20 de Maio – Lucélia Santos e Palmas (TO)– 2017

☺ CAPA • Lucélia Santos 60 Anos

▒ CIDADE • Palmas (TO) 28 Anos

▒ NASCIMENTOS • Honoré de Balzac • John Stuart Mill • Lydia Cabrera • James Stewart • Luiz Carlos Barreto • Danny Aiello • José Mujica • Joe Cocker • Cher • Roger Milla • Marcelo Rossi • Cauã Reymond

▒ FALECIMENTOS • Cristóvão Colombo • Ana Néri • Robin Gibb • Ray Manzarek

GALERIA de FOTOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

NASCIMENTOS

1799Honoré de Balzac ▒ Honoré de Balzac (Tours, 20 de maio de 1799 — Paris, 18 de agosto de 1850) foi um produtivo escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas. É considerado o fundador do Realismo na literatura moderna.


1806John Stuart Mill ▒ John Stuart Mill (Londres, 20 de Maio de 1806 — Avignon, 8 de Maio de 1873) foi um filósofo e economista britânico nascido na Inglaterra, e um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX. Foi um defensor do utilitarismo, a teoria ética proposta inicialmente por seu padrinho, Jeremy Bentham.


1899Lydia Cabrera ▒ Lydia Cabrera (Havana, 20 de maio de 1899 — 19 de setembro de 1991) foi uma antropóloga e poeta cubana. Cabrera é autoridade em cultura afro-cubana.


1908James Stewart ▒ James Maitland Stewart (Indiana, 20 de maio de 1908 – Los Angeles, 2 de julho de 1997) ou apenas James Stewart foi um aclamado ator americano de cinema, teatro e televisão. Atuou em inúmeros filmes considerados clássicos, e foi indicado a cinco prêmios de Oscar de Melhor Ator, ganhando em 1941 por seu papel em Núpcias de Escândalo.


1928Luiz Carlos Barreto ▒ Luiz Carlos Barreto Borges (Sobral, 20 de maio de 1928) é um fotógrafo e diretor de cinema brasileiro. Luiz Carlos Barreto, juntamente com sua mulher Lucy Barreto, detêm a marca da produção de mais setenta filmes brasileiros de curta e longa-metragens. Além dos filmes que marcam sua carreira como produtor, é pai de Bruno Barreto e Fábio Barreto – dois diretores dos mais importantes da geração pós-Cinema Novo.


1933Danny Aiello ▒ Daniel Louis Aiello Jr. (Nova Iorque, 20 de maio de 1933) é um actor norte- americano de origem italiana. Estreou no cinema graças a ajuda de Francis Ford Coppola, quando interpretou Tony Rosato no filme de gangster The Godfather: Part II, de 1974.

1934José Mujica ▒ José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica (Montevidéu, 20 de maio de 1935), é um agricultor e político uruguaio tendo sido Presidente da República Oriental do Uruguai entre 2010 e 2015.

Desde que deixou a presidência, em março de 2015, ocupa o cargo de senador.


1944Joe Cocker ▒ John Robert Cocker, OBE (Sheffield, 20 de maio de 1944 — Crawford, 22 de dezembro de 2014) foi um cantor britânico de rock, influenciado pela soul music no início da carreira. Começou sua carreira musical em sua cidade natal na Inglaterra, aos quinze anos de idade.


1946Cher ▒ Cher, nascida Cherilyn Sarkisian (El Centro, 20 de maio de 1946), é uma cantora e atriz dos Estados Unidos com uma carreira que já dura cinco décadas. Reconhecida por ter ajudado a difundir os conceitos de autonomia feminina e autorreinvenção na indústria do entretenimento, ela é famosa pela voz grave e por ter trabalhado em várias áreas da mídia, bem como por reinventar constantemente sua música e imagem.


1952Roger Milla ▒ Albert Roger Mooh Miller, mais conhecido como Roger Milla (Yaoundé, 20 de maio de 1952), é um ex-futebolista camaronês que atuava como atacante. Ele começou sua carreira profissional no Eclair de Douala, em 1965.


1967Marcelo Rossi ▒ Marcelo Mendonça Rossi (São Paulo, 20 de maio de 1967), conhecido como Padre Marcelo Rossi, foi reconhecido pelo papa Bento XVI em 2010 com o Prêmio Van Thuan como o Evangelizador do novo milênio. É também um cantor e escritor de grande sucesso de público.

1980Cauã Reymond ▒ Cauã Reymond Marques (Rio de Janeiro, 20 de maio de 1980) é um ator brasileiro. Em da novela A Regra do Jogo, além de ser escalado para fazer os papéis dos gêmeos Omar e Yaqub, na minissérie Dois Irmãos.

CAPA de 20 de Maio de 2017

1957Lucélia Santos ▒ Maria Lucélia dos Santos, mais conhecida como Lucélia Santos (Santo André, 20 de maio de 1957), é uma atriz e cineasta brasileira.

Ficou internacionalmente famosa pela sua atuação na telenovela Escrava Isaura, que foi exibida com sucesso em 79 países.

Biografia

Lucélia é filha de Maurílio Simões dos Santos e de Maria Moura dos Santos.

Estreou no teatro aos catorze anos, na peça infantil Dom Chicote Mula Manca e seu fiel companheiro Zé Chupança. Após fazer um curso de teatro com Eugênio Kusnet, participou da montagem de Godspell, no Rio de Janeiro. Em seguida participou de Rock Horror Show e da peça Transe no 18.

Lucélia Santos como a escrava Isaura e nos bastidores da Dança dos Famosos.

Foi então que Gilberto Braga e Herval Rossano a convidaram para estrear a telenovela Escrava Isaura.

O sucesso de Escrava Isaura, que estreou em 11 de outubro de 1976, foi gigantesco, projetando a carreira de Lucélia Santos internacionalmente de forma definitiva.

Lucélia Santos em Escrava Isaura, 1976.

Com a novela viajou para vários países como Rússia, Polônia e China. Em 1985 ganhou o prêmio “Águia de Ouro”, oferecido pela primeira vez a uma artista estrangeira pela população chinesa atráves do voto direto.

Lucélia Santos com Rubens de Falco em Escrava Isaura.

Escrava Isaura é o produto mais dublado e exibido no gênero telenovela do mundo segundo uma pesquisa do programa americano Good Morning America.

Lucélia Santos na novela Locomotivas, de 1977.

Em 1980, rompendo com a imagem de “namoradinha do Brasil”, posou nua para a revista Playboy, numa atitude tida como ousada pela mudança que representou na sua imagem. A edição de abril de 1980 da revista teve grande vendagem.

Mas foi no cinema que rompeu realmente com o estigma de ‘certinha’.

Foi Nelson Rodrigues que desejou a atriz para o filme Bonitinha, mas ordinária e, mesmo sabendo que o filme era ousado, ainda mais para a época, Lucélia aceitou.

Lucélia Santos com Carlos Gregório no filme Engraçadinha.

Lucélia Santos participou depois de diversos filmes, quase todos baseados em obras do dramaturgo Nelson Rodrigues como Engraçadinha e Álbum de família, que a transformaram em uma musa rodriguiana.

Lucélia Santos, Regina Duarte e Tatá Werneck participam do aniversário do programa Altas Horas.

Posteriormente, Lucélia voltaria a ser capa da revista Playboy pela segunda vez, em novembro de 1981, para promover o filme Luz del Fuego.

Em 1980, Lucélia Santos voltou a trabalhar com o autor Gilberto Braga, na novela Água Viva, como Janete.

Lucélia também fez diversas outras telenovelas de grande sucesso, como Locomotivas, Feijão Maravilha, Água Viva, Guerra dos Sexos e Vereda Tropical.

Lucélia Santos protagoniza a novela da Record ‘Cidadão Brasileiro’, de 2006.

Fez também, o seriado Ciranda Cirandinha e a minissérie Meu Destino é Pecar, outra obra de baseada em Nelson Rodrigues.

Lucélia Santos com o filho, Pedro Neschling.

Foi casada com o maestro John Neschling, com quem tem um filho, Pedro Neschling, que também é ator.

Com a fama internacional conquistada com a novela Escrava Isaura, visitou, como convidada, vários países e inclusive integrou comitiva de Presidentes da República. Com Fernando Henrique Cardoso esteve na China, onde foi efusivamente recepcionada pelo primeiro-ministro Deng Xiao Ping.

Lobo em pele de cordeiro, a grande vilã do sucesso ‘Guerra dos Sexos’, de 1983, onde Lucélia Santos foi Carolina.

Um de seus fãs mais ardorosos era Fidel Castro. Na coleção de vídeos do líder cubano, ocupava lugar de destaque uma fita VHS do filme Luz del Fuego.

Exibida em 1986, a primeira versão de Sinhá Moça, de Benedito Ruy Barbosa, teve Lucélia Santos como protagonista.

“Adotar uma criança é um processo natural da humanidade, de as pessoas expandirem a sua solidariedade.”

Lucélia Santos / Fonte: Kd Frases

Depois da Independência de Timor-Leste, em 2001, Lucélia Santos realizou um documentário sobre este novo país, Timor Lorosae – O Massacre Que o Mundo não Viu, que foi censurado no 8º Festival Internacional de Cinema de Jacarta.

“Eu quis adotar aquela menina que a mãe jogou na lagoa (da Pampulha, em Belo Horizonte). Mas ficou complicado, já tinha um monte de gente na frente.”

Lucélia Santos / Fonte: Kd Frases

Carreira

Televisão

Ano Título Papel Notas Ref.
1976 Escrava Isaura Isaura dos Anjos / Elvira [1]
1977 A Ordem Natural das Coisas Ciça
Locomotivas Fernanda Cabral
1978 Ciranda Cirandinha Tati (Tatiana)
1979 Plantão de Polícia Marcela Episódio “Despedida de Solteiro”
Malu Mulher Josineide Episódio “Ainda Não é Hora”
Feijão Maravilha Eliana
1980 Romeu e Julieta Julieta
Água Viva Janete
1981 Ciranda de Pedra Virginia Prado
1983 A Dama das Camélias Maragarite / Marina
O Inspetor Geral Criada do Governador
Alice & Alice Alice Maria
Guerra dos Sexos Carolina Carneiro
1984 Vereda Tropical Silvana Rocha
Meu Destino É Pecar Leninha (Helena Castro Avelar)
1985 Armação Ilimitada Glorinha Episódio “O Melhor de Todos…”
1986 Sinhá Moça Sinhá Moça (Maria das Graças Ferreira)
1987 Carmem Carmem
1990 Brasileiras e Brasileiros Paula
1992 Você Decide Cláudia Episódio “O Álibi”
1993 Menino de Engenho Clarice / Maria Menina
1994 Você Decide Regina Episódio “O Último Desejo”
1995 Sangue do Meu Sangue Júlia
1996 Dona Anja Dona Anja
2001 Malhação Jackeline Lemos (Jackie)
2004 Linha Direta Dejanira Episódio “As Cartas de Chico Xavier”
2006 Cidadão Brasileiro Fausta Gama (Faustina de Assis Aguiar)
2007 Donas de Casa Desesperadas Suzana Mayer Versão de “Desperate Housewives
2008 Casos e Acasos Lucila Episódio “O Celular, A Viagem e O Dia Seguinte”
2011 Aline Débora Episódio “Aline e as Sogras”
2014 Dança dos Famosos Ela mesma/Participante Edição 11º
2016 Vai que Cola Ela mesma/Escrava Isaura Episódio “Novela de Época”
Helena Ranaldi, Louise Cardoso, Mauro Mendonça, Lucélia Santos e Rita Guedes.

Cinema

Ano Título Papel
1976 Paranóia Lúcia Ricceli
Já Não Se Faz Amor Como Antigamente
O Ibraim do Subúrbio
Um Brasileiro Chamado Rosaflor
1981 Álbum de Família Gloria
Engraçadinha Engraçadinha
Bonitinha, mas Ordinária Maria Cecília
1982 O Sonho Não Acabou Lucinha
Luz del Fuego Luz del Fuego
1985 Fonte da Saudade Bárabara / Guida / Alba
1986 As Sete Vampiras Elisa Machado
Baixo Gávea Clara[2]
1989 Kuarup Lídia
1993 Vagas para Moças de Fino Trato Lúcia
2001 3 Histórias da Bahia
2008 Destino Luiza
2010 Lula, o Filho do Brasil Professora

“Eu pratico ioga, corro, faço medicina ortomolecular e sou vegetariana. Depois dos 30, você tem de cuidar do corpinho, senão cai tudo.”

Lucélia Santos / Fonte: Kd Frases

Lucélia Santos no programa do Faustão, no quadro ‘Dança dos Famosos’.

Lucélia Santos

Maria Lucélia dos Santos

(Santo André, 20 de maio de 1957)

60 Anos

Com quase 60 anos, Lucélia Santos reaparece na TV em participação no ‘Vai que Cola’, do Multishow.

EVENTOS HISTÓRICOS


1873Levi Strauss patenteia sua nova invenção – o Jeans.


Foto do Parlamento de Timor- Leste.

2002 – Reconhecimento da independência de Timor- Leste por parte de Portugal, pondo fim ao Império Português.


  • 2007Romário de Souza Faria faz o seu milésimo gol na carreira.
  • 2015 – A revista Nature publica a descoberta que já se fabricavam ferramentas há mais de três milhões de anos (antes dos humanos). [1]

FALECIMENTOS

1506Cristóvão Colombo ▒ Cristóvão de Colombo (Génova, entre 22 de agosto e 31 de outubro de 1451 — Valladolid, 20 de Maio de 1506) foi um navegador e explorador italiano, responsável por liderar a frota que alcançou o continente americano em 12 de Outubro de 1492, sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha, no chamado descobrimento da América.


1880Ana Néri ▒ Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery ou Ana Néri (Cachoeira, 13 de dezembro de 1814 — Rio de Janeiro, 20 de maio de 1880), foi uma enfermeira brasileira, pioneira da enfermagem no Brasil.

2012 — Robin Gibb ▒ Robin Hugh Gibb CBE (Douglas, Ilha de Man, 22 de dezembro de 1949 — Londres, 20 de maio de 2012) foi um músico, cantor e compositor britânico. Foi um dos membros fundadores da famosa banda de pop Bee Gees.

2013Ray Manzarek ▒ Raymond Daniel Manzarek (Chicago, 12 de Fevereiro de 1939 — Rosenheim, 20 de maio de 2013) foi um músico estadunidense. Ele foi o tecladista da banda de rock The Doors, de 1965 a 1973, e também a partir de 2001 (por motivos legais, chamada de Manzarek-Krieger desde 2009)

FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

  • Dia do Pedagogo/Pedagoga, Lei 13.083, de 08/01/15.

Timor-Leste

  • Dia da Independência

Portugal

TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

CIDADES ANIVERSARIANTES – IBGE

Dia Mês Código Nome da cidade
20 05 260230 Bonito (PE)
20 05 430780 Estrela (RS)
20 05 230610 Irauçuba (CE)
20 05 421120 Morro da Fumaça (SC)
20 05 172100 Palmas (TO)
20 05 353780 Piedade (SP)
20 05 261500 Taquaritinga do Norte (PE)

PalmasTO

28 Anos

20 de maio de 1989

palmas.to.gov.br

Palmas é um município brasileiro, sendo a capital e também a maior cidade do estado do Tocantins. A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988Após 27 anos, a população chega aos 279 856 habitantes, sendo que 80% das quadras habitadas já estão pavimentadas. O mesmo ocorrendo com saneamento básico e água tratada que chega a 98% da população.

Localização de Palmas (TO) 28 Anos.

Antes desta data, Palmas foi planejada inicialmente pelos arquitetos Luís Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, sendo que a partir daí, a cidade começou a ser construída pelos trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de vários outros estados do país.

Entretanto, somente a partir do dia 1° de janeiro de 1990, é que Palmas passou a ser a capital definitiva do estado, já que antes a cidade ainda não possuía condições físicas de sediar o governo estadual, que estava alocado temporariamente no município vizinho de Miracema do Tocantins.

De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento, pois foi criada quase na mesma forma de Brasília com a ideia de grandes quadras que além de privilegiarem os moradores e pedestres trazem mais segurança, com a preservação de áreas ambientais, boas praças, hospitais e escolas, se tornando a capital com a maior taxa de crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Palmas é a última cidade do século XX completamente planejada[7], já que a cidade nasceu e foi projetada desde o início para ser a capital do estado do Tocantins, sendo também a mais nova capital estadual do país.[7]

O município caracteriza- se também por ter a melhor qualidade de vida entre as capitais e municípios do norte brasileiro.

O crescimento de Palmas foi demasiado grande durante a década de 1990. Em 1991 a cidade tinha uma população de 24.261 habitantes. No ano de 2000, a cidade já contava com 130.528 habitantes. Sua urbanização também cresceu nos últimos anos. Apesar de uma desaceleração, Palmas tem um crescimento econômico de 8,7%, maior do que o índice nacional e do Tocantins

Etimologia

O nome para batizar a capital do Tocantins, Palmas, foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma (atual Paranã), sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do Rio Palma com o Rio Paranã. Outro fator que influenciou o nome foi a grande quantidade de palmeiras na região.[8]

Biblioteca Municipal Jaime Câmara.

História

Ocupação indígena e movimentos separatistas

Antes da chegada dos europeus ao continente americano, no século XVI, a porção central do Brasil era ocupada por indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés, entre outros povos indígenas. [9]

O Aeroporto de Palmas, localizado nas proximidades do setor Jardim Aureny III, na região sul da cidade.

A história de Palmas é intimamente relacionada com a história de seu estado.

A área em que se localiza o Tocantins na atualidade era o norte do estado de Goiás, e desde o século XIX houve alguns movimentos separatistas na região.[10]

Em 1809, um movimento separatista da região de Goiás chamada Vila da Palma foi instalado na barra do rio Palma com o rio Paranã.[8]

Memorial Coluna Prestes – Palmas (TO) 28 Anos.

Já em 1821, após um isolamento daquela região provocada pelo rei João VI de Portugal causou outra revolta separatista, quando o Desembargador Joaquim Teotônio Segurado proclamou um governo autônomo para aquela região.

Todavia, em três anos a revolta foi contida por Caetano Maria Gama, presidente daquela província, nomeado por Dom Pedro I[10], então imperador do Brasil.

A divisão de Goiás ficou em latência até os anos 70 do século XX, quando foi discutida no Congresso Nacional, e aprovada em 1988[10].

Nova capital

Somente anos depois, com o desmembramento do estado do Tocantins do estado de Goiás pela Constituição de 1988, é que Palmas finalmente começou a surgir.

No dia 10 de janeiro de 1989, a cidade de Miracema do Tocantins foi definida como capital provisória do estado.[11]

No dia 15 de fevereiro de 1989, a Assembleia autorizou o então governador Siqueira Campos a desapropriar a área da Serra do Carmo e a leste do povoado de Canela para a criação da nova capital do estado idealizada pelo então governador da época.

No dia 6 de março do mesmo ano, por decreto, foi criada a Comissão de Implantação da Nova Capital (Novacap) e, no dia 20 de maio de 1989, foi lançada a pedra fundamental da cidade, numa solenidade que reuniu cerca de dez mil pessoas na Praça dos Girassóis.

No mesmo dia, o governador Siqueira Campos acionou o trator, abrindo a avenida Teotônio Segurado, a primeira via arterial da cidade.

Grande parte do município foi construído por trabalhadores oriundos de várias localidades do Brasil.[12]

No dia 19 de julho do mesmo ano, a Assembleia Estadual Constituinte aprovou o projeto de lei do executivo criando o Município de Palmas.

A lei foi sancionada no dia 1º de agosto seguinte, quando Siqueira Campos confirmou a transferência da capital de Miracema do Tocantins para Palmas.[13]

Somente em 1 de janeiro de 1990 é que Palmas assumiu sua função de capital do estado e os poderes constituídos foram transferidos da capital provisória, Miracema, para o plano diretor da nova cidade.

Porém, as repartições do governo ainda não existiam e não tinham acomodações para alojar o pessoal administrativo.[8] O primeiro prefeito do município foi Fenelon Barbosa Sales.[14]

Hoje, a população da cidade já chega a mais de duzentas mil pessoas. Cidade planejada, foi construída contendo avenidas largas, uma preservação ambiental eficiente e bons locais públicos. Palmas foi a capital com o maior crescimento demográfico durante a primeira década do século XXI.[15][16]

Praia da Graciosa – Palmas (TO) 28 Anos.

Geografia

Palmas é a capital do vigésimo quarto estado mais populoso do Brasil, Tocantins,[17] situando-se próximo ao paralelo 10° 11′ 04″ sul e do meridiano 48° 20′ 01″ oeste. A área original do município, segundo o IBGE é de 2219 km2.[18]

Sua altitude é de 260m. Os municípios vizinhos a Palmas são respectivamente: Lajeado e Aparecida do Rio Negro ao norte; Novo Acordo e Santa Tereza do Tocantins ao leste; Monte do Carmo ao sudeste e ao sul; Porto Nacional ao sul, ao sudoeste e ao oeste; e Miracema do Tocantins ao noroeste.

Cachoeira da Rocandeira, localizada no distrito de Taquaruçu – Palmas (TO) 28 Anos.

Clima

Palmas é considerada a capital mais quente do Brasil na atualidade. Em Palmas predomina o clima tropical com estação seca (Aw, segundo a classificação climática de Köppen-Geiger).[19]Clima quente todo o ano.

Apesar de ter algumas variações, são poucas, pois a diferença entre o mês mais quente (setembro) e o mais frio (julho) é de apenas 3 °C. A média das máximas em setembro é de 36 °C, e a das mínimas é de 22 °C, em julho, a média das temperaturas máximas atinge 33 °C, enquanto a das mínimas cai para 15 °C.

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, localizada na Praça dos Girassóis.

Assim, a temperatura média anual é de 26 °C. Apesar de setembro ser o mês mais quente, as temperaturas mínimas maiores acontecem em março, com 24 °C. O mesmo acontece com julho (mês mais frio), onde a menor temperatura máxima acontece em março e fevereiro.

O Terminal Rodoviário de Palmas, localizado na Quadra 1212 Sul, em frente ao entroncamento entre a Avenida LO-27 e a rodovia TO-050.

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Anúncios


Categorias:ACERVO WEB, ACONTECIMENTOS do DIA, Arquivo Histórico, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: