10 de Abril – Joseph Pulitzer – Acontecimentos do Dia – 2017

☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ CAPA • Joseph Pulitzer ▒ CIDADE • Rio das Ostras (RJ) ▒ NASCIMENTOS • Max von Sydow • Omar Sharif • Steven Seagal • Gugu Liberato • Ricardo Macchi • Roberto Carlos • Mandy Moore • Maya Gabeira • Haley Joel Osment • Daisy Ridley ▒ FALECIMENTOS • Emiliano Zapata • Khalil Gibran • Viriato Correia • Cora Coralina • Lech Kaczyński • Barbara Heliodora

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

GALERIA de FOTOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

▒ NASCIMENTOS

1929Max von Sydow ▒ Max Carl Adolf von Sydow, mais conhecido como Max Von Sydow (Lund, 10 de Abril de 1929), é um ator sueco, conhecido pelos seus trabalhos com o cineasta Ingmar Bergman.Entre os filmes em que participou com Ingmar Bergman, estão O Sétimo Selo (1957), Ansiktet (1958) e Såsom i en Spegel (1961). Com outros realizadores, estão The Greatest Story Ever Told(1965), Äppelkriget (1971), Utvandrarna (1971), O Exorcista (1973), Three Days of the Condor (1975), Hannah and Her Sisters (1986) e Pelle erobreren (1987).[1][2]


1932Omar Sharif ▒ Omar Sharif (Alexandria, 10 de abril de 1932Cairo, 10 de julho de 2015) foi um ator egípcio. Trabalhou em muitos filmes produzidos em Hollywood e seu papel mais conhecido é o de protagonista em “Doutor Jivago” (Doctor Zhivago) (1965). Foi indicado ao Óscar de melhor coadjuvante por “Lawrence da Arábia” (1962).


1952Steven Seagal ▒ Steven Frederic Seagal (Lansing, 10 de abril de 1952) é um ator, produtor cinematográfico, escritor, diretor e mestre de artes marciais americano.


1959Gugu Liberato ▒ Antônio Augusto de Moraes Liberato (São Paulo, 10 de abril de 1959), mais conhecido como Augusto Liberato ou Gugu Liberato, é um apresentador de televisão, empresário, ator e cantor brasileiro. Filho de portugueses, Gugu escrevia cartas para Silvio Santos sugerindo programas, que o contratou.


1970Ricardo Macchi ▒ Ricardo Macchi (Porto Alegre, 10 de abril de 1970) é um ator e produtor cultural brasileiro. A partir de 1996, passou a produzir, dirigir, roteirizar e apresentar documentários de responsabilidade social: Educação ambiental, visão sociológica, totalizando 33 títulos abordando temas como desenvolvimento sustentável.


1973Roberto Carlos ▒ Roberto Carlos da Silva Rocha, ou simplesmente Roberto Carlos (Garça,10 de abril de 1973), é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuou como lateral-esquerdo, volante e meia-esquerda. Atualmente comanda o Real Madrid Castilla.

1984Mandy Moore ▒ Amanda Leigh “Mandy” Moore (Nashua, New Hampshire, 10 de abril de 1984) é uma cantora de pop e folk, compositora e atriz. Ela cresceu na Flórida e veio para a fama na adolescência, depois do lançamento dos álbuns So Real, I Wanna Be with You, e Mandy Moore, suas vendas ultrapassam a marca de 10 milhões de cópias, onde desfrutou de um grande sucesso no final dos anos 90.


1987Maya Gabeira ▒ Maya Reis Gabeira (Rio de Janeiro, 10 de abril de 1987) é uma surfista profissional brasileira, uma big rider bastante renomada pelos seus muitos troféus conquistados ao redor do mundo.

É filha do deputado federal Fernando Gabeira e da estilista Yamê Reis.


1988Haley Joel Osment ▒ Haley Joel Osment (Los Angeles, 10 de abril de 1988) é um ator estadunidense com indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro por melhor ator coadjuvante. Em 1994, aos 6 anos, interpretou o filho de Tom Hanks no filme Forrest Gump – O Contador de histórias,

Mas sua carreira despontou no suspense O Sexto Sentido, contracenando com Bruce Willis e interpretando o garoto Cole, que imortalizou a frase “Eu vejo gente morta” (“I see dead people”).

Por esse filme, Haley se tornou o 8º ator mais jovem a ser indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante


1992Daisy Ridley ▒ Daisy Jazz Isobel Ridley (Londres, 10 de abril de 1992) é uma atriz inglesa. Seu primeiro papel de destaque é como Rey, a protagonista de Star Wars: O Despertar da Força (2015), pelo qual recebeu elogios da crítica pela sua atuação.

▒ CAPA de 10 de ABRIL de 2017

1847Joseph Pulitzer ▒ Joseph Pulitzer (Makó, 10 de abril de 1847Charleston, 29 de outubro de 1911) foi um jornalista e editor húngaro.

Em 1866 teve o seu primeiro emprego como repórter no Westliche Post, um jornal alemão e, cinco anos depois, adquiriu uma parte do jornal. Com 25 anos, Joseph torna-se editor e, em 1874 é admitido em Washington D.C., onde trabalha como correspondente para o New York Sun. Em 1878, criou em St. Louis, pela fusão de dois jornais, o Dispatch e o Evening Post, o Post-Dispatchs, tornando-se uma figura proeminente na cena jornalística.

Após a mudança para Nova Iorque, comprou, em 1883, o jornal The World, que se tornou num dos jornais mais importantes da época. Pulitzer, adiantando os valores pelos quais se pautaria mais tarde, anunciou que o seu jornal seria “Verdadeiramente democrático, dedicado à causa do povo e não àquela da bolsa (bolso) dos poderosos” (Truly democratic, dedicated to the cause of the people rather than to that of the purse potentates). [2]

O editor revolucionou os jornais com técnicas que alguns admiraram como um “Novo Jornalismo” e outros censuraram como “Jornalismo Amarelo”, sensacionalista.

Praticou um jornalismo rigoroso, tendo divulgado e combatido, nas páginas do seu jornal, a corrupção política – auto-proclamando-se “um defensor do lado das pessoas e um porta- voz da democracia”, lutando ao lado dos operários por menos horas de trabalho e melhores condições de vida para os pobres, e atacando as grandes companhias e monopólios laborais.

Ele foi responsável por uma grande parte da legislação antitrust e pela regulamentação de companhias de seguro industriais. Ao mesmo tempo, foi incriminado de preencher as colunas do seu jornal com uma onda sensacionalista, já que aliava algumas inovações como cartoons, uma página dedicada ao desporto e outra às mulheres, uma edição que aborda crimes, desastres (mudando totalmente a capa do jornal mas também a disposição deste), a um uso exaustivo de imagens, gráficos, cor e publicidade e ainda títulos em letras garrafais.

Para Pulitzer, a ‘apresentação é tudo” (presentation is everything). No entanto, o seu combate contra a corrupção política por meio da investigação persistia e, em 1909, The World publica um pagamento fraudulento de $40 milhões feito pelos Estados Unidos à Companhia Francesa do Canal do Panamá. A resistência de Joseph Pulitzer a todo o tipo de pressões e a continuação da investigação constituíram uma vitória crucial para a liberdade de imprensa[2].

Os prêmios Pulitzer têm então sido entregues desde 1917, e têm como objectivo distinguir anualmente personalidades de diferentes áreas do jornalismo e da literatura que se destacaram ao longo do ano pelo seu trabalho. O objectivo do prêmio é pois “encorajar e distinguir a excelência.”

Joseph Pulitzer

(Makó, 10 de abril de 1847 — Charleston, 29 de outubro de 1911)

pulitzer.org

▒ EVENTOS HISTÓRICOS


1866 — A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) é fundada em Nova Iorque por Henry Bergh.


1912 — O RMS Titanic deixa o porto de Southampton, Inglaterra, em sua primeira e única viagem.



1970Paul McCartney anuncia que está deixando os Beatles por razões pessoais e profissionais.


2015 — É realizada a cerimônia de abertura da 7.ª Cúpula das Américas, na Cidade do Panamá, com a inédita presença do presidente de Cuba, Raúl Castro. Cuba esteve ausente das demais cimeiras devido o embargo que o país sofria por parte dos Estados Unidos.

▒ FALECIMENTOS

1919Emiliano Zapata ▒ Emiliano Zapata Salazar (San Miguel Anenecuilco, 8 de agosto de 1879 — Chinameca, 10 de abril de 1919) foi um importante líder na chamada Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfirio Díaz, sendo considerado um dos heróis nacionais mexicanos. Era conhecido como Caudilho do Sul.


1931Khalil Gibran ▒ Gibran Khalil Gibran (جبران خليل جبران بن ميکائيل بن سعد; em siríaco: ܓ̰ܒܪܢ ܚܠܝܠ ܓ̰ܒܪܢ; Bicharre, 6 de janeiro de 1883 – Nova Iorque, 10 de abril de 1931, também conhecido como Khalil Gibran), foi um ensaísta, filósofo, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa. Seus livros e escritos, de simples beleza e espiritualidade, são reconhecidos e admirados para além do mundo árabe.


1967Viriato Correia ▒ Manuel Viriato Correia Baima do Lago Filho (Pirapemas, 23 de janeiro de 1884 — Rio de Janeiro, 10 de abril de 1967) foi um jornalista, escritor, dramaturgo, e político brasileiro. Viriato Correia foi membro da Academia Brasileira de Letras, sendo o terceiro ocupante da cadeira 32.

1985Cora Coralina ▒ Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, (Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889 — Goiânia, 10 de abril de 1985) foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade.


2010Lech Kaczyński ▒ Lech Aleksander Kaczyński (Varsóvia, 18 de Junho de 1949 — Smolensk, 10 de Abril de 2010) foi um político polonês, presidente de seu país desde 23 de outubro de 2005 até a sua morte, em acidente aéreo, em 10 de abril de 2010. Na mesma data e de acordo com a Constituição polonesa, Bronisław Komorowski, o presidente da Câmara baixa da Polônia, assumiu a chefia interina do Estado até a realização de novas eleições.


2015Barbara Heliodora ▒ Heliodora Carneiro de Mendonça (Rio de Janeiro, 29 de agosto de 1923 — Rio de Janeiro, 10 de abril de 2015), conhecida como Barbara Heliodora, foi uma professora, ensaísta, tradutora e crítica de teatro brasileira, além de reconhecidamente uma autoridade na obra de William Shakespeare. Por muitos anos foi professora emérita e titular aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cora Coralina – Poetisa e contista brasileira

▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

  • Dia da Engenharia Militar
  • Dia do Engenheiro do Exército

▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

CIDADES ANIVERSARIANTES – IBGE

Dia Mês Código Nome da cidade
10 04 350120 Álvares Florence (SP)
10 04 330015 Aperibé (RJ)
10 04 330022 Areal (RJ)
10 04 350370 Ariranha (SP)
10 04 350380 Artur Nogueira (SP)
10 04 320070 Atilio Vivacqua (ES)
10 04 220180 Bocaina (PI)
10 04 210350 Colinas (MA)
10 04 110010 Guajará – Mirim (RO)
10 04 431070 Itatiba do Sul (RS)
10 04 521200 Jaupaci (GO)
10 04 352610 Juquiá (SP)
10 04 210780 Parnarama (MA)
10 04 354030 Pontes Gestal (SP)
10 04 330452 Rio das Ostras (RJ)
10 04 431575 Riozinho (RS)
10 04 150730 São Félix do Xingu (PA)
10 04 355150 Serrana (SP)

Rio das Ostras (RJ)

Aniversário de

25 anos

10 de abril de 1992

riodasostras.rj.gov.br

Rio das Ostras é um município brasileiro das Baixadas Litorâneas, no estado do Rio de Janeiro. Localiza-se no litoral norte do estado. Sua população aferida no censo do IBGE de 2010 foi de 105.757 habitantes.[6]

Dotado de belas praias, tem recebido altos investimentos aplicáveis em infra-estrutura provenientes dos royalties concedidos pela Petrobras na área em questão. As praias mais conhecidas são: Praia da Tartaruga, Praia do Centro, Praia do Bosque e Costazul. Nesta última existe a possibilidade da prática do surfe. Um dos pontos mais visitados no município é a Praça da Baleia, ao final da praia de Costazul.

Nesta praça, há uma estátua de baleia Jubarte esculpida em bronze.

A história de Rio das Ostras perde-se nos meados de 1575, comprovada em relatos de antigos navegadores que passavam por esta região. Situada na Capitania de São Vicente e habitada pelos índios Tamoios e Goitacases, Rio das Ostras tinha a denominação de Rio Leripe (molusco ou ostra grande), ou Seripe. Parte das terras da Sesmaria cedida pelo capitão-mor governador Martim Correia de Sá, no dia 20 de novembro de 1630 foi delimitada com dois marcos de pedra, colocados em Itapebussus e na barreta do rio Leripe, com a insígnia do Colégio dos Jesuítas.

A construção da Rodovia Amaral Peixoto, a expansão turística da Região dos Lagos pela instalação da Petrobras em Macaé, foram de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento de Rio das Ostras, que viu sua população crescer até chegar ao momento de sua emancipação político-administrativa, do município de Casimiro de Abreu, em 10 de abril de 1992.

Anúncios


Categorias:ACERVO WEB, ACONTECIMENTOS do DIA, Arquivo Histórico, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: