Resgate de Bauru: Ocupação da Prefeitura – Parte VIII

resgateO debate dentro da Prefeitura de Bauru, e as propostas sobre vários setores, dentre elas, uma proposta de transporte coletivo gratuito na cidade, feita pelo diretor da Bauru TV, Paul Sampaio. (a proposta consta nesta postagem, ao final das manchetes sobre o Movimento em Bauru, e traz principalmente, a ideia de trocar a frota de ônibus na cidade, de aproximadamente, 250 carros, GRADATIVAMENTE. Começando com financiamentos pequenos, de 10% da frota por ano, apenas, e em dez anos, teríamos nossa própria frota em Bauru. Ofereceríamos então espaço para publicidade nos carros, e doações espontâneas dos passageiros, para ajudar pagar o custo de manutenção, troca e expansão da frota)

imagens    Resgate de Bauru    youtube  facebook

3

arquivo geral filmes especiais      canais_    contato grupo no facebook guia

Nesta sexta-feira, 28 de junho, o Prefeito de Bauru, Rodrigo Agostinho, sentou-se na calçada em frente à Prefeitura, e por mais de três horas participou de uma Audiência Pública com manifestantes, agentes culturais, estudantes do movimento “Passe Livre” em Bauru, políticos, secretários, vereadores e jornalistas.

.     105   s 10   104

_____________________________________________________________________________________

.   106   facebook para links 2    103

_____________________________________________________________________________________

.    107   s 10   108

_____________________________________________________________________________________

   98     facebook para links 2   97

____________________________________________________________________________________________________________

Audiência Pública entre o Prefeito Rodrigo Agostinho e a população da Cidade de Bauru

93  0  94

_______________________________________________________________

.   96    facebook para links 2   95

 ____________________________________________________________________________________________________________

2Nesta sexta-feira, 28 de junho, o Prefeito de Bauru, Rodrigo Agostinho, sentou-se na calçada em frente à Prefeitura, e por mais de três horas participou de uma Audiência Pública com manifestantes, agentes culturais, estudantes do movimento “Passe Livre” em Bauru, políticos, secretários, vereadores e jornalistas.

Uma corda com policiais protegia a sede administrativa do município, e apesar dos protestos de alguns, devido à decisão de manter a corda e policiais, temendo uma possível invasão, o prefeito não arriscou o bem público, mas arriscou sua própria integridade física, indo sem escolta para o meio dos manifestantes. 

Bauru mostrou grande maturidade. O prefeito se senta com a população, não dá o que eles pedem, e mesmo assim, não há violência.

A população junto ao Prefeito, criou uma mesa diretora da Audiência, no meio da rua, fizeram-se inscrições para fala, e cada um respeitou seu tempo, a fila, e o direito do outro falar. Como se faz em movimentos sociais organizados e sérios. Como se faz em uma Casa de Leis, um Parlamento.

Contudo, o Movimento não teve praticamente nenhuma de suas reivindicações  satisfeitas, e por isso, já marcou um novo encontro para uma Assembléia, neste domingo às 15 horas, no Parque Vitória Régia.

29

Rodrigo Agostinho, anunciou na Audiência que dará 50% de desconto no passe escolar, e que já disponibilizou todas as planilhas dos contratos da Prefeitura com as empresas de ônibus diretamente em seu site. Disse também, no final, que se dispõe a sentar-se novamente para discutir esses e outros assuntos com a população.

Porém, deixou claro que, redução de tarifa já é algo fora de cogitação. Passe Livre e Tarifa Zero então …


A questão é: como pensamos transporte público ?

Sempre precisaremos ficar nas mãos dos monopólios, acorrentados a contratos onde licitações não adiantam, visto que as empresas que podem oferecer esses serviços serão sempre as mesmas, e ditarão as regras.

Deixaremos esse serviço essencial, para sempre privatizado em Bauru ?

25

Quando precisamos pagar para andar na cidade, não temos atendidos, direitos constitucionais básicos.

Direito à educação e saúde gratuita, por exemplo. Podemos estudar e nos tratar de graça quando adoecemos, mas claro, se tivermos dinheiro para chegar até eles. Se podermos pagar pela passagem do ônibus. Senão ficamos sem estudo e saúde.

Não podemos nos beneficiar desses dois direitos básicos do ser humano, simplesmente porque precisamos pagar para nos mover dentro da cidade.

Que tal se fizermos um pequeno exercício de pensamento ?

Quem sabe … se planejássemos ir trocando a frota terceirizada, por uma frota crescente de ônibus municipais ?

30

De maneira bem planejada, talvez conseguíssemos usar nossos próprios serviços em 10, 20 anos … só fazendo um estudo para saber. Mas primeiro, teríamos de admitir a possibilidade. Começaríamos com pouquíssimos carros, que atenderiam de forma circular no centro e grandes polos estudantis. Parte destinaríamos para casos especiais de prioridade médica, e deixaríamos aos poucos de lesar a população no bolso e em seus direitos.

Da mesma maneira que a população de Bauru serve com sua força de trabalho as empresas de ônibus que operam aqui, poderia perfeitamente servir também, uma empresa municipal de transportes. Talvez pudesse ser a própria EMDURB, só mudaria o empregador.

E assim, a população através das urnas, poderia colaborar também, com as condições de trabalho dos motoristas, que hoje acumulam a função de cobrador,  não ganham o que merecem, pagam por prejuízos de acidentes e são obrigados a cumprir horários que colocam a população em constante risco de segurança em seu transporte.

20

Filmamos quase toda a Audiência e seus bastidores. Por hora, disponibilizamos algumas fotos, e colocaremos os vídeos no ar, conforme forem sendo editados. 

Parabéns Bauru, e parabéns senhor Prefeito Rodrigo Agostinho.Pedimos paciência devido ao material ser bastante extenso. Algo perto de três horas e meia de gravação.

Dá para perceber no artigo que discordo em alguns pontos por você defendidos, Rodrigo, contudo admiro muitíssimo sua disponibilidade e coragem de estar no meio da multidão, em dias em que o país treme em suas entranhas. Nossa cidade, nesse sentido, com certeza, sente muito orgulho de seu Prefeito, embora pareça discordar de sua política para os transportes …

fora do eixo 1

Sempre Sem Limites na Imaginação. Sempre Bauru. Que Deus nos abençoe com muita Serenidade e Sabedoria para chegarmos sempre a um entendimento, em relação ao bem comum de toda a população de nossa cidade. Assim Seja.

Paul Sampaio

diretor fundador da Bauru TV

s-branco-bevel1   

vídeos da bauru tvcanaismembros

Anúncios


Categorias:EDUCAÇÃO, Estudos, HISTÓRIA, NOSSA PRODUÇÃO, Paul Sampaio, POLÍTICA, Prefeitura Municipal de Bauru, SEMEL, TODOS

Tags:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: