25 de Maio – Octavia Spencer e Canavieiras (BA) – 2017

☺ CAPA • Octavia Spencer 45 Anos

▒ CIDADE • Canavieiras (BA) 126 Anos

▒ NASCIMENTOS • Dante Alighieri • Ralph Waldo Emerson • Padre Pio • Ian McKellen • Rogéria • Frank Oz • Daniel Passarella • Tite • Mike Myers • ​Anne Heche • Lauryn Hill • Marcelo Huertas • Octavia Spencer

▒ FALECIMENTOS • Roberto Simonsen • Robert Capa

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

Frank Oz com Yoda.

1265Dante Alighieri ▒ Dante Alighieri (Florença, entre 21 de maio e 20 de junho de 1265 d.C. — Ravena, 13 ou 14 de setembro de 1321 d.C.)foi um escritor, poeta e político florentino, nascido na atual Itália. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta (“o sumo poeta”).


1803Ralph Waldo Emerson ▒ Ralph Waldo Emerson (Boston, 25 de maio de 1803 – Concord, Massachusetts, 27 de abril de 1882) foi um famoso escritor, filósofo e poeta estadunidense. Emerson fez seus estudos em Harvard para se tornar, como seu pai, ministro religioso.


1887Padre Pio ▒ Padre Pio de Pietrelcina, nascido Francesco Forgione, OFM Cap (Pietrelcina, 25 de maio de 1887 — San Giovanni Rotondo, 23 de setembro de 1968) foi um frade e sacerdote católico italiano. Foram lhe atribuídos muitos carismas e dons espirituais: o dom da bilocação, o dom da levitação, das curas milagrosas, dos perfumes que exalava, entre outros.


1939Ian McKellen ▒ Ian Murray McKellen, CH, CBE (Burnley, Lancashire, 25 de maio de 1939) é um ator inglês de teatro e cinema. Tornou-se especialmente conhecido pelo grande público após atuar como Gandalf nas franquias O Senhor dos Anéis e O Hobbit e como o vilão Magneto em X- men.


1943Rogéria ▒ Rogéria, nascida Astolfo Barroso Pinto (Cantagalo, 25 de maio de 1943), é uma atriz brasileira. Foi maquiadora na extinta TV Rio e vedete. Morou no exterior, apresentando vários shows, e em 1979 recebeu o Troféu Mambembe, pelo espetáculo que fez ao lado de Grande Otelo.[1]


1944Frank Oz ▒ Richard Frank Oznowicz, conhecido como Frank Oz (Hereford, 25 de maio de 1944) é um diretor e produtor de televisão anglo- americano e um dos responsáveis pelos famosos fantoches e personagens de programas como Sesame Streey (Vila Sésamo), Muppets Show, e no cinema, criou Yoda, para Star Wars.

1953Daniel Passarella ▒ Daniel Alberto Passarella (Chacabuco, 25 de maio de 1953) é um ex- futebolista argentino que também exerceu a função de técnico. Considerado o melhor zagueiro produzido pelo futebol argentino.


1961Tite ▒ Adenor Leonardo Bachi[1], mais conhecido como Tite (Caxias do Sul, 25 de maio de 1961), é um ex-futebolista e treinador brasileiro. Atualmente, é treinador da Seleção Brasileira. Em 2012, Tite consagrou-se campeão mundial com o Corinthians após vencer por 1 a 0 o Chelsea no Japão.


1963Mike Myers ▒ Michael “Mike” John Myers (Toronto, 25 de Maio de 1963) é um ator, comediante, escritor e produtor de cinema canadense. É conhecido por ter interpretado Austin Powers. É também o dublador na versão original do personagem Shrek em Shrek, Shrek 2, Shrek Terceiro e Shrek Para Sempre.


1969Anne Heche ▒ Anne Heche (Aurora, 25 de Maio de 1969) é uma atriz, diretora e roteirista norte- americana. Na sua autobiografia, chamada Call Me Crazy, ela se diz como ficou mentalmente doente nos primeiros 31 anos de sua vida, após ser abusada pelo pai, que morreu de AIDS em 1983.


1975Lauryn Hill ▒ Lauryn Noel Hill (South Orange, 26 de Maio de 1975) mais conhecida como Lauryn Hill é uma cantora, produtora musical e atriz americana. Seu primeiro disco solo, The Miseducation of Lauryn Hill (1998), reinou nas paradas americanas durante quase todo o ano de seu lançamento. Além disso, garantiu a Hill onze indicações no prêmio Grammy de 1999, feito jamais alcançado por uma cantora. Hill levou cinco, entre eles o de Álbum do Ano e Melhor Cantora do Ano.


1983Marcelo Huertas ▒ Marcelo Tieppo Huertas (São Paulo, 25 de maio de 1983), ou Marcelinho Huertas, é um basquetebolista brasileiro que atualmente está sem clube após ser demitido pelo Houston Rockets. Huertas, que joga como armador, faz parte da Seleção Brasileira de Basquetebol, já tendo disputado, entre outros, o Campeonato Sul- Americano Adulto (do qual foi campeão, na Venezuela, em 2006), os Jogos Pan-Americanos (nos quais conquistou a medalha de ouro, no Rio de Janeiro em 2007) e a Copa América de Basquetebol de 2009 (da qual também foi campeão).

Frank Oz com Miss Piggy.

3 ▒ CAPA do DIA

Octavia Spencer

45 Anos

Octavia Lenora Spencer (Montgomery, 25 de maio de 1972) é uma atriz estadunidense.

De uma família de seis irmãos, formou-se em Arte na Universidade de Auburn.[2]

Estreou no cinema em Tempo de Matar de 1996.

Na televisão fez participações especiais em diversas séries como NYPD Blue, The Big Bang Theory, Titus, Grounded for Life, Dharma & Greg, e Mom em 2014.

Tornou-se mais conhecida quando participou na série de comédia de 2007 Halfway Home, do canal Comedy Central.

Por seu desempenho no filme The Help, obteve em 2012 o Globo de Ouro e o Oscar de melhor atriz coadjuvante.

E em 2017, foi indicada por Hidden Figures (no Brasil, Estrelas Além do Tempo e em Portugal, Elementos Secretos), novamente, ao  Oscar de melhor atriz coadjuvante.

 Octavia Lenora Spence (primeira da direita para esquerda), em Estrelas Além do Tempo.

Biografia

Nascida em Montgomery, Alabama, ela é a sexta de sete filhos. Sua mãe trabalhava como empregada doméstica.

Spencer se formou em Jefferson Davis High School, em 1988, passou dois anos em Auburn Montgomery onde estudou teatro (1988-1989), e recebeu um grau de bacharel em Artes Liberais da Universidade de Auburn.

Carreira

Aos 16 anos, Spencer trabalhou como estagiária no set de The Long Walk Home, um filme estrelado por Whoopi Goldberg.

Spencer fez sua estreia no cinema como uma enfermeira em Joel Schumacher A Time to Kill, baseado no livro de John Grisham.

Ela foi originalmente contratada para trabalhar no elenco, mas pediu para Schumacher uma oportunidade para fazer um teste para uma pequena participação.

Outros créditos no cinema incluem: Nunca Fui Beijada, Casa de Big Momma, Bad Santa, Spider-Man, Coach Carter, Win a Date com Tad Hamilton! e Pretty Ugly People.

Ela fez uma série de aparições em séries de televisão, incluindo Raising the Bar, CSI: Crime Scene Investigation, The Big Bang Theory, Os Feiticeiros de Waverly Place, Grounded for Life, ER, Tito, Becker e Dharma & Greg.

Ela é mais conhecida por seus papéis principais como Serenity Johnson do Comedy Central Halfway Home, e Constance Grady, a assistente social INS amorosa em Ugly Betty.

Octavia Lenora Spence com Dev Patel.

Em 2003, ela fez sua estreia nos palcos em Los Angeles, em Del Shores ‘play, onde interpretou uma dona de casa Trailer Trash, atuando ao lado da atriz veterana Beth Grant.

Foi seu primeiro e único espetáculo, como ela disse à Back Stage Magazine, ela sofre de “medo do palco”.

Mais tarde naquele ano, ela estrelou ao lado de Allison Janney em um curta metragem muito elogiado chamado: Tate Taylor’s. Em 2008, a breve aparição de Spencer em Sete Vidas como Kate, onde interpretou uma enfermeira, lhe rendeu muitos elogios e atenção da mídia.

Em abril de 2009, a Entertainment Weekly publicou uma lista das 25 atrizes mais engraçados de Hollywood, entre elas estava Spencer.

Octavia Lenora Spence, atriz, sessão especial de ‘Estrelas Além do Tempo’ só para pessoas carentes.

Em agosto de 2009, Spencer apareceu em Rob Zombie Halloween II.

Ela também teve um papel no remake americano do Amor clássico dinamarquês at First Hiccup oposto Escoteiro Taylor-Compton. Spencer estrelou o filme web hit que virou série Herpes Boy ao lado de Beth Grant, Ahna O’Reilly, e Byron Lane; e, pode ser ouvida como a voz de “Minny” na versão em áudio de The Help, o “New York Times Best Seller”, de Kathryn Stockett.

Mais tarde nesse ano, curta-metragem de Spencer O capitão foi homenageado pela CICFF como finalista para o Prêmio de Poesia REEL cobiçado.

Em agosto de 2010, Spencer se juntou à Viola Davis, Emma Stone e Bryce Dallas Howard na produção da DreamWorks de The Help, no qual ela interpretou a mal-humorada e imperturbável doméstica Minny Jackson.

O filme foi dirigido por Tate Taylor, e produzido por Brunson Verde, Chris Columbus, Michael Barnathan, e Mark Radcliffe. Seu papel lhe rendeu elogios da crítica, e rumores começaram a surgir indicando que a atriz receberia várias indicações de prêmios.

Ela ganhou o Golden Globe Award de Melhor Atriz Coadjuvante – por seu trabalho em The Help.

Em 12 de fevereiro de 2012, ela ganhou um BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em The Help, e em 26 de fevereiro, ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para o mesmo desempenho; tornando-se sua primeira indicação ao Oscar e primeira vitória.

Spencer estava tão emocionada quando ganhou o prêmio que ela mal conseguia falar na cerimônia e recebeu uma ovação de pé e foi às lágrimas durante seu discurso de agradecimento.

Em junho de 2012, Spencer foi convidada a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Em 2013, ela apareceu ao lado de Michael B. Jordan na Estação Fruitvale, um filme que narra o último dia de Oscar Grant, que foi morto em um posto de Bay Area Rapid Transit, em 2009.

Em setembro de 2013, foi anunciado que ela iria se reunir com o diretor Tate Tayl, em Get on Up, filme biográfico sobre o cantor James Brown.

Em janeiro de 2014, foi anunciado que os planos de Spencer para aparecer como a liderança em um remake de Murder, She Wrote tinha sido cancelado.

Em maio de 2014, foi anunciado que Spencer iria desempenhar o papel de Johanna Reyes na segunda adaptação cinematográfica da série divergente, intitulado A Série Divergente: Insurgente, de 2015.

Filmes

Ver também: Filmografia de Octavia Spencer

Octavia Lenora Spence, atriz, com Pharrell Williams.

Prêmios e indicações da atriz

Ano Prêmio Categoria Obra Resultado
2012 Óscar Melhor Atriz Coadjuvante Histórias Cruzadas Venceu
Golden Globe Awards Venceu
BAFTA Venceu
Screen Actors Guild Award Venceu
2017 Óscar Estrelas Além do Tempo Indicada

“Eu não sou otimista. Eu sou um realista. E a minha realidade é que vivemos num mundo multifacetado e multicultural. E talvez, o dia que deixarmos de rotular a nós mesmos, então talvez, todos os outros também o façam.”

“I’m not an optimist. I’m a realist. And my reality is that we live in a multifaceted, multicultural world. And maybe once we stop labeling ourselves, then maybe everyone else will.”

Octavia Spencer / Fonte: Brainy Quote

Octavia Spencer

(Montgomery, 25 de maio de 1972)

45 Anos

Octavia Lenora Spence (à frente, de roupa verde), em Estrelas Além do Tempo.

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1935Jesse Owens bate 5 recordes mundiais num espaço de 45 minutos.


  • 1961John F. Kennedy anuncia em discurso na Universidade de Rice as intenções dos Estados Unidos de enviarem homens à lua antes do final da década.
  • 1962 – É fundada a banda britânica de rock and roll, os Rolling Stones.

1963 – A Organização da Unidade Africana é formada em Adis Abeba, capital da Etiópia.


1977 – Estreia Star Wars, série criada por George Lucas.



2011 – Após 25 anos no ar, é exibido o último programa The Oprah Winfrey Show.

5 ▒ FALECIMENTOS


1948 – Roberto Simonsen ▒ Roberto Cochrane Simonsen (Santos, 18 de fevereiro de 1889 — Rio de Janeiro, 25 de maio de 1948) foi um engenheiro, industrial, intelectual orgânico, administrador, empresário, escritor e político brasileiro. Integrou o movimento intelectual pela fundação da primeira escola superior que ofereceria sociologia e política no Brasil, a atual Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde lecionou história econômica do Brasil,

1954 – Robert Capa ▒ Robert Capa, de seu nome verdadeiro Endre Ernő Friedmann (Budapeste, 22 de Outubro de 1913 — Thai-Binh, 25 de Maio de 1954), foi um fotógrafo húngaro. Um dos mais célebres fotógrafos de guerra, Capa cobriu os mais importantes conflitos da primeira metade do século XX: a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Segunda Guerra Mundial na Europa (em Londres, na Itália, a Batalha da Normandia em Omaha Beach, e a liberação de Paris), no Norte da África, a Guerra árabe-israelense de 1948 e a Primeira Guerra da Indochina.

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Dia de África – Fundação da Organização da Unidade Africana.

A Organização da Unidade Africana (OUA) foi criada a 25 de Maio de 1963 em Addis AbebaEtiópia, por iniciativa do Imperador etíope Haile Selassie através da assinatura da sua Constituição por representantes de 32 governos de países africanos independentes, para enfrentar o colonialismo e o neocolonialismo e apropriação das suas riquezas. A OUA foi substituída pela União Africana a 9 de Julho de 2002[1].

União Africana (UA) é a organização internacional que promove a integração entre os países do continente africano nos mais diferentes aspectos. Fundada em 2002 e sucessora da Organização da Unidade Africana, criada em 1963, é baseada no modelo da União Europeia(mas atualmente com atuação mais próxima a da Comunidade das Nações), ajuda na promoção da democraciadireitos humanos e desenvolvimento econômico em África, especialmente no aumento dos investimentos estrangeiros por meio do programa Nova Parceria para o Desenvolvimento da África. Seu primeiro presidente foi o sul-africano Thabo Mbeki.

Objetivos

A União Africana tem como objetivos a unidade e a solidariedade africana. Defende a eliminação do colonialismo, a soberania dos Estados africanos e a integração económica, além da cooperação política e cultural no continente.


Outras comemorações: 

Argentina

Brasil

  • Dia da Indústria
  • Dia Nacional da Adoção, pela Lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002
  • Dia do Trabalhador Rural
  • Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dia Mês Código Nome da cidade
25 05 290580 Camamu (BA)
25 05 290630 Canavieiras (BA)
25 05 230360 Catarina (CE)
25 05 250430 Catolé do Rocha (PB)

CanavieirasBA

126 Anos

25 de maio de 1891

canavieiras.ba.io.org.br

Canavieiras é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2013 era de 33.570 habitantes.

Localização de Canavieiras na Bahia.

É uma das quatro únicas localidades onde pode ser encontrada uma espécie da Mata Atlântica ameaçada de extinção, a Buchenavia hoehneana.[6]

História

O município criado com território desmembrado de Ilhéus, com a denominação de Imperial Vila de Canavieiras, por Resolução Provincial de 13 de dezembro de 1832.

A sede, criada com o orago de São Boaventura do Poxim de Canavieiras, por Alvará Régio, de 11 de abril de 1718, foi elevada à categoria de cidade por Ato Estadual, de 25 de maio de 1891.

São Boaventura, Padroeiro da cidade – Canavieiras (BA)

Portugueses à procura de terras férteis, na primeira década do século XVIII, se instalaram em local denominado por Poxim.

Expulsos pelos índios que ali se encontravam estes portugueses migraram para a foz do Rio Pardo onde hoje se encontra a sede do Município.

Em 1746 a história econômica de toda a região sul da Bahia começou a ser mudada em Canavieiras, quando Antônio Dias Ribeiro plantou as primeiras sementes de cacau nas margens do rio Pardo, na Fazenda Cubículo.

Com as diversas crises seguidas da cultura cacaueira, tendo como ápice destas a “Vassoura-de-bruxa”, passou a dar maior atenção ao turismo, em especial a partir da década de 1980.

Conhecida também pela pescaria de marlim azul, uma nobre pescaria esportiva conhecida no mundo inteiro. Também um dos pontos mais conhecidos para pescaria esportiva de robalo.

Canavieiras tem como principal comida típica a “cabeça de robalo”, que curiosamente nada tem a ver com este peixe.

Canavieiras é também conhecida como a igreja mãe das Assembleias de Deus na Bahia, pois na cidade foi fundada a primeira igreja dessa denominação evangélica que é a maior do Brasil.

De Canavieiras derivaram-se os municípios de Camacan, Santa Luzia, Mascote, Potiraguá, Itapebi, Pau Brasil, Arataca que foi derivada de Una, que também pertenceu a Canavieiras.

Caracterização do Município

CEP: 45860-000 DDD: 73 Voltagem: 110V Distância da Capital: 559 km Rodovias de acesso: BA 001 e BA 274 Temperatura média: 25.0 °C.

Estação Rodoviária: Av. Assis Gonçalves / Aeroporto: Av. Enelzita Matos, Bairro: Sócrates Rezende / Porto: Av. Felinto Melo / Correios: Pç. 15 de Novembro

Agências Bancarias: Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal / Paróquia: São Boaventura (1718) – Diocese de Itabuna – Bahia / Biblioteca Publica Municipal: Funcionamento: Segunda a Sexta feira, das 07:30 às 21:00h. Acervo: 9.822 Volumes.

Prefeitura Municipal – Canavieiras (BA)

Estádio Municipal Pedro Menezes: Capacidade: 1.000 Pessoas / Ginásio de Esportes de Canavieiras: (G.E.C.A.) Capacidade: 700 Pessoas / Quadra Poliesportiva: Capacidade: 100 Pessoas (C.E.O.B.). / Centro Esportivo Julia Thompson: Capacidade: 400 Pessoas.

Praias

  • Praia da Costa
  • Praia de Atalaia
  • Praia de Patipe
  • Praia Norte ou Oiticica

Praia da Costa – Canavieiras (BA)

Economia

O município possui uma economia basicamente agropecuária, pesca, carcinicultura e de turismo. Tendo um dos grandes rebanhos bovinos da Bahia.

Rebanho

  • Bovinos – efetivo dos rebanhos – 100.940 cabeças
  • Suínos – efetivo dos rebanhos – 5.390 cabeças
  • Galos, frangas, frangos e pintos – efetivo dos rebanhos – 12.200 cabeças: Galinhas – efetivo dos rebanhos – 4.490 cabeças
  • Vacas ordenhadas – quantidade – 12.000 cabeças
  • Leite de vaca – produção – quantidade – 10.680 Mil litros

Além de possuir uma fábrica de Leite Dahler.

Na agricultura destaca-se a produção de cacau, coco, mamão e banana:

  • Coco-da-baía – Quantidade produzida – 22.500 frutos
  • Cacau (em amêndoa) – Quantidade produzida – 1.245 toneladas
  • Mamão – Quantidade produzida – 450 toneladas

Praça da Bandeira – Canavieiras (BA)

Produto Interno Bruto

  • Valor adicionado bruto da agropecuária a preços correntes – 31.273 mil reais
  • Valor adicionado bruto da indústria a preços correntes – 17.560 mil reais
  • Valor adicionado bruto dos serviços a preços correntes – 109.086 mil reais
  • Impostos sobre produtos líquidos de subsídios a preços correntes – 6.667 mil reais
  • PIB a preços correntes – 164.588 mil reais
  • PIB per capita a preços correntes – 5.090,73 reais

9 ▒ GALERIA de FOTOS

Veja a GALERIA de FOTOS diretamente no site dos ACONTECIMENTOS do DIA.

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Anúncios


Categorias:ACERVO WEB, ACONTECIMENTOS do DIA, Arquivo Histórico, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: