Queríamos chamar a atenção do mundo, e conseguimos. Agora todos já sabem sobre a insatisfação geral da nação brasileira
30 bilhões para o Brasil morrer de vergonha
Lição: não se obriga pessoas decentes, principalmente jogadores milionários, a mentirem junto com você
A realidade é: não está tudo bem, e não somos sempre os melhores
Se não gostou, vá pro inferno, diria o “professor” Felipão
Os lances e gols de Brasil e Alemanha, os maiores cronistas e suas opiniões. Entrevistas com Felipão, jogadores e torcedores.
E os verdadeiros culpados, começam por José Maria Marin e toda a classe política brasileira
Data: 8 de julho de 2014 Horário: 17h00 (de Brasília) Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG) Árbitro: Marco Rodriguez (MEX) Assistentes: Marvin Torrentera (MEX) e Marcos Quinteto (MEX) Cartões amarelos: Dante, aos 22 min. do 2°t (BRA) Gols: Müller, aos 9 min., Klose, aos 22 min., Kroos, aos 24 min. e aos 25 min., e Khedira, aos 29 min. do 1°t; Schürrle, aos 23 min. e aos 33 min. do 2°t (ALE). Oscar, aos 45min do 2º tempo
BRASIL: Júlio César; Maicon, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho (Paulinho, no intervalo) e Oscar; Hulk (Ramires, no intervalo), Bernard e Fred (Willian, aos 23 min. do 2°t) Técnico: Luiz Felipe Scolari
ALEMANHA: Neuer; Lahm, Boateng, Hummels (Mertesacker, no intervalo) e Höwedes; Schweinsteiger, Khedira(Draxler, aos 31 min. do 2°t), Kroos e Özil; Müller e Klose (Schürrle, aos 12 min. do 2°t) Técnico: Joachim Löw
Erro
Este vídeo foi suspenso devido à violação dos termos de serviço
Erro
Este vídeo foi suspenso devido à violação dos termos de serviço
Felipão e Parreira provam que a teimosia no erro já está em nosso DNA
Não se introduz uma nova geração em uma Copa
sem levar veteranos para os momentos de pânico
Erro
Este vídeo foi suspenso devido à violação dos termos de serviço
Uma vez ele deixou o Romário para trás e deu tudo certo. Desta vez, desprezou Ronaldinho Gaúcho e outros jogadores em atividade no Brasil, com experiência e futebol melhor do que vários dos escalados, que em momentos como o de ontem na Copa 2014, poderiam ter sido fundamentais para dar a calma que faltou ao time, na verdade, durante todas as partidas.
Mas isso não foi o pior. Depois de o mundo inteiro perceber que o Brasil estava perdido em campo, depois do segundo e terceiro gols, qualquer técnico da várzea teria chamado um jogador de canto e mandado ele simplesmente cair. Isso. Você manda seu jogador fingir uma contusão, e cair, e ficar lá estendido no chão, como se tivesse morrido mesmo. Isso dá tempo ao técnico para proceder substituições, e esfriar totalmente o jogo.
… mas eles simplesmente, não fizeram nada. Só ficaram olhando a gente tomando um verdadeiro baile.A “pane” nos jogadores por ele citada, começou no banco de reservas, com a comissão técnica. Com ele mesmo e Parreira. Paul Sampaio
Erro
Este vídeo foi suspenso devido à violação dos termos de serviço
Em 08 de Junho de 1950, o Brasil fez o último jogo treino antes da estréia na. Copa do Mundo de Futebol de 1950
Juca Kfouri: O vexame de 2014 foi maior que a surpresa de 1950
O blogueiro do UOL Juca Kfouri faz uma análise da derrota do Brasil para a Alemanha e o que isso pode acarretar no futuro do futebol brasileiro.
Erro
Este vídeo foi suspenso devido à violação dos termos de serviço
Parreira conversa com Felipão no banco de reservas da seleção
Mauro cita frases arrogantes de Felipão e crava: ‘Ele e a sua trupe são os grandes vilões dessa Copa’
No programa Linha de Passe desta terça-feira, o comentarista dos canais ESPN Mauro Cezar Pereira avaliou o trabalho da comissão técnica brasileira e falou sobre a postura do técnico Luiz Felipe Scolari antes e durante a disputa da Copa do Mundo de 2014.
O Brasil de cabeça pra baixo
Estávamos com vergonha só dos políticos … até esta Copa do jogo de 7 a 1
Torcedor diz que só resta secar Argentina após humilhação
O Brasil perdeu da Alemanha por 7 a 1, nesta terça-feira e está fora da final da Copa do Mundo. A derrota é o maior vexame histórico da seleção brasileira.
Milton Neves: Tite ganhou tudo e deveria ter sido o técnico do Brasil
O blogueiro do UOL Milton Neves, comentou a derrota de 7 a 1 da seleção brasileira para a Alemanha e apontou os principais culpados pelo maior vexame da história do futebol brasileiro.
Milton Neves diz que Tite era a melhor opção para treinar o Brasil na Copa.
E agora o mundo já sabe de tudo … viramos vitrine, como queriam.
Já sabe dos protestos e das razões.
Sabe de toda corrupção, e que não falamos inglês.
E viu o reflexo de tudo isso, pelo nosso futebol. Todos viram nessa terça, 7 de julho no Mineirão, o estado do inconsciente coletivo brasileiro hoje.
Aquele Brasil em campo, é exatamente, o país que somos hoje: desorientado, medroso, mentiroso, desequilibrado … totalmente perdido.
A perplexidade e o apagão dos jogadores brasileiros trouxe-nos só uma palavra à cabeça: como?
Depois de sofrermos por duas décadas com a Ditadura Militar, a parte mais forte da nossa esquerda se une com a direita, dividindo dinheiro e pastas, e o país vira uma grande pizza com pedaços para todos eles, e as regras e modus-operandi, continuam os mesmos.
Sem problemas, afinal, agora todos ficaram sabendo o quanto ainda somos enganados e manipulados como bestas, por governantes que prometem fazer uma Copa com bastante dinheiro da iniciativa privada, e que acabam escancarando os cofres públicos para alimentar a corrupta FIFA e seus bandidos (alguns presos pela polícia brasileira quando praticavam crime em solo nacional, mas não seu presidente e chefe da quadrilha que nas próximas décadas, deverá continuar a sorver dinheiro público pelos países subdesenvolvidos e corruptos do Globo).
pura decepção
Conheceram nossas enormes carências em políticas sociais e econômicas, na educação que sequer ensina um segundo idioma para falar com o mundo, e agora também no futebol – nossa maior paixão, que hoje, foi assassinada pela prepotência e pela insistência em tantos erros repetidos.
Talvez o maior vexame da História do Futebol brasileiro, com o mundo inteiro assistindo, acorde o orgulho ferido de nós brasileiros, para enfim rejeitarmos nas próximas eleições, definitivamente, tudo o que é claramente podre, e está lá só para sugar o nosso sangue.
O futebol que imita a política,
que imita a religião,
que é do ser humano,
mas não é de Deus.
Uma comissão técnica que ilude o torcedor, como o político ilude o cidadão, como o religioso estelionatário ilude o fiel.
Fernandinho foi se consolar com a rede após dormir profundamente ao lado de Dante, no primeiro gol de Toni Kroo
Por isso dizem pra você desde pequeno, que não é para discutir esses assuntos.
Quem te falou isso, (geralmente nossos próprios pais). talvez não soubesse ainda, mas teve sua cabeça, devidamente feita, manipulada, induzida à conivência com o sistema de poder que existe no mundo.
E depois da cabeça feita, a servidão é voluntária. Já não é mais percebida.
A corrupção da FIFA desembarcou no país e encontrou solo fértil no Planalto, através da CBF conhecidamente corrupta também, e captaram algo em torno de 30 bilhões de reais, que alimentaram empreiteiras e campanhas políticas de diversos partidos, tanto da situação quanto da oposição.
A morte do Brasil começou em junho de 2013
Manifestações na Copa – acompanhe na TV Humana as Manifestações no Brasil e no mundo …
Quando o povo sentiu a gota d’água da indignação e tomou conta das ruas do país em protesto.
Manifestações na Copa – acompanhe na TV Humana as Manifestações no Brasil e no mundo …
Um protesto apartidário, sem uma ideologia por trás, um protesto generalizado, que envolveu praticamente todos os segmentos da sociedade brasileira. E não foi um protesto contra um partido em específico. A rejeição se mostrou também, totalmente generalizada. O ódio popular, era contra a classe política brasileira como um todo, em virtude de seu comportamento imoral e desumano.
Literalmente entre banquetes de lagosta e cabeças cortadas nos presídios.
Na piscina da Granja Comary, jogadores fazem homenagem a Neymar – é tois
Reconhecemos que havíamos nos tornado um povo sem vergonha na cara, porque quem nos representava, nos envergonhava todo santo dia com a delegação do poder que possuíam, e ainda assim, continuava nos governando, falando em nosso nome, e gastando com nossas carteiras.
Já não nos bastava apenas a Democracia. Queríamos também, respeito e verdade. Queríamos saber do dinheiro de volta, queríamos saber onde ele estava indo, com estava sendo gasto.
Queríamos opinar e ser ouvidos
Manifestações na Copa – acompanhe na TV Humana as Manifestações no Brasil e no mundo …
… e por que não no futebol também?
Como podem cartolas corruptos se apropriarem da imagem do país, na camisa de uma seleção nacional de desportos, e fazer o que bem entendem em nosso nome?
Como se tivéssemos concordado que a CBF representava o Brasil. E com isso, as cervejas, refrigerantes, carros e tudo mais o que eles venderem em nome do Brasil, também será em nosso nome, com nossa concordância.
Quantos interesses, quantas empresas opinam na escalação da seleção brasileira? Quem são?
Quais jogadores DEVEM jogar por interesses comerciais, mesmo que não estejam produzindo nada em campo? Quem deu o direito a essas pessoas de tomarem conta disso tudo, para nós? Quem lhes deu o direito de tomar tantas decisões importantes que envolvem a bandeira do nosso país? Quem sabe, essa tragédia nos traga mais vontade de buscar respostas para essas perguntas.
Pelo menos, já começamos a prestar mais atenção nos ladrões deputados, ladrões senadores e até presidentes
Manifestações na Copa – acompanhe na TV Humana as Manifestações no Brasil e no mundo …
Mas ainda continuamos vendo-os serem cassados, e voltando a ser governantes, senadores, pessoas com autoridade de poder público … e a lei não consegui mais nos proteger. Eles sempre voltam, e de novo, governam nosso dinheiro, nossas cidades e nossas vidas.
E a lei não nos defende deles. Eles todos têm escritórios de direito à-prova-de-leis
wallpaper-da-copa-do-mundo-2014
Políticos tão bandidos, que mesmo sendo presos, voltam sorrindo para o poder, mentindo descaradamente para câmeras de todas TVs, por anos, por décadas.
E ser humilhado em uma Copa do Mundo de futebol, da maneira como aconteceu, acho que foi a cereja do bolo que faltava.
Hoje, a pergunta que corre de boca em boca é: como aconteceu isso? 30 bilhões de reais para nos matarem de vergonha?
Antigos combatentes da moralidade, hoje ladrões encarcerados, posam de vítimas políticas para os telejornais, e resolvem planejar uma Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no país, sem trazer nada de relevante para população, a não ser um enorme prejuízo financeiro. E tudo, para mostrar um Brasil lindo e florido para o mundo. Quando o país na verdade, estava podre por dentro, precisando de uma limpeza moral, institucional, de caráter, de vida. E ainda queriam que engolíssemos isso para sempre. Como se nada tivesse acontecendo.
Manifestações na Copa – acompanhe na TV Humana as Manifestações no Brasil e no mundo …
O discurso não muda. O comportamento muito menos.
E isso acontece no PT, PSDB, PMDB e em praticamente todos os “Pês” que existem aos baldes.
Transformaram nossa República em uma fábrica de partidos, ministérios e veículos de comunicação. Tudo a serviço de quem tiver dinheiro. Não importa de que meio seja.
Se tiver dinheiro, compra concessão de TV, assinaturas para criação de partidos, e depois multiplicam todo esse investimento feito com dinheiro também roubado, em mais dinheiro, e mais poder político. E esse círculo vicioso só aumenta. Mas os hospitais não. Nem as escolas. Sempre falta atendimento para nós, cidadãos, em várias áreas do setor público. E para eles, sempre tem tudo, do bom e do melhor. Culpar a quem, quando isso virou um costume de todos eles? E ninguém ali parece disposto a largar o vício da imoralidade, da falta de consideração com o próximo.
Passar dificuldades na vida, faz parte do processo de crescimento e evolução de qualquer ser humano, qualquer sociedade ou nação.
Contudo, é preciso ter o mínimo de respeito, de confiança, de honra por parte daquele que governa, que dirigi, gerencia ou lidera um grupo.
A questão é essa – as pessoas querem a sinceridade. Não suportam mais serem enganadas.
Manifestações na Copa – acompanhe na TV Humana as Manifestações no Brasil e no mundo …
Não querem mais deixar pra lá. Querem justiça e o barco de volta ao rumo de um verdadeiro governo. Saber que somos enganados e ter ainda que aguentar a mentira, calados, oprimidos em nossa insignificância perante as estruturas viciadas do poder … é o mesmo que sentir o gosto da morte.
E quando não há mais nada a perder, e a morte bate à porta, nosso instinto de sobrevivência e defesa fala mais alto. E nos rebelamos contra o sistema.
Isso acontece há mais de 10.000 anos conosco, desde as primeiras tribos melhor organizadas. No fim das contas, todo mundo há de entender, que o poder tem que estar a serviço da maioria. Precisamos ensinar nossos filhos a honrarem a autoridade que tiverem, e não acobertá-los em seus erros.
E é preciso impedir que pessoas que querem a autoridade para o benefício de si mesmas apenas, tenham esse poder.
Já dizia o bom poeta: é preciso morrer para só então, podermos nascer de novo para a vida.
Esse é nosso dever, e a nossa salvação
Porque quando isso não ocorre … uma revolução sempre acaba acontecendo. É o caminho das águas. Para renascer, é inevitável que primeiro, nós tenhamos que morrer. Eis aí, uma verdade espiritual absolutamente irrefutável.
Não ganhamos a Copa, porque estamos mortos moralmente. E pessoas decentes não diriam o contrário. Dizer que tudo foi feito acertadamente desde a escolha das prioridades para o país, até a escalação do time, e principalmente, fazer discurso do ‘já ganhou’, pressionando os atletas, e colocando em suas costas a obrigação da vitória e não o respeito ao adversário – é bater de frente com a regra número um do esporte.
Paul Sampaio
Parabéns aos alemães pelo show-de-bola, e nossos agradecimentos também a todos os atletas que fizeram parte desta Copa em solo brasileiro.
E todos os nossos atletas em especial – nossos PARABÉNS SINCEROS.
Vocês arcaram com a responsabilidade moral de um país inteiro, e acredito que qualquer brasileiro, em circunstâncias assim, acabaria entrando em colapso também, se estivesse no lugar de vocês. Muitos ainda criticarão, e com razão, várias falhas. Contudo, essa foi uma verdadeira batalha de gigante. Do tamanho da goleada que levamos. E por isso, que Deus os abençoe pelo caráter e patriotismo! Acostumados a ser a seleção mais vencedora, o time que é o Ayrton Senna dos gramados, pode atá parecer pouco, estar entre as 4 maiores seleções do mundo. Mas acreditem. Não é. Cabe em um pedaço de papel pequeno, o nome daqueles que já conseguiram.
Parabéns Brasil !!! Temos orgulho de você. Temos orgulho de quem somos, de quem éramos e de quem ainda seremos. Paul Sampaio
Cafu foi expulso do vestiário da seleção brasileira por José Maria Marin
Cafu é expulso do vestiário da seleção por Marin
Capitão do pentacampeonato, Cafu afirmou que foi expulso do vestiário da seleção brasileira após a derrota contra a Alemanha por José Maria Marin, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, que disse que não queria “pessoas estranhas” no local.
Erro
Este vídeo foi suspenso devido à violação dos termos de serviço
Último encontro de Dilma e Blatter, em 2011, teve Ricardo Teixeira, então presidente do COL e da CBF. Chute no traseiro. Um dos motivos da viagem de BlatterJosé Maria Marin
“O presidente José Maria Marin disse que não queria nenhuma pessoa estranha no vestiário. Eu coloquei que não sou uma pessoa estranha, só estou aqui para dar um abraço nos meninos e dar um carinho e um conforto para eles, não quero falar mais nada. Só vim aqui porque nesse momento os meninos precisam de apoio e foi isso que eu fui fazer no vestiário. Fiquei surpreso quando fui praticamente expulso do vestiário porque o Marin disse que não queria ninguém estranho lá. Eu, humildemente, me retirei do vestiário” declarou Cafu, à Rádio ESPN.
O ex-jogador ainda afirmou que não havia outros atletas ou pessoas importantes do futebol no local e que decidiu ir ao vestiário porque já havia sentido na pele o que era uma derrota em Copa do Mundo.
“Senti na pele em 1998 o que é uma derrota em Copa do Mundo. Eu sabia que os meninos precisavam naquele momento de um conforte e um carinho. Não fui lá para me promover porque não preciso disso. Fui para dar um abraço no Felipão e no Parreira, como eu fiz”, disse Cafu.
O ex-lateral direito ainda afirmou que pediu permissão para o treinador Luiz Felipe Scolari para ir ao vestiário. O técnico apoiou o gesto do jogador e fez questão de que Cafu fosse ao local dar “uma palavra de incentivo aos menino”.
Erro
Este vídeo foi suspenso devido à violação dos termos de serviço
Joseph Blatter (Fifa), a presidente Dilma Roussef e José Maria Marin, sucessor de Ricardo Teixeira
Marin esteve no vestiário, consolou os jogadores demostrando calma e apoio no momento delicado e foi embora sem dar maiores explicações sobre o vexame.
Empate entre Brasil e México vira piada nas internet
Família de Fred sofre com derrota e críticas ao parente querido
Familiares do jogadore em Teófilo Otoni (MG) mantiveram um ritual durante toda a Copa do Mundo, com jogos na casa de dona Guinera, tia do atacante da seleção. Foi uma espécie de torcida organizada, com direito a camisa personalizada e tudo. A família de Fred aguentou firme as críticas pela falta de gols do jogador no Mundial, mas preservou o bom humor no fim para mandar uma mensagem ao antigo menino das peladas de Teófilo Otoni, norte de Minas Gerais.
Erro
Este vídeo foi suspenso devido à violação dos termos de serviço
Erro
Este vídeo foi suspenso devido à violação dos termos de serviço
Não, desta vez, não foi o Uruguai que estragou a festa.
Zero! Essa foi o número que predominou nas notas do ‘Linha de Passe’ para os jogadores do Brasil
Durante o programa ‘Linha de Passe na Copa’, os especialistas em futebol dos canais ESPN avaliaram e deram notas para todos os jogadores da seleção brasileira. Alguns optaram até por zerar a nota de todo o elenco.
Menos de dez torcedores aguardavam a delegação brasileira no local
Brasil chega à Granja recepcionado por faixa de protesto: ‘Vergonha’
Após a humilhante derrota por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo, a seleção brasileira chegou à Granja Comary, em Teresópolis, no início da madrugada desta quarta-feira, por volta de 01h50.
Publicado em 09/07/2014, 02:41 /Atualizado em 09/07/2014, 03:00 – ESPN.com.br
A segurança, por sua vez, foi reforçada, para evitar qualquer manifestação mais agressiva. Não era preciso.
Apenas uma faixa de protesto com a palavra ‘vergonha’ foi vista no local.
Mas os poucos torcedores ali presentes não esboçaram qualquer atitude violenta.
Pelo contrário: enfrentaram a chuva e o frio para dar apoio ao time de Luiz Felipe Scolari, que protagonizou o maior vexame da história da seleção brasileira.
Até mesmo o grito “sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor” foi ouvido por ali.
Depois da humilhação sofrida diante da Alemanha, o Brasil tenta juntar os cacos para a partida que vale o terceiro lugar da Copa do Mundo. No sábado, a seleção brasileira enfrenta o perdedor do duelo entre Holanda e Argentina.
Romário: Marin e Del Nero deveriam estar presos
Deputado Federal Romárionas redes sociais, afirmou:
“Passado o luto das primeiras horas seguidas da derrota, vamos ao que verdadeiramente interessa! Quem tem boa memória, vai lembrar da minha frase: Fora de campo, já perdemos a Copa de goleada!
Infelizmente, dentro de campo, não foi diferente.
Ontem foi um dia muito triste para nosso futebol. Venceu o melhor e ninguém há de questionar a superioridade do futebol alemão já há alguns anos. Ainda assim, o mundo assistiu com perplexidade esta derrota, porque nem a Alemanha, no seu melhor otimismo, deve ter imaginado essa vitória histórica.
Porém, se puxarmos da memória, vamos lembrar que nossa seleção já não vinha apresentando nosso melhor futebol há muito tempo. Jogamos muito mal. Infelizmente, levamos sete e, por mais que isso cause mal-estar, devemos admitir que a chuva de gols foi apenas reflexo do pânico, da incapacidade de reação dos nossos jogadores e da falta de atitude do treinador de mudar o time.
Vivemos uma crise no nosso esporte mais amado, chegamos ao auge dela. Acha que isso é problema só dos jogadores ou do Felipão? Nem de longe.
Nosso futebol vem se deteriorando há anos, sendo sugado por cartolas que não têm talento para fazer sequer uma embaixadinha. Ficam dos seus camarotes de luxo nos estádios brindando os milhões que entram em suas contas. Um bando de ladrões, corruptos e quadrilheiros!
O meu sentimento é de revolta.
Estou há quatro anos pregando no deserto sobre os problemas da Confederação Brasileira de Futebol, uma instituição corrupta gerindo um patrimônio de altíssimo valor de mercado, usando nosso hino, nossa bandeira, nossas cores e, o mais importante, nosso material humano, nossos jogadores.
Porque não se iludam, futebol é negócio, business, entretenimento e move rios de dinheiro. Nunca tive o apoio da presidenta do País, Dilma Rousseff, ou do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Que todos saibam: já pedi várias vezes uma intervenção política do Governo Federal no nosso futebol.
Último encontro de Dilma e Blatter, em 2011, teve Ricardo Teixeira, então presidente do COL e da CBF. Chute no traseiro. Um dos motivos da viagem de Blatter
Em 2012, eu apresentei um pedido de CPI da CBF, baseado em um série de escândalos envolvendo a entidade, como o enriquecimento ilícito de dirigentes, corrupção, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e desvio de verba do patrocínio da empresa área TAM. O pedido está parado em alguma gaveta em Brasília há dois anos. Em questionamento ao presidente da Câmara dos Deputados, sr. Henrique Eduardo Alves, mas ouvi como resposta que este não era o melhor momento para se instalar esta CPI. Não concordei, mas respeitei a decisão. E agora, presidente, está na hora?
Exceto por um vexame como o de ontem, o Brasil não precisaria se envergonhar de uma derrota em campo, afinal, derrotas fazem parte do esporte. Mas vergonha mesmo devemos sentir de ter uma das gestões de futebol mais corruptas do mundo. A arrogância dessa entidade é tão grande que até o chefe da assessoria de imprensa chega ao absurdo de bater em um atleta de outra seleção, como fez o Rodrigo Paiva contra um jogador do Chile Pinilla. Paiva pegou quatro jogos de suspensão e foi proibido de acessar o vestiário dos jogadores. Este ato foi muito simbólico e diz muito sobre eles. O presidente da entidade, José Maria Marin, é ladrão de medalha, de energia, de terreno público e apoiador da ditadura. Marco Polo Del Nero, seu atual vice, recentemente foi detido, investigado e indiciado pela Polícia Federal por possíveis crimes contra o sistema financeiro, corrupção e formação de quadrilha. São esses que comandam o nosso futebol. Querem vergonha maior que essa?
Del Nero e Marin
Marin e Del Nero tinham que estar era na cadeia! Bando de vagabundos!!!
A corrupção da CBF tem raízes em todos os clubes brasileiros, vale lembrar que são as federações e clubes que elegem há anos o mesmo grupo de cartolas, com os mesmos métodos de gestão arcaicos e corruptos implementados por João Havelange e Ricardo Teixeira e mantidos por Marin e Del Nero. Vale lembrar, que estes dois últimos mudaram o estatuto da entidade e anteciparam a eleição da CBF para antes da Copa. Já prevendo uma possível derrota e a dificuldade que eles teriam de se manter no poder com um quadro desfavorável.
E os clubes? Sim, eles também são responsáveis por essa crise. Gestões fraudulentas, falta de investimento na base, na formação de atletas. Grandes clubes brasileiros estão falindo afogados em dívidas bilionárias com bancos e não pagamentos de impostos como INSS, FGTS e Receita Federal.
E toda essa má gestão que tem destruído o nosso futebol, infelizmente, tem sido respaldada há anos pelo Congresso Nacional com anistias e mais anistia destes débitos. Este ano tivemos mais um projeto desses vexatórios para salvar os clubes. Um projeto que previa que clubes pagassem apenas 10% de suas dívidas e investissem 90% restante em formação de atletas. Parece até deboche. Uma soma de aproximadamente R$ 4 bilhões ou muito mais, não se sabe ao certo. Corajosamente, o deputado Otávio Leite, reconstruiu o texto e apresentou uma proposta honesta estruturada em responsabilidade fiscal, parcelamento de dívidas e a criação de um fundo de iniciação esportiva, com obrigações claras para clubes e CBF.
Em resumo, a nova proposta além de constituir a Seleção Brasileira de Futebol e o Futebol Brasileiro como Patrimônio Cultural Imaterial – obrigava a CBF a contribuir com alíquota de 5% sobre as receitas de comercialização de produtos e serviços proveniente da atividade de Representação do Futebol Brasileiro nos âmbitos nacional e internacional. O tributo também incidiria sobre patrocínio, venda de direitos de transmissão de imagens dos jogos da seleção brasileira, vendas de apresentação em amistosos ou torneios para terceiros, bilheterias das partidas amistosas e royalties sobre produtos licenciados. O valor seria destinado a um fundo de iniciação esportiva para crianças e jovens de todo o Brasil. Esses e outros artigos dariam responsabilidade à CBF, punição à entidades e outros gestores do futebol, a CBF estaria sujeita a fiscalização do TCU e obrigada a ter participação de um conselho de atletas nas decisões.
Mas este texto infelizmente não foi para a frente.
Sete deputados alemães fizeram os gols que desclassificaram nosso futebol e nos tirou a chance de moralizar nosso esporte.
Estes deputados, como todos sabem, fazem parte da Bancada da CBF, mudei o nome porque Bancada da Bola é muito pejorativo para algo que amamos tanto.
Essa partida ainda pode ser revertida com a votação do projeto no Plenário da Câmara. Será que esses sete deputados voltarão a prejudicar o nosso futebol?
Soccer – 1994 FIFA World Cup – Final – Brazil x Italy – Rose Bowl, Pasadena
O futebol brasileiro tomou uma goleada e a derrota retumbante, infelizmente, não foi só em campo. Nem sequer tivemos o prazer de jogar no Maracanã, um templo do futebol mundial, reformado ao custo de mais de R$ 1 bilhão. Acha que foi porque não chegamos a final? Não. Poderíamos ter jogado qualquer outro jogo lá. A resposta disso é ganância e arrogância.
É a CBF que escolhe onde o Brasil vai jogar, mas, obviamente, poderia ter tido interferência do Ministério do Esporte e da presidência da República, mas nenhum destes se manifestou. Quem levou com essas escolhas?
Para fechar com chave de ouro, a CBF expulsou do vestiário Cafú, capitão de seleção do pentacampeaonato. Cafú foi expulso do vestiário enquanto cumprimentava os jogadores ontem. Este é o retrato do nosso futebol hoje, não honramos a nossa história.
Dilma e Blatter
Dilma tem sim que entregar a taça para outra seleção. Este gesto será o retrato do valor que ela deu ao nosso futebol nos últimos anos!
Eles levarão a taça e nós ficaremos com nossos estádios superfaturados e nenhum legado material, porque imaterial, mostramos para o mundo que com toda nossa dificuldade, somos um povo feliz“