3 de Maio – Drauzio Varella e Três de Maio (RS) – 2017

☺ CAPA • Drauzio Varella

▒ CIDADE • Três de Maio (RS)

▒ NASCIMENTOS • Nicolau Maquiavel • Bing Crosby • Aurélio Buarque de Hollanda • Milton Santos • James Brown • Nélida Piñon • Agnaldo Rayol • Buza Ferraz • Christopher Cross • Bruno Mazzeo • Juliana Alves • Mel Maia

▒ FALECIMENTOS • Pierre Le Gros (o Jovem)

GALERIA de FOTOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

NASCIMENTOS

1469Nicolau Maquiavel ▒ Nicolau Maquiavel (em italiano: Niccolò di Bernardo dei Machiavelli; Florença, 3 de maio de 1469 — Florença, 21 de junho de 1527) foi um historiador, poeta, diplomata e músico de origem florentina do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser.


1903Bing Crosby ▒ Bing Crosby (Tacoma, Washington, 3 de maio de 1903 — Madrid, Espanha, 14 de outubro de 1977) foi um cantor e ator norte- americano. Considerado um dos maiores cantores populares do século XX, morreu vítima de um ataque cardíaco enquanto jogava golfe.


1910Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira ▒ Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (Passo de Camaragibe, 3 de maio de 1910 — Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 1989) foi um lexicógrafo, filólogo, professor, tradutor, ensaísta e crítico literário brasileiro. Foi o autor do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa e membro (“imortal”) da Academia Brasileira de Letras.


1926Milton Santos ▒ Milton Almeida dos Santos (Brotas de Macaúbas, 3 de maio de 1926 – São Paulo, 24 de junho de 2001) foi um geógrafo brasileiro. Graduado em Direito, Milton destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo.


1933James Brown ▒ James Joseph Brown Jr. (Barnwell, 3 de maio de 1933 — Atlanta, 25 de dezembro de 2006) foi um cantor, dançarino, compositor e produtor musical norte-americano reconhecido como uma das figuras mais influentes do século XX na música.


1937Nélida Piñon ▒ Eleita em 27 de julho de 1989 para a cadeira que tem por patrono Pardal Mallet, da qual é a quinta ocupante. Tomou posse em 3 de maio de 1990, recebida por Lêdo Ivo. Foi a primeira mulher a se tornar presidente da Academia Brasileira de Letras, entre 1996 e 1997.

1938Agnaldo Rayol ▒ Agnaldo Coniglio Rayol (Rio de Janeiro, 3 de maio de 1938) é um ator e cantor brasileiro, conhecido pela voz afinada e o repertório romântico, em que despontam, nos anos mais recentes, canções italianas. Em 1970 estrelou a novela As Pupilas do Senhor Reitor como Daniel das Dornas, ao lado de Geórgia Gomide e Dionísio Azevedo.


1950Buza Ferraz ▒ Alberto Paulo “Buza” Ferraz (Rio de Janeiro, 3 de maio de 1950 – Rio de Janeiro, 3 de abril de 2010) foi um ator e diretor brasileiro. Dirigiu o filme For All – O Trampolim da Vitória, em 1997, junto com Luiz Carlos Lacerda. Em 1974, participou da novela O Rebu, da Rede Globo, cujo personagem Cauê, por quem o milionário Conrad Mahler, interpretado por Ziembinski, era apaixonado platonicamente.


1951Christopher Cross ▒ Christopher Charles Geppert, mais conhecido como Christopher Cross (San Antonio, 3 de maio de 1951), é um músico compositor, guitarrista e cantor norte-americano. Cinco vezes premiado com o Grammy Awards, já vendeu em torno de nove milhões de discos em todo o mundo.


1977Bruno Mazzeo ▒ Bruno Mazzeo de Oliveira Paula (Rio de Janeiro, 3 de maio de 1977) é um roteirista , ator e humorista brasileiro. É filho do falecido humorista Chico Anysio e da atriz Alcione Mazzeo,[1] irmão dos comediantes Nizo Neto e Lug de Paula, primo da atriz Cininha de Paula e do ator Marcos Palmeira, e primo de segundo grau da atriz Maria Maya


1982Juliana Alves ▒ Juliana Alves de Oliveira (Rio de Janeiro, 3 de maio de 1982) é uma atriz brasileira. Ficou conhecida por participar da terceira edição do reality show Big Brother Brasil em 2003, mas antes foi dançarina do programa Domingão do Faustão.


2004Mel Maia ▒ Melissa Maia de Sousa (Rio de Janeiro, 3 de maio de 2004), mais conhecida como Mel Maia, é uma atriz, modelo e dubladora brasileira. Ficou conhecida por interpretar a personagem Rita na primeira fase da novela Avenida Brasil, papel que lhe rendeu vários prêmios.

Aurélio Buarque de Hollanda com Jorge Amado.

CAPA de 3 de Maio de 2017

1943Drauzio Varella ▒ Antônio Drauzio Varella (São Paulo, 3 de maio de 1943), é um médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, formado pela Universidade de São Paulo (USP), na qual foi aprovado em 2° lugar, é conhecido por popularizar a medicina em seu país, através de programas de rádio e TV. Foi também um dos fundadores da Universidade Paulista e da Rede Objetivo, onde lecionou física e química durante muitos anos.

Dr. Drauzio e Dra. Luciana examinam paciente no Hospital Escola Dr. Helvio Auto.

Carreira médica

Drauzio estudou medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. No início dos anos 70, já como médico, ele começou a trabalhar com o professor Vicente Amato Neto na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Durante 20 anos, dirigiu também o serviço de imunologia do Hospital do Câncer (São Paulo) e, de 1990 a 1992, o serviço de câncer do Hospital do Ipiranga.

Deu aulas em várias faculdades do Brasil e em instituições em outros países, como o Memorial Hospital de Nova Iorque, a Cleveland Clinic (também nos Estados Unidos), o Instituto Karolinska de Estocolmo, a Universidade de Hiroshima e o National Cancer Institute, em Tóquio.

Além do câncer, Drauzio Varella dedicou seu trabalho ao estudo da AIDS. Foi um dos pioneiros no estudo dessa doença no Brasil, especialmente do sarcoma de Kaposi. Em 1989, iniciou um trabalho no Carandiru (nome popular da “Casa de Detenção de São Paulo”), investigando a prevalência do vírus HIV nos detentos. Até 2002, ano em que o presídio foi desativado, trabalhou como médico voluntário no local. O dr. Varella chegou a idealizar uma revista em quadrinhos, O Vira-Lata, como parte do plano de prevenção da AIDS na cadeia.

Atualmente, apoiado pela Universidade Paulista e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), dirige no Rio Negro um projeto de análise de plantas brasileiras, buscando obter extratos para testar experimentalmente no combate ao câncer e a bactériasresistentes a antibióticos.

Carreira como comunicador

Em 1986, sob orientação do radialista Fernando Vieira de Mello, iniciou campanhas nas rádios com o intuito de esclarecer a população sobre a AIDS e métodos de prevenção. Com esse projeto, Varella trabalhou na Jovem Pan 2 FM e depois na 89 FM de São Paulo. Também apresenta há alguns anos, diariamente na Rádio Bandeirantes de São Paulo (AM 840khz, FM 90, 9 mhz) o “Espaço Saúde”, em que descreve doenças, seus sintomas e, principalmente, formas de prevenção. O combate ao tabagismo ocupa grande parte de suas preocupações.

Drauzio Varella com a esposa Regina Braga na première de ‘Meu Amigo Hindu’, de Hector Babenco – Foto de Bruna Guerra.

Na televisão, seu trabalho mais conhecido é o na Rede Globo, onde apresenta diversos quadros na área de saúde no programa Fantástico, falando sobre o corpo humano, o tabagismo, primeiros socorros, gravidez, obesidade e transplante de órgãos. Além da Rede Globo, ele trabalha ainda em outras emissoras, como o Canal Universitário e a TV Senado, nos quais entrevista especialistas e discute assuntos de saúde em diversas áreas. Na internet, Drauzio faz grande sucesso com seu canal no YouTube, abordando temas atuais tanto na área da saúde como no aspecto social.

Carreira como escritor

Além das campanhas de prevenção, Drauzio Varella também é um premiado escritor, tanto de ficção para adultos quanto para crianças. Lançado em 1999, o livro Estação Carandiru, que conta sobre seu trabalho com os presidiários do Carandiru, virou best-seller e recebeu o Prêmio Jabuti na categoria “não-ficção”.

Retrato do ator Rodrigo Santoro, do médico Drauzio Varella e de Hector Babenco, produtor do filme ‘Carandiru’ posam para foto no Sundance Film Festival 2004, em Utah (EUA).

Em 2003, a obra ganhou as telas do cinema num filme do diretor Hector Babenco.

Seu outro livro, Nas ruas do Brás, foi agraciado na Feira Internacional do Livro de Bolonha, na Itália e também na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2001, na categoria “revelação de autor de literatura infantil”. Já Florestas do Rio Negro foi indicado ao Prêmio Jabuti em 2002.

Em 2015 lançou Correr: o exercício, a cidade e o desafio da maratona’, também pela Companhia das Letras, onde narra suas diversas experiências em maratonas, modalidade que vem praticando há mais de 20 anos, além de outras estórias divertidas de suas corridas pelo mundo.

Obras publicadas

  • A AIDS hoje, em três volumes, com colaboração de Antonio Fernando Varella e Narciso Estareira
  • Estação Carandiru, Companhia das Letras
  • Macacos, Publifolha (coleção “Folha Explica”)
  • Nas ruas do Brás, Companhia das Letras (literatura infantil)
  • De braços para o alto, Companhia das Letras (literatura infantil)
  • Florestas do Rio Negro, sob a editoria científica de Alexandre Adalardo de Oliveira e Douglas C. Daly
  • Maré – vida na favela, Casa das Palavras (co- autoria de Paola Berenstein e Ivaldo Bertazzo)
  • Por um fio, Companhia das Letras
  • Borboletas da Alma – Escritos sobre ciência e saúde, Companhia das Letras
  • O Médico Doente, Companhia das Letras
  • Carcereiros, Companhia das Letras
  • Correr, Companhia das Letras

Se não quiser adoecer, fale de seus sentimentos – Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.”

Drauzio Varella. Fonte: Pensadores

Drauzio Varella

Antônio Drauzio Varella

(São Paulo, 3 de maio de 1943)

EVENTOS HISTÓRICOS

1494Cristóvão Colombo descobre a Jamaica.



1960 — Inauguração do museu Casa de Anne Frank em Amsterdã, Países Baixos.


  • 1968 – Início das greves laborais e estudantis, em Paris, e que deram origem a uma das mais graves crises políticas europeias.
  • 2000 — Início do esporte de geocaching, com o primeiro cache colocado e as coordenadas de um GPS postado na Usenet.
  • 2002 – O Euro é definitivamente confirmado como moeda dos países componentes da União Europeia.

FALECIMENTOS

Tumba de Gregório XV, escultura de Pierre Le Gros.

1719Pierre Le Gros, o Jovem ▒ Pierre Le Gros, o Jovem (Paris, 12 de abril de 1666 – Roma, 3 de maio de 1719), também conhecido como Pierre Le Gros II ou Pierre Legros, foi um escultor francês que trabalhou principalmente em Roma, realizando diversas obras importantes para clientes eclesiásticos, em especial os jesuítas e dominicanos. Le Gros pertenceu à escola barroca de escultura, e seu estilo, fiel à escola, mostra um notável dinamismo e dramaticidade, enquadrando- se ademais na filosofia da Contra-Reforma para as artes, que era a diretriz adotada pelo clero católico, ao qual serviu, para a decoração de seus locais de culto.

FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Portugal

Internacional

Brasil

TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

‘Os fuzilamentos de três de Maio’, nome pelo qual é habitualmente conhecido, é um quadro do pintor espanhol Francisco de Goya.

1808 – Guerra Peninsular: os rebeldes de Madrid, que se revoltaram em dois de maio, são executados perto da colina do Príncipe Pío.



2007 — A menina britânica Madeleine McCann, de 4 anos, desaparece na Praia da Luz, Portugal, iniciando “o caso de desaparecimento mais noticiado da história moderna”.

CIDADES ANIVERSARIANTES – IBGE

Dia Mês Código Nome da cidade
03 05 350360 Areiópolis (SP)
03 05 210160 Barra do Corda (MA)
03 05 350610 Bebedouro (SP)
03 05 320100 Boa Esperança (ES)
03 05 410335 Braganey (PR)
03 05 350790 Brotas (SP)
03 05 430466 Capão do Leão (RS)
03 05 351120 Catiguá (SP)
03 05 351160 Cesário Lange (SP)
03 05 230423 Croatá (CE)
03 05 312490 Eugenópolis (MG)
03 05 430845 Fortaleza dos Valos (RS)
03 05 411010 Imbituva (PR)
03 05 352140 Iracemápolis (SP)
03 05 330300 Miracema (RJ)
03 05 353820 Pinhalzinho (SP)
03 05 353990 Poloni (SP)
03 05 510715 Reserva do Cabaçal (MT)
03 05 510718 Ribeirão Cascalheira (MT)
03 05 354410 Rio Grande da Serra (SP)
03 05 354620 Santa Cruz da Conceição (SP)
03 05 354630 Santa Cruz das Palmeiras (SP)
03 05 412405 Santa Terezinha de Itaipu (PR)
03 05 354840 Santópolis do Aguapeí (SP)
03 05 354900 São Francisco (SP)
03 05 431920 São Nicolau (RS)
03 05 231330 Tauá (CE)
03 05 432180 Três de Maio (RS)
03 05 355610 Valentim Gentil (SP)

O município foi instalado em 28 de fevereiro de 1955, com a posse do primeiro prefeito, Walter Ullmann.[12] No entanto, o aniversário do município é comemorado no dia 3 de maio, e não em 28 de fevereiro.

Três de MaioRS

62 anos

28 de fevereiro de 1955

pmtresdemaio.com.br

Três de Maio é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, a “Capital Nacional do Leite”. Pelo Censo demográfico em 2010 possui 31.726 habitantes.

Localizada na região noroeste, é a segunda cidade mais importante da microregião da “Grande Santa Rosa”, somente atrás de Santa Rosa, e a frente de Horizontina.

Atualmente Três de Maio é conhecida como Cidade Jardim pela beleza urbana dos canteiros em suas ruas e avenidas, com flores das mais variadas tonalidades.

Também é conhecida como Berço da Canção Estudantil, pois foi pioneira em festivais estudantis no estado do Rio Grande do Sul, colocando Três de Maio no cenário artístico e cultural como Cidade Canção, através do FEEC (Festival Estadual Estudantil da Canção), que consagrou diversos talentos, como cantores e compositores, oriundos do movimento estudantil.

O clima é temperado, com temperaturas que variam de 20 a 35°C no verão, e de 0 a 15 °C no inverno.

A cada ano o clima vem surpreendendo a população três-maiense com fortes chuvas e vendavais. A região de Três de Maio é uma das regiões de maior incidência de tempestades do mundo, com ventos em média de 90 km/h. A região noroeste já foi considerada o segundo lugar do mundo em incidência à tempestades, só perdendo para os Estados Unidos, onde frequentemente ocorrem furacões.

Língua regional

O dialeto alemão Riograndenser Hunsrückisch falado por milhares[13] de habitantes do estado do Rio Grande do Sul desde há quase duzentos anos (bem como falado em estados e países adjacentes), faz parte da história de Três de Maio e de toda a região Noroeste do estado. Em 2012 a câmara dos deputados do estado votou em unanimidade a favor do reconhecimento oficial do Riograndenser Hunsrückisch, o dialeto alemão mais falado no Brasil, e com a maior concentração de falantes no Rio Grande do Sul, como parte do patrimônio cultural imaterial a ser preservado e protegido.[14]

Na verdade este reconhecimento se dá devido a um trabalho que vem sendo efetivado desde há longos anos por iniciativa individual, comunitária, de linguistas e acadêmicos, como por exemplo o professor Dr. Cléo Vilson Altenhofen da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Hoje este dialeto também é reconhecido internacionalmente como uma língua em perigo de extinção e, presentemente, cresce a conscientização popular da necessidade reverter este diagnóstico. Tradicionalmente o dialeto manteve-se em grande parte um língua ágrafa (sem produção escrita em larga escala), apoiando-se no uso centenário do alemão padrão (Hochdeutsch) para tal; hoje existem crescentes iniciativas de produzir textos escritos no Hunsrückisch brasileiro para ajudar na sua preservação.[15]

Etimologia

Em 1916, o município pertencia a Santo Ângelo, e recebia o nome de Buricá, possivelmente por situar-se às margens do rio que banha suas terras. A localidade denominada Buricá, mais tarde recebeu o nome de Três de Maio, possivelmente em homenagem a Nely Dane Logemann, pois esta seria a data de seu aniversário.[8]

Três de Maio e a 2° maior cidade da Grande Santa Rosa com uma população de 31.726, a frente fica Santa Rosa com uma população de 68.587.

Domingo na Praça – Três de Maio (RS) – Promoção Brigada Militar e Consepro.

Três de Maio é uma referência na região noroeste e uma das cidades que mais cresce na região em empresas, indústrias e população além de ser uma cidade calma e com muitos benefícios.

O município de Três de Maio possui a escola Helen Keller, a conhecida: APAE, que tem na cidade, a mais completa instituição do ramo na região noroeste. No município há dezenas de escola onde se destacam duas escolas particulares, que são o Colégio Dom Hermeto e a SETREM e também se destacando como uma referência o Polo Universitário Federal localizado junto a Escola Municipal Germano Dockhorn. A SETREM é uma instituição de ensino, atuando na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, cursos técnicos, graduação e pós graduação que oferece cursos nas áreas de agronegócio, design, educação, engenharia, gestão, saúde e tecnologia.

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Paul Sampaio, perfil, 1  Paul Sampaio – Autor

PESQUISA e REALIZAÇÃO

Anúncios


Categorias:ACERVO WEB, ACONTECIMENTOS do DIA, Arquivo Histórico, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: