Conhecido internacionalmente por ter sido o primeiro brasileiro a participar de uma missão espacial tripulada, a Missão Centenário em
março de 2006, o Astronauta Marcos Pontes foi o candidato a deputado federal entrevistado desta semana, na cobertura da TV Humana e da Bauru TV das Eleições 2014.
Pontes nos falou sobre suas propostas, da Missão que o levou ao Espaço, e do acidente aéreo com Eduardo Campos, seu amigo.
Falou também, sobre a possibilidade de uma FATEC em Bauru/SP (sua cidade natal) com cursos públicos para a aviação, e sobre sua opção de deixar de voltar ao espaço, por uma empresa norte-americana no ano que vem, para poder colaborar diretamente na reconstrução política do Brasil.
Paul Sampaio e Marcos Pontes, durante entrevista para a TV Humana e Bauru TV, em 25 de setembro de 2014, em Bauru/SP. (foto: JAIME PRADO)
Por fim, nos contou sobre um sonho interessantíssimo que o acompanhou durante sua adolescência na cidade, e que acabou se repetindo no espaço,
enquanto dormia na Estação Espacial Internacional em que ficou durante os dez dias da Missão Centenário.
Conheça Marcos Pontes, sua trajetória e vida pública.
Nome
Marcos Pontes
Naturalidade BAURU / SP – Brasil
Nascimento 11 de março de 1963
Qualificações Palestrante, coach de desempenho pessoal e profissional, empresário, escritor, Embaixador da ONU para desenvolvimento Industrial, professor, pesquisador, Embaixador da WorldSkills para Educação Profissionalizante, diretor do Instituto Brasileiro de Segurança Operacional e por fim, presidente da Fundação Astronauta Marcos Pontes
Residência São Paulo / SP – Brasil
Astronauta Marcos Pontes
Caixa Postal TBD – CEP 05619-010
São Paulo, SP – Tel: (11) 3773-8679 Fax: (11) 3772.4282
Comitê em Bauru
Endereço: Rua Rio Branco 11-32 – Centro – CEP 17015-310 – Bauru SP
Telefone: (14) 3018-0005
Facebook PERFIL
Facebook FAN PAGE
Marcos Pontes na Bauru TV 2014 (foto: JAIME PRADO)
Ele tem mais de 200 artigos publicados em jornais e revistas, e já escreveu 3 livros. Onde pudemos conhecer um pouco da história de sua vida, das dificuldades para chegar onde chegou, mas principalmente, onde pudemos perceber a superatividade do astronauta desde menino, sempre aproveitando ao máximo seu tempo, com cursos e atividades, que lhe deram a incrível qualificação que tem hoje, em vários setores do conhecimento, e o que o faz acumular diversas funções e compromissos no dia-a-dia.
Momumento em Homenagem a Marcos Pontes, no Aeroclube de Bauru. (foto: JAIME PRADO)
Dentre todas as atividades do astronauta, hoje candidato a deputado federal, Marcos Pontes é: Palestrante, Coach de desempenho pessoal e profissional, Empresário, Escritor, Embaixador da ONU para Desenvolvimento Industrial, Professor, Pesquisador, Embaixador da WorldSkills para educação profissionalizante, Diretor do Instituto Brasileiro de Segurança Operacional e por fim, Presidente da Fundação Astronauta Marcos Pontes.
Como militar, além de funções administrativas, foi instrutor, líder de esquadrilha de caça e piloto de testes. Tem em seu curriculum, mais de 2 mil horas de voo, em 25 tipos de aeronaves diferentes.
Na entrevista que nos concedeu, Pontes contou particularidades sobre suas lembranças de Bauru/SP, sua cidade natal, e sobre a Missão Centenário que o levou para fora do Planeta Terra. Dentre as lembranças, um sonho que o acompanhou durante sua adolescência na cidade, e que acabou se repetindo no espaço, enquanto dormia na Estação Espacial Internacional em que ficou durante os dez dias da Missão.
Falou também, como especialista que é, há 25 anos, em Segurança Operacional na prevenção e investigação de acidentes aéreos, sobre a queda do avião que vitimou o candidato à Presidência, Eduardo Campos, seu amigo pessoal, e responsável pela entrada de Pontes na política. E deu sua visão pessoal, em relação ao acidente.
Comentou sobre a possibilidade e importância, de uma inédita FATEC em Bauru, com cursos públicos para Aviação.
E por fim, falou sobre sua opção de deixar de voltar ao espaço, por uma empresa norte-americana no ano que vem, para poder colaborar diretamente na reconstrução política do Brasil, buscando através de uma cadeira no Congresso Nacional, ajudar o país a sair da lama da imoralidade, para uma posição de nação desenvolvida e sustentável, como demonstra através de seu planejamento de atividades como Deputado Federal, contidas em suas proposta, disponíveis publicamente em seus sites, e que já agregaram, mais de 9.000 pessoas em um grupo do facebook, onde colaboram com ideias e sugestões, para 10 diferentes áreas da administração pública.