7 de Maio – Eva Perón e Belém do São Francisco (PE) – 2017

☺ CAPA • Eva Perón

▒ CIDADE • Belém do São Francisco (PE)

▒ NASCIMENTOS • David Hume • Johannes Brahms • Pyotr Tchaikovsky • Gary Cooper • Jorge Loredo • Iara Iavelberg • Thomas Piketty • Martina Topley-Bird • Érika Januza

▒ FALECIMENTOS • Elizeth Cardoso

GALERIA de FOTOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

NASCIMENTOS

1711David Hume ▒ David Hume (Edimburgo, 7 de maio (ou 26 de abril-Antigo) de 1711 – Edimburgo, 25 de Agosto de 1776) foi um filósofo, historiador e ensaísta britânico nascido na Escócia que se tornou célebre por seu empirismo radical e seu ceticismo filosófico. Ao lado de John Locke e George Berkeley, David Hume compõe a famosa tríade do empirismo britânico, sendo considerado um dos mais importantes pensadores do chamado iluminismo escocês e da própria filosofia ocidental.


1833Johannes Brahms ▒ Johannes Brahms (Hamburgo, 7 de maio de 1833 — Viena, 3 de abril de 1897) foi um compositor alemão, uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX. Hans von Bülow incluiu Brahms entre os “três Bs” dos maiores compositores alemães (os outros dois seriam Beethoven e Bach), e apelidou a primeira sinfonia de Brahms de “décima de Beethoven”.


1840Pyotr Ilyich TchaikovskyPiotr Ilitch Tchaikovsky (Kamsko-Wotkinski Sawod, atual Tchaikovsky, 7 de maio de 1840São Petersburgo, 6 de novembro de 1893) foi um compositor romântico russo que compôs géneros como sinfonias, concertos, óperas, ballets, para música de câmara e obras para coro para liturgias da Igreja Ortodoxa Russa. Embora não faça parte do chamado Grupo dos Cinco (Mussorgsky, César Cui, Rimsky-Korsakov, Balakirev e Borodin) composto por compositores nacionalistas russos, suas obras, no entanto, foram muito mais ocidentalizadas que as de seus compatriotas.


1901Gary Cooper ▒ Gary Cooper (Helena, 7 de maio de 1901 – Los Angeles, 13 de maio de 1961) foi um ator anglo-estado-unidense duas vezes vencedor do prêmio Oscar de melhor ator. Sua carreira durou desde a década de 1920 até o ano de sua morte, tendo atuado em mais de cem filmes.

1944Iara Iavelberg ▒ Iara Iavelberg (São Paulo, 7 de maio de 1944 — Salvador, 20 de agosto de 1971) foi uma militante e guerrilheira de extrema-esquerda, integrante da luta armada contra a ditadura militar brasileira no Brasil. Psicóloga e professora, depois de entrar na luta contra o regime militar, primeiro integrando a Organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop) e depois o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), tornou-se companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, um dos principais líderes da oposição armada ao governo militar no Brasil, até morrer num cerco de agentes de segurança em Salvador, Bahia, em agosto de 1971.


1971Thomas Piketty ▒ Thomas Piketty (pronúncia francesa [tɔma pikɛti], pronúncia portuguesa [tomá piqueti]; Clichy, 7 de maio de 1971) é um economista francês que se tornou figura de destaque internacional com seu livro “O Capital no século XXI”(2013). Sua obra mostra que, nos países desenvolvidos, a taxa de acumulação de renda é maior do que as taxas de crescimento econômico.


1975Martina Topley-Bird ▒ Martina Gillian Topley- Bird (7 de Maio de 1975) é uma cantora britânica que lançou alguns álbuns solo e já contribui com vários artistas como os Gorillaz, Tricky e Massive Attack. Possui três trabalhos produzidos em estúdio, sendo que o último (Some Place Simple) é uma miscelânia de músicas inéditas (como Orchids) e regravações de músicas anteriores em versões com arranjos mais simples, que expõem a beleza e harmonia de sua voz.


1985Érika Januza ▒ Érika Januza da Trindade Gomes, mais conhecida como Érika Januza, (Contagem, 7 de maio de 1985) é uma atriz, dançarina e modelo brasileira.[1] Em 2014 obteve destaque no papel da Alice na novela Em Família de Manoel Carlos [2] Está confirmada no elenco da próxima novela das seis, Sol Nascente, Rede Globo [3]


1925Jorge Loredo ▒ Jorge Rodrigues Loredo (Rio de Janeiro, 7 de maio de 1925 – Rio de Janeiro, 26 de março de 2015) foi um ator e humorista brasileiro, mais conhecido por seu personagem Zé Bonitinho.

Paralelamente, exerceu a profissão de advogado, especialista em Direito Previdenciário e do Trabalho.

CAPA de 7 de Maio de 2017

1919Eva Perón, esposa do presidente da Argentina, Juan Domingo Perón. (m. 1952). ▒ María Eva Duarte de Perón, conhecida como Evita (Los Toldos, 7 de Maio de 1919Buenos Aires, 26 de Julho de 1952), foi uma atriz e líder política argentina. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito presidente.

Eva Perón, conhecida como Evita, foi uma atriz e líder política argentina, em discurso durante um comício.

O mais impressionante na história da vida de Eva foi o caminho meteórico que ela percorreu na vida pública. Entre a total obscuridade ao mais absoluto resplendor pessoal e político da vida e em seguida a morte, tudo ocorreu em apenas 7 anos. Nesse curto período ela saiu do anonimato para se tornar uma das mulheres mais importantes e poderosas do mundo. Na breve existência (morreu aos 33 anos de idade) há muitos mistérios, muitos fatos obscuros mas há principalmente uma personalidade tragicamente marcante.

“Figura chave de um regime ancorado no paternalismo e na demagogia, Evita resiste, no entanto, como uma imagem ao mesmo tempo alheia e superior ao mesmo. Mais do que uma estadista, mais do que um pivô ou um esteio sobre o qual o governo de Perón se apóia, Evita ganha voz própria porque ela encarnou em si uma série de ambições e de pretensões sociais. Sua transcendência está consubstanciada na sua fantástica ascensão sócio- política. Uma bela mulher, que venceu na vida através dos mecanismos próprios a uma mulher, só poderia espelhar um sistema de poder centrado na sedução. É só através da sedução coletiva das massas, e do fascínio, da ascese que esta sedução acarreta, que pode firmar-se um regime deste tipo.”[7]

Em Buenos Aires foi morar com Juancito, seu irmão que servia o exército na Capital e já trabalhava como vendedor numa fábrica de sabão. Levavam uma vida difícil, simples, entre as obrigações da sobrevivência e fins de semana em botecos. Quando sobravam uns trocados desfrutavam o prazer de um puchero regado a cerveja Quilmes com os amigos da cidade grande[2].

Eva Perón, conhecida como Evita, foi uma atriz e líder política argentina, ainda criança na escola.

Eva passava o dia a procura de trabalho em rádios, revistas e, principalmente, tentando cavar uma chance de trabalhar no teatro e no cinema. Depois de passar fome, se submeter aos assédios de canastrões e cafajestes e suarentos do mundo artístico que lhe prometiam chances condicionadas a algumas horas nas camas vagabundas de pensões portenhas, Eva acabou por ter a primeira chance concreta no cinema, no filme Segundos Afuera[4].

Eva Perón, conhecida como Evita, foi uma atriz e líder política argentina, como atriz, ainda bem jovem.

Nesse filme, no qual teve um papelzinho secundário e obtido graças à intervenção de Emilio Kartulowicz, dono da revista Sintonía ela teve chance de mostrar ao mundo artístico argentino a total falta de talento para a carreira de atriz.

Evita e Libertad Lamarque.

Mas como o destino sempre se impõe, foi na relação com este mundo que ela teve a grande chance: conhecer um coronel chamado Juan, o mesmo nome de seu pai, de seu irmão, da mãe, da sogra, da parteira e e da cidade que motivou o encontro do casal: San Juan. Era o Coronel Juan Domingo Perón. San Juan havia sido atingida por um terrível terremoto[8].

Eva e Perón.

“Mas nem Mussolini nem Hitler levaram a sua loucura auto-induzida ao ponto de tentarem publicamente usurpar o lugar de Deus. Perón tentou. (…)Foi nesse ponto que começou a divinização de Perón. Evita deu o tom: ‘Só há um Perón…Ele é um Deus para nós…Nosso sol, nosso ar, nossa vida.’ Um ministro de governo equiparou Perón a Cristo, Maomé e Buda, como fundador de uma grande doutrina religiosa! A máquina de propaganda começou a espalhar folhetos e alusões dessa espécie. Ao mesmo tempo, empreendia-se uma campanha para canonizar Evita. Em outubro de 1951, ela foi apresentada a uma multidão peronista como ‘Nossa Senhora da Esperança’ e o próprio Perón rematou a reunião, proclamando um novo feriado, o ‘Dia de Santa Evita’.

Eva Perón, conhecida como Evita, atriz e líder política argentina, em seu casamento com Juan Domingo Perón.

Depois da morte de Evita, em 1952, a neurose deliberada se agravou. Um porta-voz peronista, falando da sacada do palácio do governo, dirigiu-se a ela como ‘mãe nossa que estais no céu’. Exibiu-se um filme intitulado Evita imortal e a revista Mundo Peronista divulgou na capa uma Evita santificada, a quem não faltava a auréola.”[9]

Por causa da personalidade arrebatada e por ser uma defensora incansável dos pobres, miseráveis e explorados Eva muitas vezes foi confundida como sendo uma militante de esquerda , embora nunca o tenha sido. Ela rejeitava ferrenhamente este rótulo, tendo inclusive muitas vezes se indisposto com os comunistas ortodoxos da Argentina, que viam na ação assistencialista até mesmo um fator de atraso nas conquistas da classe operária.

Fundação Eva Perón.

O voto feminino, por exemplo, reivindicação histórica das mulheres comunistas argentinas, foi implantado por um golpe de voluntarismo de Evita. Isso irritou profundamente a militância comunista, como Julieta Lanteri, Carolina Musill, Victoria Ocampo, Alicia Moreau, que defendiam a tese de que a conquista deveria ser historicamente conduzida.

Quando a lei do voto feminino foi sancionada por Perón elas disseram: “agora não queremos mais votar”.

Evita

Em determinado momento, fruto de criação da atriz Eva Duarte, surgiu a personagem “Evita”. A própria Eva tinha consciência da existência autônoma de sua personagem, que ela transformou quase numa segunda personalidade. Assim Eva Péron se refere a Evita:

Quando escolhi ser “Evita” sei que escolhi o caminho do meu povo. Agora, a quatro anos daquela eleição, fica fácil demonstrar que efetivamente foi assim. Ninguém senão o povo me chama de “Evita”[8]. Somente aprenderam a me chamar assim os “descamisados“. Os homens do governo, os dirigentes políticos, os embaixadores, os homens de empresa, profissionais, intelectuais, etc., que me visitam costumam me chamar de “Senhora”; e alguns inclusive me chamam publicamente de “Excelentíssima ou Digníssima Senhora” e ainda, às vezes, “Senhora Presidenta”. Eles não vêem em mim mais do que a Eva Perón. Os descamisados, no entanto, só me conhecem como “Evita”. Eu me apresentei assim pra eles, por outra parte, no dia em que saí ao encontro dos humildes da minha terra dizendo-lhes que preferia ser a “Evita” a ser a esposa do Presidente se esse “Evita” servia para mitigar alguma dor ou enxugar uma lágrima. E, coisa estranha, se os homens do governo, os dirigentes, os políticos, os embaixadores, os que me chamam de “Senhora” me chamassem de “Evita” eu acharia talvez tão estranho e fora de lugar como que se um garoto, um operário ou uma pessoa humilde do povo me chamasse de “Senhora”. Mas creio que eles próprios achariam ainda mais estranho e ineficaz. Agora se me perguntassem o que é que eu prefiro, minha resposta não demoraria em sair de mim: gosto mais do meu nome de povo. Quando um garoto me chama de “Evita” me sinto mãe de todos os garotos e de todos os fracos e humildes da minha terra. Quando um operário me chama de “Evita” me sinto com orgulho “companheira” de todos os homens.[10]

Eva Perón, conhecida como Evita, foi uma atriz e líder política argentina, em campanha eleitoral em 1946.

As divergências ideológicas não impediram, depois da sua morte, que as bandeiras que ela defendia de ódio aos ricos e poderosos, que ela chamava de oligarcas e da mais absoluta e intransigente defesa dos pobres e oprimidos fossem violentamente disputadas pela direita, pelo centro e até pela extrema esquerda, personificada no grupo guerrilheiro Tupamaro. No entanto, para esses pobres que ela carinhosamente chamava de grasitas, Evita nunca foi uma líder ideológica. Para eles ela era muito mais. Era mais que a mulher do grande Perón, mais que uma benfeitora, mas a líder espiritual da nação argentina, quase uma santa. Essa ambiguidade conceitual foi sabiamente usada por todas as correntes ideológicas argentinas que usaram o justicialismo peronista para chegar ou tentar chegar ao poder depois da chamada Revolução Libertadora, o golpe de Estado que depôs Perón.

Eva Perón votando no hospital em 1951.

Morte

Às 20h e 25min de 26 de julho de 1952, morre aos 33 anos, de câncer de útero. Embalsamado, seu corpo ficou exposto à visitação pública até que, durante o golpe de Estado que derrubou Perón em 1955, seu cadáver foi roubado e enterrado no Cemitério Monumental de Milão, Itália. Dezesseis anos mais tarde, em 1971, o corpo foi exumado e transladado para a Espanha.

Funeral de Eva Perón.

Ali foi entregue ao ex- presidente Perón, que vivia exilado em Madri. O médico argentino que embalsamou Evita revelou que fora um trabalho perfeito, uma vez que, Evita parecia “uma boneca” devido a sua baixa estatura, pele alva e vestido de cetim branco.

Após a vinda do esquife da Espanha numa caixa de vidro … Evita parecia adormecida.[8]

Funeral de Eva Perón no jornal ‘O Clarin’.

“Evita havia se diluído, estava em todos os lugares! A sua identificação à sua pátria fora tão completa e consumada que agora, morta enquanto integridade física coesa, ela vivia, enquanto mito, em todos os recantos da Argentina.”[7]

Eva e Perón celebram o ano novo.

Perón voltou à Argentina em 1973 e foi reeleito presidente, tendo a terceira mulher, Isabelita Perón, como vice. Após sua morte, em 1974, Isabelita Perón trouxe o corpo de Evita para a Argentina onde foi exposto novamente por um breve período. Foi então enterrada novamente no mausoléu da família Duarte no cemitério da Recoleta, na cidade de Buenos Aires.[8][11]

Posteridade

Para muitos, Eva Perón foi, na verdade, a única voz retumbante no coração do povo pobre e trabalhador da Argentina; foi, para os miseráveis, a única referência confiável e capaz de unir, se quisesse, com um gesto apenas, todas as vontades em uma só, todas as vozes em uma só, a voz do povo explorado e expoliado pela classe rica e insensível às suas necessidades mais elementares. Para esses adoradores, este milagre, só Evita conseguiu operar.

Estátua de Eva Perón na Praça 25 de Mayo.

Efígie na cédula de cem pesos

Em 25 de julho de 2012 o governo argentino modificou a cédula de cem Pesos Argentinos e substituiu a efígie do ex-presidente Julio Argentino Roca, responsável por atos de genocídio contra povos indígenas, pela efígie de Eva Perón.[13]

“Onde há uma necessidade nasce um direito … como mulher eu sinto em minha alma a ternura das pessoas de onde eu vim e a quem eu devo.”

Eva Perón  Fonte: Muy Historia

“Donde existe una necesidad nace un derecho … como mujer siento en el alma la cálida ternura del pueblo de donde vine y a quien me debo.”

Eva Perón

María Eva Duarte de Perón

Evita

(Los Toldos, 7 de Maio de 1919Buenos Aires, 26 de Julho de 1952)

EVENTOS HISTÓRICOS


1910 – O cometa Halley passa pela Terra.



A Alemanha Nazi assina o termo de rendição incondicional perante os aliados. Foto – Montreal Daily Star – ‘Germany Quit’ (A Alemanha desiste), em 7 de maio de 1945.

1945 – A Alemanha Nazi assina o termo de rendição incondicional perante os aliados.


1946 – Fundação da empresa japonesa Sony


  • 1948 – É fundada a empresa Viação Cometa
  • 1963 – Os Estados Unidos colocam em órbita o satélite de comunicações Telstar.

All the President’s Men (br: Todos os Homens do Presidente / pt: Os Homens do Presidente) é um filme americano de 1976, do gênero drama, dirigido por Alan J. Pakula e com roteiro baseado no livro de mesmo nome, lançado em 1974, de Bob Woodward e Carl Bernstein.[1] No filme, Robert Woodward é interpretado por Robert Redford e Carl Bernstein é feito por Dustin Hoffman.

1973 – O diário The Washington Post recebe o Prêmio Pulitzer por sua investigação no escândalo Watergate.


FALECIMENTOS

1990Elizeth Cardoso ▒ Elizeth Moreira Cardoso (Rio de Janeiro, 16 de julho de 1920 — 7 de maio de 1990) foi uma cantora brasileira.

Conhecida como A Divina, Elizeth é considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira, além de um das mais talentosas cantoras de todos os tempos, reverenciada pelo público e pela crítica nacional e internacional.

FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

  • 1915 – Primeira Guerra Mundial: um submarino alemão afunda, no mar de Irlanda, o transatlântico Lusitania dos Estados Unidos, causando a morte de 1,2 mil pessoas. A Alemanha e os Estados Unidos rompem relações diplomáticas.

CIDADES ANIVERSARIANTES – IBGE

Dia Mês Código Nome da cidade
07 05 260160 Belém do São Francisco (PE)
07 05 350730 Boracéia (SP)
07 05 510320 Colíder (MT)
07 05 240450 Guamaré (RN)
07 05 240660 Lagoa Salgada (RN)
07 05 250920 Massaranduba (PB)
07 05 314300 Monte Belo (MG)
07 05 240950 Pedra Grande (RN)
07 05 314910 Pedralva (MG)
07 05 330430 Rio Bonito (RJ)
07 05 421650 São Joaquim (SC)

Belém do São FranciscoPE

114 Anos

07 de maio de 1903

belemdosaofrancisco.pe.gov.br

Belém do São Francisco é um município brasileiro do estado de Pernambuco. “Terra das Ilhas, da Cebola e dos 1º Bonecos Gigantes do Brasil”

História

O povoado de Belém do São Francisco surgiu a partir de uma fazenda pertencente a Antônio de Sá Araújo, que, em 1830, estabeleceu-se às margens do Rio São Francisco, em terras do município de Cabrobó. Entre 1839 e 1840, durante uma das chamadas Santas Missões, tendo à frente o padre Francisco Correia, foi lançada a pedra fundamental de uma capela consagrada à Nossa Senhora do Patrocínio.

Em 1902 a povoação foi elevada à categoria de vila. O município de Belém do São Francisco foi criado em 11 de setembro de 1928, desmembrando-se do território de Cabrobó. Em 1919, a cidade foi destruída por uma grande enchente, quando apenas a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira da cidade, ficou de pé. O município precisou, então, mudar-se para uma parte mais acima das margens do rio.

O tempo passou este pequeno povoado se expandiu, e hoje transformou em uma pequena cidade. No seus arredores a vários pequenos distritos, um deles é o povoado de Ibó que fica localizado a mais ou menos 50 km de Belém, na margem esquerda da BR-316.

Pessoa às margens do Rio, em Belém do São Francisco (PE).

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º45’14” sul e a uma longitude 38º57’57” oeste, estando a uma altitude de 305 metros.

O clima do município é o semiárido (Bsh na classificação climática de Köppen-Geiger). Os verões são quentes e úmidos, é neste período em que praticamente quase toda chuva do ano cai. Os invernos são mornos e secos, com a diminuição de chuvas; as mínimas podem chegar a 15°C. As primaveras são muito quentes e secas, com temperaturas muito altas, que em que algumas ocasiões podem chegar a mais de 40°C.

Relevo, Geologia e Solo

O município localiza-se na unidade ambiental da depressão sertaneja, com relevo suave a ondulado. [8] O município de Belém do São Francisco é constituída pelos litotipos dos Complexos Gnáissico- migmatítico Sobradinho-Remanso e Riacho Seco, dos Gnaisses Arapuá, Bangê e Bogó, do Complexo Saúde, dos Granitóidessin e Póstectônicos. [10] Em relação aos solos, nos Patamares Compridos e Baixas Vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural m édia problemas de sais; Topos e Altas Vertentes, os solos Brunos não Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; Topos e Altas Vertentes do relevo ondulado ocorrem os Podzólicos,drenados e fertilidade natural média e as Elevações Residuais com os solos Litólicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média. [9]

Belém do São Francisco (PE) — Bonecos Gigantes Zé Pereira e Vitalina (Foto de Fabiano Caribé).

Demografia

Segundo a estimativa 2013 do IBGE, Belém do São Francisco possui uma população de 20 680 habitantes, distribuídos numa área de 1 830,802 km², tendo assim, uma densidade demográfica de 11,06 hab/km². [11]

Economia

Segundo dados sobre o produto interno bruto dos municípios, divulgado pelo IBGE, referente ao ano de 2011, a soma das riquezas produzidos no município é de 112.573 milhões de reais (102° maior do estado). Sendo o setor de serviços o mais mais representativo na economia belenense, somando 78.199 milhões. Já os setores industrial e da agricultura representam 13.875 milhões e 16.613 milhões, respectivamente. O PIB per capita do município é de 5.557,23 mil reais (95° maior do estado). [16]

Infraestrutura

Educação

A cidade conta com uma unidade de escola estadual com ensino integral, seis públicas e uma privada. São elas (as públicas):

  • Escola de Referência em Ensino Médio Tercina Roriz
  • Escola Celestino Nunes
  • Escola Dr. Alipio Lustosa
  • Escola Maria Emilia Cantarelli
  • Escola Mons João Pires
  • Escola Estadual Honório Bernardes da Silva [17]

O Município conta com duas faculdades a CESVASF- Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco que atualmente dispõe dos cursos de Licenciaturas (Letras habilitação em Inglês e Espanhol,Física, História, Geografia, matemática, Ciências Biológicas e Educação do Campo e Pedagogia. fundada pelo o prof. Dr. Alípio Lustosa de Carvalho em 1971, e a FACESF – Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco. Atualmente a FACESF dispõe do curso de Bacharelado em Direito autorizado pela Portaria Ministerial nº 652, de 09 de julho de 2007, publicada no Diário Oficial da União em 10 de julho de 2007. São ofertadas 200 (duzentas) vagas anuais. Dispõe também do curso de Psicologia autorizado pela Portaria nº 583, de 17 de agosto de 2015 [18]

Belém do São Francisco (PE) — Entrada da cidade pela BR316.

Saúde, Transportes e Comunicação

A cidade conta com nove estabelecimentos de saúde, sendo oito deles públicos e um privado. [19] O município possui uma pista de pouso e está localizada a pouco mais de 160 km do aeroporto de Paulo Afonso, no estado da Bahia. É cortado pela BR-316 e PE-460.[20] O município recebe o sinal de TV do município de Caruaru, Petrolina e Recife.

Carnaval de Belém do São Francisco (PE).

Cultura

A Festa de Santa Cruz é tradicional na cidade desde o século XX, e até os dias atuais, durante a quaresma, centenas de penitentes vestem-se de preto e capuz, fazendo um ritual secular de reza e cantorias nas cruzes das estradas, nos cemitérios e nas capelas do campo. No período de Carnaval, Belém do São Francisco faz o desfile de seus bonecos gigantes, confeccionados por seus próprios habitantes, com muitos dos bonecos confeccionados também em Olinda. [21]

Pontos turísticos

Atrativos naturais

Situado às margens do rio São Francisco, o município tem como principais atrativos os passeios de barco e catamarã, que têm como fim do percurso a ilha fluvial de Caxaiú, recomendável para banho e lazer.

Nossa Senhora do Patrocínio

O conjunto arquitetônico das igrejas do final do século XIX, como a de Nossa Senhora do Patrocínio e do Menino Jesus de Praga, que possui 800 metros quadrados, integram o belo sítio histórico da cidade.

Roda d’água

O município, ao longo do Rio São Francisco, possuiu seis rodas d’água do início do século, utilizadas para irrigação.[22]

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Anúncios


Categorias:ACERVO WEB, ACONTECIMENTOS do DIA, Arquivo Histórico, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: