13 de Maio – Ângela Maria e Arraial do Cabo (RJ) – 2017

☺ CAPA • Ângela Maria 88 Anos

▒ CIDADE • Arraial do Cabo (RJ) 32 Anos

▒ NASCIMENTOS • Raimundo Correia • Lima Barreto • Murilo Mendes • Joe Louis • Waldick Soriano • Harvey Keitel • Ritchie Valens • Stevie Wonder • Elaine Cristina • Vânia Bastos • Otaviano Costa • Patrícia Maldonado • Robert Pattinson

▒ FALECIMENTOS • Gary Cooper • Chet Baker

GALERIA de FOTOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

NASCIMENTOS

1881Lima Barreto ▒ Afonso Henriques de Lima Barreto, (Rio de Janeiro, 13 de maio de 1881 — Rio de Janeiro, 1 de novembro de 1922) mais conhecido como Lima Barreto, foi um jornalista e escritor que publicou romances, sátiras, contos, crônicas e uma vasta obra em periódicos, principalmente em revistas populares ilustradas e periódicos anarquistas do início do século XX. Em sua obra, de temática social, privilegiou os pobres, os boêmios e os arruinados, assim como a sátira que criticava de maneira sagaz e bem-humorada os vícios e corrupções da sociedade e da política.

1859Raimundo Correia ▒ Raimundo da Mota de Azevedo Correia (São Luís, 13 de maio de 1859Paris, 13 de setembro de 1911) foi um juiz e poeta brasileiro. Ele iniciou sua carreira como romântico, depois adotou o parnasianismo e, em alguns poemas aproximou-se da escola simbolista.


1901Murilo Mendes ▒ Murilo Monteiro Mendes (Juiz de Fora, 13 de maio de 1901Lisboa, 13 de agosto de 1975) foi um poeta e prosador brasileiro, expoente do surrealismo brasileiro. Foi também, telegrafista, auxiliar de contabilidade, notário e Inspetor do Ensino Secundário do Distrito Federal.


1914Joe Louis ▒ Joseph Louis Barrow (La Fayette, 13 de maio de 1914Paradise, 12 de abril de 1981) foi um pugilista norte-americano. Considerado um dos maiores pugilistas de todos os tempos, Louis manteve o título dos pesos pesados durante doze anos (19371948), defendendo-o em 26 lutas.


1933Waldick Soriano ▒ Eurípedes Waldick Soriano (Caetité, 13 de maio de 1933Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2008) foi um cantor e compositor brasileiro, ícone da música classificada como brega [1][2]. Em 2007, Patrícia Pillar dirigiu um documentário sobre o cantor, Waldick, Sempre no Meu Coração.


1939Harvey Keitel ▒ Harvey Keitel (Brooklyn, Nova Iorque, 13 de maio de 1939) é um ator norte- americano, nascido em Brighton Beach, Brooklyn, New York City. Com feições e modos rudes, mais seu sotaque do Brooklyn, Harvey Keitel ficou conhecido graças a suas participações nos primeiros filmes de Martin Scorsese.


1941Ritchie Valens ▒ Ricardo Esteban Valenzuela Reyes, mais conhecido como Ritchie Valens (Pacoima, 13 de Maiode 1941Clear Lake, 3 de Fevereiro de 1959) foi um músico estadunidense descendente de mexicanos, nascido no subúrbio de Los Angeles. Seu grande sucesso foi a canção “La Bamba“, que mais tarde nomearia um filme sobre sua vida. Também foi regravada pelo grupo Los Lobos quase 20 anos depois.

1950Stevie Wonder ▒ Stevie Wonder, nome real de Stevland Hardaway Morris (Saginaw, 13 de maio de 1950) é um compositor, cantor e ativista de causas humanitárias e sociais estadunidense. Wonder tem nove filhos de cinco mulheres diferentes. Wonder recebeu 25 Grammy Awards incluindo o prêmios “Lifetime Achievement Award”.


1950Elaine Cristina ▒ Elaine Cristina, nome artístico de Júlia Sánchez (São Paulo, 13 de maio de 1950) é uma atriz brasileira. Atuou em várias telenovelas importantes como A Volta de Beto Rockfeller, As Divinas e Maravilhosas, as primeiras versões de A Viagem e O Profeta, a A Deusa Vencida, Campeão, Sinhá Moça, Kananga do Japão e o maior sucesso da Rede Manchete, a novela Pantanal.[1]


1956Vânia Bastos ▒ Vânia Bastos (Ourinhos, 13 de maio de 1956) é uma cantora brasileira ligada ao movimento cultural Vanguarda Paulista. Em 1975 mudou-se para São Paulo, onde começou a estudar sociologia e canto com os professores Hermelino Neder e seu pai, Jamil Neder.[1]


1973Otaviano Costa ▒ Otaviano José da Costa (Cuiabá, 13 de maio de 1973) é um ator e apresentador de televisãobrasileiro. Em 2015, tornou-se apresentador do programa Vídeo Show, da Rede Globo. Ele já passou pelo SBT, CNT, Band, Rede Record e Rede Globo, onde atuava como animador de plateia do Domingão do Faustão, além da MTV.


1975Patrícia Maldonado ▒ Patrícia Maldonado Aricó, mais conhecida como Patrícia Maldonado (Valinhos, 13 de maio de 1975) é uma jornalista e apresentadora de televisão brasileira. É apresentadora eventual do Jornal da Band e do Jogo Aberto Vale lembrar que desde que é contratada da Band, ela cobre o carnaval do Band Folia. Em 2015 deixa a emissora ao se mudar para os Estados Unidos.


1986Robert Pattinson ▒ Robert Douglas Thomas Pattinson (Londres, 13 de maio de 1986) é um ator, modelo e músico britânico, mais conhecido por interpretar o bruxo Cedric Diggory no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo e o vampiro Edward Cullen nas cinco adaptações cinematográficas da Saga Crepúsculo, papel este que o tornou internacionalmente famoso.

Stevie Wonder

CAPA de 13 de Maio de 2017

1928Ângela Maria ▒ Ângela Maria, nome artístico de Abelim Maria da Cunha (Macaé, 13 de maio de 1929)[1], é uma cantora e atriz brasileira. Considerada por muitos como uma das maiores intérpretes da música brasileira.[2]

A cantora nasceu em Macaé, no distrito de Conceição de Macabu, que na época de seu nascimento fazia parte de Macaé, mas que anos depois foi emancipado e se tornou oficialmente a cidade de Conceição de Macabu.

De família muito humilde, sua mãe era dona-de-casa e seu pai, pastor de igreja evangélica. Por conta disso, desde criança cantava no coral de uma Igreja Batista próxima a sua casa. Com isso, foi aprendendo a amar a música e o universo das melodias.

Durante sua infância e adolescência, devido a dificuldades financeiras, morou nas cidades de Niterói, São Gonçalo e São João de Meriti, pois a família estava em busca de uma vida melhor em cidades com mais recursos.

Durante sua juventude trabalhou em uma fábrica de lâmpadas e foi operária tecelã em uma indústria de tecidos, mas sempre quis ser cantora, sonhava em ir para as rádios e fazer sucesso, mas seu pai era contra por ser muito religioso, querendo que a filha se convertesse na igreja evangélica e casasse cedo, mas ela não tinha desejo de viver assim, e foi atrás do seu grande sonho, que era cantar.[3]

Carreira

Em 1947, aos 19 anos, trabalhava de dia, e a noite, tentava de todos os meios conseguir vaga em algum programa de música, indo de rádio em rádio fazer inscrições para sorteios, até que conseguiu ser premiada e se apresentou aos jurados em uma rádio, e passou no teste. Com isso, começou a apresentar-se como cantora no “Pescando Estrelas”, um programa de calouros.

Ângela Maria e Cauby Peixoto, jovens.

Adotou o nome de Ângela Maria para não ser identificada pela família, que se soubesse, não a deixaria nem mais sair de casa. Sua interpretação era considerada belíssima, sempre tirava nota máxima e ganhava todos os concursos. Todos a queriam para cantora e assim, foi cantar no famoso Dancing Avenida e depois na rádio Mayrink Veiga.

Em 1951, com a família já sabendo de tudo e mesmo a contragosto, após muitas brigas, acabaram aceitando a vontade da filha, Ângela gravou o primeiro disco. Veio assim os sucessos que a consagraram.

Emilinha Borba passa a faixa de Rainha do Rádio para Ângela Maria, em 1954.

Com grande sucesso no Brasil, passou a viajar o mundo com canções belíssimas em sua voz considerada muito harmônica. Além de cantora, fez cursos de teatro, e atuou em cinema, no longa- metragem Portugal, Minha Saudade em 1973.

Ângela Maria consagrou-se como uma das grandes intérpretes do gênero samba-canção(surgido na década de 1930), ao lado de Maysa, Nora Ney e Dolores Duran.

Gravou dezenas de sucessos como Não Tenho Você, Babalu, Cinderela, Moça Bonita, Vá, mas Volte, Garota Solitária, Falhaste coração, Canto paraguaio, A noite e a despedida, Gente humilde, Lábios de mel, etc.

Alcione homenageia Ângela Maria em seu Instagram.

Em 1994 foi Homenageada pela Escola de Samba Paulistana “Rosas de Ouro”, que com o Enredo “Sapoti”,foi consagrada Campeã do Carnaval de São Paulo nesse ano.

Em 1996, foi contratada pela gravadora Sony Music e lançou o CD Amigos, com a participação de vários artistas como Roberto Carlos, Gal Costa, Caetano Veloso, Alcione, Fafá de Belém entre outros. O trabalho foi um sucesso, celebrado num espetáculo no Metropolitan, atual Claro Hall (Rio de Janeiro), e um especial na Rede Globo. O disco vendeu mais de 500 mil cópias.

Ângela Maria canta com Agnaldo Rayol.

Foi uma fase muito feliz da carreira da cantora que, no ano seguinte, apresentou o álbum Pela Saudade que Me Invade, com sucessos de Dalva de Oliveira, e um ano depois gravou, com Agnaldo Timóteo, o CD Só Sucessos, também na lista dos cem álbuns nacionais mais vendidos. Após a saída da Sony, Ângela voltou a gravar em 2003, desta vez pela Lua Discos, o Disco de Ouro, com um viés eclético, abrangendo compositores que vão de Djavan a Dolores Duran.

No ano de 1994 o cantor Ney Matogrosso gravou um disco, Estava escrito, em homenagem a Ângela Maria. O álbum contém canções do repertório da cantora e que ficaram consagradas em sua voz.

Cauby Peixoto e Ângela Maria.

Em 2011, após 45 anos do surgimento da série Depoimentos para a Posteridade do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, foi convidada em 23 de agosto para deixar registrada sua história. Na entrevista contou passagens importantes de sua carreira artística, afirmando ter gravado 114 discos e vendido cerca de 60 milhões de exemplares.

Nas eleições municipais de 2012, candidatou-se a vereadora da cidade de São Paulo pelo PTB, porém não se elegeu.[4]

Em 2015 é lançada a sua biografia escrita pelo jornalista Rodrigo Faour, que contou com depoimentos preciosos da cantora.

Ângela, seu marido Daniel D’ Angelo e Rodrigo Faour no lançamento do livro sobre sua vida.

Vida Pessoal

Ângela sempre contou em entrevistas ter sofrido na vida pessoal. Por não conseguir ter filhos, por problemas uterinos que ela descobriu ter ainda na adolescência, era constantemente alvo da mídia, que sempre tocava nesse assunto ou inventava boatos, a deixando magoada, triste e com raiva, pois ela sempre quis ser mãe, e apesar de fazer tratamentos e ter tentado adotar, não conseguiu obter sucesso.

A cantora foi casada com seis maridos e teve muitos namorados, e revela que sempre sofreu na mão de todos eles, sofrendo humilhações e até agressões físicas, contando que isso interferiu na sua carreira. A cantora revela que já tentou o suicídio.

Conta que quase perdeu tudo, já que seu patrimônio era administrado por seus assessores, que mesmo ela dando o dinheiro a eles, os empresários não pagavam suas contas e a roubavam constantemente.

Em 1967, desesperada com sua vida, fugiu do Rio para São Paulo, e aí que passou a ser cada vez mais roubada, não dava sorte e sempre encontrava empresários golpistas, e até namorados ladrões, porém deu a volta por cima anos depois, mas ficou muito tempo vivendo em grande pobreza, ganhando muito pouco cantando em boates e tendo que complementar a renda fazendo faxina para sobreviver.

Ângela Maria e Cauby Peixoto

Ângela Maria revela que seu melhor amigo sempre foi Cauby Peixoto e que tem uma grande admiração por Dalva de Oliveira.[5]

Ângela Maria e o marido, Daniel, quando jovens e mais velhos.

Em 1979, com 51 anos e vivendo sozinha, conheceu um homem que mudaria sua vida: Um rapaz de 18 anos mexeu com seu coração. Ele era noivo de uma moça da faixa etária dele, porém o garoto, chamado Daniel, gostou de Ângela, e já havia saído com mulheres mais velhas e gostava, e então abandonou a noiva e os dois passaram a ter um envolvimento amoroso intenso, o que chocou a todos, e o casal sofreu muito com preconceitos, e Ângela ficava muito triste com a imprensa.

Ângela Maria e o marido, Daniel, em uma festa.

Daniel a ajudou quando ela quase perdeu tudo, ao sofrer um novo golpe de um assessor, dando forças a ela e arranjando trabalhos de cantora. Eles foram morar juntos com poucos meses de namoro, e essa união conjugal durou 33 anos, até que em 13 de maio de 2012, no dia do seu aniversário de 84 anos, e ele com 51 anos, Ângela e o companheiro se casaram oficialmente, no civil e na igreja.

Ela foi pedida em casamento dias antes, e aceitou. Embora tenha sido pedida outras vezes, nunca quis se casar oficialmente, até aquele momento. A celebração do casamento foi realizada com uma grande festa para os familiares e amigos. Ângela se diz muito feliz e que ele foi o único homem que lhe fez verdadeiramente feliz.[6]

Filmografia

“Realmente devo ter descoberto que podia ser cantora quando ouvi Ângela Maria. Comecei a minha carreira de cantora imitando descaradamente, e é com extrema felicidade que confesso isso. Até hoje, em certos momentos das minhas apresentações, eu saco na minha voz, a voz da Ângela Maria. Ela é pra mim a maior cantora que o Brasil já teve.”

Elis Regina, em 1980. / Fonte: Ângela Maria Sapoti

“Menina, você tem a voz doce e a cor do sapoti”.

Getúlio Vargas / Fonte: Ângela Maria Sapoti

Dorival Caymmi (terceiro da esquerda para direita) ao lado de Ângela Maria.

“Eles precisavam de uma cantora jovem, para esse musical com o Dorival Caymmi, por estavam sem muito dinheiro para uma cantora ‘já de nome’. Eu estava começando, então eu fui contratada. Eu cantava na pista, sem microfone. Era a ‘Dama e o Pescador’. O Caymmi era meu noivo.”

Ângela Maria em entrevista com Rodrigo Faour.

Ângela Maria

Abelim Maria da Cunha

(Macaé, 13 de maio de 1929)

88 Anos

EVENTOS HISTÓRICOS


Monumento da Linha do Equador, em Quito, capital do Equador.

1830Equador alcança sua independência.


13 de Maio de 1888 – Assinatura da Lei Áurea no Paço Imperial

1888 – Sancionada em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea, oficialmente Lei Imperial n.º 3.353, diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil.



1899 – Fundação do Esporte Clube Vitória (Salvador, Bahia, Brasil).


1905 – Fundação do Sport Club do Recife (Recife, Pernambuco, Brasil)



1947 – Fundação do Criciúma Esporte Clube, com o nome de Comerciário Esporte Clube (Criciúma, Santa Catarina, Brasil).



1967 – Entra no ar, em São Paulo, a TV Bandeirantes.

FALECIMENTOS


1961Gary Cooper ▒ Gary Cooper (Helena, 7 de maio de 1901Los Angeles, 13 de maio de 1961) foi um ator angloestado-unidense duas vezes vencedor do prêmio Oscar de melhor ator. Sua carreira durou desde a década de 1920 até o ano de sua morte, tendo atuado em mais de cem filmes. Ele era reconhecido por seu forte estilo de atuação, e pelos vários papéis que teve em filmes do gênero Western.

1988Chet Baker ▒ Chesney Henry “Chet” Baker, Jr. (Yale, Oklahoma, 23 de dezembro de 1929Amsterdã 13 de maio de 1988) foi um trompetista e cantor de jazz norte-americano. Para tocar as músicas, Chet apenas pedia o tom. Econômico nas notas (ao contrário de outros trompetistas, como Dizzy Gillespie, que preferiam o virtuosismo), improvisava com sentimento.

FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Portugal


Brasil

Dia da Abolição da Escravatura no Brasil (1888).

TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

CIDADES ANIVERSARIANTES – IBGE

Arraial do Cabo (RJ) – Vista da cidade a partir do alto do Atalaia.

Arraial do CaboRJ

32 Anos

13 de maio de 1985

arraial.rj.gov.br

Site com Guia da Cidade ► arraialdocabo-rj.com.br

Arraial do Cabo é um município brasileiro da Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. A cidade é costeira, e tem uma altitude média de apenas oito metros. Fundado em 1503 pelo conquistador Américo Vespúcio, foi elevado a município apenas em 1985, após a emancipação de Cabo Frio. Em 2014 tinha uma população de 28 866 habitantes segundo o IBGE.

Localização de Arraial do Cabo no Rio de Janeiro.

As rodovias que servem o município são a RJ-140/BR-120 e a RJ-102.

A cidade de Arraial do Cabo, como o nome indica é realmente um cabo, um pedaço de terra grande (superior ao pontal e ponta) adentrando ao mar, possui pequena diversidade de praias em enseadas, entre estas pode se considerar que estão algumas das praias mais belas do mundo.

A cidade abriga o Porto do Forno que na verdade é uma marina de três píers por onde entram produtos para a cidade e saem as produções de sal. Ideal para a prática de mergulho, o ecoturismo é a base da economia cabista, não aproveitando-se a região para o desenvolvimento de aquacultura e maricultura.[7] Tendo ainda uma zona urbana bastante simples e conturbada, com construções de apenas dois andares em ruas sinuosas e estreitas além de um notório processo de favelização incomum entre as cidades vizinhas.[8]

História

Primeiros povos

Há cerca de um milhão de anos os ventos, as correntes marítimas e as marés começaram a depositar sedimentos entre três antigas ilhas – atualmente conhecidas como morro do Mirante, do Forno e Pontal do Atalaia –, incorporando-as ao continente e formando, assim, o cabo onde se situa a cidade de Arraial do cabo.

Os primeiros habitantes eram nômades e chegaram à região há cerca de cinco mil anos. Viviam em pequenos grupos no alto dos morros e desciam apenas para buscar alimentos, basicamente peixes e moluscos.

Os tamoios eram, na época da chegada dos portugueses, os habitantes mais comuns da região, embora existissem, também, tribos de outras vertentes tupinambás. Essas tribos consumiam, basicamente, peixes e crustáceos, e complementavam a dieta com o consumo da “mandioca” e com os animais da caça. A produção de cerâmica se destacava nessas tribos, que também marcaram participação nos conflitos que viriam a ocorrer entre portugueses e corsários, principalmente franceses.

Arraial do Cabo (RJ) – Centro da cidade.

Colonização europeia

Após decidir se separar do resto da frota da segunda expedição à costa brasileira, Américo Vespúcio navega rumo ao sul, chegando à Praia da Rama – atualmente conhecida como “Praia dos Anjos” – aí ancorando logo em seguida. Ao lugar, deu-se o nome de Cabo Frio, devido a fatores que, de certa forma, fascinaram os navegantes. Dentre eles:

  • As correntes marítimas locais possuíam uma temperatura substancialmente mais fria que as temperaturas normais das águas da costa brasileira (atualmente esse fenômeno é conhecido como ressurgência).[9]
  • Os ventos constantes eram, também, muito mais frios do que no resto do litoral, dando a impressão de que a temperatura local fosse mais baixa do que realmente era.
  • As condições do tempo mudavam rapidamente no local, passando subitamente de um dia ensolarado para um dia nublado, com alta possibilidade de formação de nevoeiro e, em alguns casos, agitando o mar.

Américo Vespúcio decidiu, então, construir um forte no local (cujas ruínas permanecem no local, acessível por trilha entre a Praia do Forno e a Prainha), onde ele deixou 24 homens com armas e mantimentos.

Arraial do Cabo (RJ) – Rua na ‘Prainha’.

Posteriormente, foi construída feitoria em local próximo. Mas o local exato ainda não foi definido. Para alguns, ela está localizada no próprio Arraial do Cabo, para outros, em Cabo Frio. Mas é certo que essa foi, de fato, a primeira feitoria no Brasil.

Provavelmente como consequência do estabelecimento dessa feitoria, começou a se desenvolver em arraial um modesto povoamento, sendo esse um dos primeiros (possivelmente o primeiro) em território brasileiro. Ainda é possível ver, na cidade, a primeira construção de alvenaria da terra recém-descoberta, a “Casa da Piedra”.

Existe na cidade um marco histórico que lembra a visita de Américo Vespúcio nesta época. Composto de um obelisco, um poço, existente desde então e uma placa resumindo parte da história local.

História recente

Durante séculos, a cidade seguiu sua vocação natural como vila de pescadores. E foi na primeira metade do século XX, em 1943, com a implantação da Companhia Nacional de Álcalis, que a economia local foi impulsionada. A fábrica produzia barrilha, matéria-prima para fabricação de vidros. A oferta de emprego aumentou. Mão-de-obra qualificada da unidade da Álcalis no Rio Grande do Norte foi trazida para a cidade e as ofertas de empregos acabaram trazendo trabalhadores de outras regiões. Isso contribuiu para a consolidação e para o crescimento da cidade.

Durante anos, Arraial do Cabo pertenceu a Cabo Frio, sendo seu principal distrito. Em 13 de maio de 1985, a cidade teve sua emancipação assinada por Leonel de Moura Brizola, governador do Estado do Rio de Janeiro na época. No dia 15 de novembro de 1985, foi eleito o primeiro prefeito, Renato Vianna, que assumiria o cargo no dia 1 de janeiro de 1986. Hoje, o município de Arraial do Cabo compreende os distritos: Monte Alto, Figueira, Parque das Garças, Sabiá, Pernambuca, Novo Arraial e Caiçara.

Geografia

Arraial do Cabo limita-se a norte com o município de Cabo Frio, a leste e a sul, com o Oceano Atlântico e a oeste, com o município de Araruama.

O clima de Arraial do Cabo é tropical litorâneo, com muito vento que estabiliza as temperaturas, o município praticamente desconhece temperaturas muito elevadas ou muito baixas. No ano de 2007 a máxima absoluta foi de apenas 31,7 °C (a menor de todo o estado) e a mínima de 12,9 °C. Historicamente, o município tem máxima absoluta de 34 °C e mínima de 10 °C. Também chove bem pouco, com média pluviométrica anual de cerca de 800mm. A insolação (horas de sol) é uma das maiores do estado.

O município é conhecido como a “capital do mergulho”. As praias de águas transparente e areia muito branca tornam sua costa num dos locais brasileiros mais propícios para a pesca submarina e mergulho. A abundante fauna marinha é decorrente da ressurgência, um fenômeno oceanográfico que consiste na subida de águas profundas e ricas em nutrientes, para regiões menos profundas do oceano. As principais praias são: Praia dos Anjos (onde se localiza o Porto do Forno), Praia do Forno, Praia Grande, Prainha, As Prainhas do Atalaia, Praia da Ilha do Farol (eleita em 2000 a praia mais perfeita do Brasil pela Revista Veja), Praia grande, Praia do Monte Alto, entre outras.

O município também conta com uma área preservada pelo IBAMA, a restinga de Massambaba (estreito pedaço de terra, banhado a sul pelo Oceano Atlântico e a Norte pela Lagoa de Araruama) onde são encontradas as mais exóticas orquídeas do mundo.

Marco histórico de Arraial do Cabo visto da ‘Praia dos Anjos’.

Culturalmente, Arraial do Cabo se distingue das outras cidades da Região dos Lagos.

É visível o modo de vida e as práticas culturais específicas dos “cabistas”. Há um modo de pronunciar algumas palavras, e, sobretudo, a construção de novas palavras, que confunde o passado e o presente. Assim, é comum nas ruas os gritos, berros e vaias, que mostram o caráter cultural interativo do povo de Arraial do Cabo, e, também o “atchesa”, “rodia”, entre outros verbetes. A cidade também é a única do estado a comemorar o feriado do Dia de Ação de Graças; na data oficial de 23 de novembro.[11]

Arraial do Cabo (RJ) – Praia do Pontal.

Praias

  • Atalaia (As Prainhas)
  • Anjos
  • Brava
  • Farol
  • Forno
  • Grande
  • Prainha
  • Pontal

Arraial do Cabo (RJ) – Praia do Forno.

Fauna

  • Formicivora littoralis (com-com-da-restinga), é uma espécie de ave endêmica das restingas da região dos lagos. Está ameaçada de extinção, devido à perda de habitat.

Clima

O clima de Arraial do Cabo é tropical litorâneo (Aw), com muito vento que estabiliza as temperaturas, o município praticamente desconhece temperaturas muito elevadas ou muito baixas.

No ano de 2007 a máxima absoluta foi de apenas 31,7 °C (a menor de todo o estado) e a mínima de 12,9 °C. Historicamente, o município tem máxima absoluta de 34 °C e mínima de 10 °C. Também chove bem pouco, com média pluviométrica anual de cerca de 800 mm. A insolação (horas de sol) é uma das maiores do estado.

Pontos turísticos

  • Casa de Piedra: atualmente propriedade particular, ocupa o lugar da feitoria que deu origem à cidade de Arraial do Cabo.[12]
  • Casa da Poesia: casa do poeta Victorino Carriço, hoje é centro cultural onde há encontros de poetas e saraus.
  • Centro Cultural Manoel Camargo: uma das três instituições de museologia da cidade conta a história cabista com painéis e peças, além da menção dos homens que foram importante para a cidade.
  • Farol Velho: inaugurado em 1833, suas ruínas estão localizadas no topo da ilha do Farol. Para visitá-lo, é necessário obter autorização da Marinha para realizar a trilha que leva até o farol e alugar uma embarcação que leve os visitantes até a ilha.[13]
  • Igreja de Nossa Senhora dos Remédios: erguida em 1506 pelos portugueses, a igreja está entre as primeiras edificações do país. Singela, fica em uma elevação debruçada sobre a praia dos Anjos.
  • Mergulho: Arraial do Cabo abriga uma diversificada vida marinha – são tartarugas, meros, lulas, lagostas, arraias e até golfinhos que vivem em harmonia nas ilhas do Farol e dos Porcos, nos sacos do Cherne e do Cordeiro, na praia do Forno, na Ponta d’Água e na Gruta Azul. Quem agradece são os mergulhadores, que lá encontram os melhores pontos do país para praticar o esporte além das águas transparentes.
  • Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira: Possui esqueletos de animais marinhos, peças de naufrágios que ocorreram na região e aquários com animais vivos.
  • Passeio de Barco: Os passeios duram quatro horas e descortinam as mais belas paisagens de Arraial do Cabo. O roteiro inclui paradas no Pontal do Atalaia (Prainhas) e Ilha do Farol, passando pela Gruta Azul, uma salão de 30 metros de extensão e 15 de altura – o nome vem dos efeitos causados pelas paredes internas, que têm tons dourado e prateado e que se tornam azuis de acordo com a incidência de luz. As embarcações partem da praia dos Anjos.
  • Pontal do Atalaia: Programa preferido dos casais, assistir ao pôr-do-sol no Pontal do Atalaia é imperdível, um dos poucos lugares do Brasil onde o Sol põe-se no mar. As pedras ficam a 180 metros de altitude, descortinando vista panorâmica.
  • Ruínas da Bataria e do Telégrafo: fundações da Bataria da Paia dos Anjos no cume do Morro da Fortaleza e vista panorâmica da cidade.

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Anúncios


Categorias:ACERVO WEB, ACONTECIMENTOS do DIA, Arquivo Histórico, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: