28 de Março – Lady Gaga – Acontecimentos do Dia – 2017

☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ CAPA • Lady Gaga ▒ NASCIMENTOS • Francisco de Miranda • Comenius • Máximo Gorki • Suzana Amaral • Mario Vargas Llosa • Dianne Wiest • Reba McEntire • Zizi Possi • Sérgio Loroza • Sílvia Buarque • Rogério Micale • Mônica Carvalho • Stan Wawrinka ▒ CIDADE • Campos dos Goytacazes (RJ) ▒ FALECIMENTOS • Virginia Woolf • Sergei Rachmaninoff • Marc Chagall

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► acontecimentosdodia.com

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

OUTRAS FONTES de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

GALERIA de FOTOS

GALERIA de VÍDEOS
Principais Vídeos da WEB publicados no Acontecimentos do Dia e outras WEB TVs da Rede Sampaio

▒ NASCIMENTOS

1592Comenius ▒ Jan Amos Komenský (em latim, Iohannes Amos Comenius; em português, Comênio; (Nivnice, 28 de março de 1592 – Amesterdão, 15 de novembro de 1670), foi um bispo protestante da Igreja Moraviana, educador, cientista e escritor checo. Como pedagogo, é considerado o fundador da didática moderna.


1750Francisco de Miranda ▒ Sebastián Francisco de Miranda Rodríguez (Caracas, 28 de março de 1750 — San Fernando, Cádiz, 14 de julho de 1816) foi um militar venezuelano, precursor da independência da América espanhola. Executou um malogrado plano de independência das colônias espanholas na América Latina, mas que se reconhece como precursor dos ideais de Simón Bolívar e Bernardo O’Higgins, assim como de outros combatentes americanos que conseguiram a independência em grande parte da região.


1868Máximo Gorki ▒ Maksim Gorki (em russo: Максим Горький), pseudônimo de Aleksei Maksimovich Peshkov (em russo: Алексей Максимович Пешков; Nijni Nóvgorod, 28 de março de 1868 – Moscovo, 18 de junho de 1936), foi um escritor, romancista, dramaturgo, contista e ativista político russo. Gorki foi escritor de escola naturalista que formou uma espécie de ponte entre as gerações de Tchekhov e Tolstoi, e a nova geração de escritores soviéticos.


1932Suzana Amaral ▒ Já filmou mais de cinquenta documentários de curta-metragens para o extinto programa Câmera Aberta da TV Cultura.

Em 1979 foi premiada no Festival de Brasília com o curta Minha Vida, Nossa Luta (melhor filme), obra que serviu de pano de fundo e inspiração para a luta pelas creches da periferia de São Paulo. Em 1986, a atriz Marcélia Cartaxo, protagonista de seu filme A hora da estrela, baseado na obra de Clarice Lispector, ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim.


1936Mario Vargas Llosa ▒ Jorge Mario Pedro Vargas Llosa, marquês de Vargas Llosa (Arequipa, 28 de março de 1936), é um escritor, jornalista, ensaísta e político peruano, laureado com o Nobel de Literatura de 2010.


1948Dianne Wiest ▒ Dianne Wiest (Kansas City, 28 de março de 1948) é uma atriz americana. Dentre os vários filmes dos quais participou, está Footloose – Ritmo Louco, como Vi Moore.

Recebeu três indicações ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, por Hannah e Suas Irmãs (1986), O Tiro Que Não Saiu pela Culatra (1989) e Tiros na Broadway (1994). Venceu em 1986 e 1994.

1955Reba McEntire ▒ Reba McEntire (Kiowa, 28 de março de 1955), é uma consagrada cantora country estadunidense. Em 2001, estrela a série Reba, onde deu vida a Reba Hart, uma típica mãe texana.


1956Zizi Possi ▒ Maria Izildinha Possi (São Paulo, 28 de março de 1956), mais conhecida como Zizi Possi, é uma cantora de música popular brasileira.[1] Zizi assinou contrato com a gravadora Philips, mais tarde Polygram (atualmente Universal Music), que lançaria quase todos os seus discos.

Aos 22 anos, gravou o primeiro LP, Flor do Mal (1978), e o primeiro grande sucesso foi a canção Pedaço de Mim, faixa de um disco de Chico Buarque, autor da canção interpretada num dueto.


1967Sérgio Loroza ▒ Sérgio Loroza (Rio de Janeiro, 28 de março de 1967) é um ator, cantor e compositor brasileiro. É cantor que transita pelos seguintes gêneros: MPB, samba, marchinha, rapper, soul, funk muito requisitado na noite e carnaval carioca, já tendo lançado 3 álbuns solo, o mais recente Carpe Diem em outubro de 2013.


1969Sílvia Buarque ▒ Participou de telenovelas como Perigosas Peruas onde interpretou a “descolada” Maria Doida, América onde interpretou a “Maria-breteira” Ellis Maria e em Caminho das Índias na qual interpretou a professora Berê, ambas novelas da Rede Globo. É filha do compositor Chico Buarque e da também atriz Marieta Severo. É casada com o ator mexicano radicado no Brasil Chico Díaz, com quem tem uma filha: Irene, nascida em Outubro de 2005. A menina é brasileira.


1971Mônica Carvalho ▒ Mônica Rodrigues Carvalho (Rio de Janeiro, 28 de março de 1971) é uma atriz e ex- modelo brasileira. Atingiu enorme sucesso em 2001 como Maria do Socorro (Socorrinho) de Porto dos Milagres. Realizou ensaios sensuais, sendo três vezes capa da revista masculina Playboy em maio de 1993,[18] em julho de 2001[19] e fevereiro de 2008,[20] além da Sexy[1] em setembro de 1994.


1985Stan Wawrinka ▒ Stanislas “Stan” Wawrinka (Lausana, Suíça, 28 de março de 1985) é um tenista profissional suíço. Seu nome é de origem polaca, mas apenas por ascendência, já que seu pai é alemão e sua mãe suíça.

1969Rogério Micale ▒ Mário Rogério Reis Micale, conhecido por Aranha ou Rogério Micale (Salvador, 28 de março de 1969) é um ex-futebolista e técnico de futebol brasileiro.

Em 2016, com a demissão do então Técnico Dunga, retornou ao cargo de Técnico da seleção sub-23 para as Olimpíadas do Rio 2016[7], torneio em que foi campeão e conquistou a medalha de ouro inédita para o futebol olímpico brasileiro.

▒ CAPA de 28 de MARÇO de 2017

1986Lady Gaga ▒ Lady Gaga é uma cantora, atriz, compositora, produtora musical, modelo, ativista e dançarina estadunidense.[4][10][11][12] Ela começou a apresentar-se no cenário musical de rock no Lower East Side em 2003, e mais tarde matriculou-se na Tisch School of Arts da Universidade de Nova Iorque.[13]

Gaga ganhou proeminência como uma artista após o lançamento do seu álbum de estúdio de estreia, intitulado The Fame, em 2008. O disco foi um sucesso a nível crítico e comercial, tendo atingido o número um no Reino Unido, Canadá, Áustria, Alemanha e Irlanda, enquanto nos Estados Unidos alcançou a posição máxima de número dois na Billboard 200. [14]

Ela vendeu um número estimado de 27 milhões de álbuns e 66 milhões de singles no mundo, o que fez dela uma das recordistas de vendas de discos no mundo.[25] As suas conquistas incluem 6 Grammy Awards e 13 MTV Video Music Awards.

É regularmente destacada em listas elaboradas pela revista Forbes e foi nomeada uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.[27][28] Em 2012, Gaga foi posicionada no número quatro na lista das “15 Mulheres Mais Bem Sucedidas Do Entretenimento” da Billboard, faturando mais de 25 milhões de dólares.[29][30]

Lady Gaga

nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta

(Manhattan, Nova Iorque, 28 de março de 1986)

▒ EVENTOS HISTÓRICOS

1910Henri Fabre se torna a primeira pessoa a pilotar um hidroavião.


1944Brasil: criação do Departamento de Polícia Federal.

Departamento de Polícia Federal (DPF), ou simplesmente Polícia Federal (PF), é uma instituição policial brasileira, subordinada ao Ministério da Justiça, cuja função, de acordo com a Constituição de 1988, é exercer a segurança pública para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas, bem como dos bens e interesses da União, exercendo atividades de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, repressão ao tráfico de entorpecentes, contrabando e descaminho, e exercendo com exclusividade as funções de polícia judiciária da União.[1]


2006Marcos Pontes entra em CONTAGEM REGRESSIVA para ser o primeiro astronauta brasileiro a viajar para o espaço. A tripulação composta por Marcos, o astronauta estadunidense Jeffrey Williams e o comandante russo da missão Pavel Vinogradov, decolaria no dia 29 de março de 2006 às 23h30min (horário de Brasília) do Centro de Lançamento de Baikonur, no Cazaquistão[7].

A tripulação seguiu na nave Soyuz TMA-8 para a Estação Espacial Internacional, levando 15 quilos de carga da Agência Espacial Brasileira, incluindo oito experimentos científicos criados por universidades e centros de pesquisas brasileiros. A exitosa missão teve duração de 10 dias, sendo dois dias a bordo da Soyuz e oito na ISS.


▒ FALECIMENTOS

1941Virginia Woolf ▒ Adeline Virginia Woolf (nascida Adeline Virginia Stephen; Kensington, Middlesex, 25 de janeiro de 1882 — Lewes, Sussex, 28 de março de 1941) foi uma escritora, ensaísta e editora britânica, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo Woolf era membro do Grupo de Bloomsbury e desempenhava um papel de significância dentro da sociedade literária londrina durante o período entre guerras.

1943Sergei Rachmaninoff ▒ Sergei Vasilievich Rachmaninoff (em russo: Сергей Васильевич Рахманинов, Semyonovo, 1 de abril de 1873 — Beverly Hills, 28 de março de 1943) foi um compositor, pianista e maestro russo, um dos últimos grandes expoentes do estilo Romântico na música clássica européia. “Sergei Rachmaninoff” foi como o próprio compositor grafou seu nome quando viveu no ocidente, durante a última metade de sua vida.

1985Marc Chagall ▒ Marc Chagall (Vitebsk, Império Russo, 7 de julho de 1887 — Saint- Paul-de-Vence, França, 28 de março de 1985) foi um pintor, ceramista e gravurista surrealista judeu russo-francês. Em sua homenagem, em 1973 foi inaugurado o Museu da Mensagem Bíblica de Marc Chagall, na famosa cidade do sul da França, Nice. Em 1977 o governo francês condecorou- o com a Grã-cruz da Legião de Honra.

Marc Chagall – ‘The Birthday’ – 1915

Tendo sido um dos melhores pintores do século XX, Marc Chagall faleceu em Saint-Paul- de-Vence, no sul da França, em 1985.

▒ FERIADOS e EVENTOS CÍCLICOS

▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

CIDADES ANIVERSARIANTES – IBGE

Dia Mês Código Nome da cidade
28 03 240070 Alto do Rodrigues (RN)
28 03 150090 Augusto Corrêa (PA)
28 03 330100 Campos dos Goytacazes (RJ)
28 03 430535 Charqueadas (RS)
28 03 351400 Dobrada (SP)
28 03 351510 Embu-Guaçu (SP)
28 03 280240 Gararu (SE)
28 03 351890 Guzolândia (SP)
28 03 280280 Indiaroba (SE)
28 03 280320 Itaporanga d’Ajuda (SE)
28 03 352620 Juquitiba (SP)
28 03 280430 Muribeca (SE)
28 03 354180 Queiroz (SP)
28 03 431620 Rondinha (RS)
28 03 211250 Tutóia (MA)
28 03 355560 Uchoa (SP)

Campos dos Goytacazes

Fundação 29 de maio de 1677 (440 anos) (como vila de São Salvador dos Campos)

Emancipação 28 de março de 1835 (182 anos)

Campos dos Goytacazes [nota 1] é um município do interior do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. De acordo como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, possui uma população de 487 186 habitantes, é a mais populosa cidade do interior do estado e o município com a maior extensão territorial do estado, ocupando uma área de 4 826,696 quilômetros quadrados.

Entrada principal do Shopping Boulevard Campos.

Localizam-se no município, importantes universidades públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. Segundo o IBGE, Campos dos Goytacazes tinha em 2013, o sétimo maior PIB do Brasil, sendo a cidade não capital com o maior PIB nacional naquele ano. Campos e sua região eram originalmente habitadas pelos índios goitacás.

Cúpula da Igreja Principal da Administração Apostólica de Campos, construída em estilo neoclássico, desde os anos 1990.

O município de Campos dos Goytacazes é um dos principais centros políticos do estado do Rio de Janeiro desde o período colonial, quando foi referência tanto econômica como política para o Brasil.

A história de Campos é rica em importantes acontecimentos políticos. O município foi um dos primeiros do Brasil a embarcar voluntários para a guerra do Paraguai, em 28 de janeiro de 1865, pelo vapor Ceres. Foi a primeira cidade da América Latina a ter energia elétrica, em 24 de julho de 1883.

BIO INTERNACIONAL

Anúncios


Categorias:ACONTECIMENTOS do DIA, MÚSICA, MPB, Pop Internacional, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: