1 de Abril – Acontecimentos do Dia – Jimmy Cliff – 2017

☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ CAPA • Jimmy Cliff ▒ NASCIMENTOS • William Harvey • Sergei Rachmaninoff • Moreira da Silva • Abraham Maslow • Joseph Murray • Milan Kundera • Debbie Reynolds • Ali MacGraw • Ana Maria Braga • Annette O’Toole • Tita • Susan Boyle • Astrid Fontenelle • Clarence Seedorf • Vítor Belfort ▒ CIDADE • Arealva (SP) ▒ FALECIMENTOS • Helena Rubinstein • Marvin Gaye • Marcos Rey

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

GALERIA de FOTOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

▒ NASCIMENTOS

1578William Harvey, médico inglês (m. 1657). William Harvey (Folkestone, 1 de abril de 1578 — Roehampton, 3 de junho de 1657) foi um médico britânico que, pela primeira vez, descreveu corretamente os detalhes do sistema circulatório do sangue ao ser bombeado, por todo o corpo, pelo coração. Por isso, é considerado o descobridor da circulação sanguínea e da função do coração como uma bomba.


1873Sergei Rachmaninoff ▒ Sergei Vasilievich Rachmaninoff (em russo: Сергей Васильевич Рахманинов, Semyonovo, 1 de abril de 1873 — Beverly Hills, 28 de março de 1943) foi um compositor, pianista e maestro russo, um dos últimos grandes expoentes do estilo Romântico na música clássica européia. “Sergei Rachmaninoff” foi como o próprio compositor grafou seu nome quando viveu no ocidente, durante a última metade de sua vida.


1902Moreira da Silva ▒ Antônio Moreira da Silva (Rio de Janeiro, 1 de abril de 1902 — Rio de Janeiro, 6 de junho de 2000) foi um cantor e compositor brasileiro, também conhecido como Kid Morengueira.


1908Abraham Maslow ▒ Abraham Harold Maslow (1 de Abril de 1908, Nova Iorque — 8 de Junho de 1970, Califórnia) foi um psicólogo americano, conhecido pela proposta Hierarquia de necessidades de Maslow. Maslow era o mais velho de sete irmãos, de uma família judia do Brooklyn, Nova Iorque, Trabalhou no MIT, fundando o centro de pesquisa National Laboratories for Group Dynamics.


1919Joseph Murray ▒ Joseph Edward Murray (Milford, Massachusetts, 1 de abril de 1919 — Boston, 26 de novembro de 2012) foi um médico cirurgião estadunidense. Foi agraciado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1990, pelo desenvolvimento de técnicas de transplante de órgãos.


1929Milan Kundera ▒ Milan Kundera (n. Brno, 1 de abril de 1929) é um escritor tcheco. No ano de 1984, Kundera escreveu A Insustentável Leveza do Ser, seu trabalho mais popular. O livro é como uma grande crônica acerca da frágil natureza do destino, do amor e da liberdade humana.


1932Debbie Reynolds ▒ Mary Frances “Debbie” Reynolds (El Paso, 1 de abril de 1932 – Los Angeles, 28 de dezembro de 2016) foi uma atriz, cantora, empresária, historiadora de cinema e humanitarista estadunidense. Ela foi nomeada ao Globo de Ouro por sua interpretação de Helen Kane na película de 1950 Three Little Words.

1939Ali MacGraw ▒ Ali MacGraw, nascida Elizabeth Alice MacGraw, (Pound Ridge, Nova Iorque, 1 de abril de 1939) é atriz estadunidense. Entre os filmes mais famosos que protagonizou, estão Love Story, Os implacáveis e Comboio, estes dois últimos dirigidos por Sam Peckinpah.


1952Annette O’Toole ▒ Annette O’Toole (Houston, 1 de Abril de 1952) é uma atriz, cantora e bailarina estadunidense. Do seu vasto curriculum, constam os seguintes filmes: 48 Hours (1982), Superman III (1983).


1958Tita ▒ Milton Queiroz da Paixão, mais conhecido como Tita (Rio de Janeiro, 1º de abril de 1958), é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como meia ou atacante. Tita também é membro ativo e líder local (RJ) de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecidos como os Mormons.


1961Susan Boyle ▒ Susan Margaret Boyle (Blackburn, 1 de abril de 1961) é uma cantora escocesa que se tornou célebre por sua participação no programa de calouros britânico, Britain’s Got Talent, transmitido pela rede de televisão britânica ITV. A audição de Susan para o programa, cantando a canção “I dreamed a dream” do musical Les Miserables em 11 de abril de 2009, foi um sucesso na Internet, e divulgou sua imagem rapidamente. Susan acabou o programa em segundo lugar, atrás do grupo de dança Diversity.


1961Astrid Fontenelle ▒ Astrid Coutinho Fontenelle de Brito (Rio de Janeiro, 1 de abril de 1961) é uma jornalista e apresentadora de televisão brasileira. Considerada uma das mais versáteis jornalistas da TV brasileira e muito conhecida pelo seu trabalho na extinta MTV Brasil (Pé na Cozinha, Disk MTV e Barraco), Astrid já passou por diversas emissoras. Com o desligamento de Mônica Waldvogel do GNT, Astrid é convidada para assumir o posto de apresentadora e mediadora dos debates em sua 12ª temporada do Saia Justa (GNTGlobosat). Toda quarta às 21h30 ela está ao lado de Barbara Gancia, Maria Ribeiro e Mônica Martelli.


1976Clarence Seedorf ▒ Clarence Clyde Seedorf, (pronúncia do AFI: [ˈklɛrənˈseːdɔrf]. [ˈklɛrəns] e [zeːdɔrf]) mais conhecido como Clarence Seedorf, ou simplesmente Seedorf (Paramaribo, 1 de abril de 1976), é um técnico e ex-futebolista surinamês com nacionalidade holandesa (neerlandês) que atuava como meia e volante.


1977Vítor Belfort ▒ Vitor Vieira Belfort (Rio de Janeiro, 1 de abril de 1977) é um lutador de artes marciais mistas (MMA) brasileiro, especialista em boxe e que, no momento, pratica karatê shotokan.


1949Ana Maria Braga ▒ Ana Maria Braga Maffeis (São Joaquim da Barra, 1º de abril de 1949) é uma apresentadora de televisão e jornalista brasileira. Filha do italiano Natale Giuseppe Maffeis e Lourdes Braga, começou sua carreira como jornalista na Rede Tupi de Notícias da extinta Rede Tupi.

▒ CAPA de 1 de ABRIL de 2017

1948Jimmy Cliff ▒ Jimmy Cliff é um músico jamaicano de reggae.

Seu talento foi percebido desde a infância, quando Jimmy participava de feiras e mostras culturais cantando. Aos 14 anos mudou-se para Kingston para dedicar-se a carreira, período em que adotou o nome artístico de Jimmy Cliff.[1] Na capital conheceu Leslie Kong, que cuidou da carreira dele até a sua morte em 1971. Nesse período gravou dois singles que não fizeram sucesso.

Seu primeiro disco internacional, Hard Road to Travel, lançado em 1967, fez sua carreira dar um salto, a canção Waterfall se tornou hit no Brasil, onde ganhou o Festival Internacional da Canção em 1969.[4] Nesse mesmo ano a canção Wonderful World, Beautiful People chega ao Top 30 nos EUA, tornando-se um dos primeiros reggaes conhecidos fora da Jamaica.[5]

Sua carreira ganhou um novo impulso quando a canção Trapped, interpretada por ele, foi inserida no disco We Are the World, de 1985.[7] Ainda em 1985 o álbum Cliff Hanger ganhou o Grammy Award para o melhor álbum de Reggae.[8] Também em 1985, Cliff contribuiu para a canção Sun City, uma canção de protesto escrita e composta por Steven Van Zandt e gravadas pelos Artists United Against Apartheid, um grupo de artistas que trabalharam em conjunto para transmitir suas ideias de oposição à política Sul-africana de apartheid.[9]

Em 1980, excursionando com Gilberto Gil, lotou todos os auditórios onde pisou. Quatro anos depois ele repetiu a façanha sozinho, em um ginásio em São Paulo, e no programa do Chacrinha. Em 1990 Cliff participou do primeiro CD do Cidade Negra, na canção Mensagem, feita por Ras Bernardo. Em 1991 gravou na Bahia, em Salvador, o CD Breakout, lançado em 1992. O disco contou com as participações de Olodum na canção Samba Reggae e Araketu nas canções Breakout e War a Africa. Em 1997 ele esteve também no acústico dos Titãs cantando The Harder They Come, recriada numa versão em português Querem Meu Sangue.[10][11][12][13][14][15]

Diferente dos outros artistas de reggae jamaicanos, Jimmy não é da religião Rastafári, o que lhe causou preconceito em seu país. Sua religião é a muçulmana.

Jimmy Cliff

nome artístico de James Chambers

(Portmore, 1 de abril de 1948) [1],

▒ EVENTOS HISTÓRICOS


1867Singapura torna-se uma colônia da coroa britânica.



1976 — Fundada a Apple Inc. por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne.



1997 — O cometa Hale-Bopp é visto passando no periélio.


▒ FALECIMENTOS

1965Helena Rubinstein ▒ Helena Rubinstein foi uma empresária e cosmetóloga polonesaestadunidense. Em 1902 ela abriu o primeiro salão de beleza do mundo em Melbourne. Mais tarde, em 1908, ela abre outro em Londres, e logo em seguida um em Paris, 1912, e Nova York, 1914.

Casa onde nasceu Helena Rubinstein, empresária e cosmetóloga polonesa-estadunidense.

Desde 1917 Helena Rubinstein fabrica e distribui seus produtos em grande escala. Foi a fundadora da Helena Rubinstein, Incorporated e se tornou uma das mulheres mais ricas do mundo.

1984Marvin Gaye ▒ Marvin Gaye (Washington, 2 de abril de 1939 — Los Angeles, 1 de abril de 1984), nascido Marvin Pentz Gay , Jr., foi um cantor popular de soul e R&B, arranjador, multi-instrumentista, compositor e produtor. 

Ganhou fama internacional durante os anos 60 e 70 como um artista da gravadora Motown.


1999Marcos Rey ▒ Edmundo Donato (São Paulo, 17 de fevereiro de 1925 – São Paulo, 1 de abril de 1999), mais conhecido pelo pseudônimo Marcos Rey, foi um escritor e roteirista brasileiro. Marcos foi também redator de programas de televisão, adaptou os clássicos A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo em forma de telenovela e o Sítio do Picapau Amarelo.

“Não existe mulher feia, existe mulher preguiçosa.”

Helena Rubinstein, empresária e cosmetóloga polonesa-estadunidense. Fonte: Bio

▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

Dia da Mentira ▒ Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia da mentira, também conhecido como dia das mentiras, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na FrançaDesde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.[1]

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciaria a 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fools’ Day, “Dia dos Tolos (de abril)”; na Itália e na França é chamado respectivamente pesce d’aprile e poisson d’avril, literalmente “peixe de abril”.

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado no 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez a 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE


1964 — Início do Regime militar no Brasil.

Depois de dois anos e sete meses de trabalho, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) confirmou, em seu relatório final, 434 mortes e desaparecimentos de vítimas da ditadura militar no país. Entre essas pessoas, 210 são desaparecidas.

A ditadura militar no Brasil, ou Quinta República Brasileira,[1] foi o regime instaurado em 1 de abril de 1964e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar[2] que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito.[3]

Apesar das promessas iniciais de uma intervenção breve, a ditadura militar durou 21 anos. Além disso, o regime pôs em prática vários Atos Institucionais, culminando com o AI-5 de 1968, que vigorou por dez anos. A Constituição de 1946 foi substituída pela Constituição de 1967 e, ao mesmo tempo, o Congresso Nacional foi dissolvido, liberdades civis foram suprimidas e foi criado um código de processo penal militar que permitia que o Exército brasileiro e a Polícia Militar pudessem prender e encarcerar pessoas consideradas suspeitas, além de impossibilitar qualquer revisão judicial.[5]

O regime adotou uma diretriz nacionalista, desenvolvimentista e de oposição ao comunismo.

A ditadura atingiu o auge de sua popularidade na década de 1970, com o “milagre econômico“, no mesmo momento em que o regime censurava todos os meios de comunicação do país e torturava e exilava dissidentes.

Na década de 1980, assim como outros regimes militares latino-americanos, a ditadura brasileira entrou em decadência quando o governo não conseguiu mais estimular a economia, controlar a inflação crônica e os níveis crescentes de concentração de renda e pobreza provenientes de seu projeto econômico,[6] o que deu impulso ao movimento pró-democracia.


CIDADES ANIVERSARIANTES – IBGE

Dia Mês Código Nome da cidade
01 04 350340 Arealva (SP)
01 04 290480 Caatiba (BA)
01 04 291075 Fátima (BA)
01 04 220460 Hugo Napoleão (PI)
01 04 291680 Itarantim (BA)
01 04 316370 São Lourenço (MG)
01 04 355020 São Miguel Arcanjo (SP)

AREALVA – SP

Aniversário de

69 Anos

1 de abril de 1948

Arealva é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo, fundado em 1948. Localiza-se às margens do Rio Tietê. Sua população estimada em 2014 era de 8.299 habitantes.

‘Prainha’ de Arealva

A história do município de Arealva, localizado na região do Médio Vale do Rio Tietê, no estado de São Paulo, pode ter seu início narrado a partir dos poucos vestígios deixados por seus primitivos habitantes em épocas pré-históricas.

Limita-se com os municípios de Itaju, Bariri, Pederneiras, Bauru, Boraceia, Iacanga e Reginópolis

O surgimento do município de Arealva ocorreu em 1867, quando ainda se chamava Povoado de Soturna, com Antônio Manuel, João Cândido, Victor Belarmino Prestes, José Fernandes do Prado e Gasparino de Quadros. O nome do povoado está relacionado a sua proximidade do trecho do rio Tietê, onde havia uma ilha chamada Soturna. Nessa época, o povoado pertencia, ainda, ao município de Pederneiras, comarca de Jaú.

Quiosques da Praia Municipal de Arealva

Anúncios


Categorias:ACERVO WEB, ACONTECIMENTOS do DIA, Arquivo Histórico, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: