23 de Abril – Pixinguinha e Piraí do Sul (PR) – 2017

☺ CAPA • Pixinguinha

▒ CIDADE • Piraí do Sul (PR)

▒ NASCIMENTOS • William Shakespeare • Max Planck • Simone Simon • Hélio Jaguaribe • Shirley Temple • Herval Rossano • Roy Orbison • Lee Majors • Michael Moore • Leo Jaime • Melina Kanakaredes • Valeska Menezes

▒ FALECIMENTOS • São Jorge • Olga B. Prestes • Roberto Talma

GALERIA de FOTOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

NASCIMENTOS

1564William Shakespeare ▒ William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 1564 (batizado a 26 de abril) — Stratford-upon-Avon, 23 de abril de 1616) foi um poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de “Bardo do Avon” (ou simplesmente The Bard, “O Bardo”).


1858Max Planck ▒ Max Karl Ernst Ludwig Planck (Kiel, 23 de abril de 1858 — Göttingen, 4 de outubro de 1947) foi um físico alemão. É considerado o pai da física quântica e um dos físicos mais importantes do século XX. Planck foi laureado com o Nobel de Física de 1918, por suas contribuições na área da física quântica.


1910Simone Simon ▒ Simone Simon (23 de abril de 1910 – 22 de fevereiro de 2005) foi uma atriz francesa notória por protagonizar um dos principais filmes do cineasta francês Jacques Tourneur, intitulado Sangue de Pantera (1942). Nele, Simone intepreta Irena Dubrovna, uma personagem que tem constantes alucinações/sonhos com grandes felinos e, quando mergulha em sentimentos fortes como ciúme, raiva e lascívia, libera uma espécie de “pantera” assassina que guarda dentro de si.


1923Hélio Jaguaribe ▒ Hélio Jaguaribe Gomes de Mattos (Rio de Janeiro, 23 de abril de 1923) é um advogado, sociólogo, cientista político e escritor brasileiro. Em 1964 Jaguaribe criticou publicamente o golpe militar que derrubou o governo do então presidente João Goulart. Por isso, Jaguaribe foi morar nos Estados Unidos. Lá, lecionou em três instituições: Universidade de Harvard (de 1964 a 1966); Universidade de Stanford (de 1966 a 1967) e Massachusetts Institute of Technology (MIT) (de 1968 a 1969).


1928Shirley Temple ▒ Shirley Temple Black (Santa Mônica, 23 de abril de 1928 — Woodside, 10 de fevereiro de 2014) foi uma atriz, dançarina, cantora e diplomata norte- americana.

Uma das estrelas mais importantes de Hollywood, Shirley estrelou filmes como A Pequena Princesa e A Pequena Órfã. Ao longo da carreira fez 43 longas metragens.


1935Herval Rossano ▒ Herval Rossano, nome artístico de Herval Abreu Pais (Campos dos Goytacazes, 23 de abril de 1935 — São Paulo, 8 de maio de 2007), foi um ator e diretor de televisão brasileiro. Foi ator de cinema, e seu primeiro filme foi Luzes nas Sombras em 1952, no qual fez uma participação muito pequena.

1936Roy Orbison ▒ Roy Kelton Orbison (Vernon, 23 de abril de 1936 – Hendersonville, 6 de dezembro de 1988), apelidado de “The Big O”, foi um influente cantor e compositor norte-americano e um dos pioneiros do rock and roll, e cuja carreira estendeu-se por mais de quatro décadas. Orbison foi internacionalmente reconhecido por um ocasional uso de falsete, tipificado nas canções como “Only The Lonely”, “Oh, Pretty Woman” e “Crying”.


1939Lee Majors ▒ Harvey Lee Yeary, (Wyandotte , Michigan, 23 de abril de 1939), mais conhecido como Lee Majors, é um ator norte-americano. Se tornaria famoso por sua interpretação do Coronel Steve Austin, o ciborgue do seriado de televisão O Homem de Seis Milhões de Dólares (ou O Homem Biônico). Depois estrelaria a série Duro na Queda (BR), na qual interpretava o dublê cinematográfico Colt Seavers.

Lee Majors formou com Farrah Fawcett um dos casais mais famosos dos anos 70.


1954Michael Moore ▒ Michael Francis Moore (Flint, 23 de abril de 1954) é um documentarista e escritor americano, conhecido pela sua postura crítica, sobretudo em relação à violência armada da sociedade americana, às grandes corporações, às desigualdades econômicas e sociais e à hipocrisia dos políticos, tendo sido particularmente crítico a George W. Bush e à invasão do Iraque.


1960Leo Jaime ▒ Leonardo “Leo” Jaime (Goiânia, 23 de abril de 1960) é um ator, cantor, compositor, escritor e jornalista brasileiro. Leo Jaime participou da formação original do grupo carioca de rockabilly João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, e saiu do grupo para seguir carreira solo.


1967Melina Kanakaredes ▒ Melina Eleni Kanakaredes Constantinides (em grego: Μελίνα Ελένη Κανακαρίδη Κωνσταντινιδου; Akron, 23 de abril de 1967) é uma atriz americana indicada ao Daytime Emmy Award. É conhecida por interpretar dois papeis de destaque em seriados de televisão exibidos nos Estados Unidos durante o horário nobre: a detetive Stella Bonasera, de CSI: NY.


1976Valeska Menezes ▒ Valeska dos Santos Menezes (Niterói, 23 de abril de 1976), conhecida profissionalmente como Valeskinha, é uma jogadora de voleibol brasileira. Atuando como central pela seleção brasileira, recebeu uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.

Valeska Menezes – jogadora de voleibol brasileira

CAPA de 23 de Abril de 2017

1897Pixinguinha ▒ Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha (Rio de Janeiro, 23 de abril de 1897 — Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 1973), foi um Maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro.[1]

Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.

Pixinguinha e Louis Amstrong – Novembro de 1957.

Pixinguinha era filho do músico Alfredo da Rocha Vianna, funcionário dos correios, flautista e que possuía uma grande coleção de partituras de choros antigos.[2]. Aprendeu música em casa, fazendo parte de uma família com vários irmãos músicos, entre eles o China (Otávio Vianna). Foi ele quem obteve o primeiro emprego para o garoto, que começou a atuar em 1912 em cabarés da Lapa e depois substituiu o flautista titular na orquestra da sala de projeção do Cine Rio Branco. Nos anos seguintes continuou atuando em salas de cinema, ranchos carnavalescos, casas noturnas e no teatro de revista.

Pixinguinha integrou o famoso grupo Caxangá, com Donga e João Pernambuco. A partir deste grupo, foi formado o conjunto Oito batutas, muito ativo a partir de 1919. Na década de 1930 foi contratado como arranjador pela gravadora RCA Victor, criando arranjos celebrizados na voz de cantores como Francisco Alves ou Mário Reis. No fim da década foi substituído na função por Radamés Gnattali. Na década de 1940 passou a integrar o regional de Benedito Lacerda, passando a tocar o saxofone tenor. Algumas de suas principais obras foram registradas em parceria com o líder do conjunto, mas hoje se sabe que Benedito Lacerda não era o compositor, mas pagava pelas parcerias.

Quando compôs “Carinhoso“, entre 1916 e 1917 e “Lamentos” em 1928, que são considerados alguns dos choros mais famosos, Pixinguinha foi criticado e essas composições foram consideradas como tendo uma inaceitável influência do jazz, enquanto hoje em dia podem ser vistas como avançadas demais para a época. Além disso, “Carinhoso” na época não foi considerado choro, e sim uma polca.

Carinhoso com Paulinho da Viola e Marisa Monte.

Carinhoso é uma das obras mais importantes da música popular brasileira. Foi composta entre 1916 e 1917 por Pixinguinha e posteriormente recebeu letra de João de Barro, sendo gravada com grande sucesso por Orlando Silva. Em 1950, a música recebeu uma versão no idioma inglês chamada “Love Is Like This” composta por Ray Gilbert para o filme Romance Carioca. A interpretação ficou a cargo da atriz protagonista do filme, Jane Powell. Carinhoso voltou a ser grande sucesso romântico nos anos 70 quando uma regravação foi escolhida como música tema da telenovela da TV Globo Carinhoso, estrelada pelos astros do gênero Regina Duarte e Cláudio Marzo e tendo como antagonista principal Débora Duarte.

Pixinguinha com Vinícius de Moraes – jovens.

Outras composições, entre centenas, são “Rosa”, “Vou vivendo”, “Lamentos”, “1 x 0”, “Naquele tempo” e “Sofres porque Queres”.

Pixinguinha passou os últimos anos de sua vida em Ramos, bairro que adorava[3], e morreu na igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, quando seria padrinho em uma cerimônia de batismo. Foi enterrado no Cemitério de Inhaúma.

Vinícius de Moraes com Pixinguinha – mais velhos.

No dia 23 de abril comemora-se o Dia Nacional do Choro. A data foi criada como homenagem ao que se acreditava ser a data de nascimento de Pixinguinha. Ela foi criada oficialmente em 4 de setembro de 2000, quando foi sancionada lei originada por iniciativa do bandolinista Hamilton de Holanda e seus alunos da Escola de Choro Raphael Rabello. Em novembro de 2016, entretanto, foi descoberto que a verdadeira data de nascimento do compositor é 4 de maio de 1897[4], e não 23 de abril, como se acreditava até então. Apesar disso, a data de comemoração do estilo musical criado pelo artista permaneceu inalterada.

Em 2014, foi homenageado pela escola de samba Mocidade Unida da Mooca[5] campeã do quarto grupo.[6] Em 2016, ganhou uma estátua no Bar da Portuguesa, em Ramos. Foi feita da forma que ele passou os últimos anos de sua vida, feliz e de pijamas na mesa daquele bar.[7]

“Tu és, divina e graciosa, Estátua majestosa do amor, Por Deus esculturada, E formada com ardor, Da alma da mais linda flor, De mais ativo olor, Que na vida é preferida pelo beija-flor …”

Trecho da Canção ‘Rosa‘, escrita por Pixinguinha.

Pixinguinha

Alfredo da Rocha Vianna Filho

(Rio de Janeiro, 23 de abril de 1897 — Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 1973)

EVENTOS HISTÓRICOS

Ancara na Turquia

1920 — A Grande Assembleia Nacional da Turquia é fundada em Ancara, Turquia. Ela condena o governo do sultão Mehmed VI e anuncia a elaboração de uma constituição temporária.



Parlamento da Namíbia.

1990 – A Namíbia torna-se o 160º membro da Organização das Nações Unidas e o 50º integrante da Commonwealth.


  • 1993Eritreia obtém a independência após um referendo.

FALECIMENTOS

303São Jorge (n. 275) ▒ Em 302, Diocleciano (influenciado por Galério) publicou um édito que mandava prender todo soldado romano cristão e que todos os outros deveriam oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Jorge foi ao encontro do imperador para objetar, e perante todos declarou-se cristão. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar aos deuses romanos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio, aos poucos, ganhado notoriedade e muitos romanos, tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia, na Ásia Menor. São Jorge é o santo padroeiro em diversas partes do mundo tais como: (países) Inglaterra, Portugal (orago menor), Geórgia, Catalunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, e (cidades) Londres, Barcelona, Génova, Régio da Calábria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscovo/Moscou e Beirute.



1942Olga Benário Prestes ▒ Olga Benário Prestes (Munique, 12 de fevereiro de 1908 — Bernburg, 23 de abril de 1942) foi uma jovem militante comunista alemã de origem judaica. Em 2004 foi realizado um filme brasileiro de ficção baseado na biografia escrita por Fernando Morais, intitulado Olga e dirigido por Jayme Monjardim, com a atriz Camila Morgado no papel de Olga. O ator Caco Ciocler, por sua vez, interpretou o líder brasileiro comunista e ex-tenentista Luís Carlos Prestes.

2015Roberto Talma ▒ Roberto Talma (São Paulo, 29 de abril de 1949Rio de Janeiro, 23 de abril de 2015) foi um produtor cinematográfico e diretor de televisão brasileiro.[1] Conhecido por seu estilo ágil e versátil, tem em seu currículo grandes sucessos. Foi casado com a atriz Maria Zilda Bethlem. Trabalhou na TV Excelsior e na TV Tupi, até entrar na Rede Globo em 1969

FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Brasil

Portugal

  • Feriado Municipal de Velas
  • Festa e Feira anual centenária que liga Alvaiàzere, distrito de Leiria e Ourém, distrito de Santarém.

Internacional

Espanha

  • Catalunha: celebrado como Dia de St. Jordi, se dá presentes de livros e rosas nesse dia

Inglaterra

  • Dia da Pátria

TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

1936 – Abertura do campo de concentração português do Tarrafal em Cabo Verde.

CIDADES ANIVERSARIANTES – IBGE

Dia Mês Código Nome da cidade
23 04 290360 Biritinga (BA)
23 04 290400 Boninal (BA)
23 04 290690 Caravelas (BA)
23 04 270235 Craíbas (AL)
23 04 291100 Floresta Azul (BA)
23 04 291530 Itagimirim (BA)
23 04 421070 Matos Costa (SC)
23 04 314490 Nova Módica (MG)
23 04 411940 Piraí do Sul (PR)
23 04 293150 Teofilândia (BA)

Piraí do SulPR

71 anos

23 de abril de 1946

piraidosul.pr.gov.br

Piraí do Sul é um município brasileiro no interior do estado do Paraná, Região Sul do país. Sua população em 2015 era de 24 953 habitantes.[6]

A sede tem uma temperatura média anual de 17,5 °C[11] e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica em alternância com o Cerrado. Com 69% da população vivendo na zona urbana,[12] Piraí do Sul contava, em 2009, com 12 estabelecimentos de saúde.[13] O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,708, classificado como alto em relação à média nacional.[7] A agropecuária e a prestação de serviços configuram-se como as principais fontes no município, que é um dos maiores produtores de frango do Brasil.[14]

A região, ocupada originalmente pelos índios caingangues, foi desbravada primeiramente no século XVII por tropeiros que levavam tropas e gado dos pampas gaúchos à feira de Sorocaba, na Capitania de São Paulo, através do Caminho de Sorocaba. Alguns viajantes e outros forasteiros se apossaram de terras na localidade, às margens do Rio Piraí, que servia como ponto de descanso, levando à formação do Bairro da Lança. Dado o desenvolvimento, em 1872 foi criada a Freguesia de Pirahy, subordinada a Castro, do qual se desmembrou em 1881.[15]

Piraí do Sul é conhecida pelo título de Nossa Senhora das Brotas atribuído à cidade e difundido por meio de uma imagem da representação, trazida por São Frei Galvão no século XIX, que foi perdida e encontrada intacta após um incêndio.

No local do encontro, foi erguido o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, onde ocorre anualmente a festa da padroeira municipal, que atrai milhares de visitantes em suas edições.[16]

O teatro, o artesanato, as manifestações tradicionais populares e outros eventos festivos, tais como o Abril Fest e a festa do Senhor Menino Deus, que ocorre na Igreja Matriz da cidade, também estão entre as principais manifestações culturais.[17][18][19]

O código de área (DDD) de Piraí do Sul é 42[83] e o Código de Endereçamento Postal (CEP) vai de 84240-000 a 84240-999.[84] No dia 19 de janeiro de 2009, o município passou a ser servido pela portabilidade, juntamente com outros municípios com o mesmo DDD. A portabilidade é um serviço que possibilita a troca da operadora sem a necessidade de se trocar o número do aparelho.[85]

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

Anúncios


Categorias:ACERVO WEB, ACONTECIMENTOS do DIA, Arquivo Histórico, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: