a trabalhar como repórter de campo na Jovem Pan – Rádio Panamericana.

Além do rádio, Faustão também se dedicou ao jornalismo tendo sido contratado pelo jornal O Estado de S. Paulo, como repórter esportivo. Foi nessa função que foi levado para a Rádio Globo, em 1977, convidado por Osmar Santos. Nessa época, Osmar Santos estava cursando a faculdade de Administração Pública na Fundação Getulio Vargas e tinha aulas com nomes destacados da política como Eduardo Suplicy e André Franco Montoro.

Fausto Silva entrevistando Sócrates do Corinthians

Balancê

Por obra do então diretor da Rádio Globo, Francisco Paes de Barros, e do chefe da equipe de esportes Edison Scatamachia, um horário foi conseguido na Rádio Excelsior para que Osmar Santos extravasasse esse entusiasmo com o programa Balancê, que recebia artistas de teatro e televisão, políticos,[4] contava no humor com a dupla Nelson Tatá Alexandre e Carlos Roberto Escova, na apresentação, além de Osmar Santos, com os locutores Juarez Soares, Jorge de Souza, Braga Júnior, Reynaldo Costa e o repórter Castilho de Andrade, na sonoplastia, com a lenda do rádio brasileiro, João Antônio de Souza, o Johnny Black, e na produção com Paulo Matiussi e Yara Peres. Fausto participava do programa como repórter ou assumindo a apresentação. Em 1983, com o maior envolvimento de Osmar Santos em projetos em televisão e a ida de Juarez Soares para a TV Bandeirantes, Fausto se torna o primeiro apresentador do Balancê, acentuando o lado cômico com seu jeito escrachado, junto com a dupla de humoristas. Nessa época, assume a produção do programa a então secretária de Osmar Santos, ex-telefonista da Rádio Globo, Lucimara Parisi, e o jornalista Odir Cunha. Em outubro desse mesmo ano, o Balancê passa a ser transmitido com auditório, da lendária Palhaçaria Pimpão, no bairro da Santa Cecília, em São Paulo, Com a coordenação de produção de Mario Jorge Farath Miguel e o escracho e a diversão tomam conta do programa, que não deixa de receber artistas e políticos.

Perdidos na Noite

Em janeiro de 1984, Goulart de Andrade visita o Balancê. Impressionado, propõe a Fausto e toda a equipe a passagem do programa para a TV. Em março desse ano, vai ao ar pela TV Gazeta o Perdidos na Noite[2](nome em português de um filme com participação de Jon Voight e Dustin Hoffman) em horário comprado por Goulart de Andrade. Em setembro, o programa passa para a Rede Record, e, em pouco tempo, se desvincula de Goulart de Andrade para assumir uma direção própria. Em 1986, o Perdidos na Noite passa a ser transmitido pela TV Bandeirantes para todo o brasil, sendo que antes era só transmitido para São Paulo. Na mesma emissora, Fausto chegou a apresentar o programa Safenados e Safadinhos.

Domingão do Faustão

Ver artigo principal: Domingão do Faustão

Em 26 de março de 1989, estreia na Rede Globo, emissora em que até hoje apresenta o programa de auditório Domingão do Faustão, nas tardes de domingo,[5] com a participação de Caçulinha e Lucimara Parisi até 2009. O programa é um dos mais antigos da Rede Globo ainda no ar. Em maio de 2008, o programa chegou a sua milésima edição, sendo ele um dos programas de maior rendimento para a TV Globo.

Vida pessoal

Fausto casou-se pela primeira vez com Lucia Helena com quem permaneceu por 10 anos. [2] Em seguida, Fausto foi casado por dez anos com a ex-modelo e artista plástica Magda Colares, com quem teve uma filha: Lara . Atualmente é casado com Luciana Cardoso, ex- modelo e jornalista,[6] que é 27 anos mais nova que Fausto,[2] e com ela, ele tem mais dois filhos: João Guilherme e Ana Neves. Faustão é filho da professora Cordélia e do economista Maury Correa Silva. Faustão tem cinco irmãs, entre elas Leonor Corrêa, diretora de TV e outras quatro irmãs que se dedicaram à educação.

Conhecido por raramente revelar as intimidades de sua vida pessoal, o apresentador, no entanto, apareceu no Instagram com sua esposa, Luciana, em 29 de abril de 2016, em fotos postadas por ela, em uma viagem do casal à Escócia. [7]

Faustão em 2005

Polêmicas

Em fevereiro de 2012, comentando o suposto estupro que teria ocorrido no programa Big Brother Brasil 12, Faustão defendeu o direito do ex-participante Daniel, o acusado por ter cometido tal ato, de se defender, dando sua versão em seu Domingão, e de, com isso, fazer com que o público decidisse se o brother voltaria ou não à casa. Contudo, o apresentador acabou batendo de frente nos bastidores, pois colocou novamente à tona, à altura, um assunto que já caía no esquecimento. Via Twitter, o diretor do reality show, Boninho, rebateu Fausto Silva, afirmando que o responsável pelo programa dominical vespertino da Rede Globo “não cuida do BBB”.[8]

Em março de 2013, durante a entrega do prêmio Melhores do Ano, promovido por seu programa, o apresentador criticou os atores Marcos Caruso e Eliane Giardini no ar, sem ao menos se dar conta do motivo da ausência da dupla, indicada à premiação. Tal atitude deixou o alto escalão global indignado.[9] Um ano depois, no mesmo programa, Faustão se desculpou publicamente pelo ocorrido.

Três meses depois, apesar dos “escorregões” no inglês do cantor Luan Santana, convidado do programa, que interpretou a música “Someone like You“, da britânica Adele, Faustão, desprezando tal fato, afirmou, que Santana fazia uma “homenagem a todas as gordinhas do mundo.”[10]

Em 6 de março de 2016, em uma participação de Rodrigo Santoro no programa, Faustão citou a atriz Renée de Vielmond, em um trabalho que fizeram juntos, alegando que a atriz havia falecido e deixou saudades. Entretanto, Renée está viva, o que gerou inúmeras controvérsias na mídia. Pouco depois, o apresentador corrigiu o erro. [11]

Bordões

Faustão possui o famoso bordão “Ô Loco Meu”. O apresentador também possui o bordão “reclames do plin-plin”, usado para se referir aos intervalos comerciais. “Esta fera aí meu” [12]

Faustão

j-soares-entrevista-fausto-fausto-silva-no-programa-do-j-020916
Nome completo Fausto Corrêa da Silva
Nascimento 2 de maio de 1950
Porto Ferreira, São Paulo
 Brasil
Ocupação Apresentador e jornalista
Cônjuge Magda Colares (1990-2000)
Luciana Cardoso (2002-presente)