18 de Maio – Jack Johnson e Caruaru (PE) – 2017

☺ CAPA • Jack Johnson 42 Anos

▒ CIDADE • Caruaru (PE) 160 Anos

▒ NASCIMENTOS • Bertrand Russell • Rudolf Carnap • Frank Capra • Elsimar Coutinho • Mila Moreira • Rick Wakeman • Zé Maria • Yannick Noah • Dóris Giesse • Tina Fey • Felipe Folgosi • Edu Guedes

▒ FALECIMENTOS • Gustav Mahler • Elizabeth Montgomery • Dias Gomes • Steve Forrest • Jack Brabham

GALERIA de FOTOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

NASCIMENTOS

1872Bertrand Russell ▒ Bertrand Arthur William Russell, 3.º Conde Russell OM FRS (Ravenscroft, País de Gales, 18 de Maio de 1872 — Penrhyndeudraeth, País de Gales, 2 de Fevereiro de 1970) foi um dos mais influentes matemáticos, filósofos e lógicos que viveram no século XX. Em vários momentos na sua vida, ele se considerou um liberal, um socialista e um pacifista. Mas, também admitiu que nunca foi nenhuma dessas coisas em um sentido profundo.


1891Rudolf Carnap ▒ Rudolf Carnap (Ronsdorf, 18 de maio de 1891 — Santa Mônica, 14 de setembro de 1970) foi um filósofo alemão que trabalhou na Europa central antes de 1935 e nos Estados Unidos posteriormente. Foi um dos principais membros do Círculo de Viena e um eminente defensor do positivismo lógico.


1897Frank Capra ▒ Francesco Rosario Capra, mais conhecido como Frank Capra (Bisacquino, 18 de maio de 1897 — La Quinta, 3 de setembro de 1991) foi um cineasta italiano naturalizado americano. É conhecido por vencer 3 Oscars de Melhor Diretor em 1934, 1936 e 1938, 2 Oscars de Melhor Filme 1934 (co-produtor) e 1938 (produtor único), e 1 Oscar de Melhor Documentário em 1943.


1930Elsimar Coutinho ▒ Elsimar Metzker Coutinho (Pojuca, 18 de maio de 1930) é um cientista, professor, médico ginecologista e personalidade televisiva brasileiro. Iniciou seus estudos na cidade de Pojuca, Bahia, tendo concluído o secundário no colégio estadual da Bahia, Salvador.


1946Mila Moreira ▒ Marilda Alves Moreira da Silva (São Paulo, 18 de maio de 1946) é uma atriz, escritora, jornalista, modelo, apresentadora de TV, empresária e psicóloga brasileira. Foi casada com os atores Gracindo Júnior, Eduardo Conde e Luis Gustavo.


1949Rick Wakeman ▒ Richard “Rick” Christopher Wakeman (Londres, 18 de maio de 1949) é um tecladista de rock progressivo britânico. Ele é um pianista clássico treinado, e tornou-se bastante famoso por sua virtuosidade. Wakeman tem uma carreira solo extremamente longa. Ele também tocou como músico convidado para artistas como Elton John, Brian May, Alice Cooper, Lou Reed, David Bowie, Ozzy Osbourne e Black Sabbath. Com David Bowie gravou quando ainda estudava no conservatório de música por volta de 1968-69, e proibido de tocar música pop, participava das sessões de estúdio em segredo.

1949Zé Maria ▒ José Maria Rodrigues Alves, mais conhecido como Zé Maria (Botucatu, 18 de Maio de 1949) é um ex-futebolista do Brasil. Pela Seleção Brasileira, Zé Maria conquistou a Copa do Mundo de 1970 na suplência de Carlos Alberto Torres e atuou como titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1974.


1960Yannick Noah ▒ Yannick Noah (18 de maio de 1960, Sedan) é um ex-tenista profissional francês vencedor em 1983 do Torneio de Roland-Garros em simples. Reconverteu-se em treinador após sua carreira de jogador, tendo sido capitão da equipe francesa de tênis da Copa Davis, e segue desde 2002 uma carreira de cantor desencadeada desde 1991 com a canção Saga Africa.


1960Dóris Giesse ▒ Dóris Giesse (Valença, 18 de maio de 1960) é uma modelo, bailarina, atriz,e jornalista brasileira. Iniciou sua carreira na televisão nos anos 80, aparecendo pela primeira vez como uma das modelos da abertura da novela Brega e Chique, em 1987, e tendo seu primeiro destaque na apresentação do Jornal de Vanguarda, em 1988, na Rede Bandeirantes.


1970Tina Fey ▒ Elizabeth Stamatina “Tina” Fey (Upper Darby, 18 de Maio de 1970) é uma comediante, atriz e argumentista norte-americana, mais conhecida por seu trabalho no programa de televisão humorístico Saturday Night Live (SNL), na série cômica transmitida pela National Broadcasting Company (NBC) 30 Rock, e em filmes como Mean Girls (2004) e Baby Mama (2008). Fey começou a trabalhar com humor como uma artista convidada no The Second City, um grupo de comédia de improvisação baseado em Chicago.


1974Felipe Folgosi ▒ Luiz Felipe de Andrade Folgosi (São Paulo, 18 de maio de 1974) é um ator, roteirista e apresentador brasileiro, mais conhecido por sua participação em telenovelas como Os Mutantes – Caminhos do Coração e Prova de Amor. O ator iniciou sua carreira em 1993 quando teve um papel de importância na minissérie Sex Appeal e, em seguida, continuou a trabalhar na Rede Globo, em telenovelas como Olho no Olho, onde foi o protagonista “Alef”, Explode Coração e Corpo Dourado.


1974Edu Guedes ▒ Eduardo Sanches Guedes (São Paulo, 18 de maio de 1974) é um chef de cozinha e apresentador de televisão brasileiro. Apresentou o programa de televisão Hoje em Dia, na Rede Record.

CAPA de 18 de Maio de 2017

1975Jack Johnson ▒ Jack Hody Johnson (Honolulu, 18 de maio de 1975) é um cantor, compositor e surfista americano.

Cresceu na Baía Norte de Oahu, no Havaí, e atualmente vive em Haleiwa.

Antes de lançar o seu primeiro álbum de estúdio, Jack Johnson fazia filmes de surfe.

Por ser um surfista e músico, seu estilo é erroneamente classificado como surf music, um subgênero rock surgido nos anos 60.[1]

Carreira

Jack se aproximou mais da música aos 17 anos, quando ao participar de uma competição de surfe, sofreu um acidente que o deixou 90 dias parado.

Durante esse período, começou a compor influenciado por ídolos como Bob Marley.

Jack Johnson, cantor estadunidense, com Kelly Slater, tocando ‘Home’.

Foi estudar cinema na Califórnia aos 18 anos, não queria ser um profissional do surfe, por isso decidiu estudar cinema, ideia que lhe rendeu um documentário (Thicker than water), dirigido por Jack, gravado a partir de uma aventura ao redor do mundo com amigos, documentário aquele que em 1997 ganhou o título de documentário do ano pela revista Surfer.

Jack Johnson ainda fez mais 2 documentários, ambos também sobre surf: A Broken Down Melody e September Sessions. O próprio Jack compôs as trilhas sonoras dos documentários.

Ben Harper e Jack Johnson.

Incentivado por amigos como Ben Harper, que o indicou para uma grande gravadora, ele gravou seu primeiro CD, Brushfire Fairytales em 2001 e a partir daí ganhou grande notoriedade a nível mundial, e por esse motivo Ben Harper é também considerado como o “Padrinho” de Jack Johnson. Em 2003, lançou seu segundo CD, On And On.

Jack Johnson com a esposa Kim Johnson, e os filhos.

Em 2005, Johnson alcançou o topo de sua carreira com o lançamento de seu terceiro CD, In Between Dreams, onde conquistou o 2° lugar no Top 200 da revista Billboard.

In Between Dreams e todos os discos posteriores foram gravados não mais pela Universal Records, mas pela sua própria gravadora, a Brushfire Records gravando CDs de vários amigos como Matt Costa, G.Love e Ben Harper.

Em 2006, Jack Johnson fez uma participação especial no álbum Sing-A-longs and Lullabies for the Film: Curious George. O CD é a trilha sonora do filme de animação Curious George, na qual Jack compôs. O CD tem participação de amigos, como Ben Harper, Matt Costa e G. Love.

Este álbum lançou o sucesso “Upside Down”, que chegou a receber a certificação de Ouro pela ABPD em 2009 ao atingir a marca de 50 mil downloads no Brasil.[2]

No dia 4 de Fevereiro de 2008, Jack Johnson lançou seu quarto álbum de estúdio da carreira, Sleep Through The Static, onde ele toca músicas dedicadas especialmente à família e amigos mais próximos. Para divulgar este álbum, ele saiu numa extensa turnê neste ano.

Em 2009, lançou seu primeiro álbum ao vivo intitulado En Concert, que registrou sua passagem pelas principais cidades da Europa, incluindo Barcelona e Paris.

Sua música é influenciada por artistas como Nick Drake, The Beatles, Rolling Stones, Sex Pistols, Jimi Hendrix, Tribe Called Quest, Bob Dylan, Ben Harper, Radiohead, G. Love and Special Sauce, Otis Redding, Neil Young, Bob Marley, Tom Curren, Kurosawa, Sublime e outros.

Em 1 de fevereiro de 2010, o website oficial de Johnson anunciou que ele estava trabalhando em seu mais novo álbum intitulado To the Sea, que estava sendo gravado no Mango Tree Studio.

O álbum foi lançado oficialmente em 1 de junho de 2010 e alcançou o Primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos e em vários outros países.[3][4] A nota no site também anunciava uma turnê de divulgação pela europa.[3]

Jack Johnson com a esposa Kim Johnson.

O primeiro single do álbum To the Sea é a canção “You and Your Heart“.[5]

Em 1 de fevereiro de 2010, Johnson confirmou presença no Festival de Glastonbury de 2010. Ainda na divulgação do álbum, Johnson fez uma grande turnê pelos Estados Unidos, Canadá, Europa e Ásia.

Jack Johnson conversa com Vanessa da Mata durante gravação do programa Altas Horas em São Paulo.

Já no começo de 2011, ele anunciou que faria oito shows no Brasil (São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro), com a abertura dos shows feitas pelo amigo e cantor G. Love.[6]

Toda a renda das apresentações do músico no Brasil foi doada a instituições de caridade.[7]

Após uma longa turnê, Johnson anunciou um novo álbum de estúdio, intitulado From Here to Now to You, que foi lançado em 17 de setembro de 2013.[8] O primeiro single foi a canção “I Got You”, lançada em 9 de junho do mesmo ano.[8]

Discografia

Ver artigo principal: Discografia de Jack Johnson

Jack Johnson com Kelly Slater na praia.

Álbuns de Estúdio

Banda

A banda oficial de Jack Johnson é formada por:

“E se disserem que o amor enfraquece com o tempo, diga a eles que o tempo não existe.”

Jack Johnson / Fonte: Pensador.

Jack Johnson

Jack Hody Johnson

(Honolulu, 18 de maio de 1975)

42 Anos

jackjohnsonmusic.com

EVENTOS HISTÓRICOS

  • 1895 — Constituição do Patrimônio de Santa Cruz dos Inocentes, que deu origem ao município de Piratininga (Estado de São Paulo, Brasil).

1910 — A Terra passa pela cauda do Cometa Halley.



2001Shrek é lançado nos cinemas. O estúdio de animação DreamWorks Pictures SGK lança o que será seu filme de maior sucesso até o momento, o longa-metragem animado “Shrek”. As iniciais “SKG” são devidas aos co-fundadores da companhia, Steven Spielberg (diretor de cinema e fundador da Amblin Entertainment), Jeffrey Katzenberg (cineasta americano, ex-diretor da Walt Disney Company) e David Geffen (produtor musical, fundador das gravadoras Geffen Records e DGC Records, pertencente à Universal Music Group).

FALECIMENTOS

1911Gustav Mahler ▒ Gustav Mahler (Kalischt, Boêmia – Império Austro-Húngaro – atualmente República Checa, 7 de julho de 1860 — Viena, 18 de maio de 1911) foi um Maestro judaico checo- austríaco e compositor. Atualmente, Mahler costuma ser visto como um dos maiores compositores, lembrado por ligar a música do século XIX com a do período moderno e por suas grandes sinfonias e ciclo de canções sinfônicas, como, por exemplo, Das Lied von der Erde (A Canção da Terra).

1995Elizabeth Montgomery ▒ Elizabeth Victoria Montgomery (Los Angeles, 15 de abril de 1933 — Los Angeles, 18 de maio de 1995) foi uma atriz norte-americana cuja carreira se estendeu por cinco décadas.

Ela é lembrada principalmente por seus papéis em A Feiticeira como Samantha Stephens, em A Case of Rape como Ellen Harrod e em The Legend of Lizzie Borden como Lizzie Borden.


1999Dias Gomes ▒ Alfredo de Freitas Dias Gomes, mais conhecido pelo sobrenome Dias Gomes (Salvador, 19 de outubro de 1922 — São Paulo, 18 de maio de 1999), foi um romancista, dramaturgo, autor de telenovelas e membro da Academia Brasileira de Letras. Também conhecido pelo seu casamento com a também escritora Jenete Stocco Emmer (Janete Clair).

2013Steve Forrest ▒ Steve Forrest (Huntsville, 29 de setembro de 1925 – Thousand Oaks, 18 de maio de 2013) foi um ator norte-americano. Nascido William Forrest Andrews, teve como irmão o também ator Dana Andrews. Tornou-se conhecido do grande público quando integrou o seriado de televisão S.W.A.T. em 1975. Faleceu em Thousand Oaks, na Califórnia.


2014 — Jack Brabham ▒ Sir John Arthur Brabham, conhecido como Jack Brabham (Hurstville, 2 de abril de 1926 — Gold Coast, 19 de maio de 2014), foi um ex-automobilista australiano que venceu os campeonatos de Fórmula 1 em 1959, 1960 e 1966.

Brabham é de uma segunda geração de australianos, filho de um dono de mercearia em Hurstville, perto de Sydney.

FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Internacional

  • Dia Internacional dos Museus

Brasil

TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

CIDADES ANIVERSARIANTES – IBGE

Dia Mês Código Nome da cidade
18 05 250110 Areia (PB)
18 05 260190 Bezerros (PE)
18 05 270110 Branquinha (AL)
18 05 260410 Caruaru (PE)
18 05 351740 Guaíra (SP)
18 05 291760 Jaguaquara (BA)
18 05 240540 Japi (RN)
18 05 292290 Nova Soure (BA)
18 05 261020 Panelas (PE)
18 05 353940 Piratininga (SP)

CaruaruPE

160 Anos

18 de maio de 1857

caruaru.pe.gov.br

Caruaru é um município brasileiro do estado de Pernambuco, situado na região nordeste do país. Pertence à Mesorregião do Agreste Pernambucano. A sua população em 2016 era de 351 686 habitantes, sendo a mais populosa cidade do interior pernambucano[4] e a terceira mais populosa do interior nordestino.

Localização de Caruaru em Pernambuco – Caruaru (PE) 160 Anos.

Fundado em 18 de maio de 1857, o município começou a tomar forma em 1681, quando o então governador Aires de Souza de Castro doou à família Rodrigues de Sá uma sesmaria com trinta léguas de extensão, com o intuito de desenvolver a agricultura e a criação de gado na região, as terras na época constituíam a Fazenda Caruru.

Vista parcial de Caruaru a partir do Monte Bom Jesus em setembro de 2016 – Caruaru (PE) 160 Anos.

O município vem exercendo um importante papel centralizador no Agreste e interior pernambucano, concentrando o principal pólo médico-hospitalar, acadêmico, cultural e turístico da região.[9]

Possui a maior Festa Junina do mundo, segundo registro do Guinness World Records (o livro dos recordes), e é internacionalmente conhecida pelos festejos.[10]

Detém ainda a Feira de Caruaru, conhecida por ser uma das maiores feiras ao ar livre do mundo e ter sido tombada como patrimônio imaterial do país pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).[11]

Os seguidores do ceramista pernambucano Mestre Vitalino fizeram de Caruaru o maior centro de arte figurativa das Américas – segundo a UNESCO – Caruaru (PE) 160 Anos.

Seu artesanato com barro ficou mundialmente conhecido pelas mãos de Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino, que representou Pernambuco na exposição de Arte Primitiva e Moderna Brasileira no ano de 1955, em Neuchâtel, na Suíça,[12] podendo atualmente ter suas obras contempladas no Museu do Louvre, em Paris, e em sua antiga residência no Alto do Moura, em Caruaru.[13]

Fachada lateral da agência do Banco do Brasil de Caruaru, inspirada na xilogravura, arte comum no interior de Pernambuco – Caruaru (PE) 160 Anos.

Toponímia

Há diversas hipóteses para a origem do nome do município,

Uma das mais utilizadas é que o nome Caruaru seja uma junção oriunda do dialeto dos índios cariris, habitantes da região na época do desbravamento, no século XVI. “Caru” equivaleria a alimento e fartura e “aru aru” à abundância.

Logo, Caruaru significaria terra da fartura.[14] A “Documentação Territorial Brasileira”, do IBGE, depois de frisar os vários significados associados a entidades mórbidas, acrescenta mais uma definição: “nome de uma planta vulgarmente conhecida por caruru (espécie de bredo) e que outrora cobria um poço na margem do rio Ipojuca, em local que, por isso, passou a ser denominado Poço ou Sítio do Caruru.

Por acréscimo de uma vogal, o nome seria alterado para Caruaru”. No Dicionário Houaiss, consta com dois sentidos: 1º) o mesmo que curuaí (do tupi curuá’i), planta Orbignya sabulosa, isto é, a palma, incidente em toda a região; 2º) o mesmo que jacuraru, ou seja, um lagarto (do tupi yakurua’u), o popular teju ou teiú, também bastante frequente na região.[15]

Vista panorâmica de Caruaru a partir do Monte do Bom Jesus – Caruaru (PE) 160 Anos.

História

O desenvolvimento do município teve seu apogeu a partir de 1896, após a construção da Great Western, a linha férrea que conecta a cidade à capital pernambucana.

Pelos seus trilhos era escoada a produção agrícola, além das mercadorias de sua tradicional feira.[23]

Iniciada em 2001 pelo governo pernambucano, a duplicação da principal rodovia que dá acesso ao município, a BR-232, foi crucial para a industrialização da sua economia e o crescimento do setor de serviços, já que com a nova rodovia o número de turistas em dada época do ano era maior, visto que a duplicação trouxe uma redução no tempo de viagem e mais segurança. O primeiro trecho das obras foram iniciadas no sentido Recife-Caruaru e concluídas em 2003, quando foi dado início a outro trecho, Caruaru-São Caetano.[24]

Aeroporto Oscar Laranjeiras – Caruaru (PE) 160 Anos.

Geografia

O município está situado na unidade geoambiental da Província da Borborema, sendo formada por maciços e outeiros altos, com altitudes que variam entre 600 a 1 000 metros.[27]

O relevo é predominantemente movimentado, com vales profundos e vales dissecados, com altitude média de 554 metros acima do nível do mar.[27] Está localizado no Planalto da Borborema e seu ponto culminante é o Morro do Bom Jesus, com 630 metros acima do nível do mar.[26]

O território municipal é recortado por rios perenes de baixa vazão, tendo também pequeno potencial de água subterrânea.

Situa-se na bacia hidrográfica do Rio Ipojuca e do Rio Capibaribe,[27] tendo como seus principais cursos hidrográficos os riachos Tabocas, Caiçara, Borba, da Onça, Olho d’água, Mandacaru do Norte, Caparatós, São Bento, Curtume e Taquara. Seus principais corpos de acumulação de água são os açudes Eng°. Gercino de Pontes (13.600.000 m³), Taquara (1.100.000 m³), Guilherme (786.000 m³), Serra dos Cavalos (761.000 m³) e Jaime Nejaim (100.000 m³).[27]

Vista do bairro Maurício de Nassau – Caruaru (PE) 160 Anos.

Clima

O clima de Caruaru é semiárido (classificação BSh na classificação climática de Köppen-Geiger), possuindo verões quentes e secos e invernos amenos e relativamente chuvosos.[5] As maiores temperaturas são normalmente registradas nos meses de novembro e fevereiro, chegando aos 30 °C,[28] e as menores em junho e julho, em torno dos 17 °C.[29]

Ecologia e meio ambiente

A vegetação predominante é a caatinga, com presença de remanescentes de Mata Atlântica em brejos de altitude.[27] Possui, a saber, apenas uma unidade de preservação, o Parque Florestal Serra dos Cavalos, também chamado de Parque Ecológico João Vasconcelos Sobrinho, no limite com o município de Altinho, conta com 359 hectare de área protegida.[40][40]

A caatinga é composta por espécies hiperxerófilas, com a forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas. As espécies mais encontradas são os cactos, caroá, aroeira, angico, juazeiro, mandacaru e xique-xique.[41] Já a Mata Atlântica, típica dos brejos de altitude no sul do município é constituída por árvores de médio e grande porte, formada por floresta densa e fechada. Sendo muito rica em biodiversidade, as árvores de grande porte formam um microclima dentro da mata, com sombra e muita umidade. As espécies mais comuns são: palmeiras, bromélia, begônias, orquídeas, cipós, briófitas, pau-brasil, jacaranda, peroba, jequitibá-rosa, cedro, andira, ananas e figueiras.[42]

Câmara Municipal de Caruaru, órgão legislativo do município – Caruaru (PE) 160 Anos.

Pobreza e desigualdade

De 2000 a 2010, a proporção de pessoas com renda domiciliar per capita de até meio salário mínimo reduziu em 41,6% e em 2010, 82,5% da população vivia acima da linha de pobreza, 10,5% encontrava- se na linha da pobreza e 6,9% estava abaixo[51] e o coeficiente de Gini, que mede a desigualdade social, era de 0,542, sendo que 1,00 é o pior número e 0,00 é o melhor.[52] A participação dos 20% da população mais rica da cidade no rendimento total municipal era de 57,6%, ou seja, 16,1 vezes superior à dos 20% mais pobres, que era de 3,84%.[51]

Prédio da prefeitura de Caruaru (2005), sede do poder executivo municipal. – Caruaru (PE) 160 Anos.

O censo demográfico do IBGE mostrou que em 2010 a maior parte da população caruaruense se declarava católica (64,6% da população), apesar de ser bastante comum encontrar seguidores do espiritismo (2,0%) e notadamente a presença de evangélicos de diversas denominações, que eram cerca de 22,1% da população. É pouco considerável a participação de seguidores das religiões africanas, como umbanda e candomblé (0,3%, no total), sendo muito reduzido o número de seguidores das religiões orientais, como hinduísmo e islamismo, a única religião oriental com a quantidade de adeptos um mínimo considerável é o budismo (0,1%). Também são poucos os que se declararam praticantes das tradições esotéricas (0,04%). As pessoas que não declararam nenhuma religião somam 8,0% e os ateus 0,3%.[57][58]

Atividades econômicas de Caruaru por número de empregados – (2012) – Caruaru (PE) 160 Anos.

Economia

O Produto Interno Bruto de Caruaru é o 181° maior do Brasil e o 5° maior do estado de Pernambuco. De acordo com as Contas Regionais do ano 2011, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística calculou o valor bruto do PIB em R$ 3.407.458 bilhões, sendo R$ 468.871 mil impostos sobre produtos líquidos de subsídios a preços correntes.[72] O Produto Interno Bruto per capita era de R$ 10.662,30 mil.[72]

Infraestrutura

Saúde

Em 2009, o município possuía 176 estabelecimentos de saúde, entre eles hospitais, pronto-socorros, postos de saúde e serviços odontológicos, sendo 90 estabelecimentos privados e 86 estabelecimentos públicos.[84] Nessas unidades a cidade possuía 627 leitos de internação, estando 207 nos estabelecimentos públicos e 585 leitos nos estabelecimentos privados.[84]

Shopping e empresarial Difusora, segundo maior shopping center de Caruaru, onde estão situadas algumas clínicas – Caruaru (PE) 160 Anos.

Educação

Indicadores

Na área da educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) médio entre as escolas públicas de Caruaru era, no ano de 2011, de 3,7 (numa escala de avaliação que vai de nota 1 à 10), sendo que a nota obtida por alunos do 5º ano (antiga 4ª série) foi de 4,3 e do 9º ano (antiga 8ª série) foi de 3,2; o valor das escolas públicas de todo o Brasil era de 4,0.[89] O valor do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da educação era de 0,569 no ano de 2010.[46]

Figuras de barro na entrada do Museu Luiz Gonzaga – Caruaru (PE) 160 Anos.

Rede de ensino

Em 2010, de acordo com dados da amostra do censo demográfico, da população total, 93 954 habitantes frequentavam creches e/ou escolas. Desse total, 2 645 frequentavam creches, 9 195 estavam no ensino pré-escolar, 5 320 na classe de alfabetização, 1 073 na alfabetização de jovens e adultos, 47 759 no ensino fundamental, 12 632 no ensino médio, 3 973 na educação de jovens e adultos do ensino fundamental, 3 221 na educação de jovens e adultos do ensino médio, 498 na especialização de nível superior, 7 515 em cursos superiores de graduação, 114 em mestrado e nove em doutorado. 220 958 pessoas não frequentavam unidades escolares, sendo que 37 170 nunca haviam frequentado e 183 788 haviam frequentado alguma vez.[90]

Universidade de Pernambuco (UPE) – Faculdade de Ciências e Tecnologia de Caruaru (FACITEC) – Caruaru (PE) 160 Anos.

Caruaru dispõe de campi de três das principais universidades do estado, a Universidade de Pernambuco (UPE),[92] com os cursos de Sistema de Informação e Administração (com ênfase em marketing da moda), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), oferecendo cursos de graduação em diversas áreas, como Pedagogia, Administração, Design (ênfase em gráfico, moda e produto), Engenharia Civil, Ciências Econômicas, Medicina, Comunicação social (ênfase em mídias digitais e produção cultural), Engenharia de Produção e Licenciaturas em Física, Química e Matemática[93] e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) com o curso de Engenharia Mecânica. Além disso, a cidade sedia diversas instituições privadas, como o Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES – UNITA), [94] a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA),[95] o Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP DeVry)[96], a Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU)[97] , entre outras (Estácio, Unit, Unopar, Anhanguera, Fael, Unicesumar). Estas instituições de ensino superior fazem de Caruaru um polo estudantil, atraindo todos os anos um grande número de estudantes oriundos das cidades e estados vizinhos, transferindo-se para o município ou viajando diariamente.[9]

Caruaru é terra de alguns dos maiores nomes da música, cinema, jornalismo e arte do estado de Pernambuco, sendo alguns deles de destaque nacional e internacional.

Tais personalidades como: Petrúcio Amorim, cantor e compositor nascido e criado no bairro do Vassoural que é atualmente um dos artistas mais respeitados e difundidos da região nordeste;[130] Prazeres Barbosa, atriz global que foi mecena das artes cênicas de Ariano Suassuna e João Cabral de Melo Neto, sendo uma das atrizes mais conhecidas e premiadas em Pernambuco, recebendo, inclusive, uma estátua em sua homenagem;[131]

A cidade é detentora da maior festa junina do mundo, com mais de 1,5 milhões de visitantes. Por conta do número de visitantes obtido, a festa ganhou o registro do Guinness World Records como a maior festa country regional ao ar livre do mundo.[151]

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Anúncios


Categorias:ACERVO WEB, ACONTECIMENTOS do DIA, Arquivo Histórico, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: