22 de Maio – Tiago Leifert e Pederneiras (SP) – 2017

☺ CAPA • Tiago Leifert 37 Anos

▒ CIDADE • Pederneiras (SP) 126 Anos

▒ NASCIMENTOS • Rita de Cássia • Richard Wagner • Arthur Conan Doyle • Friedrich Pollock • Hergé • Laurence Olivier • Charles Aznavour • Harvey Milk • Paul Winfield • Betty Williams • Morrissey • Naomi Campbell • Pedro Paulo Diniz • Fabíola Molina • Novak Djokovic • Maisa Silva

▒ FALECIMENTOS • Rita de Cássia • Victor Hugo • Zé Rodrix

1 ▒ POSTER e VÍDEOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

2 ▒ NASCIMENTOS

1381 — Rita de Cássia ▒ Santa Rita de Cássia, nascida Margherita Lotti (Roccaporena, 1381 — Cássia, 22 de maio de 1457), foi uma monja agostiniana da diocese de Espoleto, Itália. Teve uma vida conjugal difícil devido ao caráter violento do marido. É também protetora absoluta das mães e esposas que sofrem pelos maus-tratos dos maridos.


1813 — Richard Wagner ▒ Wilhelm Richard Wagner (Leipzig, 22 de maio de 1813 — Veneza, 13 de fevereiro de 1883) foi um maestro, compositor, diretor de teatro e ensaista alemão, primeiramente conhecido por suas óperas (ou “dramas musicais”, como ele posteriormente chamou). As composições de Wagner, particularmente essas do fim do período, são notáveis por suas texturas complexas, harmonias ricas e orquestração, e o elaborado uso de Leitmotiv: temas musicais associados com caráter individual, lugares, ideias ou outros elementos.


1859 — Arthur Conan Doyle ▒ Arthur Ignatius Conan Doyle KGStJDL (Edimburgo22 de maio de 1859 — Crowborough, 7 de julho de 1930) foi um escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes[1], consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal.


1894 — Friedrich Pollock ▒ Friedrich Pollock (Friburgo em Brisgóvia, 22 de Maio de 1894 — Montagnola, Ticino, 16 de Dezembro de 1970) foi um sociólogo e economista alemão, especializado no marxismo. Membro da Escola de Frankfurt e co-fundador do Instituto para Pesquisa Social de Frankfurt, Pollock elaborou a vertente econômica do projeto da teoria crítica e foi conhecido por seus estudos sobre o capitalismo de Estado.


1907 — Hergé ▒ Georges Prosper Remi (Etterbeek, 22 de maio de 1907 — Woluwe-Saint-Lambert, 3 de março de 1983), conhecido pelo nome Hergé, foi um escritor, artista, e desenhista de banda desenhada (português europeu) ou história em quadrinhos (português brasileiro) belga francófono. Tornou-se famoso como criador do consagrado e mundialmente conhecido personagem e herói Tintim, em As Aventuras de Tintim, que ele escreveu e ilustrou a partir de 1929 até à sua morte em 1983.


1907 — Laurence Olivier ▒ Laurence Kerr Olivier, Barão Olivier de Brighton, OM (Dorking, 22 de maio de 1907 — Steyning, 11 de julho de 1989) foi um actor, produtor e director cinematográficos britânico nascido na Inglaterra, vencedor de prêmios como Oscar, Globo de Ouro, BAFTA e quatro vezes vencedor do Emmy. É considerado por muitos como o maior ator anglófono de todos os tempos.


1924 — Charles Aznavour ▒ Charles Aznavour (Paris, 22 de maio de 1924) é um cantor francês de origem armênia, também letrista e ator. Além de ser um dos mais populares e longevos cantores da França, ele é também um dos cantores franceses mais conhecidos no exterior.

1939 — Paul Winfield ▒ Paul Winfield (Los Angeles22 de maio de 1939 — Los Angeles, 7 de março de 2004) foi um ator estadunidense. Foi indicado ao Oscar de melhor ator em 1972 pelo filme Lágrimas de Esperança. Conhecido por participar da série Star Trek.


1943 — Betty Williams ▒ Betty Williams (Belfast, 22 de Maio de 1943) é uma ativista pela paz mundial. Agraciada com o Nobel da Paz de 1976, é co-fundadora, junto a Mairead Corrigan, do Community for Peace People (comunidades de pessoas para a paz), organização que incentiva a resolução pacífica dos conflitos que afligem a Irlanda do Norte.


1959 — Morrissey ▒ Steven Patrick Morrissey mais conhecido por Morrissey, (Davyhulme, 22 de maio de 1959), é um cantor e compositor inglês, é o ex-vocalista e letrista da banda de rock inglesa The Smiths, tendo co-composto todas as músicas com o guitarrista, Johnny Marr.


1970 — Naomi Campbell ▒ Surgiu na década de 1980 junto com outras top models, como Linda EvangelistaCindy CrawfordClaudia SchifferChristy TurlingtonElle MacPhersonStephanie SeymourPaulina PoriskovaKaren Mulder e Tyra Banks.

Naomi Campbell foi colocada na 6ª posição na lista das 20 modelos-ícones, publicada pelo site norte-americano Models.com.[5]


1970 — Pedro Paulo Diniz ▒ Pedro Paulo Diniz (São Paulo, 22 de maio de 1970) é um ex-piloto brasileiro de Fórmula 1. Atualmente, é administrador de uma fazenda especializada em produtos orgânicos.


1975 — Fabíola Molina ▒ Fabíola Molina (São José dos Campos, 22 de maio de 1975) é uma nadadora brasileira. Depois de se afastar das competições, começou a organizar projetos relacionados à natação para crianças e adolescentes, além de se dedicar à sua empresa de moda praia.


1987 — Novak Djokovic ▒ Novak Djokovic (sérvio: Новак Ђоковић, Novak Đoković; [nɔ̂ʋaːk dʑɔ̂ːkɔʋitɕ]; Belgrado, Iugoslávia, 22 de maio de 1987) é um tenista profissional sérvio. É o atual número 2 em simples do ranking mundial masculino de tênis e o primeiro jogador da história do tênis a passar a marca de US$ 100 milhões em faturamento com premiação por performance em quadra, o que o credencia a ser um dos melhores tenistas da história.


2002 —Maisa Silva ▒ Maisa da Silva Andrade (São Bernardo do Campo, 22 de maio de 2002) é uma atriz, cantora, modelo e apresentadora brasileira. Foi descoberta aos três anos, quando participou de um quadro de calouros do Programa Raul Gil, na Record e na Band

1930 — Harvey Milk ▒ Harvey Bernard Milk (Woodmere, 22 de maio de 1930 — São Francisco, 27 de novembro de 1978) foi um político e ativista gay norte-americano. Foi o primeiro homem abertamente gay a ser eleito a um cargo público na Califórnia, como supervisor da cidade de São Francisco.

Um filme biográfico sobre a vida de Milk foi lançado em 2008 após 15 anos de produção; foi dirigido por Gus Van Sant e estrelou Sean Penn como Milk e Josh Brolin como Dan White, ganhando dois oscars, de melhor roteiro original e de melhor ator.

3 ▒ CAPA do DIA

1980 — Tiago Leifert ▒ Tiago Rodrigues de Leifert[2] (São Paulo22 de maio de 1980) é um jornalista e apresentador brasileiro.

É filho de Maria Helena Lopes Rodrigues e do advogado Gilberto Carlos Leifert,[3] diretor de relações com o mercado da Rede Globo.[4][5]

Biografia e carreira

É neto do advogado Valdemar Leifert e de Julia Imam,[6] e bisneto de Salomão M. Leifert e de Anne Klabin, sendo portanto descendente de judeus lituanos por parte da família Klabin.[7]

Aos 16 anos, Tiago Leifert iniciou a carreira como repórter do tradicional “Desafio ao Galo”,[3]programa dedicado ao futebol de várzea.

Tiago Leifert e o pai, Gilberto Leifert.

Formou-se em Jornalismo e Psicologia pela Universidade de Miami e foi trainee no Jornalismo da rede norte-americana NBC.

Em 2004, começou a trabalhar na TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo em São José dos Campos, interior paulista, onde foi editor e apresentador do Vanguarda Mix, programa de entretenimento jovem da emissora.

Tiago Leifert e sua irmã, Marcela.

Dois anos depois, mudou-se para São Paulo, onde passou a apresentar o Pro Rad, na Globo, e matérias relacionadas a videogame no Esporte Espetacular. Cobriu a rodada do futebol brasileiro em 2008, os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro (2007) e os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.

Em janeiro de 2009, passou a ser o novo editor-chefe e apresentador do Globo Esporte para São Paulo, quando introduziu um novo formato, permitindo-se dispensar o uso de teleprompter, o TP, recurso empregado pelo jornalismo e que permite a leitura do texto previamente redigido sem desviar o olhar da câmera.

Tornaram-se marcas registradas do programa a espontaneidade, os bordões e quadros bem humorados, como, por exemplo com os atacantes Pedrão do Grêmio Recreativo Barueri, atual Grêmio Prudente, Nei Paraiba do GuaraniVal Baiano (a quem homenageou com um funk ao vivo), do Flamengo.

Leifert também abriu espaço para videogames e em algumas edições do programa desafia (ou é desafiado) a jogar (na maioria das vezes FIFA Soccer, do qual é o atual narrador oficial em português brasileiro, com comentários de Caio Ribeiro.

Tiago Leifert e sua esposa Daiana Garbin, em casa.

Em 2010, para a Copa do Mundo, na África do Sul, Leifert desenvolveu o formato de um novo programa, a Central da Copa, do qual se tornou editor e apresentador, caracterizado pela espontaneidade e presença de convidados no estúdio.

No dia 15 de junho, quando a campanha “Cala a boca, Galvão [Bueno]” estava “bombando” na internet, Leifert surpreendeu a audiência ao provocar o assunto em entrevista com o próprio Galvão.[8]

Alguns prêmios conquistados pelo jornalista: em 2009, “Revelação”, conferido pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP); “Melhor Apresentador de Televisão Aberta”, conferido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte em 2010, 2011, 2012, e 2013; em 2010, o “Prêmio Comunique-se de Jornalista de Esportes/Midia Eletronica”.[3]

Tiago Leifert com a mulher, a irmã e a sobrinha, a pequena Sofia.

Em 2011, Leifert ganhou o prêmio “Melhores do Ano/Jornalista”, no Domingão do Faustão da Rede Globo, concorrendo com Fátima Bernardes e William Bonner; prêmio de “Melhor Apresentador”, conferido pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP) e “Destaque Jornalista Esportivo” do Prêmio Extra de Televisão, promovido pelo jornal Extra (RJ), por escolha dos leitores e internautas.[3]

“O momento decisivo para saber se eu servia pra isso ou não, seria mesmo o primeiro ‘ao vivo’.”

Tiago Leifert / Fonte: Mensagens com Amor

A convite do diretor Boninho, Tiago apresenta o The Voice Brasil na Globo desde a primeira edição (2012)[9].

Em 2013, Carlinhos Brown e Daniel cantavam “Amor I love You” e Leifert foi convidado a interpretar excerto de “O Primo Basílio”, de Eça de Queiróz, contido na letra da canção composta por Carlinhos Brown e Marisa Monte: “Tinha suspirado… tinha beijado o papel devotamente…”[10].

Tiago Leifert e sua esposa Daiana Garbin,

Casou-se com a jornalista Daiana Garbin em 17 de novembro de 2012, em São Paulo. Eles namoravam desde dezembro de 2010.[11]

Em 2013, Tiago Leifert apresentou o documentário da trajetória do Corinthians na Copa Libertadores da América e Copa do Mundo de Clubes da FIFA, cujo título é E O Mundo Enlouqueceu.[12]

Tiago no programa de games Zero1.

Em julho de 2015, Leifert despediu-se da edição paulista do Globo Esporte,[13] ao deixar o Jornalismo para passar a atuar na área de Entretenimento da Globo.

Como primeiro trabalho no Projac, passou integrar interinamente a equipe de apresentadores do “Encontro”, durante as férias de Fátima Bernardes.

Tiago Leifert com os presentadores do ‘É de Casa’, André Marques, Ana Furtado, Patrícia Poeta, Cissa Guimarães e Zeca Camargo.

Em agosto de 2015, estreou como um dos apresentadores do novo programa É de Casa, exibido nas manhãs de sábado, sob a direção de Boninho.

Entre janeiro e março de 2016, apresentou aos domingos a primeira temporada de The Voice Kids, versão do reality show para crianças e jovens de nove a quinze anos.[14]

Em 27 de agosto, foi anunciada sua saída do É de Casa, para se tornar apresentador do Big Brother Brasil a partir da 17.ª temporada, substituindo Pedro Bial.[15][16] Também foi anunciado que Leifert não iria comandar a segunda temporada de The Voice Kids, prevista para janeiro de 2017.[17] Logo depois Tiago foi convidado para fazer parte de um programa de games Zero1 finalizado em sua 1° temporada para Tiago continuar a apresentar o Big Brother Brasil

Em 23 de Janeiro, Tiago se torna o apresentador do Big Brother Brasil a partir da 17.ª temporada.

Tiago Leifert

Tiago Rodrigues de Leifert

(São Paulo22 de maio de 1980)

37 Anos

4 ▒ ACONTECIMENTOS


1930 — Primeira apresentação de um programa de televisão em um teatro da cidade norte-americana de Schenectady — estado de Nova Iorque.


Em destaque, Gil, mascote da EXPO’98.

1998 — Início da Exposição Mundial de 1998 em LisboaPortugal.

5 ▒ FALECIMENTOS

1885 — Victor Hugo ▒ Victor-Marie Hugo (Besançon, 26 de fevereiro de 1802 — Paris, 22 de maio de 1885) foi um novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país. É autor de Les Misérables e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras clássicas de fama e renome mundial.



1457 — Rita de Cássia ▒ Santa Rita de Cássia, nascida Margherita Lotti (Roccaporena, 1381 — Cássia, 22 de maio de 1457), foi uma monja agostiniana da diocese de Espoleto, Itália. Teve uma vida conjugal difícil devido ao caráter violento do marido. É também protetora absoluta das mães e esposas que sofrem pelos maus-tratos dos maridos.

2009 — Zé Rodrix ▒ Zé Rodrix, nome artístico de José Rodrigues Trindade (Rio de Janeiro, 25 de novembro de 1947 — São Paulo, 22 de maio de 2009), foi um compositor, multi-instrumentista, cantor, publicitário e escritor brasileiro. Venceu o Festival da Canção de Juiz de Fora, junto a Tavito, com a canção “Casa no campo”, uma de suas composições mais famosas, que se tornaria um grande sucesso na voz de Elis Regina,

6 ▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Portugal

  • Feriado Municipal de Leiria

7 ▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

8 ▒ CIDADES ANIVERSARIANTES

Dia Mês Código Nome da cidade
22 05 350710 Bom Jesus dos Perdões (SP)
22 05 310855 Brasilândia de Minas (MG)
22 05 270130 Cajueiro (AL)
22 05 312510 Extrema (MG)
22 05 351550 Fernandópolis (SP)
22 05 352010 Igarapava (SP)
22 05 330190 Itaboraí (RJ)
22 05 431200 Mariano Moro (RS)
22 05 314140 Medina (MG)
22 05 353250 Neves Paulista (SP)
22 05 230960 Pacajus (CE)
22 05 431380 Palmitinho (RS)
22 05 353670 Pederneiras (SP)
22 05 231095 Pires Ferreira (CE)
22 05 510720 Rio Branco (MT)
22 05 354490 Sales Oliveira (SP)
22 05 354600 Santa Branca (SP)
22 05 354740 Santa Rita d’Oeste (SP)
22 05 315930 Santa Rita de Jacutinga (MG)
22 05 354750 Santa Rita do Passa Quatro (SP)
22 05 315960 Santa Rita do Sapucaí (MG)
22 05 522145 Trombas (GO)

PederneirasSP

126 Anos

22 de maio de 1891

pederneiras.sp.gov.br

Pederneiras é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º21’06” Sul e a uma longitude 48º46’30” Oeste, estando a uma altitude de 475 metros. Sua população, segundo o Censo 2014 do IBGE, é de 44.498 habitantes.

Localização de Pederneiras em São Paulo.

Possui uma área de 729 km², Pederneiras é conhecida como a capital do induzido, por sua produção de induzidos dentre uma alta produção industrial, ou seja, Pederneiras é totalmente industrializada.

História

Até o início da década de quarenta do século XIX, a região de Pederneiras era habitada por populações indígenas.

Porém, durante a Revolução de Minas e São Paulo ocorrida entre 1841 e 1842, fez com que muitos moradores desses estados se embrenhassem no meio de territórios inexplorados a fim de fugir do alistamento militar.

Espaço Cultural e Museu — Antiga Estação — Pederneiras (SP).

Assim, por volta de 1841/1942, chegaram pelo rio Tietê os sertanistas Manoel dos Santos Simões com seus filhos, Manuel Leonel dos Santos e João Leonel dos Santos.

Em 1848, estiveram na Paróquia de Santa Ana (atual município de Botucatu) e registraram suas terras como “Fazenda Pederneiras”.

Outras propriedades foram adquiridas próximas a Fazenda Pederneiras. Em 1887, outros habitantes que ali haviam se estabelecido doaram terras para a construção da Capela de São Sebastião da Alegria.

Em 1865, a região passa a pertencer a Lençóis Paulista. Em 1889, é elevada a Freguesia de São Sebastião da Alegria (“freguesia” equivale atualmente a distrito).

Castelo Furlani — Pederneiras (SP).

Neste momento, começa a luta pela emancipação, encabeçada principalmente pelo Coronel Coimbra. Até que em 22 de maio de 1891 foi criado o Município de São Sebastião da Alegria. Em 1895, o município volta a se chamar “Pederneiras”.

A luta continua, agora, para a instalação da comarca, pois muitos munícipes reclamavam de ter que percorrer longas distâncias para resolver seus problemas no município de Lençóis Paulista.

Tentando amenizar o problema, o governo da província transfere Pederneiras para a comarca de Jaú, em 1895. Porém, o verdadeiro interesse dos munícipes era a criação da comarca. Esse desejo foi atendido apenas em 1928.

Desfile Cívico em 2015 — Pederneiras (SP).

O aniversário do município é marcado pela Feira das Nações, que acontece no Recinto de Exposições do município. Essa Feira costuma ter vários shows e se destaca por oferecer comidas de diversas nacionalidades.

Geografia

Localização: O município de Pederneiras está localizado no centro geográfico do estado de São Paulo. Tem como limites: Arealva e Bariri ao norte: Boraceia, Itapuí, Bariri e Jaú a leste: Lençóis Paulista e Macatuba ao sul: Agudos e Bauru a oeste.

Distritos: O município possui 3 distritos: Guaianás (oeste); Vanglória (sul); Santelmo (norte).

Centro Cultural ‘Izavam Ribeiro Macario’ — Pederneiras (SP).

Topografia: É levemente ondulada, não havendo declividades excessivas ou zonas inundáveis.

Solo: O solo da região é formado pelo arenito de Bauru e por variedade de terrenos de massapé de excelente fertilidade.

Desfile Cívico em 2013 — Pederneiras (SP).

Vegetação: a reserva natural é de pouca significação. Havendo reflorestamento de pinus e eucaliptos. Cerca de 70% do solo rural é ocupado por culturas de cana e por pastagens para o gado.

Clima: Verão quente e úmido com inverno seco; temperatura anual oscilando entre 16°C a 34°C.

Demografia

População total: 45.000 Censo IBGE 2010

  • Urbana: 38.592
  • Rural: 2.905
  • Homens: 20.861
  • Mulheres: 20.636

Densidade demográfica (hab./km²): 56,92 Censo IBGE 2010

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 15,51

Expectativa de vida (anos): 71,41

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,51

Taxa de alfabetização: 89,90%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,780

  • IDH-M Renda: 0,703
  • IDH-M Longevidade: 0,773
  • IDH-M Educação: 0,863

(Fonte: IPEA DATA)

Hidrografia

  • Rio Tietê
  • Rio Bauru
  • Ribeirão do Veado
  • Ribeirão Faxinal
  • Ribeirão Água Limpa
  • Ribeirão dos Patos
  • Ribeirão Pederneiras- área urbana
  • Córrego do Monjolo – área urbana

Rodovias

  • SP-225 Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, que liga a leste com Jaú e a oeste com Bauru.
  • SP-261 Rodovia César Augusto Sgavioli, que liga a norte com Boraceia.
  • SP-261 Rodovia Osni Mateus, que liga a sul com Macatuba e Lençóis Paulista
  • Rodovias Vicinais para Usina São José, e os distritos de Guaianás, Vanglória e Santelmo

Economia

A economia do município é bastante diversificada, com agricultura baseada na cana-de-açúcar e com a citricultura em expansão.

A cidade vem se transformando num grande polo de metalurgia e mecânica, iniciando-se com a instalação da indústria Clark (hoje Volvo) em 1974.

O setor foi sendo ampliando com outras indústrias de pequeno e médio porte. Destaca-se também a indústria Pedertractor, hoje com mais de 1.500 funcionários. A fabricação e recondicionamento de peças elétricas automotivas: induzidos de motor de partidarotoresestatores é responsável por dezenas de indústrias no município.

Foto aérea da cidade — Pederneiras (SP).

Em maio de 2006 foi inaugurada uma grande fábrica da japonesa Ajinomoto, a qual aproveitará a abundância da matéria bruta cana-de-açúcar para produzir enzimas para exportação.

Já no ano de 2010, o município se torna importante referência pelo estaleiro naval MESTRA, a qual distribui lanchas pelo Brasil todo.

9 ▒ GALERIA de FOTOS

Veja a GALERIA de FOTOS diretamente no site dos ACONTECIMENTOS do DIA.

10 ▒ CRÉDITOS

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Anúncios


Categorias:ACERVO WEB, ACONTECIMENTOS do DIA, Arquivo Histórico, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: