11 de Maio – Bete Mendes e Santa Luzia D’Oeste (RO) – 2017

☺ CAPA • Bete Mendes 68 Anos

▒ CIDADE • Santa Luzia D’Oeste (RO) 31 Anos

▒ NASCIMENTOS • Frederick Burnham • Bidu Sayão • Salvador Dalí • Rubem Fonseca • Valentino Garavani • Eduardo Coutinho • Carlos Lyra • Sandra Bréa • Carlos Tramontina • Natasha Richardson • Cassiano Carneiro • Andrés Iniesta • Rafael Silva

▒ FALECIMENTOS • Bob Marley

GALERIA de FOTOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

NASCIMENTOS

Salvador Dalí

1860Frederick Russell Burnham ▒ Frederick Russell Burnham, DSO, naseu em Tivoli, Minnesota, Estados Unidos, dentro do território sioux, o 11 de maio de 1861 e morreu em Three Rivers, California, o 15 de setembro de 1947. Ficou conhecido pelos serviços prestados no exército colonial britânico e por ter ensinado woodcraft (escutismo)[1] a Robert Baden-Powell, sendo está uma das influências mais notáveis do fundador do escotismo.


1902Bidu Sayão ▒ Balduína de Oliveira Sayão, mais conhecida como Bidu Sayão, (Itaguaí, 11 de maio de 1902 — Rockport, Maine, 13 de março de 1999) foi uma célebre intérprete lírica brasileira.Considerada uma das maiores estrelas da ópera de todos os tempos,foi uma das maiores intérpretes do Brasil.


1904Salvador Dalí ▒ Salvador Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, 11 de maio de 1904 — Figueres, 23 de janeiro de 1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica.


1925Rubem Fonseca ▒ José Rubem Fonseca (Juiz de Fora, 11 de maio de 1925) é um contista, romancista, ensaísta e roteirista brasileiro. Ele precisou publicar dois ou três livros para ser consagrado como um dos mais originais prosadores brasileiros contemporâneos.


1932Valentino Garavani ▒ Eduardo de Oliveira Coutinho (São Paulo, 11 de maio de 1933 — Rio de Janeiro, 2 de fevereiro de 2014) foi um cineasta e jornalista brasileiro. É considerado por muitos como um dos maiores documentaristas da história do cinema do Brasil.


1933Eduardo Coutinho ▒ Eduardo de Oliveira Coutinho (São Paulo, 11 de maio de 1933 — Rio de Janeiro, 2 de fevereiro de 2014) foi um cineasta e jornalista brasileiro. É considerado por muitos como um dos maiores documentaristas da história do cinema do Brasil.

1939Carlos Lyra ▒ Carlos Eduardo Lyra Barbosa (Rio de Janeiro, 11 de maio de 1939) é um cantor, compositor e violonista brasileiro. Junto com Roberto Menescal, era uma das figuras jovens da bossa nova.


1952Sandra Bréa ▒ Sandra Bréa Brito (Rio de Janeiro, 11 de maio de 1952 — Rio de Janeiro, 4 de maio de 2000), conhecida profissionalmente como Sandra Bréa, foi uma atriz brasileira. Foi considerada símbolo sexual do país na década de 1970 e na década de 1980.


1956Carlos Tramontina ▒ Carlos Alberto Tramontina (Adamantina, 11 de maio de 1956) é um jornalista brasileiro. Formado em Jornalismo pela FAAP em 1977, Carlos já foi o editor-chefe e apresentador de inúmeros telejornais como Bom Dia São Paulo e SP Já.


1963Natasha Richardson ▒ Natasha Jane Richardson (Londres, 11 de Maio de 1963 — Nova Iorque, 18 de Março de 2009) foi uma atriz inglesa. Atuou como Elizabeth James no filme de 1998, Operação Cupido.


1973Cassiano Carneiro ▒ Cassiano Carneiro (Rio de Janeiro, 11 de maio de 1973) é um ator brasileiro, já fez diversas telenovelas como Mandacaru e Desejos de Mulher. De 2002 a 2007, Cassiano participou do Sítio do Picapau Amarelo interpretando o caipira Zé Carijó.


1984Andrés Iniesta ▒ Andrés Iniesta Luján (Fuentealbilla, 11 de maio de 1984) é um futebolista espanhol que atua como meia do Barcelona. Pela Seleção Espanhola, integrou o elenco que conquistou a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, o primeiro título mundial da Espanha.


1987Rafael Silva ▒ Rafael Carlos da Silva (Campo Grande, 11 de maio de 1987) é um judoca e militar brasileiro.[2][3][1]Atualmente, ocupa a graduação de terceiro sargento no Exército Brasileiro. Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, ganhou a primeira medalha da história do Brasil na categoria +100 kg. Este resultado contribuiu para a melhor campanha do judô brasileiro na história dos jogos olímpicos.[7] Baby, como é conhecido Rafael Silva, repetiu o feito nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, conquistando novamente o bronze.[8]

CAPA de 11 de Maio de 2017

1949Bete Mendes ▒ Elizabeth Mendes de Oliveira, conhecida como Bete Mendes, (Santos, 11 de maio de 1949) é uma atriz e militante política brasileira.

Biografia

Filha do suboficial da Aeronáutica Osmar Pires de Oliveira e de Maria Mendes de Oliveira, não concluiu o curso de Sociologia na Universidade de São Paulo pois foi proibida de frequentar qualquer universidade durante três anos (conforme o Decreto-lei 477 então vigente), em razão do seu envolvimento com a organização de extrema esquerda Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares).[1] Posteriormente formou-se em artes cênicas pela USP.[2]

Apresentou-se pela primeira vez no teatro em 1968, na peçaA Cozinha“.[3]

Em 1970 foi presa pela primeira vez, pelo DOI-CODI (Departamento de Operações Internas – Centro de Operações para Defesa Interna, órgão encarregado, durante o regime militar, de proceder o combate aos grupos de esquerda), ficando quatro dias detida.

Entre setembro e outubro foi novamente presa, ocasião em que alega ter sido torturada pelo coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o qual negou as acusações.[4] Absolvida pelo Superior Tribunal Militar, foi solta após trinta dias no cárcere – mas foi obrigada a abandonar o curso de Sociologia[2].

Participou ativamente de diversos movimentos sociais e sindicais, como a campanha pela regulamentação profissional de artistas e técnicos em espetáculos de diversões (conquistada em 1978), o apoio às greves dos Metalúrgicos do ABC paulista e o movimento pela Anistia.[2] É associada ao Movimento Humanos Direitos.[5]

Ao largo da carreira artística, voltada principalmente para a televisão, Bete Mendes foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores, pelo qual se elegeu deputada federal pela primeira vez, na legislatura 198387[2]. Foi, porém, expulsa do partido por haver votado, ainda do regime de eleições indiretas, em Tancredo Neves para presidente da República[3]. Elegeu-se novamente, desta feita pelo PMDB, para a legislatura seguinte (1987-91), tendo participado da Constituinte de 1987 [2].

O rompimento com o PT não a impediu de apoiar as candidaturas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive a última, em 2006, quando muitos artistas retiraram seu apoio a ele devido ao desgaste que o partido sofrera com o chamado “escândalo do mensalão“.[6]

Bete Mendes e Luis Gustavo, par romântico em novela.

Em setembro de 2007 foi homenageada na cidade natal, tendo seu nome na “calçada da fama” local, ao lado de Pelé e do compositor Gilberto Mendes.[7]

Já foi casada com ator e diretor Dênis Carvalho.

Atuação parlamentar e vida pública

Na Câmara dos Deputados foi terceira-suplente de Secretário da Mesa Diretora.

Foi titular na Comissão de Transportes e suplente em várias outras comissões. Foi, em 1985, autora de projeto que criava uma comissão encarregada da elaboração de projeto de Constituição – arquivado por prejudicialidade, pois foi decidido posteriormente que a Constituição seria elaborada pelos deputados eleitos.[8]

Além do mandato eletivo, foi Secretária Estadual de Cultura de São Paulo, no período de 15 de março de 1987 a 21 de dezembro de 1988. Presidiu a Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro, Funarj, em 1999, durante o governo Anthony Garotinho.[2]

O caso Brilhante Ustra

Quando exercia o seu segundo mandato, sendo presidente José Sarney, Bete Mendes integrou a comitiva presidencial em visita oficial ao Uruguai. No dia 17 de agosto de 1985 Bete encontrou ali, como adido militar da embaixada brasileira em Montevidéu, o militar Carlos Alberto Brilhante Ustra, em quem afirmou reconhecer aquele que teria sido seu torturador quando esteve presa. O episódio ganhou ampla repercussão no país, reacendendo os debates sobre a amplitude da Lei da anistia assinada em 1979 – e se a anistia atingiria os militares envolvidos em crimes de tortura. Ustra não foi acusado, mas a sua carreira foi interrompida. Em resposta ao caso, até então omitido em seu currículo, o militar fez publicar um livro, intitulado Rompendo o Silêncio, onde refuta as acusações e nega que a atriz tenha sofrido qualquer tipo de tortura, acusando-a de ter montado um “teatro” para promover sua reeleição. [9][10]

Carreira artística

Bete atua em cinema, teatro e televisão.

Bete Mendes, Cleyde Yáconis, Nathalia thimberg, Analu Graci, Maria Estela e Eva Wilma.

Na televisão

Novelas

Bete Mendes e Regina Dourado na novela Seus Olhos.

Regina Duarte e Bete Mendes contracenam na novela ‘Páginas da Vida’.

No cinema

Novelas, Seriados e Minisséries
Ano Título Papel
1974 As Delícias da Vida Eva [13]
1979 Os Amantes da Chuva Isabel [14]
1980 Insônia
J.S. Brown, o último herói
1981 Eles não Usam Black-tie Maria
2002 A Cobra Fumou narradora
2004 Vestido de Noiva Dona Lígia
2006 Brasília 18% Francisca Gonzaga
2010 Aparecida – O Milagre Julia Resende

No teatro

  • 1968 – A Cozinha

Bete Mendes e Ruth de Souza.

“Em 1985, ao acompanhar o presidente Sarney em viagem oficial ao Uruguai, tive o choque de encontrar com o entrevistado (Ustra) como adido militar. (…) Foi meu dever denunciar ao presidente Sarney e à nação brasileira esse torturador, que estava representando o Brasil — situação que considero inadmissível”.

Bete Mendes / Fonte: Zero Hora

Bete Mendes

Elizabeth Mendes de Oliveira

(Santos, 11 de maio de 1949)

68 Anos

EVENTOS HISTÓRICOS

1822 – Jardim Botânico do Rio de Janeiro é aberto à visitação.



1862Ferdinand Carré inventa a primeira geladeira.



1927 – Fundação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar.



1997 – O computador Deep Blue derrota o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov.


2001 – Lançamento da edição em português da Wikipédia.

FALECIMENTOS

1981Bob Marley ▒ Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley[1] (Nine Mile, 6 de fevereiro de 1945Miami, 11 de maio de 1981), foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o género. Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos.[2]

Dedicado a protestar contra problemas sociais, levou, através de sua música, o movimento rastafári e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo. A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que considerassem-no a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica. A África e seus problemas como a miséria, guerras e domínio europeu também foram centro de assunto das suas músicas, por se tratar da terra sagrada do movimento rastafári.

A coletânea Legend, lançada três anos após sua morte e que reúne algumas músicas de álbuns do artista, é o álbum de reggae mais vendido da história. Bob foi casado com Rita Marley (de 1966 até a morte), uma das I Threes, que passaram a cantar com os Wailers depois que eles alcançaram sucesso internacional. Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (dois deles adotados), os renomados Ziggy e Stephen Marley (lê-se Stivân), que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers. Outros de seus filhos, Ky-Mani Marley, Julian Marley e Damian Marley (vulgo Jr. Gong) também seguiram carreira musical. Foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos.[3]

FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS


Dia nacional do Reggae

TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

  • 1967 – Ditadura Militar Grega – A junta militar grega encarcera o presidente Andréas Papandréu.
  • 1998 – A Índia realiza três testes atômicos subterrâneas no deserto de Rajasthan, produzindo uma revolta internacional.

CIDADES ANIVERSARIANTES – IBGE

Dia Mês Código Nome da cidade
11 05 320013 Águia Branca (ES)
11 05 320035 Alto Rio Novo (ES)
11 05 520140 Aparecida de Goiânia (GO)
11 05 230205 Barroquinha (CE)
11 05 240170 Bom Jesus (RN)
11 05 210240 Cajapió (MA)
11 05 320225 Governador Lindenberg (ES)
11 05 520945 Guarinos (GO)
11 05 240620 Lagoa d’Anta (RN)
11 05 110013 Machadinho D’Oeste (RO)
11 05 150405 Mãe do Rio (PA)
11 05 210730 Nova Iorque (MA)
11 05 412035 Pranchita (PR)
11 05 521878 Rio Quente (GO)
11 05 110029 Santa Luzia D’Oeste (RO)
11 05 241270 São Pedro (RN)
11 05 432260 Venâncio Aires (RS)

Santa Luzia D’OesteRO

31 Anos

11 de maio de 1986

santaluzia.ro.gov.br

Santa Luzia D’Oeste é um município brasileiro do estado de Rondônia. Localiza-se a uma latitude 11º51’20” sul e a uma longitude 61º47’00” oeste, estando a uma altitude de 260 metros. Sua população estimada em 2010 era de 8.886 Habitantes.

Possui uma área de 1.187,75 km². Segundo O Censo IBGE 2010, a população era composta por 51,7% de homens (4.596) e 48,3% de mulheres (4.290). Em referência à religião, 56,2% (4.996) se declaravam Católicos, 29,7% (2.647) Evangélicos e 14,1% (1.293) se declaravam de outras religiões, sem religião ou ateus. 80,21% (7.128) da população é alfabetizada.

Cavalgada de Santa Luzia D’Oeste (RO).

História

Em 1978 surgiu o loteamento da área urbana com o nome de “Vila Bambu”, lançado pelo INCRA em outubro de 1978, Decreto Lei nº 80.511.

Em dezembro de 1979 a então “Vila Bambu” passou a chamar-se Santa Luzia, cuja denominação foi dada pelo Governador do Território Federal de Rondônia, o Sr. Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, o qual, ao curar-se de uma moléstia acometida em sua visão, procurou homenagear a Santa Luzia, que é considerada a protetora dos olhos.

Em 1979 foi construído o primeiro prédio de pau-a- pique, para funcionar como igreja e escola, na qual trabalharam as primeiras professoras: Josefina Rodrigues Soares e Soeli Duarte Dias.

Após a emancipação do município, o primeiro administrador foi César Cassol, então nomeado pelo Governador Ângelo Angelim.

Geografia

Hidrografia

A rede hidrográfica do município pertence à baicia do rio Ji-Paraná ou Machado e do rio Guaporé, compondo-se por afluentes e subafluentes, dentre os quais destacam-se: rio Branco (afluente do Rio Guaporé), rio Bambu, rio Córgão, rio Uimeerê e vários iguarapés permanentes e intemitentes, dentre os quais o iguarapé Anta Atirada, além do Córrego Bamburro e o ribeirão Antônio João.

Clima

O Clima da região é caracterizado por duas estações: o verão, que se estende entre os meses de abril a setembro e correspondem a um período seco, com baixa precipitação pluviométrica, e o inverno, caracterizado por elevados índices pluviométricos de outubro a março. A variação térmica na região é praticamente inexistente, onde a temperatura média anual é de 25 °C, sendo que a média das mínimas é de 19 °C e a média das máximas fica em 40 °C. A umidade relativa do ar também é característica da região, cuja média anual atinge 90%.

Relevo

O relevo do município apresenta-se predominante ondulado com regiões de relevo acidentado. A área do município é porção integrante do Planalto dos Parecis, caracterizada por um relevo do tipo serrano, com morros ligeiramente abaulados e vales em forma de “U”.

Vegetação

A floresta equatorial densa ocupa uma porção significativa da região, revestindo ambientes distintos como planícies e terraços quaternários, interfluviais terciários, assim como deficientes formas de relevo dos terrenos pré-cambarianos. Nas áreas próximas aos rios são observados tipos de vegetação nos estágios graminóide, arbustivo e arbóreo aberto.

Aspectos econômicos

A economia está centrada na população agrícola e pecuária. Na safra 98/99, no contexto estadual, o município contribuiu com a 3ª maior produção de milho, 4ª maior produção de feijão e expressiva produção de café está sendo intensificada por iniciativa dos próprios produtores e a CEPLAC contribuindo com a ampliação da plantação do cacau, que esperava-se expandir até 100ha de plantação do produto para o ano 2000.

A maioria dos lotes do município são minifúndios localizados em linhas desde a época do assentamento promovido pelo INCRA.

Apesar de sua população ser predominante rural e suas terras consideradas de alta e média fertilidade, próprias de qualquer tipo de cultura, o município vem reduzindo sua população, por vários fatores, dentre eles a distância entre os grandes centros, as dificuldades de escoamento dos produtos, a falta de armazenagem e a falta de apoio dos órgãos oficiais aos produtos do município. Essa situação inclusive está levando um crescente números de famílias a emigrar para outras localidades, principalmente para o município de Buritis e para os municípios do estado do Amazonas que fazem fronteira com o estado de Rondônia.

Segundo dados do IBGE/2012, o município contava com 117 empresas atuantes em seus domínios, na qual mantinha ocupada um total de 884 pessoas sendo 734 destas com carteira assinada, com um rendimento médio de R$ 1.900,00. O município conta hoje com 02 (dois) lacticínios – Laticínios Santa Luzia d’Oeste Ltda (produtos Miraella) e Canaã Indústria de Laticínios Ltda (produtos Tradição), 01 (uma) mineradora – Britamar Extração de Pedras e Areia Ltda, 01 (uma) usina de álcool – Usina Boa Esperança Açúcar e Álcool Ltda, e está em fase de implantação 01(uma) unidade produtora de rações – Jodan Nutrição Animal LTDA – ME.

Salienta-se que o setor primário (agricultura e pecuária) é de longe o maior empregador do município.

Pontos de Lazer

  • Praça em frente a Rodoviaria
  • Lanchonete e Sorveteria Tropical
  • Praça ao lado da escola JK
  • Espeto e CIA
  • Lanchonete do Maurão
  • Lanchonete Esquinão
  • Casa do Consulado ( ou casa do Diego)

Pontos turisticos

  • Pastelzinho da Xunã
  • Micro cristoredentor
  • Lan house do Teixeira
  • Bar do pinafo
  • Bar do Tucano
  • Bar do Prego
  • Bar do Tucano
  • Morro da Teleron
  • Balneario Riacho Doce

O município possui seis escolas distribuídas da seguinte forma: três escolas estaduais e três municipais. Sendo a Escola Juscelino Kubitschek a única que atende o ensino regular de nível médio , além da Escola de Ensino de Jovens e Adultos- CEEJA. A escola Marechal Rondon que atende o nível básico, até o 5° ano do Ensino Fundamenta.O município ainda possui as escolas mantidas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura- SEMEC, uma infantil(Escola Manoel Lima e Paz) e duas que atende o nível fundamental, uma delas na sede do município(Escola Ronaldo Aragão) e outra no setor rural(Escola Expedito Gonçalves Ferreira).

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Anúncios


Categorias:ACERVO WEB, ACONTECIMENTOS do DIA, Arquivo Histórico, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: