4 de Março – Acontecimentos do Dia – Edição 2017

☺ DESTAQUES DE HOJE ▒ NASCIMENTOS • Antonio Vivaldi • Aleksander Stepánovich Popov • Tancredo Neves • Ademilde Fonseca • Inezita Barroso • Paul Mauriat • Jim Clark • Carlos Vereza • Lucio Dalla • Dadá Maravilha • Juca Kfouri • Catherine O’Hara • Gabriel ▒ FALECIMENTOS • Celly Campello

Datas, fatos e os nascimentos mais importantes no Brasil e no Mundo, em todos os dias do ano, ilustrado com fotos e curiosidades.

SITE ► ACONTECIMENTOS do DIA

FONTE PRINCIPAL ► WIKIWAND

FONTE de PESQUISA:

Cidades IBGEFilmowAdoro CinemaBIO (facebook)GShowAniv.DiaAniv.FamososHistoryHistory (facebook)

GALERIA de FOTOS

4-de-marco-capa-do-album

Entrevista com Carlos Vereza em 10 de abril de 2013, e um trecho da peça ‘O Teste’, onde Vereza faz um monólogo para a plateia do Jô. Carlos Vereza voltou aos palcos depois de 21 anos de ausência, com esta peça em 2013, que foi escrita, dirigida e encenada por ele mesmo, ao lado da atriz Carolinie Figueiredo. Assista à entrevista completa diretamente no globoplay.globo.com

▒ NASCIMENTOS

4-de-marco-antonio-vivaldi-compositor-classico-italiano

1678Antonio Vivaldi ▒ Antonio Lucio Vivaldi (Veneza, 4 de março de 1678 — Viena, 28 de julho de 1741) foi um grande compositor e músico italiano do estilo barroco tardio. Tinha a alcunha de il Prete Rosso (“o padre ruivo”) por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos. É conhecido do grande público principalmente por seus quatro concertos para violino e orquestra denominados Le quattro stagioni (“As Quatro Estações”).[2]


4-de-marco-aleksander-stepanovich-popov%e2%80%8b-fisico-russo

1859Aleksander Stepánovich Popov ▒ Aleksander Stepánovich Popov (em russo: Алекса́ндр Степа́нович Попо́в; Turinskiye Rudniki, 16 de março de 1859 – São Petersburgo, Rússia, 13 de janeiro de 1906), foi um físico russo. Pelo calendário juliano nasceu a 4 de março de 1859, em Turínskiye Rudnikí, atual Krasnoturinsk, nos Urais. Foi o inventor da antena e, através dela, transmitiu ondas electromagnéticas à distância. Em 1890 continuou com as experiências iniciadas pelos pioneiros da rádio, como Hertz. Em 1894 construiu o primeiro receptor de rádio, uma versão do coesor, e apresentou-o à Sociedade Russa de Física e Química a 7 de Maio de 1895. Em Março de 1896 efetuou uma transmissão de rádio entre 2 edifícios do campus universitário e em 1898 transmitiu sinais entre terra e um barco que se encontrava a 5 quilômetros da costa.Na mesma época, Marconi, de forma independente, realizava as investigações que o levaram a conseguir fazer a primeira transmissão sem fios.


4-de-marco-tancredo-neves-politico-brasileiro

1910Tancredo Neves ▒ Tancredo de Almeida Neves GCTE (São João del-Rei, 4 de março de 1910 — São Paulo, 21 de abril de 1985) foi um advogado, empresário e político brasileiro. Natural do sul de Minas Gerais, formou-se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.


4-de-marco-ademilde-fonseca-cantora-brasileira

1921Ademilde Fonseca ▒ Ademilde Fonseca Delfino (São Gonçalo do Amarante, 4 de março de 1921 — Rio de Janeiro, 27 de março de 2012), mais conhecida como Ademilde Fonseca, foi uma cantora brasileira.

4-de-marco-ademilde-fonseca-cantora-brasileira

Suas interpretações a consagraram como a maior intérprete do choro cantado, sendo considerada a “Rainha do choro”.


4-de-marco-inezita-barroso-cantora-e-apresentadora-brasileira

1925Inezita Barroso ▒ Inezita Barroso, nome artístico de Ignez Magdalena Aranha de Lima (São Paulo, 4 de março de 1925 — São Paulo, 8 de março de 2015), foi uma cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária , folclorista, professora, apresentadora de rádio e televisão brasileira.

4-de-marco-inezita-barroso-cantora-e-apresentadora-brasileira

Ganhou o título de doutora honoris causa em folclore e arte digital pela Universidade de Lisboa e atuou também em espetáculos, álbuns, cinema, teatro e produzindo espetáculos musicais de renome nacional e internacional.

4-de-marco-paul-mauriat-orquestrador-frances

1925Paul Mauriat ▒ Paul Mauriat (Marselha, 4 de março de 1925 – Perpinhã, 3 de novembro de 2006) foi um orquestrador francês, especializado em Easy Listening. Seu trabalho mais famoso é de 1968: “L’amour est bleu” (“Love is Blue”), originalmente gravado por Andre Popp.


4-de-marco-jim-clark-automobilista-britanico

1936Jim Clark ▒ James “Jim” Clark Jr., OBE (Kilmany, 4 de março de 1936 — Hockenheim, 7 de abril de 1968) foi um automobilista britânico que nasceu na Escócia, bicampeão mundial de Fórmula 1. Clark é reconhecido como um dos maiores talentos do esporte a motor e um piloto versátil capaz de competir em categorias de Stock Car(NASCAR), carros de turismo(BTCC), em ralis, em corridas de resistência(24 Horas de Le Mans) e nas 500 Milhas de Indianápolis, onde ele venceu na corrida de 1965.


1-de-marco-lucio-dalla-cantor-e-compositor-italiano

1943Lucio Dalla ▒ Lucio Dalla (Bolonha, 4 de março de 1943 — Montreux, 1 de março de 2012) foi um cantor e compositor italiano. Era também tecladista e clarinetista, sendo um dos mais célebres cantautores italianos, considerando que sua carreira ultrapassou 50 anos de atividade artística.


4-de-marco-dada-maravilha-ex-futebolista-brasileiro

1946Dadá Maravilha ▒ Dario José dos Santos, mais conhecido como Dadá Maravilha (Rio de Janeiro, 4 de março de 1946), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como centroavante. É o quinto maior artilheiro do futebol brasileiro com 926 gols.


4-de-marco-juca-kfouri-jornalista-esportivo-brasileiro

1950Juca Kfouri ▒ José Carlos “Juca” Amaral Kfouri (São Paulo, 4 de março de 1950) é um jornalista esportivo brasileiro, com trabalhos em jornais, revistas, rádio e TV, e também como escritor de livros.


4-de-marco-catherine-ohara-atriz-canadense

1954Catherine O’Hara ▒ Catherine Anne O’Hara (Toronto, Ontário, 4 de março de 1954) é uma atriz canadense. É mais conhecida por seu trabalho na comédia (SCTV) e em seus papeis nos filmes: Depois de Horas, Os Fantasmas Se Divertem, Esqueceram de Mim, Amor Certo, Hora Errada (2013) e O Estranho Mundo de Jack e também em Mockumentary’s escritos e dirigidos por Christopher Guest, filmes como: Waiting for Guffman, Best in Show, A Mighty Wind, e For Your Consideration.


4-de-marco-gabriel-o-pensador-cantor-e-compositor-brasileiro

1974Gabriel, o Pensador ▒ Gabriel Contino (Rio de Janeiro, 4 de março de 1973), mais conhecido pelo nome artístico Gabriel, o Pensador, é um rapper, compositor, escritor e empresário brasileiro. Iniciou sua carreira musical ao lançar uma fita demo com a música “Tô Feliz (Matei o Presidente)”, sendo logo contratado pela Sony Music.

▒ CAPA de 4 de MARÇO de 2017

4-de-marco-carlos-vereza-ator-escritor-e-dublador-brasileiro

1939Carlos Vereza ▒ Carlos Vereza (Rio de Janeiro, 4 de março de 1939), é um ator brasileiro.

Carlos Vereza declama a Carta de São Paulo segundo os Corintios no 3º Congresso Espírita Brasileiro, ao som de Lucian Lorens tocando “Sonata ao Luar” de Beethoven, em 18/04/2010 – Ludwig van Beethoven – Sonata Opus. 27 nº 2, I mov.

4-de-marco-carlos-vereza-ator-escritor-e-dublador-brasileiro

No CPC (Centro Popular de Cultura), cuja sede funcionava no prédio da UNE, Vereza permaneceu por três anos, fazendo teatro de rua. Nessa época também participavam do CPC Ferreira Gullar, Arnaldo Jabor, Flávio Migliaccio, Cacá Diegues, Helena Ignez, João das Neves e Francisco Milani, entre outros. Após o golpe militar de 1964, o fechamento da UNE e dos CPCs, Vereza fez teatro com Antonio Abujamra. Em 1969, ingressou na Tv Globo, convidado por Dias Gomes, onde fez um grande número de telenovelas.[2] Por mais de 20 anos, Vereza foi militante do Partido Comunista Brasileiro.

4-de-marco-carlos-vereza-ator-brasileiro

Vereza atuou em mais de 30 peças teatrais e escreveu duas: Nó Cego (1977) e Transaminases (1980).

4-de-marco-carlos-vereza-ator-escritor-dublador-brasileiro

No cinema, atuou em mais de dez filmes, entre eles Memórias do Cárcere (1984), de Nelson Pereira dos Santos, no qual interpretou Graciliano Ramos e recebeu pelo trabalho vários prêmios, dentre os quais, o Pavão de Ouro, no 10º Festival Internacional de Cinema da Índia.[3]

4-de-marco-carlos-vereza-ator-brasileiro

Carlos Alberto Vereza de Almeida, mais conhecido como Carlos Vereza

(Rio de Janeiro, 4 de março de 1939), é um ator brasileiro.

▒ EVENTOS HISTÓRICOS

▒ FALECIMENTOS

2003Celly Campello ▒ Célia Benelli Campello, cujo nome artístico era Celly Campello (São Paulo, 18 de junho de 1942Campinas, 4 de março de 2003[1]) foi uma cantora e precursora do rock no Brasil. Também fez uma participação como atriz na novela Estúpido Cupido.

4-de-marco-celly-campello-cantora-brasileira

A carreira explodiu em 1959 com a versão brasileira de Stupid Cupid, que no Brasil virou Estúpido Cupido. A música foi lançada no programa do Chacrinha e se tornou um sucesso em todo país no ano de 1959. Nesse mesmo ano participou do longa-metragem de Mazzaropi, Jeca Tatu.

Durante a vida Campello gravou outros sucessos: Lacinhos Cor-de-Rosa, Billy, Banho de Lua, que lhe renderam inúmeros prêmios e troféus, inclusive no exterior, e lhe deram o título de Rainha do Rock Brasileiro.
4-de-marco-celly-campello-cantora-brasileira

▒ TRAGÉDIAS da HUMANIDADE

CIDADES ANIVERSARIANTES – IBGE

Queluz (SP)

Queluz (SP)

Dia Mês Código Nome da cidade
04 03 292460 Pindobaçu (BA)
04 03 354190 Queluz (SP)
04 03 510777 Santa Terezinha (MT)

BIO INTERNACIONAL

ADORO CINEMA

Personalidades que nasceram nesse dia:

Catherine O’Hara 63 anos

Paul W.S. Anderson 52 anos

Paolo Virzì 53 anos

Personalidades falecidas nesse dia:

John Candy Faleceu há 23 anos

Charles Jarrott Faleceu há 6 anos

Joan Taylor Faleceu há 5 anos

Anúncios


Categorias:ACERVO WEB, ACONTECIMENTOS do DIA, Arquivo Histórico, Arte e Cultura, CULTURA, ENTREVISTAS, Espíritismo, Jô Soares, RELIGIÃO, Teatro, TODOS

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: