4 de Maio – Lulu Santos e Jaboatão dos Guararapes (PE) – 2017

☺ CAPA • Lulu Santos

▒ CIDADE • Jaboatão dos Guararapes (PE)

▒ NASCIMENTOS • Thomas Huxley • Alice Liddell • Audrey Hepburn • Ronald Golias • Rogério Sganzerla • Jackie Jackson • Randy Travis • Herbert Vianna • Lance Bass • Fernandinho • Ashley Rickards

▒ FALECIMENTOS • Noel Rosa • Merleau-Ponty • Sandra Bréa • Dom DeLuise • Tinoco

GALERIA de FOTOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

NASCIMENTOS

1825Thomas Henry Huxley ▒ Thomas Henry Huxley (Ealing, Middlesex, 4 de maio de 1825 — Eastbourne, Sussex, 29 de junho de 1895) foi um biólogo britânico que ficou conhecido como “O Buldogue de Darwin”, por ser o principal defensor público da teoria da evolução de Charles Darwin e um dos principais cientistas ingleses do século XIX. Criador do termo “agnosticismo”.


1852Alice Liddell ▒ Alice Pleasance Liddell (4 de maio de 1852 — 15 ou 16 de novembro de 1934) foi a inspiração por trás do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, lançado em 1865.


1929Audrey Hepburn ▒ Audrey Kathleen Hepburn-Ruston (Ixelles, 4 de maio de 1929 — Tolochenaz, Vaud, 20 de janeiro de 1993) foi uma premiada atriz e humanitária britânica. É considerada um ícone de estilo e, segundo o American Film Institute, a terceira maior lenda feminina do cinema, atrás apenas de Katharine Hepburn e Bette Davis.


1929Ronald Golias ▒ José Ronald Golias, mais conhecido como Ronald Golias (São Carlos, 4 de maio de 1929 — São Paulo, 27 de setembro de 2005), foi um ator e comediante brasileiro, considerado um dos pioneiros da televisão no país.


1946Rogério Sganzerla ▒ Rogério Sganzerla (Joaçaba, 4 de maio de 1946 — São Paulo, 9 de janeiro de 2004) foi um cineasta brasileiro. É mais lembrado pelo filme O Bandido da Luz Vermelha, de 1968, mas dirigiu várias outras obras ousadas, como “A Mulher de Todos” (1969), “Sem Essa Aranha” (1970), “Tudo É Brasil” (1997) e “O Signo do Caos” (2003), entre outras.

1951Jackie Jackson ▒ Sigmund Esco Jackson (Gary, 4 de maio de 1951) é um dos primeiros integrantes da banda Jackson five, ele é o mais velho da família Jackson, além de impulsionador para a criação do movimento que originou um dos maiores astros da música pop mundial. É considerado o mais bem-humorado do grupo.


1959Randy Travis ▒ Randy Bruce Traywick (Marshville, 4 de maio de 1959) é um cantor e ator de cinema e televisão norte americano. Travis tem registrado mais de uma duzia de álbuns de estudio gravados até o momento, além de colocar mais de trinta singles na billboard hot country songs charts, dezesseis dos quais atingiram a posição numero 1.


1979Lance Bass ▒ James Lance Bass (Laurel, 4 de Maio de 1979), é um cantor, ator, produtor de filmes e autorestadunidense. Ele cresceu em Mississippi e fez parte da boy band americana N’Sync. Em 2006, Lance Bass assumiu-se homossexual.[1] Em 2007, foi noticiado seu namoro com o modelo e apresentador brasileiro Pedro Andrade, que em 2009 passou a integrar o Manhattan Connection.[2][3]


1985Fernandinho ▒ Fernando Luiz Roza, mais conhecido como Fernandinho (Londrina, 4 de maio de 1985) é um futebolista brasileiro que atua como volante. Em 7 de maio de 2014, foi convocado para compor a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo FIFA de 2014 que foi realizada no Brasil.[4]


1992Ashley Rickards ▒ Ashley Nicole Rickards (4 de Maio de 1992) é uma atriz norte-americana. Ela já esteve em vários filmes e séries de televisão retratando uma grande variedade de personagens.


1961Herbert Vianna ▒ Herbert Lemos de Souza Vianna (João Pessoa, 4 de maio de 1961) é o vocalista, guitarrista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso, um dos grupos-base do rock brasileiro.
Herbert casou-se com a inglesa Lucy Needham, com quem teve os filhos Luca, Hope Izabel e Phoebe Rita.

CAPA de 4 de Maio de 2017

1953Lulu Santos ▒ Luiz Maurício Pragana dos Santos[1] (Rio de Janeiro, 4 de maio de 1953), mais conhecido como Lulu Santos, é um cantor, compositor e guitarrista brasileiro.

Filho de pai militar, começou a tocar aos doze anos de idade,muito precoce, formando uma banda inspirada nos Beatles[1] chamada de Cave Man. Contrariando o desejo de seu pai, de que também se tornasse militar, foge de casa antes de completar o colegial, percorrendo o Brasil com hippies. Aos dezenove anos tocava no grupo Veludo Elétrico com Fernando Gama e Paul de Castro.[1]

Lulu Santos e Erasmo Carlos em 1984.

Um ano depois, Lulu, Ritchie e Lobão formam a banda Vímana, da qual saiu por não concordar com os rumos que a banda acabou seguindo. Uma apresentação sua com a banda no Hollywood Rock no verão de 1975, no Rio de Janeiro, pode ser vista no documentário Ritmo Alucinante.

Lulu Santos e Nelson Motta.

Após trabalhar como músico freelancer, Lulu Santos resolveu seguir carreira solo. Antes de se tornar músico trabalhou como colunista em revistas como a Som Três escrevendo comentários sobre os álbuns da época. Em 1981, assinou com a gravadora WEA e assumiu o nome de Lulu Santos, gravando “Tesouros da Juventude” em parceria com o jornalista Nelson Motta.

Seguiram-se outras canções de sucesso: em 1982Tempos Modernos“,”O Ritmo do Momento” (1983), “O Último Romântico” (1984) (cujo arranjo músical foi fortemente influenciado por uma canção de George Harrison, “Greece”, do álbum Gone Troppo de 1982), “Tudo Azul” (1984) “Normal” (1985), “Lulu” (1986) e “Toda Forma de Amor” (1988). Em 1985, Lulu participa, com êxito, do Rock in Rio e dois anos depois é premiado com o disco de platina.[1] O cantor recusa o prêmio na cerimônia de entrega por não ter atingido o limite mínimo de vendas de 250 mil cópias.

Lulu Santos com a ex-esposa, a jornalista e escritora Scarlet Moon.

Foi casado por 28 anos com a jornalista Scarlet Moon, a qual conheceu em uma festa na casa de Caetano Veloso.

Entrou em um período de crise a seguir, quando tentou aproximar o pop com os ritmos brasileiros, através dos trabalhos Popsambalanço e Outras Levadas, Honolulu e Mondo Cane. Mas, a parceria com o DJ Memê, iniciada na sequência, alavancou novamente sua carreira com discos como Assim Caminha a Humanidade (1994), cuja faixa-título tornou-se tema de abertura do seriado Malhação entre 1995 e 1999.

Com o gênero disco trabalhou com o produtor Marcelo Mansur em Eu e Memê, Memê e Eu (1995), de onde foi regravada a canção Descobridor Dos Sete Mares, lançada 12 anos antes por Tim Maia. Seguiram-se Anticiclone Tropical (1996), Liga Lá, assumindo a produção, e o álbum foi mestrado pelo tropicalista Rogério Duprat em (1997), Calendário (1999) e o Acústico MTV (2000) em dois volumes. Em 2002 lança o disco Programa. Em 2003, foi lançado Bugalu, novamente em parceria com o Dj Memê, em 2004 é lançado o MTV ao Vivo. No ano de 2005 como lançamento de seu disco, segue Letra e Música, com a turnê Popstar.

Em 2007, com Longplay ficou três anos em turnê pelo Brasil e o show foi visto por mais de cinco milhões de pessoas, acompanhado por sua banda e se utilizando do que há de mais moderno em tecnologia, com paredes de LED, iluminação e projeções feitas com clipes interativos. No fim de 2009 flerta com o samba novamente no álbum Singular recheado de canções pop no melhor estilo que o consagrou. Em meados de 2010, em comemoração aos seus trinta anos de carreira solo, aos vinte anos da MTV Brasil e aos dez anos da gravação do seu primeiro Acústico MTV, Lulu lança o seu Acústico MTV Vol. 2.

Em 2012, passou a ser jurado do The Voice Brasil, junto de Claudia Leitte, Daniel e Carlinhos Brown.[2] Em dezembro do mesmo ano lançou a compilação Toca Lulu, caixa composta por quatro discos contendo sucessos em comemoração de 30 anos de carreira, tendo vendido mais de 300.000 cópias e sendo certificado com disco de diamante em 2015. [3] Em 26 de março de 2013 fez o show de encerramento do programa Big Brother Brasil 13. [4] Em 2014, lançou o álbum Luiz Maurício, retomando seu flerte com a música eletrônica, e um single em parceria com Felipe Dylon, intitulado Ano Novo Lunar[5]No ano de 2015 fez participações especiais no programa Tá no Ar, da Rede Globo e continua brilhando e ajudando a revelar talentos no The Voice Brasil com seu bom humor e singular inteligência.

Parceiros/compositores

“Eu vejo um novo começo de era. De gente fina, elegante e sincera, com habilidade para dizer mais sim do que não.”

Lulu Santos na canção de 1982,Tempos Modernos.

Lulu Santos

Luiz Maurício Pragana dos Santos

(Rio de Janeiro, 4 de maio de 1953)

lulusantos.com.br

EVENTOS HISTÓRICOS


1675 — Rei Carlos II da Inglaterra ordena a construção do Observatório Real de Greenwich.



Estudantes reunidos em Pequim durante o Movimento Quatro de Maio.

1919Movimento Quatro de Maio: manifestações estudantis acontecem na Praça da Paz Celestial, em Pequim, China, em protesto contra o Tratado de Versalhes, que transferiu território chinês para o Japão. O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial, sendo que a Alemanha o classificou como diktat (imposição). Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos.



1959 — Realizado o primeiro Grammy Award.


1961Movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos: os “Viajantes da Liberdade” começam uma viagem de ônibus pela Região Sul. Viajantes da Liberdade foi o título dado aos ativistas pelos direitos civis em defesa dos direitos da população negra nos Estados Unidos que viajaram em ônibus interestaduais, entre o ano de 1961 e os seguintes, em direção ao sul dos Estados Unidos, região esta notoriamente conhecida pela segregação racial. Alguns destes ônibus foram atacados pela Ku Klux Klan.



2004 – Garçon à la pipe, um quadro de Pablo Picasso, torna-se no objecto mais caro de sempre ao ser vendido em leilão por U$S 104,1 milhões de dólares, valor que foi posteriormente ultrapassado.

FALECIMENTOS

1937Noel Rosa ▒ Noel de Medeiros Rosa (Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de maio de 1937) foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e no “asfalto”, ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época – fato de grande importância, não só para o samba, mas para a história da música popular brasileira.


1961Maurice Merleau-Ponty ▒ Maurice Merleau- Ponty (Rochefort-sur-Mer, 14 de março de 1908 — Paris, 4 de maio de 1961) foi um filósofo fenomenólogo francês. Estudou na École normale supérieure de Paris, graduando-se em filosofia em 1931.

2000Sandra Bréa ▒ Sandra Bréa Brito (Rio de Janeiro, 11 de maio de 1952 — Rio de Janeiro, 4 de maio de 2000), conhecida profissionalmente como Sandra Bréa, foi uma atriz brasileira. Foi considerada símbolo sexual do país na década de 1970 e na década de 1980.


2009Dom DeLuise ▒ Dominick “Dom” DeLuise (Brooklyn, Nova York, 1 de agosto de 1933 — Los Angeles, Califórnia, 4 de maio de 2009) foi um ator, comediante, diretor, produtor e chef norte- americano.


2012Tinoco ▒ Membro da dupla caipira brasileira Tonico & Tinoco, considerada a mais importante da história da música brasileira e a de maior referência, ambos entraram na lista dos “maiores músicos recordistas de vendas da história mundial”. Em 60 anos de carreira, Tonico e Tinoco realizaram quase 1000 gravações, divididas em 83 discos.

FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

Internacional


Dia de Star Wars – 4 de maio, celebra Star Wars criado por George Lucas. É seguido pelos fãs dos filmes. A observância do feriado se espalhou rapidamente devido às celebrações na internet e mídias sociais.[1]

O 4 de maio é considerado um feriado por fãs de Star Wars para celebrar a cultura de Star Wars e honrar os filmes.[2] O dia é chamado de Dia de Star Wars por causa da popularidade de um trocadilho com o modo de chamar esse dia em inglês.

Como a frase “May the Force be with you” (em português, “Que a Força esteja com Você”) é uma citação famosa muitas vezes falada nos filmes de Star Wars, os fãs comumente dizem “May (Maio) the fourth (Quarto Dia) be with you” (em português, “Quatro de maio esteja com você”) neste dia. Com isso, pode-se notar que o trocadilho apenas funciona em inglês, ficando sem sentido em português.


Cecília Ribeiro em um dia de bombeiro.

Dia Internacional do Bombeiro (em inglês, International Firefighters’ Day (IFFD)) é comemorado em 4 de Maio. Foi instituído após o recebimento de inúmeros e-mails de todo o mundo em 4 de Maio de 1999 devido a morte de cinco bombeiros em trágicas circunstâncias em um incêndio na Austrália.

O 4 de Maio é o dia tradicional dos bombeiros em vários países da Europa, porque é o dia de São Floriano, patrono dos bombeiros.


Portugal

TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

CIDADES ANIVERSARIANTES – IBGE

Dia Mês Código Nome da cidade
04 05 150145 Belterra (PA)
04 05 280210 Estância (SE)
04 05 430880 General Câmara (RS)
04 05 430905 Glorinha (RS)
04 05 500440 Inocência (MS)
04 05 260790 Jaboatão dos Guararapes (PE)

Jaboatão dos GuararapesPE

144 Anos

4 de Maio de 1873

jaboatao.pe.gov.br

Jaboatão dos Guararapes é um município brasileiro do estado de Pernambuco, situado no nordeste do país. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015 sua população era de 686 122 habitantes,[3]sendo, desta forma, o segundo município mais populoso do estado.[8]

A sede municipal tem uma temperatura média anual de 24,4 °C,[9] tendo a Mata Atlântica como vegetação nativa e predominante, tendo também alguns trechos de restinga e manguezal.[10] Em 2013, aproximadamente 97,82 % da população vivia na zona urbana municipal,[11] dispondo de 114 estabelecimentos de saúde, segundo dados de 2009.[12] O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,717, sendo considerado médio e acima da média estadual, ocupando o quinto lugar no ranking estadual.[13]

Candeias é o bairro mais populoso do município – Jaboatão dos Guararapes (PE).

As terras que formam o atual território municipal foram concedidas por Duarte Coelho, em 1566, a Gaspar Alves Purga e Dona Isabel Ferreira, com o objetivo de desenvolver a produtividade das terras.

As Batalhas dos Guararapes, episódios decisivos na Insurreição Pernambucana, são consideradas a origem do Exército Brasileiro – Jaboatão dos Guararapes (PE).

A cidade é conhecida como “Berço da Pátria“, por ter sido palco da Batalha dos Guararapes, travada em dois confrontos, em 1648 e 1649. Nesta batalha, pernambucanos e portugueses expulsaram os invasores holandeses do seu território. Em 1989, o município passou a chamar-se “Jaboatão dos Guararapes“, parte em homenagem ao Monte dos Guararapes, local onde ocorreu a batalha, que foi parte da Insurreição Pernambucana[14] e parte para barrar diversas tentativas de emancipação do Distrito de Prazeres, por este motivo a sede da prefeitura foi transferida do centro do município para o distrito de prazeres, porém ao mudar o local da sede do município o nome deste deve ser mudado, por este motivo acrescentou-se o “dos Guararapes” ao antigo nome do município passando assim a Jaboatão dos Guararapes o mesmo ocorreu com a bandeira, foi acrescida do texto “dos Guararapes”.

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes – Jaboatão dos Guararapes (PE).

Jaboatão dos Guararapes destaca-se por sua indústria, possuindo o terceiro maior PIB industrial de Pernambuco[15] e estando situado numa região estratégica de desenvolvimento econômico de Pernambuco, junto com as cidades de Rio Formoso, localizando no caminho entre Recife e o Porto de Suape, que é o principal polo de investimentos do estado.[16]

Vista da Praia de Candeias – Jaboatão dos Guararapes (PE).

É cortado pelas principais rodovias do estado, a BR-101 (de norte a sul), a BR-232 (de leste a oeste) e o futuro Arco Metropolitano, que tem em seu projeto um traçado no sul do município.[17]Juntamente com outros municípios da sua região, Jaboatão faz parte do Território Estratégico de Suape, criado pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (CONDEPE/ FIDEM) para delimitar a área de influência do Complexo Industrial e Portuário de Suape.[18]

Piedade é o segundo bairro mais populoso do município – Jaboatão dos Guararapes (PE).

Etimologia

O topônimo Jaboatão tem origem indígena. Para alguns autores, é derivado do vocábulo “jabotiatão” — Jaboti (uma espécie de cágado) e atam ou atã (andar) — dando a entender “andar devagar, andar como cágado”. Segundo o lexicógrafo Antenor Nascentes, o topônimo tem origem de “uma planta não identificada, que dá mastros para embarcação”.

Lagoa Azul – Jaboatão dos Guararapes (PE).

A denominação dessa espécie árvore, segundo o também lexicógrafo Teodoro Sampaio, vem do tupi yapoa’tã, significando “o indivíduo linheiro, o tronco reto”. De acordo com o lexicógrafo Rodolfo Garcia, ya (o que tem), po ou bo (fibra) e an’tã (dura), significando “arbusto de fibra dura”. Enquanto a “Guararapes”, também originada da língua tupi, significa “som, estrondo ou estrépito” provocado por queda ou pancada, tendo a intenção de exprimir o rumor que fazem as águas caindo nas concavidades e cavernas daqueles montes.[19]

Área industrial no bairro de Prazeres – Jaboatão dos Guararapes (PE).

Jaboatão localiza-se entre o Recife e o Porto de Suape: por isso, possui um importante distrito industrial. Estão instaladas, no município, fábricas como a da Coca-Cola, da Unilever, da Arno, da Basf e da Vitarella.[32] Jaboatão também é um importante centro logístico, destacando-se o Centro de Distribuição da Rede Wal-Mart e a Nestlé, possui várias transportadoras entre elas a Rapidão Cometa. Jaboatão receberá a fábrica de Novartis, a empresa suíça que seria instalada no Polo Farmacoquímico e de Biotecnologia em Goiana (PE), vai ser instalada em Jaboatão dos Guararapes. A construção da fábrica de vacinas terá um investimento de 300 milhões de dólares estadunidenses (480 milhões de reais) e vai gerar cerca de 120 postos de trabalho. [33]

Morro dos Guararapes, local onde foram travadas as Batalhas dos Guararapes, com Recife ao fundo. O Parque Histórico Nacional dos Guararapes é bem tombado pelo IPHAN – Jaboatão dos Guararapes (PE).

Em 1989, o município passou a denominar-se Jaboatão dos Guararapes, em homenagem ao local das batalhas históricas, os Montes Guararapes.

Educação

Jaboatão conta com 02 instituições de ensino superior, Faculdade dos Guararapes e faculdade Metropolitana, mas, por sua proximidade com Recife, boa parte de seus estudantes estudam no Recife. Em Jaboatão, ainda existem quatro faculdades privadas e uma escola técnica estadual (ETE).[34]

Saúde

Em Jaboatão, existem 2 hospitais públicos: um no bairro de Prazeres e outro em Jaboatão. O município conta com mais 3 unidades de pronto atendimento nos bairros de Engenho Velho, Curado e em Barra de Jangada. O bairro de Prazeres ainda conta com uma policlínica que possui várias especialidades médicas.[37]

Alguns bairros do município ficam próximos a hospitais de outras cidades, como é o caso de Sotave, que fica perto do Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, e Cavaleiro, que fica próximo ao Hospital Otávio de Freitas, no Recife. No bairro de Piedade, encontra-se o Hospital da Aeronáutica.[38]

Praia de Candeias ao sul – Jaboatão dos Guararapes (PE).

Turismo

Possui grande infraestrutura Hoteleira, detém relevante patrimônio cultural, mas falta políticas públicas para desenvolver a atividade turística.

Praias

Jaboatão tem três praias, sendo elas:

  • Barra de Jangada: sua extensão é de aproximadamente 400m em praia quebrada, é considerada regular para banho. Localizada entre a Praia de Candeias ao norte e a Praia do Paiva no Cabo de Santo Agostinho ao sul, suas águas são pouco profundas com média intensidade de ondas. Ainda em Barra de Jangada existe a Ilha do Amor, uma praia de vegetação intocada que fica próxima à costa ligada a Praia do Paiva por um istmo de terra.[43]
  • Candeias: sua extensão é de aproximadamente 3 quilômetros em praia de trechos quebrados e trechos ondulados. Localizada entre a Praia de Piedade ao norte e a Praia de Barra de Jangada ao sul, Candeias é uma das praias mais bonitas da cidade seu calçadão é bem localizado com áreas de esporte e lazer, a conta com vários restaurantes em seu entorno.[44]
  • Piedade: sua extensão é de aproximadamente 4,5 quilômetros de praia quebrada. Localizada entre a Praia de Boa Viagem, ao norte, e a Praia de Candeias, ao sul, com ondas de média densidade ocorrendo erosão em alguns trechos, é a praia mais procurada da cidade nos fins de semana. Em sua orla, encontram-se os melhores hotéis da cidade, além de boates, bares e restaurantes. Foi divulgado recentemente que sua orla passaria por grandes reformas.[45]

Praias de Candeias e Piedade – Jaboatão dos Guararapes (PE).

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Anúncios


Categorias:ACERVO WEB, ACONTECIMENTOS do DIA, Arquivo Histórico, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: