6 de Maio – Sigmund Freud e Mandaguari (PR) – 2017

☺ CAPA • Sigmund Freud

▒ CIDADE • Mandaguari (PR)

▒ NASCIMENTOS • Rodolfo Valentino • Stewart Granger • Orson Welles • Zezé Macedo • Luiz Mott • Fátima Guedes • George Clooney • Britto Júnior • Cláudia Liz • André Sá • Raquel Zimmermann • Gabourey Sidibe • Daniel Alves • Isabella Santoni

▒ FALECIMENTOS • Henry David Thoreau • B. C. Forbes • Marlene Dietrich

GALERIA de FOTOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

NASCIMENTOS

1895Rodolfo Valentino ▒ Rudolfo Alfonso Raffaello Pierre Filibert Guglielmi di Valentina D’Antonguolla, conhecido como Rudolfo Valentino (6 de maio de 1895 – 23 de agosto de 1926) foi um ator italiano radicado nos Estados Unidos. Em 1913 imigrou da Itália para os Estados Unidos tendo trabalhado como jardineiro e lavador de pratos.


1913Stewart Granger ▒ Stewart Granger (Londres, 6 de maio de 1913 – Santa Mônica, 16 de agosto de 1993) foi um ator norte-americano nascido na Grã Bretanha. Interpretava galãs heróicos e românticos em filmes de ação e aventura, tendo sido durante os anos 50 um dos mais bem- sucedidos sucessores do astro do gênero Errol Flynn. Em 1956 Granger se naturalizou estadunidense.


1915Orson Welles ▒ George Orson Welles (Kenosha, WI, 6 de maio de 1915Los Angeles, CA, 10 de outubro de 1985) foi um cineasta norte- americano. Também foi roteirista, produtor e ator. Iniciou a sua carreira no teatro, em Nova Iorque, em 1934. É considerado um dos artistas mais versáteis do século XX no campo do teatro, do rádio e do cinema. Citizen Kane (1941) ‘Cidadão Kane‘, é o seu filme mais bem sucedido.


1916Zezé Macedo ▒ Maria José “Zezé” de Macedo (Silva Jardim, 6 de maio de 1916 — Rio de Janeiro, 8 de outubro de 1999) foi uma comediante e atriz brasileira de rádio, cinema e televisão. Foi a recordista feminina no Brasil em participações de cinema, tendo feito 108 filmes.


1946Luiz Mott ▒ Luiz Roberto de Barros Mott (São Paulo, 6 de maio de 1946) é um antropólogo, historiador e pesquisador, e um dos mais conhecidos ativistas brasileiros em favor dos direitos civis LGBT. Luiz Mott é uma das figuras mais conhecidas do movimento LGBT e foi considerado um dos gays mais poderosos do mundo em uma lista feita pela revista americana Wink.


1958Fátima Guedes ▒ Fátima Guedes (Rio de Janeiro, 6 de maio de 1958) é uma cantora e compositora brasileira. Começou a compor aos quinze anos de idade, e em 1973 alcançou o primeiro lugar no Festival de Música da Faculdade Hélio Afonso, com a música “Passional”.


1961George Clooney ▒ George Timothy Clooney (Lexington, 6 de maio de 1961) é um ator, produtor e diretor de cinema e televisão estadunidense. Entre seus filmes mais conhecidos estão: Três reis, Onze homens e um segredo, O amor custa caro, Solaris, Batman & Robin e Syriana, pelo qual ganhou o Globo de Ouro e o Oscar de melhor ator coadjuvante.

1963Britto Júnior ▒ Hilton Antonio Mendonça Britto Júnior,[1] ou simplesmente Britto Júnior (Caxias do Sul, 6 de maio de 1963), é um jornalista e apresentador de televisão brasileiro. Em julho de 2015 deixou de apresentar o Programa da Tarde, extinto pela Record, e A Fazenda, por decisão da emissora, da qual saiu em dezembro de 2016.


1969Cláudia Liz ▒ Cláudia Liz Cruz (São Luís de Montes Belos, 6 de maio de 1969) é ilustradora que também foi atriz e modelo. Cláudia Liz foi uma das modelos mais requisitadas do Brasil no final da década de 1980 e primeira metade da década de 1990. Com 1,80 metro de altura, foi elogiada pela versatilidade e considerada pela imprensa como uma das precursoras da «Era das Top Models» no Brasil.


1977André Sá ▒ André Rezende Sá (Belo Horizonte, 6 de maio de 1977) é um tenista brasileiro nascido no estado de Minas Gerais. Profissional desde o ano de 1996,[1]é um exímio duplista que já conquistou 11 torneios ATP na carreira, sendo assim, o terceiro brasileiro com maior número de títulos ATPde duplas na história, ficando atrás somente dos também mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo.


1983Raquel Zimmermann ▒ Raquel Zimmermann (Bom Retiro do Sul, 6 de maio de 1983) é uma modelo brasileira.[1] Seu currículo inclui ainda trabalhos para a Hermès, Balenciaga, Versace, Valentino, Lacroix e Yves Saint-Laurent, além de editoriais para as maiores revistas de moda, entre elas capas da Vogue Americana, Vogue Paris, Vogue Itália, W, Harper’s Bazaar, ELLE.[1] Única brasileira a permanecer no topo do ranking mundial das top models, eleita pelo diretor de casting Phillip PH, por 3 anos consecutivos.


1983Gabourey Sidibe ▒ Gabourey Ridley Sidibe (Brooklyn, Nova Iorque, 6 de Maio de 1983) é uma atriz norte-americana que fez sua estreia como protagonista no filme Precious (Preciosa – Uma História de Esperança (título no Brasil)) que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz. Também conhecida por interpretar Queenie na série americana American Horror Story em sua 3º temporada e uma breve participação na 5° temporada ainda como Queenie.


1983Daniel Alves ▒ Daniel Alves da Silva, mais conhecido como Daniel Alves ou simplesmente Dani Alves (Juazeiro, 6 de maio de 1983) é um futebolista brasileiro que atua como lateral-direito. Em 2 de julho de 2008, Daniel Alves foi contratado pelo Barcelona por quatro temporadas. No dia 27 de junho de 2016, assinou com a Juventus um contrato válido até junho de 2018.

1995Isabella Santoni ▒ Isabella Ribeiro Santoni (Nilópolis, 6 de maio de 1995) é uma atriz brasileira. Tournou-se conhecida nacionalmente ao interpretar Karina Duarte, uma das protagonistas da 22º temporada de Malhação.

CAPA de 6 de Maio de 2017

1856Sigmund Freud ▒ Sigismund Schlomo Freud[2] (Freiberg in Mähren, 6 de maio de 1856Londres, 23 de setembro de 1939[3]), mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista criador da psicanálise.[4] Freud nasceu em uma família judaica, em Freiberg in Mähren, na época pertencente ao Império Austríaco (atualmente, a localidade é denominada Příbor, e pertence à República Tcheca).[3]

Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como forma de acesso aos seus conteúdos mentais. Ao observar a melhora dos pacientes tratados pelo médico francês Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da histeria era psicológica, e não orgânica. Essa hipótese serviu de base para outros conceitos desenvolvidos por Freud, como o do inconsciente.[5]

Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa e repressão psicológicae por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento das psicopatologias, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana. Sua obra fez surgir uma nova compreensão do ser humano, como um animal dotado de razão imperfeita e influenciado por seus desejos e sentimentos. Segundo Freud, a contradição entre esses impulsos e a vida em sociedade gera, no ser humano, um tormento psíquico.

Freud tinha uma visão biopsicossocial do ser humano. Fatos como a descrição de pacientes curados através do diálogo por Josef Breuer e a morte do colega Ernst von Fleischl-Marxow por dose excessiva do antidepressivo da época, a cocaína, levaram-no ao abandono das técnicas de hipnose e de drogas para criar um novo método: a cura pela fala, ou seja, a psicanálise, que utilizava a interpretação de sonhos e a livre associação como vias de acesso ao inconsciente.[6][7]

Suas teorias e seus tratamentos foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Sua teoria é de grande influência na psicologia atual e, além do contínuo debate sobre sua aplicação no tratamento médico, também é, frequentemente, discutida e analisada como obra de literatura e cultura geral.

De acordo com os registros, Freud completa tal estudo satisfatoriamente, mas sem distinção especial. Em 1877, desapontado com os resultados e talvez menos excitado em enfrentar mais dissecações de enguias, Freud vai ao laboratório de Ernst Brücke, que torna-se seu principal modelo de ciência.

Com Brücke, Freud entra em contato com a linha fisicalista da fisiologia. O interesse de Brücke não era apenas descobrir as estruturas de órgãos ou células particulares, mas sim, suas funções. Dentre as atribuições de Freud, nesta época, estavam o estudo da anatomia e da histologia do cérebro humano. Durante os estudos, identifica várias semelhanças entre a estrutura cerebral humana e a de répteis, o que o remete ao então recente estudo de Charles Darwin sobre a evolução das espécies e à discussão da “superioridade” dos seres humanos sobre outras espécies.

Freud, então, conhece Martha Bernays, e parece ter sido amor à primeira vista. O seu desejo de desposar Martha, o baixo salário e as poucas perspectivas de carreira na pesquisa científica fazem-no abandonar o laboratório e a começar a trabalhar no Hospital Geral, o principal hospital de Viena, passando por vários departamentos do mesmo. O próprio Brücke aconselha-o a mudar, apesar de seu bom desempenho e com razão, já que Freud precisava ganhar dinheiro.

No hospital, depois de algumas desilusões com o estudo dos efeitos terapêuticos da cocaína — com inclusive um episódio de morte por overdose de um amigo da época do laboratório de Brücke —, Freud recebe uma licença e viaja para a França, onde trabalha com Charcot, um respeitável psiquiatra do hospital psiquiátrico Saltpêtrière que estudava a histeria.

De volta ao Hospital Geral e entusiasmado pelos estudos de Charcot, Freud passa a atender, na maior parte, jovens senhoras judias que sofriam de um conjunto de sintomas aparentemente neurológicos que compreendiam paralisia, cegueira parcial, alucinações, perda de controle motor e que não podiam ser diagnosticados com exames. O tratamento mais eficaz para tal doença incluía, na época, massagem, terapia de repouso e hipnose.

Em 14 de Setembro de 1886, em Hamburgo, Freud casou-se com Martha Bernays com a ajuda financeira de alguns amigos mais abastados, dentre eles Josef Breuer, um colega mais velho da faculdade de medicina.[10]

Foi com as discussões de casos clínicos com Breuer que surgiram as ideias que culminaram com a publicação dos primeiros artigos sobre a psicanálise. O primeiro caso clínico relatado deve-se a Breuer e descreve o tratamento dado a uma paciente (Bertha Pappenheim, chamada de “Anna O.” no livro), que demonstrava vários sintomas clássicos de histeria. O método de tratamento consistia na chamada “cura pela fala” ou “cura catártica”, na qual o ou a paciente discute sobre as suas associações com cada sintoma e, com isso, os faz desaparecer.[9] Esta técnica tornou-se o centro das técnicas de Freud, que também acreditava que as memórias ocultas ou “reprimidas” nas quais baseavam-se os sintomas de histeria eram sempre de natureza sexual. Breuer não concordava com Freud neste último ponto, o que levou à separação entre eles logo após a publicação dos casos clínicos.

Na verdade, inicialmente, a classe médica em geral acaba por marginalizar as ideias de Freud; seu único confidente durante esta época é o médico Wilhelm Fliess. Depois que o pai de Freud falece, em outubro de 1896, segundo as cartas recebidas por Fliess, Freud, naquele período, dedica-se a anotar e analisar seus próprios sonhos, remetendo-os à sua própria infância e, no processo, determinando as raízes de suas próprias neuroses. Tais anotações tornam-se a fonte para a obra A Interpretação dos Sonhos. Durante o curso desta autoanálise, Freud chega à conclusão de que seus próprios problemas eram devidos a uma atração por sua mãe e a uma hostilidade em relação a seu pai. É o famoso “complexo de Édipo“, que se torna o coração da teoria de Freud sobre a origem da neurose em todos os seus pacientes.

Nos primeiros anos do século XX, são publicadas suas obras A Interpretação dos Sonhos e A psicopatologia da vida cotidiana. Nesta época, Freud já não mantinha mais contato nem com Josef Breuer, nem com Wilhelm Fliess. No início, as tiragens das obras não animavam Freud, mas logo médicos de vários lugares — Eugen Bleuler, Carl Jung, Karl Abrahams, Ernest Jones, Sandor Ferenczi — mostram respaldo às suas ideias e passam a compor o Movimento Psicanalítico.[11]

Por sua vida inteira, Freud teve uma posição financeira modesta. Josef Breuer foi, no início, um aliado de Freud em suas ideias e também um aliado financeiro.

Freud criou o termo “psicanálise” para designar um método para investigar os processos inconscientes e de outro modo inacessíveis do psiquismo.

Nos tempos do nazismo, Freud perdeu quatro das cinco irmãs nos campos de concentração: Regine (Rosa) em Auschwitz, Mitzi (Marie) em Theresienstadt, Dolfi (Esther Adolfine) e Paula (Pauline) em Treblinka. Embora Maria Bonaparte tenha tentado tirá-las do país, elas foram impedidas de sair de Viena pelas autoridades nazistas.[12]

Morou em Viena até 1938, quando, após a anexação da Áustria à Alemanha nazista, em razão de sua etnia judaica, refugiou-se na Inglaterra, onde já se encontrava parte de sua família.

Freud morre de cancro no palato aos 83 anos de idade (passou por trinta e três cirurgias). Supõe-se que tenha morrido de uma dose excessiva de morfina.[9] Freud sentia muita dor, e segundo a história contada, ele teria dito ao médico que lhe aplicasse uma dose excessiva de morfina para terminar com o sofrimento, o que seria eutanásia.

Pensamento e Linguagem

Em suas teorias, Freud afirma que os pensamentos humanos são desenvolvidos por processos diferenciados, relacionando tal ideia à de que o nosso cérebro trabalha essencialmente no campo da semântica, isto é, a mente desenvolve os pensamentos num sistema intrincado de linguagem baseada em imagens, as quais são meras representações de significados latentes. Em diversas obras, como “A Interpretação dos Sonhos“, “A Psicopatologia da Vida Cotidiana” e “Os Chistes e suas Relações com o Inconsciente”, Freud não só desenvolve sua teoria sobre o inconsciente da mente humana, como articula o conteúdo do inconsciente ao ato da fala, especialmente aos atos falhos.[3] Para Freud, a consciência humana subdivide-se em três níveis: Consciente, Pré- Consciente e Inconsciente – o primeiro contém o material perceptível; o segundo, o material latente, mas passível de emergir à consciência com certa facilidade; e o terceiro contém o material de difícil acesso, isto é, o conteúdo mais profundo da mente, que está ligado aos instintos primitivos do homem.

Os níveis de consciência estão distribuídos entre as três entidades que formam a mente humana, ou seja, o Id, o Ego e o Superego.

Segundo Freud, o conteúdo do inconsciente é, muitas vezes, reprimido pelo Ego. Para driblar a repressão, as ideias inconscientes apelam aos mecanismos definidos por Freud em sua obra “A Interpretação dos Sonhos”, como deslocamento e condensação. Estes dois, mais tarde, seriam relacionados por Jacobson à metonímia e metáfora, respectivamente. [4] [5]

Portanto, as representações de ideias inconscientes manifestam-se nos sonhos como símbolos imagéticos, tanto metafóricos quanto metonímicos. Aplicando o conceito à fala, o inconsciente consegue expelir ideias recalcadas através dos chistes ou atos falhos. Freud propõe que as piadas ou as “trocas de palavras por acidente” nem sempre são inócuas. Antes, são mecanismos da fala que articulam ideias aparentes com ideias reprimidas, são meios pelos quais é possível exprimir os instintos primitivos.

Semelhante à análise dos sonhos, a análise da fala seria um caminho psicanalítico para investigar os desejos ocultos do homem e as causas das psicopatologias. [6]

“É na palavra e pela palavra que o inconsciente encontra sua articulação essencial.” [7]

Deste modo, Freud cria uma inter-relação entre os campos da linguística e da psicanálise, que será retomada por estudiosos posteriores, como Jacques-Marie Émile Lacan.

Fundamentos da terapia freudiana

O objetivo da terapia freudiana ou psicanálise é, relacionando conceitos cartesianos da mente e conceitos da hidráulica, mover (mediante a associação livre e a interpretação dos sonhos) os pensamentos e sentimentos reprimidos (explicados como uma forma de energia) através do consciente para permitir, ao sujeito, a catarse que provocaria a cura automática.

“A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade.”

Sigmund Freud – Fonte da Citação: WIKIQUOTE

Die meisten Menschen wollen nicht wirklich Freiheit, denn zur Freiheit gehört auch Verantwortung – und davor fürchten sich die meisten Menschen.

Sigmund Freud

Sigismund Schlomo Freud [2]

(Freiberg in Mähren, 6 de maio de 1856Londres, 23 de setembro de 1939[3]),

EVENTOS HISTÓRICOS

1794Toussaint l’Ouverture lidera uma revolução escrava no Haiti. Assim nasceram: a primeira e única insurreição vitoriosa de escravos; a primeira colônia indígena independente e a primeira República Negra da Historia da humanidade.

Como celebrou Aimé Césaire, foi no Haiti onde « pela primeira vez, a negritude se pôs em pé ».



1889 – A Torre Eiffel é oficialmente aberta ao público durante a Exposição Universal em Paris



1994 – Inauguração do Eurotúnel no Canal da ManchaO Eurotúnel (em inglês: Channel Tunnel; em francês: Tunnel sous la Manche)[1][2] é um túnel ferroviário de 50,5 quilômetros de extensão que liga Folkestone, Kent, no Reino Unido, com Coquelles, em Pas-de-Calais, perto de Calais, no norte da França, sob o Canal da Mancha no Estreito de Dover. No seu ponto mais baixo, atinge 75 metros de profundidade.[3][4]

Com um trecho submerso de 37,9 km, o túnel tem a parte submarina mais longa do que a de qualquer outro túnel do mundo, embora o Túnel Seikan, no Japão, seja mais longo (53,85 km) e mais profundo (240 metros). O recordista mundial, porém, continua sendo o Túnel de São Gotardo, com um comprimento de 57 km e 153,5 km de túneis, poços e demais passagens, em operação desde final de 2016.[5]


2004 – Ocorre a última transmissão do seriado Friends na NBC.


FALECIMENTOS

1862Henry David Thoreau ▒ Henry David Thoreau (Concord, 12 de julho de 1817 — Concord, 6 de maio de 1862) foi um autor estadunidense, poeta, naturalista, ativista anti-impostos, crítico da ideia de desenvolvimento, pesquisador, historiador, filósofo e transcendentalista. Ele é mais conhecido por seu livro Walden, uma reflexão sobre a vida simples cercada pela natureza, e por seu ensaio Desobediência Civil uma defesa da desobediência civil individual como forma de oposição legítima frente a um estado injusto.


1954B. C. Forbes ▒ Bertie Charles Forbes (New Deer, Aberdeenshire, Escócia, 14 de maio de 1880 — 6 de maio de 1954) foi um jornalista financeiro de origem escocesa que fundou a conhecida revista Forbes em 1917, conhecida por suas listas, principalmente nas quais faz um ranking das pessoas mais ricas dos Estados Unidos (conhecida como Forbes 400) e do mundo, além de outras como das celebridades mais bem-pagas e das mulheres mais poderosas.

1992Marlene Dietrich ▒ Marlene Dietrich, nome artístico de Marie Magdelene Dietrich von Losch (Berlim, 27 de dezembro de 1901 — Paris, 6 de maio de 1992) foi uma atriz e cantora alemã. Dietrich manteve grande popularidade ao longo de sua longa carreira invulgarmente no show business por continuamente reinventar a si mesma, profissionalmente e caracteristicamente.

TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

CIDADES ANIVERSARIANTES – IBGE

Dia Mês Código Nome da cidade
06 05 230080 Antonina do Norte (CE)
06 05 130040 Barcelos (AM)
06 05 510345 Denise (MT)
06 05 520850 Goiandira (GO)
06 05 291250 Ibipitanga (BA)
06 05 352160 Irapuru (SP)
06 05 411420 Mandaguari (PR)
06 05 431370 Palmeira das Missões (RS)
06 05 251260 Quixabá (PB)
06 05 320450 Santa Leopoldina (ES)
06 05 320455 Santa Maria de Jetibá (ES)
06 05 431930 São Paulo das Missões (RS)
06 05 261390 Serra Talhada (PE)
06 05 320506 Venda Nova do Imigrante (ES)
06 05 261640 Vitória de Santo Antão (PE)

MandaguariPR

80 anos

6 de maio de 1937

mandaguari.pr.gov.br

Mandaguari é um município brasileiro localizado no norte central do estado do Paraná. De acordo com o IBGE Mandaguari tem 32 669 habitantes, conforme dados IBGE/2010 .

História

Durante a segunda guerra, as cidades que tinham o nome de origem alemã foram substituídas. Por acharem que Lovat era de origem germânica, o patrimônio de Lovat teve o nome alterado para Patrimônio Mandaguari. O nome Mandaguari tem origem indígena, que designava uma espécie de abelha existente na região e que ainda leva esse nome (da família dos Melipônidas). Mas a atribuição desse nome, deveu-se, provavelmente originado do nome do ribeirão que delimitava com Jandaia do Sul. Atualmente denominado de Barbacena, constava nos mapas de 1939 com o nome de Mandaguaí, retificado posteriormente para Mandaguari. Em 1944, os novos mapas do Departamento de Geografia, Terras e Colonização de Curitiba, trazia o nome de ribeirão Barbacena no lugar do ribeirão Mandaguari.

Economia

Mandaguari é referência no estado do Paraná em geração de empregos seja na indústria, agricultura ou comércio.

Indústrias

O setor industrial da cidade de Mandaguari ainda lidera na geração de empregos. O município tem grandes empresas sendo muitas delas conhecida nacionalmente como as empresas Romagnole, Cocari e Prorelax que se destacam na geração de empregos a vários anos consecutivos, mas o município conta com várias outras indústrias que estão crescendo em ritmo acelerado. Mandaguari possui três parques industriais e mais de cinquenta indústrias de grande e pequeno porte, divididas em vários setores.

Agricultura

A agricultura ainda é fundamental na economia da cidade de Mandaguari, com destaque para o café, várias vezes premiada com o melhor café do Brasil. A região também tem a economia aquecida com o plantio de milho, trigo, feijão, cana-de-açúcar e a soja.

Comércio

Mandaguari conta com vários comércio de moveis e eletrodoméstico e alguns grandes supermercados e a Associação Comercial e Empresarial de Mandaguari (ACEMAN) é a principal associação dos comerciantes e empresários da cidade.

Demografia

Religião

Mandaguari é uma cidade que a grande maioria das pessoas são católicas, mas com diversas outras denominações religiosas, como batistas, protestantes, budistas, muçulmanos, espíritas, entre outros. Apesar do catolicismo ser maior, seu crescimento permanece estagnado, enquanto o número de evangélicos cresceu 3,41%, e o de pessoas que não têm religião caiu 2,03%.[6]

  • Católicos: 70,69%
  • Evangélicos: 27,31%
  • Muçulmanos, budistas, espíritas, ateus e outros: 2,02%.

Dados demográficos

  • Número de pessoas na área urbana: 31.126
  • Número de pessoas na área rural: 1.543
  • Número de domicílios na área urbana: 14.263
  • Número de domicílios na área rural: 656
  • Número de eleitores: 25.913

O município de Mandaguari tem uma população de 32.669 habitantes de acordo com o Censo 2010, desses 16.032 são homens e 16.637 são mulheres. Fonte: Observatório das Metrópoles UFRJ[7]

Educação

Mandaguari se destaca no Paraná pelo seu índice de alfabetização sendo de 97,04%. A cidade tem treze colégios públicos e cinco colégios privados e uma faculdade, e tem cerca de seis mil estudantes, entre colégios públicos e privados.

Ensino Superior

  • FAFIMAN – Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari.

Instituições de Ensino

  • Colégio Estadual Vera Cruz
  • Colégio Estadual José Luiz Gori
  • Colégio Estadual São Vicente Pallotti
  • Escola Municipal Yolanda Cercal da Silva
  • Escola Municipal Bom Pastor
  • Escola Municipal Walter Antunes Pereira
  • Escola Municipal Dr. Ary da Cunha Pereira
  • Escola Municipal Francisco Romagnole Junior
  • Escola Municipal Angelina Teixeira Pinheiro

Hospitais e Centros de Saúde

  • PAM – Pronto Atendimento Municipal
  • Hospital Cristo Rei
  • Clinica da Mulher
  • Clinica da Criança e da Mulher
  • IMO – Instituto de Medicina e Odontologia
  • CAPS

Comunicação

Mandaguari conta com grandes veículos de comunicação sendo três rádios, três jornais, três revistas, e oito sites na internet.

Rádios

  • Rádio Guairacá AM
  • Rádio Agora FM
  • Rádio Louvor Eterno FM

Jornais Impressos

  • Jornal Agora
  • Jornal Gazeta Regional
  • Jornal Correio de Notícias

Revistas

  • Revista Cocari
  • Revista FAFIMAN
  • Agora Revista

Portais na Internet

  • Mandaguari Online
  • Portal Agora
  • Correio de Notícias
  • Dia-a-Dia Mandaguari
  • Canal Arena
  • Portal Oficial Prefeitura
  • Gazeta Regional
  • Portal da Câmara de Vereadores
  • Plantão de Noticias

Mídia

Os principais meios de comunicação são os jornais impressos, as revistas impressas, as rádios, a internet, e as companhias de telefonia fixa e móvel.

Esporte

Ginásio de Esporte de Mandaguari, localizado na Praça Iguaçu foi inaugurado no ano de 1979 pelo prefeito Alexandre Elias Nacif (Xandu). O GEMAN tem capacidade para 4.000 mil pessoas e já foi palco de muitos eventos esportivos importantes do Paraná e da Região.

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Anúncios


Categorias:ACERVO WEB, ACONTECIMENTOS do DIA, Arquivo Histórico, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: